Centro Universitário Fundação Santo André realiza VIII Semana Jurídica
  • Post category:Notícias
1.166 Views · 

O Centro Universitário Fundação Santo André realizou, de 9/9/2019 a 13/9/2019, sua VIII Semana Jurídica.

Contando com a participação de renomadas autoridades do Direito no país na qualidade de palestrantes e trazendo temas atuais no cenário jurídico, o evento teve reconhecido sucesso, registrando grande participação de diversos alunos, docentes e profissionais, que lotaram o auditório em todos os dias e puderam agregar conhecimento.

Além da Comissão Organizadora que auxiliou na estruturação, contribuiu para o sucesso o Centro Acadêmico Santo Ivo, órgão de representação dos discentes do curso.

A abertura da Semana, realizada em 9/9, teve como anfitrião o Reitor do Centro Universitário Fundação Santo André, Prof. Dr. Rodrigo Cutri, recebendo como palestrante o Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP), Dr. Carlos Eduardo Cauduro Padin, que abordou o tema “Justiça Eleitoral e as próximas eleições – perspectivas”.

Compuseram a mesa de autoridades os seguintes convidados: Vereador Pedrinho Botaro, Presidente da Câmara Municipal de Santo André; Dr. Ronaldo Moreira, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo representando seu Presidente, Dr. Manoel Pereira Calças; Dra. Andréa Tartuce, Presidente da Subseção de Santo André da OAB, e; Dra. Irma Pereira Maceira, Conselheira Seccional da OAB/SP, representando seu Presidente, Dr. Caio Augusto Silva dos Santos.

O segundo dia (10/9) contou com a palestra do Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Dimas Mascaretti, com o tema “Políticas Públicas no Âmbito da Secretaria da Justiça e Cidadania”.

A mesa de autoridades foi composta pela Profa. Ana Paula Navarro Teixeira, coordenadora do curso de direito e na condição de representante da Reitoria; Vereador Eduardo Leite, Presidente das Comissões de Justiça e Redação e de Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, da Câmara Municipal de Santo André; Dr. Eduardo Barros de Moura, Diretor Jurídico do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e; Dr. André Boccuzzi de Souza, assessor jurídico da Fundação Santo André.


O Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Presidente do 7º Grupo de Câmaras Criminais do mesmo Tribunal, Dr. Ronaldo Moreira da Silva, foi o palestrante no terceiro dia (11/9), ocasião em que falou sobre “Alguns aspectos importantes da execução penal”.

Prestigiaram a palestra, compondo a mesa de cerimônia: Prof. Dr. José Turibio de Oliveira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário, Dr. André Boccuzzi de Souza, assessor jurídico da Fundação Santo André, Dr. Ilmar Muniz e Dra. Thais de Paula Fantasia, Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, da Comissão OAB Vai à Faculdade da Subseção de Santo André da OAB.

Na ocasião, a Coordenadora do curso de direito, Profa. Ana Paula Navarro Teixeira, prestou homenagem aos alunos do último ano então aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O penúltimo dia (12/9) contou com a exposição da Dra. Dulce Soler Gomes Rijo, Juíza do Trabalho titular em Santo André, que apresentou o tema “a Importância da Justiça do Trabalho na Sociedade”.

A mesa de autoridades foi composta pelo Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade, Pró-Reitor de Administração e Planejamento, pelo Dr. Ricardo Nino Ballarine, Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, e pelos professores da casa, Dra. Juliana Pereira e Dr. Wilson Vinci.

O encerramento (13/9) teve a participação do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Gianpaolo Smanio, que tratou do tema “Ministério Público e Políticas Públicas”.

Foram convidados a comporem a mesa das autoridades o Pró-Reitor de Graduação do Centro Universitário Fundação Santo André, Prof. Dr. Roberto Carlos Sallai, que prestou as homenagens e agradecimentos, acompanhado pelo professor da casa, Dr. Ricardo Torres, pelo Presidente da Subseção de São Caetano do Sul da OAB, Dr. João Paulo Borges Chagas, e pela Coordenadora da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SP – Regional ABCDMR, Dra. Caroline Vilella.