A formação acadêmica de um biólogo marinho no Brasil, se dá por meio de graduação em Biologia Marinha ou de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha, bem como por programas de pós-graduação lato sensu na área.
Entretanto, ainda são poucas as instituições que oferecem tanto o curso de Graduação, como o curso de Pós-Graduação, sendo que muitas delas se localizam em regiões costeiras. Por outro lado, existem diversas instituições onde o biólogo marinho pode atuar, como instituições e ONGs de conservação, aquários, museus e outras instituições de ensino não formal e pesquisa, instituições públicas voltadas para a conservação, empresas de consultoria ambiental e outros locais que requerem uma formação (especialização) na área.
Neste sentido, este curso de especialização em Biologia Marinha promove a informação, a atualização e a capacitação profissional em temas especialmente selecionados da área.
O curso possui uma estrutura diferenciada por contar com aulas teóricas, práticas e de campo, ministradas por docentes especialistas nas diversas áreas da Biologia Marinha.