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Gestão Escolar: o que é e tudo sobre o curso de pós-graduação

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O atendimento ao direito à educação previsto na Constituição brasileira impõe a necessidade de profissionais qualificados e atuantes em favor desse direito inalienável. Sendo assim, urge a necessidade de profissionais cada vez mais especializados no processo pedagógico. Uma das melhores formas de obter essa especialização é por meio de um curso de pós-graduação em Gestão Escolar.

Você sabe o que é gestão escolar? Sabe quais assuntos são abordados nesse curso de pós-graduação? Confira tudo sobre gestão escolar a seguir!

O que é gestão escolar?

A gestão escolar é a gerência do espaço nas dimensões pedagógica e administrativa. Como o nome já indica, esse tipo de gestão ocorre no âmbito da escola. Os profissionais especializados na área devem ser comprometidos com o ensino e aprendizagem qualificados de todos os estudantes, respeitando o marco legal, os direitos humanos, as diretrizes do sistema de ensino, a gestão participativa e a cultura local.

Significado de Gestão Escolar, Fundação Santo André
A gestão escolar visa garantir ensino e aprendizagem de qualidade aos estudantes

Os chamados gestores escolares assumem um papel relevante para a qualidade educacional dos estudantes, uma vez que são articuladores do Projeto Pedagógico da instituição de ensino. No caso, saiba que esse projeto deve ser desenvolvido numa perspectiva de objetivos comuns entre a equipe escolar e a comunidade de forma democrática, participativa e dialógica, sempre de acordo com a legislação vigente.

Juntamente com docentes e equipes de apoio, a equipe gestora da escola deve compreender os contextos sociais e a realidade do território de cada unidade escolar, articulando junto aos recursos humanos, físicos, materiais e financeiros. Essa prática é essencial para promover o acesso ao conhecimento na formação de sujeitos críticos, criativos e transformadores da realidade.

Qual a importância da gestão escolar?

Pode-se dizer que a importância da gestão escolar é garantir a efetivação do direito à educação. Como dito anteriormente, os gestores escolares devem se comprometer em garantir ensino e aprendizagem qualificados aos estudantes. Eles também são responsáveis por coordenar a organização escolar nas dimensões político-institucional, pedagógica, pessoal e relacional, e administrativo-financeira.

Gestão escolar é importante para garantir a eficiência e eficácia do processo educativo
A gestão escolar visa garantir o direito à educação

A importância da gestão escolar não se resume à melhoria do espaço e das condições de aprendizagem. O gestor escolar é um profissional fundamental para a eficiência e eficácia do processo educativo. Ele é responsável por desenvolver um ambiente colaborativo e de corresponsabilidade, construindo coletivamente o projeto pedagógico da escola e exercendo liderança transformacional, focada em objetivos bem definidos.

Quais são os objetivos da gestão escolar?

A gestão escolar atua desde o planejamento até o desenvolvimento dos projetos pedagógicos, trabalhando para que eles aconteçam de maneira eficaz e eficiente. As demandas direcionadas para a equipe gestora aumentam conforme a necessidade de construir uma instituição de ensino que seja de todos para todos.

Os objetivos da gestão escolar envolvem uma série de questões fundamentais para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes. Os gestores escolares devem estar preparados para implementar projetos pedagógicos, bem como captar recursos e prestar contas, articulando redes de apoio para o atendimento das necessidades e especificidades de suas demandas.

Objetivos da Gestão Escolar
Os gestores escolares atuam para garantir o planejamento e desenvolvimento dos projetos pedagógicos

Pode-se dizer que o principal objetivo da gestão escolar é proporcionar subsídios teóricos e práticos para a formação de profissionais da educação. Ela permite que os profissionais desenvolvam competências que os possibilitem atuar na gestão de escolas, bem como na perspectiva de gestão democrática, do acesso e permanência, da qualidade, da inclusão e equidade.

Para o que serve a Especialização em Gestão Escolar?

Preparar o profissional para a gestão implica num trabalho que capte as diversas demandas e possibilite o trabalho coletivo, na direção de um diálogo permanente com os contextos internos e externos da escola. Pensando nisso, o curso de pós-graduação em gestão escolar surge como fundamental na capacitação dos profissionais da educação.

A proposta do curso de gestão escolar do Centro Universitário Fundação Santo André busca estabelecer um diálogo entre as redes de ensino e a academia. Tudo isso numa perspectiva de trocas de conhecimentos, aprimoramento, leituras críticas, pesquisas, aplicabilidade de projetos, aprofundamentos de estudos nas questões educacionais e no ensino-aprendizagem.

Disciplinas da pós-graduação em gestão escolar

Com uma Especialização em Gestão Escolar, o profissional se torna mais apto a exercer o seu papel em um sistema complexo, que é a instituição de ensino. Sabendo disso, a Fundação Santo André preparou um curso de pós-graduação em gestão escolar capaz de capacitar professores e profissionais da área da educação para atuarem diretamente com a gestão de instituições de ensino.

Confira quais são as disciplinas da pós-graduação em gestão escolar da Fundação Santo André:

Educação e legislação brasileira

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Marli Vizim (Lattes);

Estudo e compreensão sobre a educação, a função social da escola como direito de todos, perpassando pelas principais  legislações educacionais vigentes no país e das políticas públicas.

Gestão democrática da escola e os sistemas de ensino

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella (Lattes);

Estudo sobre os conhecimentos que englobam a evolução dos conceitos de gestão e os seus significados, com ênfase na gestão educacional e escolar da Educação Básica.

O tecer de relações na vida escolar enquanto ação do gestor escolar

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Emillyn Rosa (Lattes);

Compreensão sobre o significado de Educação, Escola e políticas públicas segundo a legislação brasileira e os seus desdobramentos nos territórios com ênfase no papel do gestor escolar.

Multiplicidade do saber do gestor escolar

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Antonio Fernando Gomes Alves (Lattes);

Estudo sobre os múltiplos saberes do gestor escolar necessários para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade na escola do século XXI, comprometido com a qualidade educacional, a gestão democrática e a inclusão e equidade.

O papel do gestor diretor, do coordenador e do supervisor na formação dos profissionais da educação

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Andreia Menarbini (Lattes);

Compreensão sobre o papel formador do gestor escolar numa perspectiva que capte os processos identitários dos professores, compreendendo como o adulto professor aprende e como se constituiu a sua profissionalidade, em meio às diversas demandas da escola e na busca do trabalho coletivo alicerçado no diálogo permanente com o interno e externo da escola, construído na interação produtiva entre o gestor e os docentes.

O gestor escolar como agente articulador do plano político pedagógico

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella (Lattes);

Estudo sobre o papel articulador e transformador do gestor escolar na elaboração, acompanhamento e avaliação  do Plano Político Pedagógico na educação formal

Avaliação educacional e a sua aplicabilidade para o aprimoramento das competências dos alunos e profissionais da educação

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Andreia Menarbini (Lattes);

Compreensão sobre a avaliação educacional como instrumento potente para a tomada de decisões na gestão escolar, como forma de aprimoramento da qualidade educacional.

Diversidade e inclusão em atendimento das necessidades dos estudantes

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Marli Vizim (Lattes);

Entendimento sobre o papel do gestor escolar frente à diversidade, inclusão e equidade comprometido com a formação para a diversidade, considerando as diferentes etapas de ensino e a sala de aula como lócus do trabalho pedagógico na atualidade.

Financiamento da educação e a gestão escolar: recursos financeiros na escola

  • Carga horária: 40h;
  • Professor(a): Dra. Adriana Zanini da Silva (Lattes);

A ação do gestor escolar frente ao sistema educacional e a sua complexidade, seja para implementação dos projetos, na captação de recursos e posterior prestação de contas, articulando as  redes de apoio para o atendimento das necessidades e especificidades de suas demandas.

Quem pode fazer Especialização em Gestão Escolar?

O curso de Especialização em Gestão Escolar do Centro Universitário Fundação Santo André é destinado a todos os portadores de diploma de Curso Superior, Licenciatura, Pedagogia e áreas afins, que atuem ou desejam atuar gerindo instituições de ensino.

Deseja se especializar na gestão de escolas? Faça uma Pós-Graduação em gestão escolar EAD na Fundação Santo André!

Se você deseja atuar diretamente com a gestão de escolas e instituições de ensino, saiba que a Fundação Santo André está aqui para realizar esse seu desejo. O curso de pós-graduação em gestão escolar é a melhor opção para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em busca de transformarem a realidade das escolas brasileiras.

E aí, está esperando o que para se matricular no curso de gestão escolar do Centro Universitário Fundação Santo André? Acesse o site da Fundação Santo André e confira mais informações sobre esse e outros cursos de pós-graduação.

Professora Andreia Menarbini, Pós-Graduação, Fundação Santo André

Profª Andreia Menarbini contribuiu para a produção desse conteúdo sobre Gestão Escolar.

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