Um dos meses mais importantes para o incentivo ao bem-estar psicológico e prevenção ao suicídio está acontecendo: Setembro Amarelo. E se você quer saber mais sobre o assunto, apresentamos hoje alguns longas que abordam temas importantes, como filmes sobre saúde mental.
Continue a leitura para saber quais são eles.
Afinal, o que significa Setembro Amarelo?
Apesar de ser um termo por vezes mal interpretado, principalmente por conta das redes sociais, Setembro Amarelo significa um mês de combate ao suicídio. O mês foi escolhido para embasar essa campanha uma vez que, desde de 2003, a data do dia 10 de Setembro foi escolhida para conscientizar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Além disso, com o passar do tempo, o Setembro Amarelo também passou a ser um mês utilizado para reforçar os cuidados com a saúde mental e com si próprio, de maneira a prevenir distúrbios e também os perigos que estes podem representar para a saúde, seja ela física ou mental, do indivíduo.
Assim, para se aprofundar mais no tema, confira abaixo alguns filmes que falam sobre a saúde mental e também sobre as nuances e fases que ela pode enfrentar para aqueles que sofrem com algum transtorno, como por exemplo, depressão.
Filmes que tratam sobre Saúde Mental
Antes de mais nada, reforçamos que para aqueles que preferem se informar e aprender através de outros meios, como por exemplo livros e cursos, sem problemas! Ou seja: O importante é buscar sempre se desenvolver, buscando a melhor versão de si mesmo diariamente.
Agora sim, conheça abaixo quatro filmes sobre saúde mental:
Os filmes acima abordam diferentes pontos de vista sobre saúde mental, desde medos generalizados que podem ocasionar ansiedade, até a depressão. Saiba mais sobre cada um deles abaixo.
Boa Sorte (2014)
Tudo começa quando João, um jovem lidando com a sensação de abandono, decide tomar Frontal (um remédio controlado) com Fanta e se vicia na mistura, o que desperta a atenção da família que o leva ao médico. Mas a história caminha mesmo quando após a consulta, é internado numa clínica de reabilitação e lá conhece Judite, uma portadora de HIV.
De maneira leve, o filme aborda vários temas como ansiedade, insegurança e negligências que ocorrem no dia a dia com a saúde de muitos.
O Mínimo Para Viver (2017)
“O quanto eu preciso de comida para viver?” Esse é o pensamento constante da protagonista da história, que sutilmente, desenvolveu um quadro grave de anorexia.
Com grandes atores no elenco, como por exemplo Lily Collins e Keanu Reeves, a história desse filme sobre saúde mental mostra como alguns transtornos mentais, como o alimentar (conhecido como anorexia ou bulimia) pode levar aqueles que os carregam à morte, sendo praticamente um suicídio homeopático.
Por Lugares Incríveis (2020)
O que acontece com quem sobrevive a uma tragédia? É essa pergunta que abre a trama de Por Lugares Incríveis, onde a protagonista pensa constantemente em terminar com sua vida após perder a irmã em um acidente. Mas a narrativa muda de rumo quando ela conhece Theodore, com quem apesar da relutância, pouco depois desenvolve um laço muito forte.
Com o passar do tempo, os dois desenvolvem uma conexão forte quando ele também lhe mostra uma outra maneira de ver a vida. Um filme sensível mas também surpreendente.
100 Medos (2022)
Para aqueles que buscam um filme mais leve e divertido, o filme italiano “100 medos” é uma joia escondida para quem deseja entender mais sobre ansiedade e as dificuldades que ela implica na vida daqueles que a possuem.
Desse modo, de uma forma engraçada, o filme mostra situações cotidianas que são impactadas por um transtorno sério e que atinge cada vez mais pessoas. Vale a pena conferir!
Setembro Amarelo: um lembrete para buscar ajuda
Em resumo, agora que você já conferiu algumas indicações, lembre-se: precisando, peça ajuda! Aqui no Centro Universitário Fundação Santo André oferecemos suporte para nossos alunos e também para a população local. Procure pelo Centro de Orientação Educacional, Profissional e Psicológico – COEPP e conheça seus serviços. Além disso, você sempre pode ligar para o CVV (Centro de valorização da vida) discando 188 para ser atendido por um voluntário.
Por fim e você, conhece algum outro filme que fala sobre saúde mental? Deixe o nome dele nos comentários!
Foi como se lesse minha mente, era exatamente o que eu precisava.