Você está visualizando atualmente Liderança Organizacional: Aspectos Práticos e Comportamentais – o que é e tudo sobre a pós-graduação

Liderança Organizacional: Aspectos Práticos e Comportamentais – o que é e tudo sobre a pós-graduação

Compartilhe
444 Views · 

Para se conquistar resultados e atingir os objetivos organizacionais não basta necessariamente obter recursos financeiros ou ainda contar com tecnologia de ponta. É evidente e lógico que esses fatores contribuem para a consecução dos objetivos. Porém, é fundamental que as organizações saibam administrar e desenvolver o seu capital humano, tendo ele como foco principal – e referência – para se diferenciar em termos de competitividade, criatividade e inovação. Nesse contexto, uma pós-graduação em Liderança Organizacional aparece como fundamental para capacitar os profissionais das organizações.

Administrar e liderar pessoas sempre foi um desafio para as organizações. No atual contexto do mercado de trabalho, onde se encontram ambientes corporativos cada vez mais competitivos, incertos e carentes de mão de obra competente, qualificada e motivada, esse desafio se torna ainda maior. Para que as empresas se destaquem no mercado de trabalho, é importante que os líderes tenham noção da importância de saber administrar e desenvolver o capital humano.

Você sabe o que é Liderança Organizacional? Confira tudo sobre esse curso de pós-graduação da Fundação Santo André.

Índice

O que é Liderança Organizacional?

A Liderança Organizacional consiste em um conjunto de práticas e comportamentos que são aplicados para gerenciar o capital humano nas organizações por meio da elaboração e condução de planos de ações que envolvam as melhores práticas do mercado para criar e manter um ambiente corporativo com engajamento espontâneo, satisfação dos colaboradores e alto desempenho.

Liderança Organizacional conjunto de práticas e comportamentos que são aplicados para gerenciar o capital humano nas organizações
Liderança Organizacional é um conjunto de práticas adotadas por organizações que precisam melhorar a gestão de pessoas

Qual a importância da Liderança Organizacional?

Cada vez mais, as organizações necessitam de profissionais especialistas em Liderança Organizacional. Eles devem estar preparados para os desafios de atrair profissionais qualificados e manter o desempenho deles em um nível de excelência, por meio de práticas efetivas de gestão de pessoas, que se tornam cada vez mais importantes para o desenvolvimento de manutenção dessas organizações.

Hoje em dia, os profissionais devem ter competências essenciais para:

  • Atrair e selecionar colaboradores idôneos, motivados e preparados para as suas funções;
  • Criar atrativos para reter esses colaboradores em seus quadros;
  • Promover o desempenho dos colaboradores em um alto nível de produtividade e qualidade;
  • Propor meios para avaliar o desempenho desses colaboradores.

Quais são os objetivos da Liderança Organizacional?

O objetivo da Liderança Organizacional é planejar e executar uma efetiva estratégia de administração de pessoas nas organizações de forma prática. Essa estratégia pode ser executada por meio de modelos comportamentais de captação, desenvolvimento, gestão, avaliação e reconhecimento dos profissionais que realmente contribuem para a consecução dos resultados propostos.

Liderança Organizacional tem como objetivos planejar e executar uma efetiva estratégia de administração de pessoas nas organizações
Liderança Organizacional planeja e executa estratégias de administração de pessoas nas organizações

O exercício da Liderança Organizacional é realizado por meio de técnicas, metodologias e modelos de atuação para administração do fator humano nas organizações, utilizados para alavancar desempenho e resultados positivos para elas.

Disciplinas da Pós-graduação em Liderança Organizacional da Fundação Santo André

O curso de especialização em Liderança Organizacional da Fundação Santo André possui nove disciplinas de 40 horas, perfazendo um total de 360 horas. Confira quais são as disciplinas da pós-graduação em Liderança Organizacional:

Ética profissional, responsabilidade social corporativa e diversidade da força de trabalho

Apresentar os fundamentos da ética, da cidadania, da responsabilidade social e da diversidade de forma a contribuir para a melhoria da qualidade do relacionamento e do desempenho dele e de seus pares no ambiente profissional. O pós-graduando será capaz de instituir a ética no ambiente de trabalho, promovendo ações de responsabilidade social e a manutenção da diversidade entre os colaboradores

Cultura organizacional e gestão da mudança

Visa preparar o pós-graduando para identificar, compreender e intervir na cultura organizacional de modo a fortalecê-la ou a propor mudanças para adequá-la. O estudante será capaz de reconhecer e conduzir um processo de mudança organizacional.

Captação e Identificação de talentos

A proposta dessa disciplina é tornar o pós-graduando apto a propor e executar ações de recrutamento e seleção de profissionais de forma efetiva, sabendo como encontrar a correspondência ideal entre o candidato e os requisitos do cargo, assim como o perfil cultural da empresa contratante.

Avaliação, desempenho e retenção de talentos

Capacitar o pós-graduando para planejar e aplicar estratégias de avaliação de desempenho, facilitando assim a tomada de decisão sobre os caminhos que o colaborador deverá seguir em consequência do resultado da sua avaliação. O pós-graduando também conseguirá identificar os talentos (aqueles que mais contribuem com a consecução dos resultados da empresa) e assim prever formas de deixá-lo satisfeito para garantir a sua permanência na empresa.

Plano de carreira e estratégias para remuneração

Propõe diferenciar as práticas de gestão da remuneração nas organizações, aprendendo a descrever e hierarquizar cargos. Além disso, conseguirá diferenciar salário de remuneração, desenhando ou redesenhando políticas salariais.

Capacitação e aprendizagem organizacional

Após cursar essa disciplina o pós-graduando estará capacitado para compreender a diferença entre o treinamento e o desenvolvimento de pessoas, conseguindo realizar diagnóstico para identificar necessidades de treinamento, propor as soluções mais adequadas para preencher as lacunas de aprendizagem identificadas e avaliar a efetividade das soluções aplicadas.

Gestão de equipes e liderança organizacional

O pós-graduando que cursar essa disciplina desenvolverá competências para liderar e gerir uma equipe de trabalho, considerando os aspectos da formação da equipe (composição) e a da sua manutenção, sempre com a perspectiva de liderar para obter um alto rendimento e dessa forma alcançar os resultados propostos.

Criatividade, inovação e empreendedorismo

O pós-graduando será capaz de compreender os impactos positivos na criação de um ambiente de inovação, assim como os benefícios de estimular a criatividade e o empreendedorismo junto a força de trabalho. Além disso, conhecerá o processo empreendedor, se habilitando a modelar negócios com a metodologia Canvas Model Business.

Motivação, qualidade de vida no ambiente de trabalho e gerenciamento do clima organizacional

O pós-graduando conhecerá as principais teorias motivacionais e como a motivação pode ser afetada pela qualidade de vida no trabalho, estando capacitado para aplicar as ferramentas apropriadas no ambiente de trabalho para motivar os colaboradores e garantir a sua qualidade de vida, do mesmo modo, saberá medir e gerenciar o clima organizacional.

Quem pode fazer a Especialização em Liderança Organizacional?

O curso de Pós-Graduação Especialização em Liderança Organizacional é destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar na área de gestão de pessoas, como:

  • Profissionais de áreas administrativas que precisam de conhecimento da área de RH (Recursos Humanos);
  • Profissionais liberais que visam a diversificação de sua atuação profissional ou aprimoramento de seus conhecimentos na área de RH;
  • Empresários que buscam conhecimentos em RH para gerir melhor seu negócio próprio.

Quer se especializar na gestão de pessoas? Faça uma pós-graduação na Fundação Santo André!

A especialização em Liderança Organizacional é essencial para profissionais que desejam aprimorar os conhecimentos de recursos humanos, bem como aprenderem a trabalhar com gestão de pessoas. Se você deseja se tornar um líder organizacional, não deixe de se matricular na pós-graduação em Liderança Organizacional na Gestão de Pessoas: Aspectos Práticos e Comportamentais da Fundação Santo André.

E aí, está esperando o que para começar a se especializar e melhorar o seu currículo profissional? Acesse a página de pós-graduação da Fundação Santo André e confira todos os cursos disponíveis.

Fundação Santo André x

Deixe um comentário