Você está visualizando atualmente Biomedicina: o que é, o que estuda e tudo sobre o curso

Biomedicina: o que é, o que estuda e tudo sobre o curso

13.056 Views · 

Muitas pessoas sonham em prestar o ENEM e outros vestibulares visando trabalhar com Medicina, muito pelo fato da área da saúde gerar empregos e ter ótimas remunerações. Ao contrário do que muitos pensam, saiba que a área da saúde não se resume a apenas Medicina. Existem muitas outras formações que permitem que os profissionais trabalhem na área da saúde. Esse é o caso da Biomedicina.

Você sabe o que é Biomedicina? Sabe o que é ensinado no curso? Confira tudo sobre a graduação a seguir!

Índice

O que é Biomedicina?

A Biomedicina é uma ciência interdisciplinar dedicada ao estudo das doenças humanas, bem como suas causas e os melhores tipos de tratamento. O profissional formado na área (biomédico) é responsável por identificar, estudar e classificar os causadores de doenças, contribuindo para o desenvolvimento de diagnósticos precisos, visando encontrar os medicamentos corretos para combatê-los.

Descubra o que é Biomedicina
Biomedicina é uma área da ciência dedicada ao estudo de doenças

Como o nome indica, a Biomedicina é um campo que atua entre duas áreas de formação: Biologia e Medicina. Os biomédicos dedicam-se ao diagnóstico complementar, por meio de exames e interpretação de resultados, trabalhando em conjunto com outros profissionais da área da saúde e ciências biológicas, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos, entre outros.

História

Você sabe qual é a história da Biomedicina? No Brasil, os primeiros cursos de graduação da área surgiram em 1966. As instituições pioneiras no ensino da área foram a UNIFESP e UERJ. Na época, o curso surgiu com a necessidade de criar uma graduação focada em áreas específicas de atuação, voltadas para a pesquisa de conhecimentos científicos básicos da saúde.

Como dito anteriormente, Biomedicina engloba Biologia e Medicina. Com o surgimento do curso de Ciências Biológicas, que veio para substituir o curso de História Natural, ocorreu a incorporação do curso que hoje conhecemos como Biomedicina. Porém, na época, a graduação era chamada de Ciências Biológicas – Modalidade Médica. Em 1983, o curso de graduação passou a se chamar Biomedicina.

Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?

Biomedicina e Medicina possuem bases de conhecimento parecidas e trabalham lado a lado, visando promover saúde a todos. Porém, são diferentes. Afinal, qual é a diferença entre Biomedicina e Medicina? Enquanto os profissionais formados em Medicina atuam diretamente no atendimento e tratamento de pacientes, os biomédicos trabalham com investigações laboratoriais, visando promover diagnósticos precisos e desenvolver tratamentos.

Descubra a diferença entre Biomedicina e Medicina
Biomédicos e médicos não exercem as mesmas funções

Por trabalhar constantemente com pesquisas laboratoriais, o biomédico tem um perfil analítico, científico e detalhista. Os biomédicos possuem habilidades voltadas para pesquisa e experimentação, porque atuam diariamente no desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para doenças.

Como é o curso?

O curso de Bacharelado em Biomedicina tem duração média de 4 anos. A estrutura curricular do curso é voltada para a saúde humana. Porém, sem abrir mão de assuntos que são abordados no curso de Ciências Biológicas, até porque as áreas trabalham lado a lado para promover o desenvolvimento científico.

Durante o curso de Biomedicina, os estudantes terão disciplinas como Bioquímica, Anatomia, Fisiologia, Genética, Biotecnologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Patologia, Farmacologia, entre outras. Com essas disciplinas, percebe-se que há uma grande dedicação às práticas laboratoriais relacionadas à pesquisa e ao diagnóstico de doenças.

Descubra como é a faculdade de Biomedicina
O curso tem duração média de 4 anos

Pensando no futuro profissional, saiba que a graduação em Biomedicina oferece aos alunos a possibilidade de aprender a realizar coletas de amostras para exames, elaborar textos científicos e até mesmo a lidar com equipamentos laboratoriais. Compostos e substâncias químicas também estão presentes na rotina de estudos.

Estude Biomedicina na Fundação Santo André!

Agora que você conhece tudo sobre Biomedicina, está esperando o que para começar essa graduação ainda em 2024? Na Fundação Santo André, você consegue estudar Biomedicina e contar com todos os benefícios de um centro universitário nota máxima do MEC, que há mais de 60 anos transforma vidas pela educação.

Quer fazer uma faculdade de Biomedicina? Acesse a página do vestibular da FSA e matricule-se!

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário