Foi realizada neste domingo no CENFORPE – Centro de Formação de Professores de São Bernardo do Campo, a cerimônia de Premiação das Olimpíadas de Matemática (OBMEP – Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2024), que recebeu inscrições de 41 cidades que engloba a Grande São Paulo e interior do Estado.
Foram 584 medalhistas nas categorias ouro, prata e bronze do 6 ano do ensino fundamental ao 3 ano do ensino médio. A Fundação Santo André é parceira na coordenação e realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2024, que é um evento promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sendo a maior competição científica do país, reunindo mais de 18 milhões de estudantes do Brasil todo.
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.
É um orgulho realizar este evento e perceber como é gratificante mudar a vida das pessoas através do ensino. A matemática é uma ciência que precisa ser ensinada de forma correta para os jovens para impactar na vida de cada um.
Professora Débora Bezerra, coordenadora regional da OBMEP
Para a Professora Andréa Quintão, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a parceria entre OBMEP e Fundação Santo André impulsionará o ensino de matemática na Região Metropolitana de São Paulo. “Muitos jovens estão recebendo incentivo para continuarem na área acadêmica investindo em pesquisa. Estamos criando futuros pesquisadores”.
O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.