FAQ - SUPORTE FSA

|| Perguntas frequentes - Graduação, Pós Graduação e Processo Seletivo

GRADUAÇÃO

 A matrícula de veterano, também conhecida como rematrícula, deverá ser realizada via portal do aluno durante o prazo fixado no Calendário Escolar. Para efetivação da matrícula o aluno deverá ter a situação acadêmica e financeira regularizada. Realizar o pagamento da mensalidade ao primeiro mês do período letivo e confirmar sua matrícula pelo Portal do Aluno aceitando o contrato de prestação de serviço.

 A compensação de ausência é o processo destinado ao aluno em afastamento médico igual ou superior a 15 dias, exceto em caso de doença infecto-contagiosa, e também para alunas gestantes ou por licença maternidade. No caso de aluna gestante, o afastamento será de três meses a partir do 8º mês de gestação, devidamente comprovado por atestado médico. Após o início da ausência, o aluno terá o prazo máximo de 48 horas para realizar o requerimento online, via portal do aluno, anexando o atestado médico original que especifique a data de início e término previsto do afastamento e identifique o problema de saúde pelo CID (Código Internacional de Doença), para análise e visto do da SGA e Coordenação. A este aluno será autorizado o processo de compensação de ausência, por meio através de trabalhos domiciliares, isso não o exime da realização das provas e atividades do período letivo.

 O trancamento de matrícula  somente é concedido ao discente a partir do 2º período letivo e deverá ser requerido via requerimento online, disponível no portal do aluno. O requerente deve se atentar ao prazo para solicitar trancamento, que fica disponível no calendário acadêmico de cada período letivo. Após o trancamento, o aluno deverá verificar se sua situação financeira está regular. Nesse caso, terá sua vaga garantida, podendo retornar ao Curso no próximo ano letivo, sem necessidade de novo vestibular. Esta situação não se aplica à alunos do 1º período letivo.

Caso a solicitação seja indeferida por qualquer um dos motivos acima, o requerente será informado no prazo máximo de 5 dias úteis, a contar da data do protocolo do requerimento.

 O aluno ingressante (calouro) poderá requerer o cancelamento de sua matrícula, cessando assim todos os direitos e obrigações com a Faculdade. Para isto, deverá preencher requerimento online, disponível no portal do aluno, com prazo máximo até o dia anterior ao início do período letivo, com direito a devolução de 80% (oitenta por cento) do valor pago. Requerimentos preenchidos após o início das aulas deverá pagar multa compensatória de 20% sobre o valor total resultante da soma das mensalidade vincendas do período letivo.

 O aluno que abandonar o curso, sem solicitar trancamento ou cancelamento de matrícula, sem oficializar este fato, continuará acumulando faltas e débitos até o final do ano letivo e se solicitar retornar, deverá realizar novo vestibular.

Caso o aluno conclua o período letivo e NÃO realize a rematrícula para o semestre letivo seguinte será registrado como abandono de curso e ao retornar deverá realizar novo vestibular.

 Quando não concluir o curso dentro do prazo máximo previsto para sua integralização, o aluno terá sua matrícula recusada, ficando na condição de jubilado. Para dar continuidade aos estudos, o aluno deverá se submeter a novo processo seletivo, com aproveitamento de estudos das disciplinas já cursadas, acompanhada de resultados satisfatórios de acordo com as exigências regimentais.

DURAÇÃO DO CURSO

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO

04 anos

07 anos

05 anos

09 anos

4 semestres

6 semestres

8 semestres

14 semestres

10 semestres

18 semestres

Caso o aluno ultrapasse o tempo de integralização do curso, deverá submeter-se ao novo concurso Vestibular, solicitar a convalidação de estudos e se adequar à nova grade, caso necessário.

A transferência de turno está condicionada à existência de vagas. A solicitação deverá ser realizada via requerimento online, disponível no portal do aluno.

 A transferência de candidatos procedentes de outros estabelecimentos de ensino superior congêneres, nacionais ou estrangeiros, deverá ser requerida no período estabelecido no Calendário Escolar, via processo seletivo, disponível no site da FSA. O candidato deverá apresentar a documentação exigida (histórico escolar com carga horária e programa das disciplinas cursadas). Caso seja aprovado, o aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, conforme análise de matriz.

O aluno regularmente matriculado que desejar transferir-se para outra Instituição de Ensino Superior, deverá aguardar a finalização do período letivo, solicitar histórico escolar, atestado de vínculo do período letivo e conteúdo programático e levar até a instituição que deseja a transferência.

 Os valores de documentos em 2022 constam na Resolução do Conselho Diretor nº 064/2021 para cada documento. Os prazos são específicos para cada documento, disponível no requerimento online.

Cartão Bom: O formulário deve ser preenchido no requerimento online, disponível no portal do aluno. A SGA irá cadastrá-lo no site da empresa e no prazo de 3 dias o aluno deverá acessar o site através de seu número de RG e concluir o cadastro, os demais procedimentos são de responsabilidade da EMTU, disponíveis no site da empresa.

Bilhete Único: O formulário deve ser preenchido no requerimento online, disponível no portal do aluno. A SGA irá cadastrá-lo no site da empresa e no prazo de 3 dias o aluno deverá acessar o site www.sptrans.com.br com o número de RG e data de nascimento para finalizar o cadastro.

AESA – ônibus municipal: procedimento disponível no site da empresa. Acesse o site www.aesanet.com.br .

O aluno deverá acessar o Portal da FSA através do link: www.portal.fsa.br .

 O certificado de conclusão somente é entregue na colação de grau. O aluno pode participar da colação oficial ou requerer uma colação simplificada, após a conclusão do período letivo e estando regular com sua situação acadêmica.

 Ter concluído todas as disciplinas da matriz curricular, estar regular junto ao ENADE, ter apresentado monografia/TCC e ter finalizado o Estágios.

Deverá verificar no horário de aulas que estão disponíveis no site da FSA.

 Pelo do site: http:/portal.inep.gov.br/enade

 O aluno pode ter 25% de faltas na carga horária da disciplina. Exemplo: Disciplinas de 40 horas = 10 horas de falta.

 Sim, mais informações na página de Bolsas.

PÓS GRADUAÇÃO

 Existem dois tipos de pós-graduação lato sensu: MBA e Especialização. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, em que são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade, etc., voltadas à gestão em determinada área ou segmento. Especialização tem um caráter mais técnico, voltado ao aprofundamento em determinados temas na área do curso.

Sim, conforme ato legal de credenciamento da instituição emitido pelo CREA.

 Sim, mais informações na página de Bolsas.

 Critérios de aprovação: frequência mínima de 75% do total de atividades programadas, aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) na média final e nota mínima 5,0 (cinco inteiros) por disciplina.

 Sim, é exigência para a conclusão do curso de Pós-Graduação a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso, ou uma monografia final, ou um artigo científico, para os cursos com exigência em seus PPCs (Projeto Pedagógico dos Cursos).

 Existem dois tipos de pós-graduação: o lato sensu e o stricto sensu. O stricto sensu compreende os cursos de mestrado e de doutorado e destina-se àqueles que pretendem aprofundar as práticas de pesquisador e que desejam aperfeiçoarem-se como docentes no ensino superior. Tais cursos demandam uma dedicação maior e duram, em média, de 24 a 48 meses. Exigem a elaboração de uma dissertação (mestrado) ou de uma tese (doutorado) e conferem diploma.

Os cursos de lato sensu possuem foco nas necessidades do mercado (seja ele público ou privado) e visam a aperfeiçoar, atualizar ou complementar conhecimentos adquiridos na graduação. Tais cursos demandam uma dedicação menor e tem uma duração média de 18 meses. Exigem a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (geralmente uma monografia) e conferem certificado.

 Todos aqueles que concluíram um curso superior (tecnólogo e/ou bacharel), conforme os requisitos exigidos em cada curso.

Não. Somente disciplinas de cursos de Pós-Graduação poderão ser analisadas para a possível dispensa.

PROCESSO SELETIVO

 Sim. Todos os processos seletivos para todos os cursos são semestrais.

 Acessando o site: www.fsa.br/vestibular .

 A nota do ENEM pode ser utilizada para fins de ingresso. Para realizar a inscrição no Vestibular, com a nota do ENEM de anos anteriores, o candidato deve comparecer ao Posto de Inscrição com o comprovante de notas, e pagar a taxa de inscrição de R$30,00 (trinta reais), ausentando-se desta forma, de realizar a prova.

 Os valores dos cursos estão disponíveis no site do vestibular através do link: www.fsa.br/vestibular .

 A FSA possui convênio com várias empresas e sindicatos, bem como, com a Prefeitura Municipal de Santo André, nestes casos, sendo o aluno dependente, filiado ou funcionário, poderá apresentar uma declaração que comprove o vínculo, e obter um desconto de 10%, no caso das empresas ou sindicatos e de até 50%, para funcionários da PMSA. Há também descontos para EX-ALUNOS formados na FSA (10%), ou de 5%, na hipótese do aluno apresentar para matrícula 01 (um) irmão, filho ou cônjuge.

 Mais informações na página de Bolsas.

Conteúdo da sanfona

Não. O aluno realiza, no ato da matrícula, pagamento de uma mensalidade referente ao mês de janeiro.

|| Perguntas frequentes - Bolsas e Arrecadação e Cobrança

BOLSAS

A FSA possui uma bolsa própria (Bolsa FSA), com descontos de até 40%, basta prestar nosso processo seletivo.

Temos também convênio com diversas empresas e sindicatos, com descontos de 10% sobre o valor da mensalidade, bem como, com a Prefeitura Municipal de Santo André, nestes casos, sendo o aluno ingressante, funcionário ou dependente, poderá apresentar uma declaração que comprove o vínculo, e obter um desconto de 30%.

Também há vouchers de descontos de até 40%, oferecidos nas plataformas parceiras, como o Quero Bolsa. 

Além disso, temos desconto para alunos vindos de transferência de outra Instituição, de 50% sobre o valor da mensalidade cursada.

O aluno deverá entrar em contato com o Setor de Arrecadação, para enviarmos proposta de parcelamento dos seus débitos, sendo possível o parcelamento no cartão de crédito, ou a realização de acordo via boleto bancário.

Alunos já matriculados nos cursos aptos para o ano de adesão. Para os alunos que concluíram o Ensino Médio, a partir de 2010, somente terão direito ao FIES aqueles que obrigatoriamente realizaram o ENEM e forem pré-selecionados pelo FIES. A inscrição deve ser realizada diretamente na plataforma do FIES, quando houver edital aberto (http://portalfies.mec.gov.br/).

Devido à Fundação ser uma Instituição privada, de caráter público, não se enquadra nas regras para a liberação destas duas modalidades de benefício disponibilizadas pelo governo.

São Instituições distintas, portanto, o atendimento do Setor de Arrecadação, Bolsas e FIES da Fundação Santo André é direcionado apenas aos alunos da referida Instituição, não tendo vínculo algum com a área da saúde da Fundação ABC.

É necessário a realização de acordo, ou quitação de débitos anteriores para liberação da rematrícula para o próximo período letivo.

O horário de funcionamento do Setor de Arrecadação, Cobrança e Bolsas é de segunda a sexta, das 8h às 20h30.

SETOR DE ARRECADAÇÃO

Acessando o portal do aluno, aba financeiro, ou solicitando diretamente por e-mail ou telefone, no Setor de Arrecadação.

Mesmo após o pagamento do boleto, ele permanece disponível no site da FSA, porém constando como pago/baixado. Os boletos podem levar até 48h para compensação do pagamento no sistema.

É necessário que, para verificação e posterior cadastro do crédito em sua próxima parcela, você entre em contato com o Setor de Arrecadação, e nos encaminhe uma cópia do comprovante de pagamento.

Para que possamos verificar a possibilidade de um parcelamento do seu débito, é necessário que você compareça ao Setor de Arrecadação, munido de seu CPF, RG, e um comprovante de residência, ou solicitar uma simulação de acordo via e-mail.

Caso tenha a intenção de pagar os boletos em atraso, você deve entrar em contato com o Setor de Arrecadação, para verificar o valor corrigido e enviarmos as maneiras de pagamento. Também pode comparecer presencialmente no Setor de Arrecadação para pagamento em nossas maquininhas.

Você pode entrar em contato com o setor Jurídico pelo telefone – 4979-3316 ou pelo endereço – juridico@fsa.br.

Não, para o caso de haver parcelas de mensalidades em aberto, estas deverão ser quitadas ou negociadas, caso o débito se refira a acordos, estes não poderão ser renegociados, e deverão ser quitados.

A FSA possui uma bolsa própria (Bolsa FSA), com descontos de até 40%, basta prestar nosso processo seletivo.

Temos também convênio com diversas empresas e sindicatos, com descontos de 10% sobre o valor da mensalidade, bem como, com a Prefeitura Municipal de Santo André, nestes casos, sendo o aluno funcionário ou dependente, poderá apresentar uma declaração que comprove o vínculo, e obter um desconto de 30%.

Também há vouchers de descontos de até 40%, oferecidos nas plataformas parceiras, como o Quero Bolsa. 

Além disso, temos desconto para alunos vindos de transferência de outra Instituição, de 50% sobre o valor da mensalidade cursada.

Não é possível, orientamos o aluno, que em caso de dúvida referente a débitos, que entre em contato com o Setor de Arrecadação para verificação.

O Setor de Arrecadação fornece apenas declarações relativas a valores, esta declaração deve ser solicitada na Secretaria Geral de Atendimento – secretaria.atendimento@fsa.br – 4979-3325

Sim, o Setor de Arrecadação recebe pagamentos presencialmente, via cartão de débito ou crédito (não aceitamos dinheiro).

|| Perguntas frequentes - Biblioteca

A Biblioteca Comunitária pode ser frequentada pela comunidade acadêmica (FAECO, FAFIL, FAENG, PÓS-GRADUAÇÃO E COLÉGIO) e a comunidade externa.

O Prédio da Biblioteca Comunitária está localizado no campus da FSA, próximo à Portaria Central, entre os prédios da FAECO e FAFIL, na entrada principal da instituição.

Na Biblioteca, iremos atender os usuários, oferecendo suporte quanto ao levantamento bibliográfico e à orientação para pesquisas. Também auxiliamos em relação às principais dúvidas a respeito da normalização de trabalhos acadêmicos. Quando não possuímos o material acerca do tema que o aluno precisa pesquisar, nós o auxiliamos na realização da Comutação bibliográfica (COMUT), e fazemos o Empréstimo entre Bibliotecas (EEB). Como parte de nossos serviços, também oferecemos visitas orientadas à Biblioteca e damos apoio à consulta de bases de dados externas.

Alunos e frequentadores da Biblioteca podem solicitar serviços de atendimento diretamente no balcão, ou entrar em contato pelo e-mail biblioteca@fsa.br .

Sim. É necessário que sempre seja apresentado pelo usuário algum tipo de documento quando houver a entrada na Biblioteca, e também para a solicitação de empréstimo de algum material. Para alunos do Centro Universitário, exige-se o cartão magnético, de uso exclusivamente acadêmico.

Não. Não é permitida a entrada na Biblioteca com bolsas, mochilas e similares. Nós oferecemos o serviço de guarda-volumes. É só solicitar uma chave no balcão de empréstimo e devolvê-la ao sair da Biblioteca.

Não. O empréstimo é feito somente para o titular do cartão de identificação.

No empréstimo e na devolução, o pessoal da Biblioteca sempre emite um comprovante, que será enviado para seu email. Neste comprovante, consta a relação de materiais emprestados, a data de empréstimo e de devolução prevista. Sugerimos sempre que os usuários guardem o comprovante até o próximo empréstimo, pois quando existe alguma dúvida, é por meio dele que conseguimos esclarecê-la.

O usuário deve anotar os dados do material que deseja pegar emprestado e dirigir-se ao balcão da Biblioteca, pois, lá, os funcionários farão a reserva solicitada. Mas, atenção: se o usuário estiver com a situação acadêmica irregular não é possível fazer a reserva.

Os materiais da Biblioteca existem para atender a toda a comunidade acadêmica, e também a comunidade externa. Os prazos e as quantidades estipuladas desses materiais auxiliam a administração da Biblioteca na reposição dos itens no rodízio de utilização entre usuários. Quando algum aluno se esquece de devolver um material, ou não o devolve por não querer ir à Biblioteca ou quando a pessoa perde o material e não o repõe, o maior prejudicado é o outro usuário, que ficará sem utilizar o material, ou terá de comprar algo que ele poderia facilmente consultar sem ter um prejuízo extra para repô-lo. Para minimizar os danos de situações como essas, é que a Biblioteca aplica a penalidade para o usuário que atrasa a devolução do material. Seguindo o exemplo de outras instituições, a Biblioteca não cobra multa em dinheiro, mas suspende o empréstimo por um período igual ao tempo de atraso, multiplicado pela quantidade de itens em atraso. A intenção, portanto, não é a de prejudicar o aluno que, por diversos motivos, não devolve o material, mas, sim, de forma educativa, disponibilizar os materiais a todos que deles precisam, com regras claras de utilização, e contar com a solidariedade dos colegas na forma consciente de utilizar um material que é de uso público.

Quando você retira os materiais da Biblioteca, você se torna responsável por eles. Em caso de roubo, ou furto de livros, ou de qualquer outro material retirado sob sua responsabilidade, lembramos que a Biblioteca conta com esta reposição. Converse conosco. Não deixe o problema aumentar, pois além do prazo de atraso se transformar em restrição de empréstimo, constará que você possui um débito conosco. Negociaremos com você dos livros de tal forma que a reposição  atenda ao acervo da Biblioteca em um prazo que não te atrapalhe nesse momento difícil. Estamos aqui para colaborar com você.

Segundo nosso Regulamento, o empréstimo do material só pode ser feito pelo titular do Cartão de Identificação. Logo, quem fica responsável pela retirada do material é quem faz o empréstimo. Caso o seu amigo atrase, ou mesmo não devolva o material, a pendência fica com você, e é por isso que alertamos sobre tal prática de empréstimo, pois a restrição de empréstimo, e mesmo a reposição do material, será exigida do responsável. Sugerimos que todos os usuários fiquem em dia com a Biblioteca, e caso você precise conversar sobre esses problemas, nos envie um e-mail e converse com o Bibliotecário.

Sim. Qualquer pessoa pode efetuar a devolução para você: ela deve entregar o material no balcão de atendimento. O responsável pelo empréstimo receberá um email com o comprovante de devolução do material.

Todos os funcionários da Biblioteca. Nossa rotina inclui diversos serviços técnicos, mas a prioridade é atender você. Sempre que necessário, chame um funcionário, e caso a dúvida persista, envie um e-mail para biblioteca@fsa.br, e diga em que podemos te ajudá-lo.

Sim. A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico, mas necessitamos de uma listagem com a relação dos itens antecipadamente, constando: autor, título e data. O doador deve concordar que o material pode, ou não, ser incorporado ao acervo, e caso não seja incorporado, ele se transforma em material de doação e permuta para outras instituições.

A ficha catalográfica dos Trabalhos Acadêmicos do Centro Universitário Fundação Santo André, seja de Graduação (TCC) ou Pós-graduação (Monografia), deverá ser feita pelo(s) próprio(s) autor(es) do trabalho.

A ficha é a descrição bibliográfica de um documento, e contém informações fundamentais, tais como: autor, título, local, data, assunto, número de folhas e pontos de acesso do material. Ela deve ser impressa na parte final do verso da folha de rosto do trabalho. Mais informações na página de Biblioteca.

Na página da biblioteca desse site. Lembre-se de que o conhecimento do Regulamento é a melhor forma para usar os nossos serviços.

A gestão da Biblioteca é participativa: entre em contato conosco e exponha suas ideias, sugestões e críticas. A sua dúvida pode ser a de muitas pessoas, e seu problema, resolvido, pode nos ajudar a resolver o de vários outros usuários. O nosso e-mail é biblioteca@fsa.br .

|| Outras Perguntas frequentes

ACESSO E-MAIL

Setor Responsável: Suporte

Encaminhar email para suporte@fsa.br, informando: Nome completo; RA; Curso; e CPF.

ACESSO MOODLE

Setor Responsável: Suporte

Verificar se está utilizando o link correto: www.moodle.fsa.br

Entrar na página inicial do Moode e logo abaixo do botão acessar há um link “Esqueceu o seu usuário ou senha”. Clicar nesse link e seguir as instruções.

ACESSO PORTAL DO ALUNO

Setor Responsável: Suporte

No próprio portal do aluno há o link: “Esqueceu sua senha?”. Clicar nesse link e seguir as instruções.

ERRO DISCIPLINA NO MOODLE

Setor Responsável: Suporte/SGA

Encaminhar email para suporte@fsa.br, informando: Nome completo; RA; Curso; e nome da disciplina que está faltando ou incorreta.

ACESSO PACOTE OFFICE

Setor Responsável: Suporte

Encaminhar email para suporte@fsa.br, informando: Nome completo; RA;

TRANCAMENTO/CANCELAMENTO MATRICULA

Setor Responsável: SGA

Utilizar o respectivo requerimento online disponível no portal do aluno, ou entrar em contado com a SGA (secretaria.atendimento@fsa.br).

PROBLEMAS COM ATIVIDADES E AVALIAÇÕES NO MOODLE

Setor Responsável: NEAD

Emcaninhar email para o NEAD (nead@fsa.br) informando: Nome completo; RA; Curso; nome da disciplina; e em qual atividade/ avaliação está ocorrendo o problema.

ERRO NOTAS PORTAL

Setor Responsável: Professor/Coordenação

Conversar inicialmente com o professor e caso o problema não seja resolvido encaminhar e-mail para o coordenador de curso.

INFORMAÇÃO SOBRE PENDENCIAS ALUNOS

Setor Responsável: Arrecadação.

Os boletos podem ser acessados por meio do Portal do Aluno.

Encaminhar email para o setor de arrecadação (arrecadacao@fsa.br) informando: Nome completo; RA; Curso; e uma descrição do problema.

ALTERAÇÃO DE E-MAIL DO PORTAL

Setor Responsável: Suporte

Encaminhar e-mail para suporte@fsa.br, informando: Nome completo; RA; Curso; e CPF.

COMPROVANTE DE MATRICULA

Setor Responsável: SGA

É possível gerar um compromente de matrícula por meio do portal do aluno.

ERRO MEET

Setor Responsável: Suporte

Para o aluno acessar as aulas via Google Meet deve utilizar o seu email institucional (@nome_do_curso.fsa.br)

Encaminhar email para suporte@fsa.br, informando: Nome completo; RA; Curso; e o link da aula Google Meet que está apresentado problemas.

REFAZER PROVA MOODLE

Setor Responsável: Professor

Conversar com o professor da disciplina.

ACESSO A BIBLIOTECA DIGITAL

Setor Responsável: Suporte

Antes de acessar qualquer livro da biblioteca Virtual é necessário clicar no link “Biblioteca Digital (Segure CTRL)”, que está no topo da página do Moodle, uma vez a cada login.

ERRO REMATRÍCULA

Setor Responsável: SGA

Encaminhar email para secretaria.atendimento@fsa.br, informando: Nome completo; RA; Curso.

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