Esse ano, o ENEM 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme as datas de aplicação das provas se aproximam, inúmeros jovens ficam ansiosos. Muitas vezes, pensando que não estudaram o suficiente. Sabendo disso, uma das melhores maneiras de se preparar para o exame é fazer um cronograma de estudos para ENEM 2024.
E aí, precisa de ajuda para estudar para o ENEM? Confira como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2024!
- Leia também: Como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade?;
Índice
- O que estudar para o ENEM 2024?
- Como fazer um cronograma de estudos para o ENEM 2024?
- Quais são os benefícios do cronograma de estudos para o ENEM?
- Dicas de como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2024
- Vai prestar o ENEM 2024? Use sua nota no ENEM para estudar na Fundação Santo André!
O que estudar para o ENEM 2024?
Antes de criar um cronograma de estudos para o ENEM, você precisa ter noção dos assuntos cobrados no exame, ou seja, saber o que estudar para o ENEM 2024. Para fazer isso, certifique-se de considerar os assuntos que você mais domina e os que você mais tem dificuldades. Essa prática te ajuda a montar um cronograma de estudos mais efetivo.

- Leia também: Como estudar para o ENEM? Confira algumas dicas;
De acordo com um levantamento realizado pelo Brasil Escola, analisando as provas do ENEM entre 2009 e 2012, esses são os assuntos mais cobrados no ENEM:
Língua Portuguesa e Literatura
- Leitura e interpretação de texto;
- Estrutura textual e análise de discurso;
- Leitura e arte;
- Gênero textual;
- Literatura.
Matemática
- Geometria;
- Escala, razão e proporção;
- Aritmética;
- Gráfico e tabelas;
- Funções.
Biologia
- Humanidade e ambiente;
- Histologia e Fisiologia;
- Citologia;
- Fundamentos da Ecologia;
- Biotecnologia.
Física
- Mecânica;
- Eletricidade e energia;
- Ondulatória;
- Termologia;
- Óptica.
Química
- Físico-Química;
- Química Geral;
- Química Orgânica;
- Meio ambiente;
- Energia.
História
- Idade Contemporânea;
- Brasil Colônia;
- Brasil Império;
- História Política;
- Patrimônio histórico-cultural e memória.
Geografia
- Geografia Agrária;
- Meio ambiente;
- Questões econômicas e globalização;
- Geografia Física;
- Geografia Urbana.
Filosofia
- Ética e justiça;
- Filosofia Antiga;
- Filosofia Contemporânea;
- Natureza do conhecimento;
- Filosofia Moderna.
Sociologia
- Mundo do trabalho;
- Cultura e indústria cultural;
- Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa;
- Movimentos sociais;
- Desigualdades sociais.
Inglês
- Leitura e interpretação de texto;
- Domínio Lexical;
- Análise e interpretação de poemas e canções;
- Leitura e interpretação de cartuns, tirinhas e charges;
- Identificação da função do texto.
Espanhol
- Leitura e interpretação de texto;
- Semântica e domínio lexical;
- Identificação da função do texto;
- Análise e interpretação de poemas e canções;
- Análise de texto literário em prosa.
Como fazer um cronograma de estudos para o ENEM 2024?
Existem diferentes maneiras de fazer um cronograma de estudos para o ENEM 2024. Antes de começar a montar o seu, certifique-se de analisar sua situação. No caso, considere se fazer as seguintes perguntas:
- Quantas horas eu tenho para estudar por dia?;
- Onde será o meu ambiente de estudos?;
- Quais assuntos eu domino?;
- Quais assuntos eu tenho mais dificuldade?;
- Quantas horas eu tenho disponível para lazer e descanso?.

Ao responder todas essas perguntas, você consegue ter uma noção melhor do tempo que tem disponível para estudos, podendo assim administrar sua rotina. Além disso, consegue montar um cronograma de estudos para o ENEM sem deixar de considerar processos importantes do seu dia a dia, como o tempo de descanso e lazer.
- Leia também: Como saber o local de prova do ENEM?;
Use plataformas para montar seu cronograma
Uma das melhores maneiras de fazer um cronograma de estudos para o ENEM 2024 é por meio de plataformas online. Na internet, existem inúmeros sites, aplicativos e plataformas voltados para quem deseja estudar para o ENEM, oferecendo interfaces intuitivas que apoiam os usuários.

Entre as melhores plataformas para montar um cronograma de estudos para o ENEM 2024, destacam-se:
- My Study Life;
- Egenda;
- iStudiez.
Adapte o cronograma de estudos às suas necessidades
Quando o assunto é estudar para o ENEM 2024, tenha em mente que não existe um único modelo de cronograma de estudos. Afinal, cada indivíduo possui suas próprias fraquezas e pontos fortes no que diz respeito aos assuntos que são cobrados no exame. Dessa forma, certifique-se de adaptar o cronograma de estudos para o ENEM às suas necessidades.
Pode-se dizer que existem três tipos de cronograma de estudos para o ENEM:
- Extensivo;
- Semiextensivo;
- Intensivo.
Cronograma extensivo
O cronograma de estudos extensivo para o ENEM 2024 é destinado aos estudantes que possuem maior quantidade de tempo para se preparar para o exame. Inclusive, aqueles que começam a se preparar para o ENEM meses antes da aplicação das provas. Esse tipo de cronograma aborda os temas mais cobrados no exame.
Cronograma semiextensivo
O cronograma de estudos semiextensivo para o ENEM 2024 é o mais comum entre os estudantes que se preparam para o exame. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas iniciam os estudos para o exame nos seis meses que antecedem a aplicação das provas, de forma um pouco mais intensa que os estudantes que adotam cronogramas mais espaçados.
Nesse tipo de cronograma, a distribuição de conteúdos a serem estudados é mais seletiva, deixando de lado os assuntos que são pouco prováveis de aparecerem nas provas. Devido ao tempo disponível aos estudos, o cronograma semiextensivo permite o estudo de mais assuntos em menos tempo.
Cronograma intensivo
O cronograma de estudos intensivo para o ENEM 2024 é o mais indicado para os estudantes que começam a se preparar para o exame nas semanas mais próximas à aplicação das provas. Esse cenário pode acontecer em inúmeras ocasiões, seja devido a baixa disponibilidade de tempo para os estudos, falta de incentivo ou ao início tardio na preparação para a prova.
Diferentemente dos outros tipos de cronograma de estudos para o ENEM 2024, o cronograma intensivo tem como prioridade a revisão de temas junto da realização do maior número de questões possível. O objetivo de adotar esse cronograma é uma espécie de esforço para diminuir os efeitos do tempo de preparação perdido.
Quais são os benefícios do cronograma de estudos para o ENEM?
Um cronograma de estudos para o ENEM ajuda os estudantes a se prepararem para o exame, ainda mais considerando que a prova exige uma série de conteúdos de inúmeras disciplinas. Além disso, vale ressaltar que a rotina de estudos para o ENEM pode ser muito desafiadora, o que evidencia ainda mais a importância de adotar um cronograma.

Entre os benefícios do cronograma de estudos para o ENEM, destacam-se:
- Aumento da produtividade na hora de estudar;
- Aprimoramento na concentração durante os estudos;
- Otimização do tempo para estudar;
- Gestão da rotina e do tempo de estudos;
- Melhor desempenho na realização de testes, simulados e provas antigas.
Dicas de como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2024
Além de usar plataformas para montar seu cronograma de estudos e adaptá-lo conforme suas necessidades, saiba que existem outras dicas que podem te ajudar na hora de se preparar para o ENEM 2024.
Confira as melhores dicas de como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2024!
Monte um calendário
Uma das melhores dicas para quem deseja fazer um cronograma de estudos para o ENEM 2024 é montar um calendário. Lembre-se: organizar seu tempo é decidir o que é prioridade, ou seja, escolher entre o que fazer e o que não fazer. Ao montar um calendário de estudos, você consegue se adaptar melhor à rotina de estudos e distribuir todos os conteúdos que precisa estudar ao longo dos dias disponíveis.

Planeje seu tempo
Além de montar um calendário, lembre-se de planejar seu tempo. Obviamente, o cronograma de estudos em si é uma forma de planejar o tempo. Porém, para que ele funcione, você precisa se certificar de que tem todo o tempo disponível para cumprir com tudo o que estiver no cronograma, ou seja, tempo disponível para estudar. Por isso, lembre-se de considerar o número de horas disponíveis no seu dia.

Não se esqueça da redação
Todo mundo sabe que uma das etapas mais importantes do ENEM é a redação, não é mesmo? Sabendo disso, não se esqueça de separar um tempo no seu cronograma de estudos para praticar a redação. O recomendado é separar ao menos 1 hora por dia para treinar a escrita.

Vai prestar o ENEM 2024? Use sua nota no ENEM para estudar na Fundação Santo André!
Se você vai prestar o ENEM em 2024 e sonha em começar uma faculdade, saiba que a Fundação Santo André está esperando por você! O ENEM é o principal meio de entrada dos estudantes no ensino superior. Por isso, possibilitamos que você use a sua nota do ENEM para ingressar na Fundação Santo André.

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.