Você está visualizando atualmente Trilha da Biodiversidade da FSA recebe estudantes do Colégio Piaget de SBC

Trilha da Biodiversidade da FSA recebe estudantes do Colégio Piaget de SBC

  • Categoria do post:Notícias
Compartilhe
264 Views · 

Objetivo do encontro é despertar o interesse dos alunos pela área de ciências biológicas

O curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André é um dos mais tradicionais do estado de São Paulo. Foi fundado em 1994 e formou cerca de 1.500 profissionais para o mercado de trabalho.

Neste mês, a partir de 18 de março, realizará pelo segundo ano consecutivo o evento Trilha da Biodiversidade – Projeto Mão na Massa, que leva alunos do ensino médio para vivenciarem experiências práticas com os professores de biologia nos laboratórios do Campus da Vila Principe de Gales, Santo André.

Nesta edição, serão recebidos os estudantes do Colégio Piaget, de São Bernardo do Campo. O objetivo do encontro é despertar o interesse dos jovens por temas ligados à Biologia. A coordenação e idealização do projeto é do Professor José Luís Laporta, coordenador do curso de Ciências Biológicas da FSA.

De acordo com Laporta, o curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André foi avaliado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), com a nota máxima, sendo considerado um curso de excelente qualidade, com laboratórios para todas as disciplinas práticas, com uma Matriz Curricular atualizada e 90% de professores doutores.

O acervo utilizado para as aulas de Zoologia, Parasitologia, Microbiologia, Botânica, Histologia, Biologia Celular, Paleontologia está entre os maiores do país. O campus da FSA oferece um amplo espaço de áreas verdes, salas de aula espaçosas com estrutura moderna, vários laboratórios (Microbiologia, Biologia Celular, Botânica, Zoologia, Paleontologia, Parasitologia) para as aulas práticas, além de laboratórios de informática, biblioteca e interface com a iniciativa pública e privada para o encaminhamento de estagiários. Destaque ainda para o Espaço Biodiversidade, com o Laboratório de Vivências Animais e o Viveiro Experimental, que são locais que os alunos do curso utilizam para atividades de monitoria e atendimento de escolas.

Com mais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André é reconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma ampla variedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros.

A FSA conta com programa de Bolsas de Estudos da própria instituição para democratizar o acesso de todos ao ensino superior.

Abaixo segue a programação:

18/03/2024 – O mundo microscópico. – Profa. Marcia Zorello Laporta

  • Local: Laboratório de Biologia – Prédio da FAFIL

Os alunos utilizarão o microscópio para identificação de microrganismos, como bactérias, fungos, cianobactérias, algas e protozoários. Também será utilizada a lupa estereoscópica para observação de artrópodes diversos.

25/03/2024 – Observando células! – Profa. Marcia Zorello Laporta

  • Local: Laboratório de Biologia – Prédio da FAFIL

Os alunos realizarão atividades de preparo de lâminas e uso do microscópio para estudos celulares. Serão coletados materiais do próprio ambiente para as observações microscópicas.

01/04/2024 – Descobrindo fósseis! – Prof. Rafael Casati

  • Local: Laboratório de Paleontologia – Galpão de Ciências

Atividade que busca levar o aluno a relacionar animais e plantas fossilizadas (fósseis) com os processos de sua formação. Além da análise dos fósseis, os alunos irão construir réplicas desses fósseis para estudo.

22/04/2024 – Classificando seres vivos. – Prof. Bruno Gonçalves Augusta

  • Local: Laboratório de Zoologia – Galpão de Ciências

Uma atividade em que alunos terão o desafio de classificar materiais a partir de um critério de classificação que irão escolher. A partir disso, os alunos utilizarão esses critérios para classificar seres vivos, tendo, assim, contato com os princípios de Taxonomia.

06/05/2024 – Identificando insetos. – Prof. Rafael Casati

  • Local: Laboratório de Zoologia – Galpão de Ciências

Os alunos realizarão procedimentos relacionados à coleta, armazenamento, formação de coleção e identificação de insetos. Fazem parte dessa atividade o uso de chaves dicotômicas para identificação dos insetos.

13/05/2024 – Oficina de Peixes. – Profa. Amanda Alves Gomes

  • Local: Laboratório de Zoologia – Galpão de Ciências

O uso de características dos peixes para identificar seu modo de vida, alimentação e o uso do espaço em que vivem. Os alunos entrarão em contato com a diversidade biológica existente no grupo mais numeroso entre os animais vertebrados.

27/05/2024 – Biodiversidade Animal. Bióloga Marcia Teixeira Garcia

  • Local: Laboratório de Vivências Animais – Espaço Biodiversidade

O uso do Laboratório de Vivências Animais como uma ferramenta didática sobre comportamento animal. Os alunos participarão observando e realizando procedimentos relacionados ao manejo de animais. Serão desenvolvidas atividades de Educação Ambiental relacionadas à preservação e sustentabilidade.

03/06/2024 – Investigando o desgaste das rochas. Prof. José Luís Laporta

  • Local: Laboratório de Geociências – Galpão de Ciências

Um experimento usando a metodologia científica e a metrologia para realizar em laboratório uma investigação controlada. Por meio de uma investigação, os alunos poderão desenvolver um experimento para responder a um problema proposto.k

10/06/2024 – Conhecendo a Mata Atlântica! – Profa. Carolina Brandão Coelho

  • Local: Viveiro Experimental – Espaço Biodiversidade

Participação de atividades de identificação de espécies vegetais existentes no local e procedimentos de produção de mudas de plantas e seus cuidados. Em um “tour” pelo campus, os alunos farão identificação de plantas nativas da Mata Atlântica, assim como de outros vegetais, e desenvolverão habilidades de reconhecimento de paisagens por meio da observação.

As atividades serão realizadas por professores e serão acompanhadas pelos técnicos, estagiários e monitores do Curso de Ciências Biológicas.

Mais informações www.fsa.br

Serviço:

A Fundação Santo André fica na Av. Príncipe de Gales 821, Santo André (SP).

Tels. (11) 4979-3300 e 4979-3333 (WhatsApp)

Jornalista Responsável: Marcos Wojdyslawski

(11) 99297-6875

MTB 23.696

Marcos.wojdyslawski@fsa.br

Deixe um comentário