Vai fazer a OAB? Aprovados compartilham dicas para a 1ª fase
⏱️ Tempo de leitura: 5 minutos
A poucos dias de uma prova importante, é comum surgir aquela sensação de que ainda falta revisar uma matéria, resolver mais questões ou voltar a um conteúdo que não ficou tão claro.
Para quem fará a 1ª fase do 47º Exame de Ordem, em 6 de setembro, esse momento também pode vir acompanhado de ansiedade e da dúvida sobre o que realmente priorizar na reta final.
Por isso, conversamos com estudantes de Direito da Fundação Santo André que já passaram pela experiência e foram aprovados no Exame da Ordem. Em vez de uma fórmula única de preparação, os relatos mostram estratégias diferentes que podem ajudar quem está se organizando para a prova.
Resolver questões pode ajudar a entender a própria prova
Para Marcelo Narducci Cedro, um dos estudantes aprovados, a preparação ficou concentrada principalmente na resolução de questões:
“O que mais funcionou para mim foi estudar exclusivamente por questões. Resolver muitas questões de provas anteriores me ajudou a entender como a FGV cobra os conteúdos, identificar os assuntos que mais caem e perceber onde eu estava errando.”
A estratégia permitiu que ele conhecesse melhor o formato das perguntas e identificasse pontos que ainda precisavam de atenção.
Esse tipo de estudo também ajuda a transformar a revisão em algo mais direcionado. Em vez de simplesmente percorrer novamente uma quantidade grande de conteúdos, o estudante consegue observar quais assuntos aparecem com frequência e em quais deles ainda encontra dificuldade.
Na reta final, talvez não seja hora de tentar aprender tudo
Outro ponto destacado por Marcelo é o cuidado com os últimos dias antes do exame.
“A reta final, na minha opinião, é muito mais para consolidar o que você já estudou do que para tentar abraçar todo o conteúdo de uma vez.”
Na preparação dele, os últimos dias continuaram envolvendo resolução de questões e revisão dos conteúdos considerados mais importantes.
O que ele evitaria seria justamente tentar incluir uma grande quantidade de assuntos novos nesse momento.
Essa percepção é especialmente útil em uma prova que reúne diferentes áreas do Direito. Quando o tempo disponível diminui, definir prioridades pode ser mais produtivo do que tentar revisar todas as matérias com a mesma profundidade.
Estratégia também significa saber onde concentrar o estudo
A quantidade de matérias também aparece no relato de Kayky Fernando Hiraoka Gonçalves.
Se pudesse escolher uma única dica para quem fará a primeira fase, ele escolheria uma palavra: estratégia.
“A OAB contempla muitas matérias e muitos tópicos em cada matéria, sem contar a interdisciplinaridade. Para fazer uma prova boa, é preciso ter foco no estudo em matérias que você tem facilidade e maior entendimento.”
Para Kayky, tentar dominar em poucos meses todos os tópicos de uma disciplina com a qual o estudante sempre teve dificuldade pode não ser a melhor utilização do tempo.
Isso não significa simplesmente abandonar matérias, mas conhecer os próprios pontos fortes e dificuldades para estabelecer uma estratégia de preparação compatível com o tempo disponível.
Ansiedade também fez parte da preparação
Nem todas as dificuldades da OAB estão relacionadas ao conteúdo.
Para Kayky, a ansiedade foi uma das partes mais difíceis do processo.
“A parte mais difícil da OAB com certeza foi a ansiedade, o medo de não passar e das consequências que uma mente ansiosa pensa se eu não passasse logo na prova.”
O estudante conta que começou a lidar melhor com essa preocupação quando percebeu que a aprovação não precisava ser tratada como uma competição ou como uma situação em que uma eventual reprovação determinaria o futuro profissional.
“Ter mais calma, tanto na hora dos estudos quanto na hora da prova, fez eu conseguir ter mais foco e determinação para encarar esse desafio.”
Na reta final, esse relato também chama atenção para algo que às vezes fica em segundo plano: descanso, organização e condições para chegar à prova com concentração fazem parte da preparação.
A preparação para a OAB também acontece ao longo da graduação
Para Kayky, a relação entre o conteúdo estudado na faculdade e o Exame da Ordem começou a ficar especialmente evidente por volta do terceiro ano da graduação.
Foi nesse período que ele começou a estudar disciplinas processuais e também iniciou seu primeiro estágio em escritório.
“No terceiro ano eu comecei a ter interesse em já me antecipar e ver as matérias que caem na prova e percebi que muitas matérias já tinham me sido passadas no primeiro e segundo ano também.”
A experiência mostra que a preparação para a OAB não precisa começar apenas nos meses que antecedem o exame.
Disciplinas cursadas desde os primeiros semestres, atividades práticas, estágio e contato progressivo com diferentes áreas do Direito formam uma base que pode ser retomada posteriormente durante os estudos específicos para a prova.
Revisões de véspera podem ajudar na organização dos conteúdos
Entre as recomendações de Marcelo para os últimos momentos de preparação está a participação em revisões gratuitas oferecidas por cursos preparatórios.
“Mesmo que você já tenha estudado bastante, essas revisões ajudam a relembrar pontos importantes, organizar o conteúdo na cabeça e chegar mais preparado para a prova.”
A recomendação, porém, combina com outro conselho dado pelo próprio estudante: usar a reta final principalmente para revisar e organizar aquilo que já foi estudado, sem transformar os últimos dias em uma tentativa de aprender todo o conteúdo novamente.
11 estudantes da FSA foram aprovados no Exame da Ordem
Além de Marcelo e Kayky, que compartilharam suas experiências para este artigo, outros estudantes da Fundação Santo André também conquistaram a aprovação no Exame da Ordem.
São eles:
- Beatriz de Fátima Augusto
- Caroline Ramos Corrêa Pinto
- Gustavo Rogério Carvalho Cruz
- Isabela Sardinha Guerreiro
- Juliana da Silva Lima
- Kayky Fernando Hiraoka Gonçalves
- Kayky Rocha Von Rondon
- Marcelo Narducci Cedro
- Natália Cristina Barros Ribeiro
- Nathalia Maciel dos Santos
- Renan Rodrigues Freitas Ferrari
O que levar dessas experiências para a reta final?
Os relatos de Marcelo e Kayky apontam para quatro ideias que podem ajudar na organização dos últimos dias:
➡️ Resolva questões. Provas anteriores ajudam a conhecer o estilo das perguntas e identificar conteúdos que precisam de revisão.
➡️ Priorize. Com muitas disciplinas envolvidas, definir onde concentrar o estudo pode ser mais eficiente do que tentar retomar todo o conteúdo.
➡️ Use a revisão para consolidar. Os últimos dias não precisam virar uma corrida para aprender assuntos completamente novos.
➡️ Cuide também da ansiedade. Organização, descanso e uma estratégia possível de cumprir podem ajudar a chegar à prova com mais concentração.
Não existe uma preparação idêntica para todos. As experiências dos estudantes mostram justamente que cada candidato precisa entender como aprende melhor e como utilizar o tempo disponível.
Para quem está se preparando para o Exame da Ordem de 6 de setembro, a reta final pode ser utilizada para revisar o caminho percorrido e chegar à prova com uma estratégia clara.
E, para quem ainda está conhecendo as possibilidades da carreira jurídica, a graduação em Direito da Fundação Santo André reúne formação teórica e experiências práticas que acompanham diferentes etapas da vida acadêmica e profissional. Conheça o curso de Direito e as demais opções de graduação da FSA.