SEMANA JURÍDICA DO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ 2021
  • Post category:Notícias
116 Views · 

Este ano, a Fundação Santo André realizou a sua “Semana Jurídica” com esplendor! Coordenada pelas Professoras e Dras., Ana Paula Navarro Teixeira, que coordena o curso de Direito e Juliana Vieira Pereira, que coordena o Núcleo de Práticas Jurídicas da FSA.

O evento virtual aconteceu entre os dias 04 e 08 de outubro e já iniciou com uma grande abertura realizada pela Professora Mestre Ana Paula Navarro Teixeira, coordenadora do curso de Direito e pelo Professor Doutor Vander Ferreira de Andrade, representando a Reitoria do Centro Universitário, contando com a palestra da Dra. Elisa Moreira, Delegada de Polícia Civil Minas Gerais e Mestranda em Ciências Sociais, trazendo o belíssimo tema: “A Ascenção Feminina às Oposições de Poder no Contexto Policial”.

No dia seguinte, o evento contou com a presença magnífica da Dra. Lorena Campos, Juíza de Direito Substituta no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Atuou no Núcleo de Audiência de Custódia do TJDFT de janeiro de 2016 a setembro de 2020. Pós-graduada em Direito (UPIS), Mestra em Direito pelo Instituto de Direito Público de Brasília (IDP) e Professora das disciplinas de Processo Penal e Sentença Criminal. O tema trazido pela Dra. Lorena foi “Audiência de Custódia: Discussões Atuais”.

No dia 06 de Outubro, o cenário ficou dividido entre as jovens e extremamente competentes na área do Direito Criminal, Dra. Natália Di Maio, Pós graduanda em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Secretária da Comissão Especial de Direito Penal da OAB/SP e advogada criminalista e a Dra. Renata Rodrigues de Abreu Ferreira, Doutoranda e Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Pós graduada em “Direito Penal Econômico Europeu” e em “Compliance e Direito Penal” pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Também, advogada criminalista. Ambas palestraram sobre o atual tema: “Stalking: uma perspectiva pré e pós criminalização”, levando, especialmente o público jovem da Universidade à uma participação incrível!

Já no dia 07, a FSA foi prestigiada com a Presidente da OAB de Santo André, Dra. Andréa Tartuce, abrindo a palestra com um tema de supra importância para o mundo jurídico que é o: Código de Ética do Estatuto da Advocacia. Na sequência, palestrou o Dr. Arnon Velmovitsky, Presidente da Comissão de Direito Imobiliário do Instituto dos Advogados Brasileiros, Presidente da Comissão Especial do Estudo das Legislações de Condomínio e Locações do Conselho Federal da OAB, Conselheiro Titular da Seccional da OAB do Estado do Rio de Janeiro, Diretor Financeiro do IAB e também sócio da Velmovitsky Advogados Associados, com atuação nas áreas de Direito Civil e Imobiliário. O Dr. Arnon, trouxe em sua esclarecedora palestra: “Desafios do Direito Condominial”, a participação intensa dos alunos e de todo o público.

E, encerrando essa Semana Especial, no dia 08, tivemos a oportunidade de assistir ao Juiz do Trabalho do TRT/SP, Professor de Direito e Processo do Trabalho de Cursos Preparatórios para Concursos e OAB, Dr. Josley Soares, que colocou a cereja no bolo universitário, com a: “Audiência Simulada”, organizada pela Professora Natacha Slusarenko e com a participação especial dos alunos e ex-alunos da FSA: Rômulo Fernandes Bezerra, Bruno Cesar Martins, Simone Cano de Castro, Alexandro Eduardo da Silva, Diogo Roberto Soares Bononi, Vitória Vasconcelos Pontes, Alessandra Carrasco Benatti e Giovani Xavier Marretti.

Em entrevista com a Professora Juliana Vieira Pereira, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da FSA, perguntei qual foi a sensação de ter trazido temas tão importantes, especialmente aos alunos de Direito da Universidade Santo André e ela respondeu: “Eu tenho muito orgulho de, junto à Profa. Ana Paula Navarro Teixeira, coordenar a Semana Jurídica da  FSA, pois em todos os anos, tratamos de temas atuais e de extrema necessidade de serem debatidos com os nossos alunos, mas este ano, nós nos surpreendemos com tanta qualidade! O feedback dos alunos foi o melhor possível e eu me emocionava, ao final de cada palestra, vendo a participação interessada de cada aluno. É muito bom poder proporcionar conhecimento! Eu só tenho a agradecer a toda família FSA, pela atenção, estrutura que nos dão para podermos realizar essa missão especial! Reitero também os meus profundos agradecimentos a todos os Palestrantes deste ano. Muito obrigada a todos!

Até 2022, com mais uma SEMANA JURÍDICA da Fundação Santo André!

Por: Mara Ruiz Formada em Direito pela UNISANTOS e Em Letras pela PUC-SP.