Muitas pessoas sentem dúvidas quanto ao funcionamento do curso de Engenharia. Um dos grandes motivos para isso é o fato de existirem diferentes formações em Engenharia, o que não acontece em outros cursos de graduação. Enquanto todos estudam os mesmos assuntos em cursos como Psicologia e Administração, em muitas escolas, os alunos de Engenharia dividem os seus anos de formação entre o ciclo básico da Engenharia e a formação específica na área de habilitação.
E aí, você faz ideia de como funciona o ciclo básico de Engenharia? Confira a seguir!
Índice
- O que é o ciclo básico?
- Quanto tempo dura o ciclo básico de Engenharia?
- O que você estuda no ciclo básico?
- Faça Engenharia na Fundação Santo André!
O que é o ciclo básico?
Para entender como funciona o ciclo básico de Engenharia, basta saber o que ele é. Como dito anteriormente, o curso de Engenharia, em muitas escolas, é dividido em duas etapas, algo que não acontece com outros cursos. No caso, saiba que os alunos começam estudando no ciclo básico e, no futuro, estudam os assuntos referentes à área que desejam obter sua habilitação.

O ciclo básico na Engenharia é uma fase introdutória que abrange os primeiros anos do curso. O objetivo dele é apresentar aos alunos uma visão geral das disciplinas que serão estudadas ao longo da formação em Engenharia, oferecendo uma base sólida de conhecimentos indispensáveis para os futuros engenheiros.
Quanto tempo dura o ciclo básico de Engenharia?
O ciclo básico da Engenharia tem normalmente a duração de 4 semestres (2 anos). Nele, os alunos aprendem disciplinas básicas que são essenciais para qualquer formação em Engenharia, como matemática, química, física, cálculo, entre outras.
- Ler também: 6 motivos para fazer Engenharia;
O que você estuda no ciclo básico?
Agora que sabe como funciona o ciclo básico, por que não descobrir quais são as disciplinas abordadas neste período? Geralmente, as faculdades montam o ciclo básico com matérias introdutórias, muito pelo fato dele em si ser uma etapa introdutória na vida acadêmica dos estudantes.

Pensando no futuro do engenheiro, essas disciplinas do ciclo básico de Engenharia são fundamentais para auxiliá-lo em sua formação e até mesmo ajudá-lo a escolher qual área se especializar, seja na área de Produção, Materiais, Química, entre outras. Inclusive, é durante o ciclo básico que muitos alunos têm uma visão mais clara se vale a pena estudar Engenharia.
Confira algumas das matérias que normalmente são ministradas no ciclo básico:
- Introdução à Engenharia;
- Introdução ao cálculo de Matemática e Física;
- Química e Biologia básica;
- Introdução à Computação;
- Cálculo Intermediário e Avançado;
- Introdução ao Desenho Técnico;
- Administração para Engenharia;
- Introdução à Metodologia Científica.
Faça Engenharia na Fundação Santo André!
Agora que você sabe como funciona o ciclo básico da Engenharia, está esperando o que para começar a faculdade ainda em 2024? Na Fundação Santo André são ofertadas diferentes áreas da Engenharia, como Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, entre outros.
E aí, quer estudar Engenharia em 2024? Acesse a página do vestibular da Fundação Santo André e matricule-se!

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.
Pingback: 6 motivos para estudar Engenharia - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
Pingback: Quais são os cursos de Engenharia da Fundação Santo André? - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
Pingback: Taís Hidalgo: melhor aluna de Engenharia Mecânica de 2017 fala sobre o curso da Fundação Santo André - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
Quero fazer engenharia civil em menos tempo
Pingback: Giuseppe Carozzo: Engenheiro de Testes de Funções ADAS na Volkswagen fala sobre seu tempo como aluno da Fundação Santo André - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
Pingback: Vale a pena estudar Engenharia? Confira as vantagens do curso - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André