As alunas de Arquitetura e Urbanismo visitaram, na última quinta-feira (26), o Centro Comunitário Sacadura Cabral, em Santo André. O objetivo da visita foi dar continuidade do projeto responsável pela criação da biblioteca itinerante na Comunidade Andreense.
Na visita, as estudantes Leticia Kerr Sanches, Anna Luiza Triozzi Rodrigues e Jayane Gasparini Loureiro, em companhia da Prof.ª Marli Vizim, realizaram um levantamento das necessidades e demandas em conversa com moradores e lideranças locais para promover integração e melhorias ambientais.

Esta visita dá continuidade aos contatos iniciados em 2023, na Semana de Responsabilidade Social, em que o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (EM_AU), em conjunto com o curso de Psicologia, estreitou relações com a comunidade da Sacadura Cabral com o intuito de buscar projetos capazes de atender demandas da comunidade: sendo eles projetos culturais, de lazer e ambientais – que serão apresentados aos moradores na próxima quarta-feira (09/11).
O Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (EM_AU), enquanto Laboratório de Extensão dentro do Centro Universitário Fundação Santo André, tem, no seu Regulamento, o compromisso de “tornar disponíveis às comunidades carentes que não têm acesso, os profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, recursos humanos, técnicos e científicos do Centro Universitário, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente construído”.
“Disponibilizar o acesso a profissionais da Arquitetura e Urbanismo para as comunidades menos favorecidas é um privilégio que os nossos estudantes vivenciam no dia a dia. O arquiteto é antes de tudo um cidadão que deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida do coletivo”.
Rosângela Varlesi, docente ténica responsável pelo EM_AU.

Leticia Kerr Sanches foi uma das alunas de Arquitetura e Urbanismo que participou da visita técnica à Comunidade Sadura Cabral, em Santo André. Para a estudante, a iniciativa do EM_AU é um grande diferencial no curso da Fundação Santo André. “[…] Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula diretamente no campo, trabalhando com comunidades reais e enfrentando desafios complexos”, enfatizou.
Ele não só melhora a infraestrutura do bairro, mas também fortalece o vínculo entre os estudantes e a comunidade. Isso permite que os alunos compreendam a importância da arquitetura em contextos reais, proporcionando soluções que atendem às necessidades das pessoas, além de criar um espaço mais acolhedor e funcional.
Leticia Kerr Sanches, aluna de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André.
Quer fazer visitas educativas como essa? Venha estudar Arquitetura e Urbanismo na Fundação Santo André!
Já imaginou fazer parte da melhoria urbana de comunidades da região do ABC? Aqui na Fundação Santo André, você tem a oportunidade de participar de diversas iniciativas sociais como parte do conteúdo programático da graduação em Arquitetura e Urbanismo.
E aí, está esperando o que para dar seus primeiros passos em sua carreira como arquiteto e urbanista? Matricule-se no curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André!

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.