Projeto da FSA separa películas de embalagens metalizadas para reuso

Compartilhe
1.035 Views · 

Trabalho de conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido por alunos da Engenharia de Materiais da Fundação Santo André (FSA) e promove o estabelecimento de uma economia mais sustentável

Santo André, 29 outubro de 2018 – Estudantes do curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário da FSA desenvolveram projeto de conclusão de curso voltado para a redução do volume de descarte nos aterros sanitários, com foco nas embalagens metalizadas flexíveis de BOPP (Polipropileno bi-orientado e Alumínio) usadas em grande escala em alimentos industrializados devido à versatilidade de impressão, capacidade de proteção contra agentes externos e também ao baixo custo.

Depois de dois anos de pesquisas e testes, o grupo desenvolveu método de separação química das películas plástica e metálica de embalagens pós-consumo com a finalidade de reaproveitamento desses materiais separadamente.

Pelo caráter inovador, a descoberta rendeu ao projeto o certificado de Primeiro Melhor Trabalho entre os inscritos no Seminário de Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos 2017, promovido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP.

As amostras de BOPP separadas passaram por verificações analíticas nas quais se constatou a ausência de alterações nas propriedades físico-químicas do material após separação, o que viabiliza e amplia o potencial de reutilização em diversas aplicações, e até mesmo o retorno como matéria-prima.

A principal conclusão do projeto é que essa prática contribui para a redução do volume de material descartado em aterros sanitários, reduzindo-se assim a contaminação dos solos com materiais não orgânicos e promovendo o estabelecimento de uma economia mais sustentável.

Sobre a FSAwww.fsa.br – A Fundação Santo André (FSA) é uma instituição de caráter público e de direito privado. Foi criada em 1962 pela lei municipal no 1.840, para manter a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FAECO), primeira escola de ensino superior do ABC, também originada pelo poder público municipal, em 1953. Em 1966 foi autorizada a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL). No final da década de 1980 a instituição criou o Colégio da Fundação Santo André, de ensino médio, instalado no campus universitário para incentivar a integração dos alunos no ambiente acadêmico. O Centro de Pós-Graduação surgiu em 1990, com cursos de Atualização, Especialização e MBA. No final dos anos 1990 foi criada a Faculdade de Engenharia Celso Daniel (FAENG). Atualmente a FSA é mantenedora do Centro Universitário, que abriga as três faculdades e o colégio.

A FSA possui 3,2 mil alunos e oferece 29 cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Atuariais, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Geografia, História, Letras, Tecnologia da Informação, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Logística, Tecnologia da Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de RH, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Marketing.

COMPANHIA DE IMPRENSA

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br

Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br

Telefones – 94984-9581 – 4435-0000 – 4990-1806