Você está visualizando atualmente Programa de Internacionalização Gratuito: conheça a Mobilidade Acadêmica eMOVIES

Programa de Internacionalização Gratuito: conheça a Mobilidade Acadêmica eMOVIES

254 Views · 

O Centro Universitário Fundação Santo André tem como principal missão desenvolver a empregabilidade dos estudantes por meio da educação. Pensando nisso, a instituição oferece uma série de experiências acadêmicas aos alunos. Inclusive, experiências internacionais, por meio de um programa de internacionalização gratuito: Mobilidade Acadêmica – eMOVIES.

Você já ouviu falar na Mobilidade Acadêmica da Fundação Santo André? Confira tudo sobre esse programa de internacionalização a seguir!

O que é Mobilidade Acadêmica?

Reconhecendo os inúmeros benefícios das experiências acadêmicas internacionais, a Fundação Santo André conta com um programa de internacionalização: o eMOVIES Mobilidade Acadêmica. Coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais, a Mobilidade Acadêmica – eMOVIES é um programa de incentivo à comunidade que visa colaborar com o processo de internacionalização dos estudantes.

O programa de Mobilidade Acadêmica está vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). O programa de internacionalização faz parte do Programa de Internacionalização Institucional, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da Fundação Santo André.

Para o que serve o programa de internacionalização Mobilidade Acadêmica?

O programa de internacionalização da Fundação Santo André tem como objetivo divulgar as oportunidades e programas de mobilidade acadêmica internacional, presenciais ou remotos, bem como bolsas de estudo, provas de proficiência de idiomas e cursos em instituições de ensino conveniadas.

O programa de internacionalização da Fundação Santo André tem como objetivo divulgar as oportunidades e programas de mobilidade acadêmica internacional
O programa de internacionalização gratuito contribui para a promoção de oportunidades de mobilidade acadêmica internacional

Entre os principais objetivos da Mobilidade Acadêmica, destacam-se:

  • Colaborar na promoção dos processos de internacionalização da Fundação Santo André;
  • Apoiar a comunidade e os alunos da Fundação Santo André em todas as etapas dos processos seletivos dos programas de mobilidade acadêmica (internacional, remotos ou presenciais);
  • Incentivar a comunidade a participar de experiências internacionais por meio de intercâmbios acadêmicos, estágios, eventos, feiras e projetos de extensão internacionais, intercâmbios acadêmicos online (Programa eMOVIES), cursos de extensão, cursos de idioma no exterior, workshops para estrangeiros, entre outros;
  • Oferecer suporte aos estudantes de outras instituições de ensino a fim de realizar parte dos estudos na Fundação Santo André.

Fundação Santo André oferece oportunidades de mobilidades acadêmicas virtuais

Existem muitos benefícios de realizar um programa de internacionalização, como a Mobilidade Acadêmica. Entre eles, estão a possibilidade de conhecer novas culturas, vivenciar o dia a dia em uma nova nação e internacionalizar o currículo. Sob essa perspectiva, a Fundação Santo André oferece oportunidades de mobilidade acadêmica virtual.

Caso não saiba, a mobilidade acadêmica virtual permite que os alunos e funcionários estudem disciplinas e façam cursos online simultaneamente com seus estudos e/ou trabalho na Fundação Santo André. Além disso, o programa se destaca como uma oportunidade de contato com novas culturas, bem como de praticar um segundo idioma e internacionalizar o currículo.

Pode-se dizer que a principal vantagem da mobilidade acadêmica virtual é a praticidade, já que não é preciso sair de casa para cursar as disciplinas e cursos online. Nessa mobilidade, tanto os alunos quanto os funcionários ficam isentos de taxas escolares nas instituições de ensino do exterior, desde que mantenham vínculo com a Fundação Santo André.

eMOVIES – Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior

Você já ouviu falar no eMOVIES? Também conhecido como Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior, o eMOVIES é um programa de intercâmbio acadêmico virtual instituído pela Organização Universitário Interamericana (OUI). O programa tem como objetivo promover a cooperação acadêmica internacional virtual, bem como estimular a mobilidade de alunos, docentes e funcionários das instituições de ensino superior nas Américas.

eMOVIES é um programa de intercâmbio acadêmico virtual instituído pela Organização Universitário Interamericana (OUI)
O eMOVIES promove a cooperação acadêmica internacional virtual – Foto: Reprodução

Caso queira conferir as ofertas acadêmicas disponíveis na Fundação Santo André e em outras instituições de ensino, acesse a relação de cursos eMOVIES 2024.

Quais são os requisitos do eMOVIES?

Existem alguns requisitos para usar o Programa eMOVIES. São eles:

  • Ser aluno (regularmente matriculado) ou funcionário da Fundação Santo André;
  • Estar cursando ou ter cursado o 3º semestre do curso (para alunos);
  • Não ser objeto de sanções disciplinares a acadêmicas no momento da candidatura (para alunos);
  • Ter suficiência ou proficiência no idioma, caso seja exigido pela instituição de ensino;

Fundação Santo André tem instituições parceiras no exterior

Visando garantir a melhor experiência de internacionalização aos alunos e funcionários, a Fundação Santo André mantém parceria com instituições de ensino estrangeiras. Esse é o caso da TEINCO (Corporación Tecnológica Industrial Colombiana) e Universidad Metropolitana, ambas da Colômbia.

Fundação Santo André mantém parceria com instituições de ensino estrangeiras
Fundação Santo André mantém parceria com instituições de ensino da Colômbia – Foto: Reprodução

Quer aproveitar as vantagens da Mobilidade Acadêmica? Entre em contato com a Fundação Santo André!

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo mais capacidades profissionais e interculturais das pessoas. Pensando nisso, lembre-se de aproveitar a mobilidade acadêmica oferecida pela Fundação Santo André. Os programas de internacionalização podem te ajudar a abrir muitas portas em sua trajetória profissional.

Se você deseja realizar um programa de internacionalização e mobilidade acadêmica da Fundação Santo André, não hesite em entrar em contato com a PROPPEX. Ligue para o número (11) 4979-3428 ou mande um e-mail para internacional@fsa.br.

Deixe um comentário