carga horária
360 horas
modalidade
presencial
duração
18 meses
Por que fazer este curso?
A formação acadêmica de um paleontólogo, no Brasil, se dá exclusivamente por meio de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Este tipo de Pós-Graduação visa a formação de pesquisadores-docentes.
Entretanto, uma fração crescente do mercado de trabalho, que inclui o ensino formal e não formal de Paleontologia e o trabalho técnico em museus, laboratórios e no setor da preservação patrimonial, demanda profissionais que disponham competências de outro tipo de Pós-Graduação, a lato sensu, ou, especialização.
Neste sentido, este curso de especialização em Paleontologia e História da Vida, pioneiro no Brasil, promove a informação, a atualização e a capacitação profissional em temas especialmente selecionados da Paleontologia.
O curso possui uma estrutura diferenciada por contar com aulas teóricas, práticas e de campo, ministradas por docentes especialistas nas diversas áreas da Paleontologia.
DISCIPLINAS E EMENTAS
Estudo dos princípios, objetivos e histórico da Paleontologia. Compreensão dos conceitos fundamentais da Geologia. Conhecimento dos principais mecanismos que tangem à evolução dos seres vivos. Fundamentação sobre as relações ecológicas pretéritas. Compreensão da escala do Tempo Geológico. Introdução à Tafonomia. Introdução à Bioestratigrafia. Estudo sobre causas e efeitos das extinções. Conhecimento da Paleontologia na América do Sul.
Estudo teórico sobre a coleta de fósseis em campo e sua preparação em laboratório. Aprofundamento sobre os procedimentos metodológicos em Tafonomia. Prática de moldagem e replicação de fósseis. Fundamentação sobre curadoria de coleções paleontológicas. Prática de preparação de fósseis. Conhecimento dos métodos tradicionais de análise (anatomia comparada, morfometria linear e taxonomia) e dos modernos (tomografia computadorizada, morfometria geométrica, estatística e paleontologia molecular) utilizados na Paleontologia. Conhecer os métodos de reconstrução paleontológica, em duas e três dimensões. Prática de triagem de fósseis em laboratório.
Estudo sobre a paleontologia de invertebrados no Brasil e o registro de paleoinvertebrados no país. Identificação e descrição dos principais grupos de invertebrados fosseis (moluscos, braquiópodes, hexápodes, quelicerados, trilobitas, corais e equinodermos) preservados no registro geológico brasileiro.
Estudo sobre a paleontologia de invertebrados no Brasil e o registro de paleoinvertebrados no país. Identificação e descrição dos principais grupos de invertebrados fosseis (moluscos, braquiópodes, hexápodes, quelicerados, trilobitas, corais e equinodermos) preservados no registro geológico brasileiro.
Identificação e descrição dos principais grupos de microfósseis (ostracodes, foraminíferos e nanofósseis calcários) e palinomorfos preservados no registro geológico. A interface entre micropaleontologia e paleoambiente. Estudo sobre a aplicação de microfósseis na prospecção de hidrocarbonetos.
Identificação e descrição dos principais grupos vegetais (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) preservadas no registro geológico.
Análise das condições favoráveis à existência de vida (astrobiologia). Estudo das condições climáticas e ambientais e dos principais eventos geológicos e/ou biológicos decorridos ao longo do Pré-Cambriano (Hadeano, Arqueano e Proterozóico) e do primeiro terço do Éon Fanerozóico, a Era Paleozóica, subdividida nos períodos Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
Estudo das condições climáticas e ambientais e dos principais eventos geológicos e biológicos decorridos ao longo dos dois últimos terços do Éon Fanerozóico, as Eras Mesozóica, subdividida nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo e, Cenozóica, subdividida nos períodos Paleógeno, Neógeno e o Quaternário. Discussão sobre o “Antropoceno” e o que a paleontologia pode nos ensinar sobre impactos ambientais. Introdução à paleoespeleologia.
Caracterização do salvamento paleontológico e da gestão de impactos ambientais em obras de construção civil. Estudo sobre as políticas públicas de preservação do patrimônio histórico-cultural. Reflexão sobre a Paleontologia desenvolvida nos ensinos básico e superior. Conhecimento dos meios de divulgação científica em paleontologia. Relação entre museus de ciências e paleontologia. Confecção de oficinas e jogos de paleontologia. Análise do ensino não-formal de paleontologia.
Aprofundamento dos conceitos de Geologia. Detalhamento dos mecanismos de evolução biológica. Compreensão de conceitos e técnicas de Taxonomia e Sistemática. Fundamentação de Ontogenia e Histologia aplicadas à Paleontologia. Estudo das técnicas de datação relativa e absoluta. Caracterização das relações biogeográficas do passado. Compreensão das mudanças climáticas no passado da Terra. Reconhecimento dos vestígios deixados por organismos em rochas sedimentares e em sedimentos inconsolidados. Investigação sobre as assinaturas tafonômicas presentes em bioclastos recentes, principalmente conchas de moluscos, em um sistema de sedimentação recente, o costeiro, complementada por uma aula de campo na Praia de Itaguaré (SP).
+ informações sobre o curso
18 parcelas de R$420,74*
– Valor aplicável para o 2° semestre de 2021. Sujeito a reajuste nos próximos semestres.
a) Os vencimentos das parcelas ocorrerá sempre no dia 10 de cada mês, porém, o aluno que efetuar o pagamento até o último dia útil, gozará de 8% de desconto e, caso o pagamento seja efetuado até o 5° dia útil de cada mês, gozará de 4% de desconto.
b) Será concedido desconto de 0,5% ao mês, para os alunos que optarem pelo pagamento integral de semestralidade do curso no ato de matrícula.
c) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que tenham sido ex-alunos da Fundação Santo André desde que o pagamento ocorra até a data de vencimento da parcela. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
d) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que sejam associados, funcionários, estagiários ou aprendizes (e respectivos dependentes) atuantes em empresas que tenham convênio com a Fundação Santo André. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
Terças e Quintas-feiras, das 19h às 23h.
explore nosso campus
OBJETIVOS
- Apresentar os principais temas e linhas de pesquisa e ensino em Paleontologia;
- Introduzir aos principais métodos e técnicas utilizados na Paleontologia;
- Apresentar os principais grupos de organismos com registro fóssil e suas características de identificação;
- Contar a história da vida na Terra, com base no registro fóssil;
- Capacitar profissionais a atuarem nesse mercado emergente da Paleontologia;
- Promover um ensino integrado com aulas teóricas, práticas e de campo.
INTERESSADO?
Para mais informações, entre em contato através do telefone ou e-mail
- HORÁRIO DE ATENDIMENTO
8h às 12h e 13h às 17h

© 2025 | Fundação Santo André