Você está visualizando atualmente Top 10 termos financeiros que você precisa conhecer
Descubra 10 termos financeiros que são muito utilizados no mercado financeiro

Top 10 termos financeiros que você precisa conhecer

  • Categoria do post:Blog
Compartilhe
541 Views · 

O mercado financeiro é um grande tabu para inúmeras pessoas. Muitos desistem de começar a investir justamente por acreditarem que não são capazes de compreender o funcionamento desse sistema. Uma das melhores maneiras de reverter esse quadro é conhecer alguns termos financeiros.

Pensando nisso, separamos 10 termos financeiros que você precisa conhecer. Confira-os a seguir!

Índice

Rentabilidade

Rentabilidade é um dos termos financeiros mais importantes. Porém, nem todo mundo sabe o que ele significa. Em poucas palavras, pode-se dizer que a rentabilidade é o retorno sobre determinado investimento. Normalmente, ela é definida em percentuais, como 5% ao ano, por exemplo.

No mercado financeiro, existem muitos tipos de rentabilidade. Entre os principais, que são alguns dos termos financeiros que você precisa conhecer, destacam-se: Renda Fixa e Renda Variável.

Renda Fixa

A Renda Fixa é um tipo de investimento que tem sua rentabilidade garantida no momento do investimento. Ela é recomendada para investidores iniciantes ou para os que possuem um perfil conservador. Entre exemplos de investimentos de Renda Fixa, destacam-se os títulos públicos e títulos emitidos por empresas.

Renda Variável

Como o nome já indica, a Renda Variável é um tipo de investimento cuja rentabilidade não é garantida no momento do investimento. Apesar disso, ela permite uma rentabilidade muito maior que a de outros tipos de investimento. Entre exemplos de investimentos de Renda Variável, destacam-se fundos imobiliários e ações.

Alíquota

Alíquota é um dos termos mais utilizados no mercado financeiro. Ela representa o percentual que deve ser aplicado para calcular o valor de algum tipo de imposto, como por exemplo, o Imposto de Renda e o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). No caso do último, ele tem alíquotas pré-definidas pelos governos de cada Estado, que variam conforme cada tipo de produto ou serviço.

Cotação

No mercado financeiro, a Cotação representa o valor estipulado para a comercialização de diferentes mercadorias, serviços e produtos. Ela é usada no momento da compra para que haja perspectivas de valorização ou desvalorização. É comum que as cotações mudem constantemente, principalmente as de moedas, como o dólar, e de ações.

Dividendos

Dividendos são termos financeiros muito utilizados no mundo corporativo. Eles representam a parte dos lucros de uma empresa que será distribuída aos acionistas. No cenário corporativo, muitas pessoas começam a investir com foco em dividendos, visando ganhar uma renda passiva*.

*Renda passiva é uma fonte de receita que não depende do trabalho constante para continuar gerando retornos.

Liquidez

No mundo das finanças, a Liquidez é mais um dos termos que é constantemente utilizado, mas nem todos conhecem. Entenda a liquidez como a capacidade de um ativo ser convertido em dinheiro facilmente sem afetar o seu valor de maneira significativa. Em outras palavras, é a facilidade que uma aplicação tem de ser convertida em dinheiro sem que haja perda de valor.

Nem todo mundo sabe, mas existem dois tipos de liquidez: diária e no vencimento.

Liquidez Diária

Liquidez Diária permite que o ativo seja resgatado a qualquer momento.

Liquidez no Vencimento

Liquidez no Vencimento não permite o resgate diário do investimento. No caso, o capital só pode ser retirado ao prazo final do investimento.

Balanço patrimonial

Muito comum na área da contabilidade, o Balanço Patrimonial é mais uma das expressões financeiras que você precisa conhecer. Ele é um relatório financeiro que apresenta a posição financeira de uma empresa em determinado período. Para que esse relatório seja desenvolvido, são considerados todos os ativos e passivos da empresa, ou seja, bens, lucros, dívidas, entre outros.

Volatilidade

Volatilidade é a variação da cotação de determinado ativo ao longo do tempo. Os ativos que possuem alta volatilidade são os mais arriscados. No mundo financeiro, a volatilidade é calculada diariamente. Porém, o período de análise varia conforme o mercado que está sendo analisado. Dessa forma, é possível obter informações cruciais sobre estabilidade e/ou instabilidade de determinado mercado.

Alavancagem

Alavancagem é um dos principais termos financeiros que você precisa conhecer. Ela pode ser entendida como o uso de empréstimos ou outros tipos de endividamento para amplificar o potencial de retorno de determinado investimento. A alavancagem é muito utilizada na renda variável.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é mais um dos termos financeiros que você precisa conhecer. Ele é um investimento de renda fixo emitido por bancos que visa captar recursos para o financiamento das atividades desses bancos, como crescimento, pagamento de dívidas, projetos, entre outros.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) possui algumas semelhanças quando comparado ao CDB. Porém, sua negociação é restrita ao mercado bancário. Entenda o CDI como um título de curto prazo emitido pelos bancos, cuja principal função é transferir recursos de um banco para outro.

Glossário Simplificado de Termos Financeiros

“A educação financeira voltada para a tomada de decisões autônomas envolve a compreensão da linguagem do mundo financeiro”. É com essa frase que o Banco Central do Brasil introduz o Glossário Simplificado de Termos Financeiros, um documento voltado a todos que desejam conhecer mais sobre o mercado financeiro e, consequentemente, tirar dúvidas quanto ao significado de alguns termos financeiros.

Quer saber quais são as expressões presentes nesse documento? Clique aqui e confira o Glossário Simplificado de Termos Financeiros.

Bônus: termos financeiros em inglês

Agora que você conhece algumas das expressões mais utilizadas no mercado financeiro, por que não conhecer alguns termos estrangeiros comuns a esse mundo? Assim como acontece no mercado tecnológico, existem muitos termos financeiros em inglês que são utilizados pelos profissionais da área de finanças.

Conheça 10 termos financeiros em inglês
O mercado costuma utilizar muitos termos financeiros em inglês – Reprodução/Unsplash

Confira 10 termos do mercado financeiro em inglês que você precisa conhecer:

Benchmark

Benchmark é o termo em inglês usado para falar sobre índice de mercado, representando a busca pelo que é considerado o padrão em qualquer tipo de prática. Ele é a medida estatística que reflete o desempenho geral de determinado mercado ou setor (exemplo: Bovespa).

Hedge

Em inglês, hedge significa limite e/ou cobertura. No mercado financeiro, esse termo é utilizado para falar sobre uma estratégia que visa proteger investimentos contra movimentos adversos do mercado. Em outras palavras, hedge é uma técnica que os investidores utilizam para se proteger contra perdas potenciais em seus investimentos.

Spread

Spread é mais um dos termos financeiros em inglês que você precisa conhecer. Em português, o termo pode significar propagar, abrir, difundir, disseminar. No mercado financeiro, spread representa a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de determinado ativo.

Real Estate Investment Trusts (REITs)

Outra expressão financeira em inglês muito utilizada no mercado financeiro é Real Estate Investment Trusts (REITs). Em português, é entendido como Fundos de investimento Imobiliário. O grande objetivo dos REITs é permitir que as pessoas invistam em imóveis sem ter que comprá-los diretamente.

Day Trade

Day Trade é um termo em inglês muito utilizado no mercado financeiro, que pode ser entendido como “troca diária”. Em poucas palavras, Day Trade é uma estratégia de negociação baseada na compra e venda de ativos num mesmo dia. O objetivo dessa estratégia é obter lucros conforme as variações de curto prazo dos preços.

Private Equity

Em português, Private Equity pode ser entendido como patrimônio privado. No mercado financeiro, ele representa o investimento feito em empresas que não estão cotadas em bolsa. Geralmente, o objetivo desse investimento é aumentar o valor das empresas por meio de mudanças estratégicas.

Exchange Traded Fund (ETF)

Um dos termos do mercado financeiro em inglês que você precisa conhecer é Exchange Traded Fund (ETF). Em português, é o Fundo Negociado em Bolsa. Como o nome já indica, representa o fundo de investimento de gestão passiva negociado na bolsa de valores, que é composto por uma cesta de ativos, como títulos, ações e commodities.

Venture Capital

Venture Capital pode ser definido como Capital de Risco. Em poucas palavras, é o investimento feito em empresas iniciantes que possuem alto potencial de crescimento. Geralmente, esse investimento acontece em empresas de áreas que estão em alta no mercado, como tecnologia e inovação.

Buy and Hold

Buy and Hold é mais um dos termos financeiros em inglês que você precisa conhecer. Em tradução livre, a expressão significa “Comprar e Segurar”. No mundo das finanças, Buy and Hold é uma estratégia de investimento resumida a comprar e manter ativos por um longo período de tempo, desconsiderando as variações de curto prazo no mercado financeiro.

Stock Picking

Stock Picking é outro termo financeiro em inglês muito utilizado no mercado financeiro. Em português, significa “Seleção de Ações”. Como o nome já indica, Stock Picking é uma estratégia de selecionar ações individuais para investir baseada em uma análise detalhada da empresa e do mercado.

Quer conhecer mais sobre o mercado financeiro? Faça o MBA em Finanças Corporativas da Fundação Santo André!

Agora que você conhece uma série de termos financeiros, está esperando o que para aprender ainda mais sobre o mercado financeiro? A melhor escolha para quem deseja aprimorar conhecimentos teóricos e técnicos nessa área é o MBA em Finanças Corporativas da Pós-Graduação da Fundação Santo André.

E aí, está esperando o que para aprimorar seus conhecimentos financeiros? Faça o MBA em Finanças Corporativas da Fundação Santo André!

Faça o MBA em Finanças Corporativas da Fundação Santo André
Vista aérea da Fundação Santo André

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário