Você está visualizando atualmente Alunos da Fundação Santo André visitam o Museu do Crime da Polícia Civil de São Paulo
Alunos do curso de Direito da Fundação Santo André visitam o Museu da Polícia Civil de São Paulo - Foto: Daniel Gimenes

Alunos da Fundação Santo André visitam o Museu do Crime da Polícia Civil de São Paulo

624 Views · 

Na última quarta-feira (27/09), alunos do curso de direito da Fundação Santo André visitaram o Museu do Crime da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da Polícia Civil, bem como informações relacionadas a área do Direito.

No Museu do Crime, os alunos do curso de Direito da Fundação Santo André puderam observar de perto ferramentas, objetos e ilustrações de crimes de grande repercussão, como o famoso crime da mala, de 1928.

O Museu da Polícia Civil de São Paulo também conta com informações e curiosidades sobre criminosos notórios, como João Acácio Pereira da Costa, o “Bandido da Luz Vermelha”, e Pedro Rodrigues Filho, o “Pedrinho Matador”.

Museu da Polícia Civil existe desde 1920

Museu da Polícia Civil do Estado de São Paulo, popularmente conhecido como Museu do Crime, começou a ser formado na década de 1920. Inicialmente, o acervo do museu contava com armas, instrumentos e objetos apreendidos nos inquéritos policiais.

O Museu da Polícia Civil de São Paulo começou a ser formado na década de 1920
Exposição de vestimentas usadas por policias – Foto: Daniel Gimenes

O objetivo do museu era ilustrar as aulas ministradas na 1ª Escola de Polícia, bem como subsidiar a formação dos alunos policiais, preservar e divulgar a história da Polícia Civil de SP.

Apesar de existir desde os anos 1920, o Museu do Crime SP nem sempre foi aberto ao público. A visitação pública se iniciou em 1952. Desde então, o museu conta com uma frequência mensal de aproximadamente 1.000 pessoas, atuando como um agente educador e instruindo visitantes a não se perderem no caminho do crime e das drogas.

Onde ficar o Museu do Crime de São Paulo?

Atualmente, o Museu do Crime da Polícia Civil está localizado no 1º andar do Campus 1 da Academia de Polícia (ACADEPOL) “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”. A ACADEPOL está situada na Cidade Universitária (USP), no endereço: Praça Professor Reynaldo Porchat, 219 – Cidade Universitária – Butantã – São Paulo.

Alunos participaram de dinâmica que simulava um crime

Além da oportunidade de conhecer um pouco da história da Polícia Civil de São Paulo, os alunos de Direito da Fundação Santo André participaram de uma dinâmica que simulava a investigação de um crime. Promovida por um dos responsáveis pelo Museu do Crime, a dinâmica teve como objetivo promover a análise crítica e observação dos estudantes, que precisam descobrir o que aconteceu na suposta cena do crime.

Dinâmica que simula um crime para investigação de policiais civis
Simulação de um crime utilizada para ilustrar aulas na Academia de Polícia – Foto: Daniel Gimenes

De acordo com um dos curadores do Museu da Polícia, essa dinâmica também é promovida aos alunos da Academia de Polícia.

Como visitar o Museu da Polícia Civil?

Para visitar o Museu da Polícia Civil, basta comparecer ao Campus 1 da Academia da Polícia. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 18h (exceto feriados). Todos os meses, o museu também abre em um sábado específico, das 10h às 13h (entre em contato via telefone ou e-mail para mais informações).

Não é necessário agendamento prévio para visitar o Museu do Crime da Polícia Civil em São Paulo, desde que não sejam visitas em grupos. Caso queira agendar uma visita monitorada para escolas e empresas, por exemplo, entre em contato através do número (11)3468-3360 ou mande um e-mail para museu.acadepol@policiacivil.sp.gov.br.

Para visitar o Museu da Polícia Civil, confira os horários de funcionamento e dirija-se até a ACADEPOL
O Museu da Polícia Civil é aberto ao público – Foto: Daniel Gimenes

Deixe um comentário