PROJETO DE ACOLHIMENTO, ESCUTA E ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O Projeto é dirigido a mulheres vítimas de violência doméstica que buscam os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher de Santo André (DDM). Baseia-se em atendimentos psicológicos de acolhimento, escuta qualificada, esclarecimento e suporte como forma de enfrentamento das várias formas de violência sofrida (física, psicológica, sexual, patrimonial, moral). Contribui para a escuta do sofrimento, a atenção subjetiva e objetiva frente as atitudes violentas sofridas e permite o encaminhamento para o atendimento psicológico clínico, realizado junto a Clínica-Escola do CUFSA e outras demandas junto a rede de serviços de apoio a mulheres vítimas de violência.
Visa promover o acolhimento, escuta, esclarecimento e suporte, junto a rede de serviços de apoio a mulheres vítimas de violência, visando a atenção, o fortalecimento/empoderamento e o rompimento do ciclo de violência.
As abordagens, desenvolvidas por alunos quintanistas do Curso de Psicologia, vinculam-se as disciplinas de Supervisão de Estágio em Psicologia Institucional e Supervisão de Estágio de Casos Clínicos de Adultos. Possui duas frentes de intervenção:
- Atenção básica junto à Delegacia de Defesa da Mulher.
- Atenção secundária junto a Clínica-Escola do CUFSA.
Os alunos desenvolvem as atividades supervisionadas, junto a DDM, desde o ano de 2020.