Formandos da FSA criam projetos para edificações a partir do bagaço de cana e uso da borracha de pneu no concreto
  • Post category:Notícias
622 Views · 

Trabalhos focam em soluções inovadoras e de baixo custo nas mais diversas áreas da engenharia

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de alunos da Engenharia Civil da Fundação Santo André (FSA) apresentam soluções inovadoras, sustentáveis e de baixo custo para diversas áreas na construção civil. Destacam-se, entre outros projetos, trabalhos que propõem o uso da borracha obtida pela reciclagem de pneus agregado ao concreto; a produção de materiais para isolamento térmico e acústico nas construções a partir do bagaço da cana de açúcar, e sistema eficiente para o tratamento do chorume gerado no aterro sanitário de Santo André. 

Concreto e borracha – Com foco na sustentabilidade e o objetivo de estudar a resistência do concreto com adição de borracha moída e granulada, os autores do TCC Estudo de viabilidade do uso da borracha reciclada como agregado no concreto desenvolveram pesquisas sobre pneus e borrachas utilizadas na sua composição, além de ensaios em laboratório, de granulometria e resistência à compressão com nove diferentes proporções de areia, brita, borracha moída e granulada. A conclusão foi a viabilidade econômica do concreto com a borracha de pneu em substituição a 20% de areia, que atendeu às características mecânicas avaliadas no estudo e à necessidade crescente de estudar outras destinações para resíduos sólidos e evitar seu descarte na natureza.

Chorume – No projeto Viabilidade do tratamento de chorume no aterro Sanitário de Santo André, os autores projetaram um sistema para simplificar e baratear o custo para a cidade com o transporte e o tratamento do resíduo, baseado em três lagoas – aeração, decantação 1 e decantação 2, processo que resultou na demanda bioquímica de oxigênio do chorume em nível inferior ao limite estabelecido pelo Conama, com redução de aproximadamente 43% em relação ao valor mensal gasto com transporte e tratamento do chorume no sistema atual.

Bagaço de cana e isolamento térmico – O uso de materiais de isolamentos térmico e acústico na construção civil para edificações que atendam necessidades de aquecimento, refrigeração, amortecimento e dissipação da energia sonora, com baixo custo, foi a motivação do TCC Isolante térmico e acústico utilizando o bagaço da cana de açúcar. A partir da secagem e compactação do bagaço de cana de açúcar os estudantes desenvolveram um isolante térmico e acústico econômico, natural e sustentável. A eficiência dessa matéria prima foi testada em três protótipos – bloco de concreto, gesso acartonado e bloco alvenaria – em quatro situações: com revestimento e isolante, com o revestimento e sem isolante, com isolante e sem revestimento e sem isolante e sem revestimento. Após medições periódicas foi observado que é no bloco de concreto que o bagaço de cana consegue melhor desempenho como isolante térmico. O maior isolamento acústico foi observado no protótipo de gesso acartonado.