Com certeza, você já ouviu falar em psicologia e pedagogia. Essas duas ciências são importantíssimas para o desenvolvimento do ser humano. Enquanto a pedagogia trata da educação dos jovens, a psicologia trata dos estados e processos mentais do ser humano, como um todo. Poucas pessoas conhecem, mas existe uma ciência aplicada que combina ambas: a psicopedagogia.
Você já ouviu falar em psicopedagogia? Confira tudo sobre essa ciência a seguir.
Índice
- O que é psicopedagogia?
- O que faz um psicopedagogo?
- Como é a atuação do psicopedagogo?
- Qual a diferença entre psicopedagogo, psicólogo e pedagogo?
- Disciplinas da Pós-Graduação em Psicopedagogia
- Deseja ser um psicopedagogo? Faça uma Pós-Graduação em Psicopedagogia na Fundação Santo André!
O que é psicopedagogia?
Como o nome já indica, a psicopedagogia é uma ciência aplicada que alia a psicologia à pedagogia. A psicopedagogia é um campo complexo e de múltiplas variáveis, derivando a necessidade de formar profissionais com um referencial teórico multidisciplinar que sustente a elaboração dos critérios e estratégias para tratar da problemática da aprendizagem.
O objeto de estudo e trabalho da psicopedagogia é a aprendizagem. A especialização de profissionais nessa área contribui significativamente para o desenvolvimento do ponto de vista da educação. Além disso, vale destacar que existe uma demanda de profissionais da área, frente ao público proposto.
O que faz um psicopedagogo?
Quem não conhece um psicólogo ou um pedagogo? Assim como suas respectivas áreas de atuação, esses profissionais possuem funções e competências diferentes. Isso traz à tona um grande questionamento: o que faz um psicopedagogo? Da mesma forma que psicopedagogia junta psicologia e pedagogia, tenha em mente que um psicopedagogo atua lidando com ambas as frentes.
O psicopedagogo busca entender os fundamentos e desenvolvimento da aprendizagem, bem como sua relação com o meio social, familiar e escolar do aluno. O objetivo do profissional é identificar possíveis problemas nesse processo, dedicando-se à orientação sobre a prevenção desses e atuando no processo educacional para o acompanhamento, diagnóstico e até mesmo correção das patologias do aprendizado.
Quem pode ser psicopedagogo?
Afinal, quem pode ser um psicopedagogo? Como você deve ter imaginado, os titulares de diploma em Pedagogia e Psicologia podem ser psicopedagogos. Porém, saiba que eles não são os únicos profissionais aptos a atuar nessa área. Além deles, os titulares de diploma de Licenciatura e pós-graduados em Psicopedagogia também podem atuar na área.
Com isso, entende-se que a psicopedagogia é destinada a profissionais com diplomas de ensino superior em diferentes áreas. Confira alguns profissionais que podem atuar com psicopedagogia:
- Pedagogos;
- Psicólogos;
- Fonoaudiólogos;
- Terapeutas Ocupacionais;
- Assistentes Sociais;
- Licenciados em Letras, Biologia, Matemática, Física, Química, Ciências Sociais, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, entre outros;
Como é a atuação do psicopedagogo?
Após concluir o curso de pós-graduação em Psicopedagogia, o profissional pode escolher atuar em diferentes locais dedicados às questões relacionadas ao processo de aprendizagem. O profissional pode trabalhar tanto com psicopedagogia clínica quanto com psicopedagogia institucional.
Afinal, qual é a diferença entre psicopedagogia clínica e psicopedagogia institucional? Como os nomes já indicam, os campos de atuação dos psicopedagogos são diferentes em cada cenário. No caso, o psicopedagogo clínico atua no campo terapêutico em clínicas especializadas, enquanto o psicopedagogo institucional trabalha no campo preventivo em instituições.
O psicopedagogo também pode atuar como consultor e assessor psicopedagógico. Aqueles que foram licenciados e/ou pós-graduados podem ministrar aulas na qualidade de especialista em cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, podem também assumir as funções de tutor, pesquisador e gestor de estabelecimentos públicos e particulares destinados à prática da psicopedagogia.
Qual a diferença entre campo preventivo e campo terapêutico?
A atuação no campo preventivo da psicopedagogia ocorre em diferentes instituições, como escolas, hospitais e empresas. O objetivo do psicopedagogo que atua nesse campo é identificar os obstáculos e elementos facilitadores do processo de aprendizagem e ensino, prevenindo a instalação da dificuldade de aprendizagem.
Diferentemente do que acontece no campo preventivo, a atuação no campo terapêutico da psicopedagogia acontece em clínicas ou consultórios. O psicopedagogo é responsável por realizar os diagnósticos e o tratamento dos problemas de aprendizagem que não foram prevenidos.
Qual a diferença entre psicopedagogo, psicólogo e pedagogo?
Como dito anteriormente, psicopedagogia, psicologia e pedagogia são ciências diferentes, mas que podem atuar em conjunto. Nem todo mundo sabe ao certo quais são as diferenças entre essas áreas, muito menos a diferença entre as capacitações e responsabilidades dos profissionais que atuam diretamente com essas ciências.
Você sabe qual é a diferença entre psicopedagogo, psicólogo e pedagogo? Confira a seguir:
Psicopedagogo
Psicopedagogo é o profissional especialista em aprendizagem humana. Ele atua por meio de instrumentos da psicopedagogia, que servem ao seu objetivo de estudo, cuja escolha decorre da formação profissional e competência técnica próprias do psicopedagogo, visando atender às características e necessidades apresentadas por cada indivíduo.
Psicólogo
Psicólogo é o profissional dedicado ao estudo e tratamento de processos mentais e comportamentais do ser humano, bem como de suas interações com os ambientes físico e social. O psicólogo pode atuar em diversas áreas, como educacional, clínica, social, trabalho, entre outras.
Existem muitas oportunidades de trabalho para psicólogos. Esse é um dos motivos que fazem inúmeras pessoas procurarem por um curso de Psicologia. O profissional graduado pode atuar em diferentes áreas e instituições, como:
- Saúde e Processos Clínicos;
- Processos de Prevenção e Promoção de Saúde;
- Processos de Gestão;
- Clínicas, Hospitais e Ambulatórios;
- Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS);
- Escolas e Creches;
- Recursos Humanos;
- Varas de Infância e Família;
- Delegacias e Fundação de Atendimento Socioeducativo;
- Organizações não Governamentais (ONGs);
Além disso, saiba que um psicólogo também pode dar continuidade aos estudos na licenciatura, para assim se tornar docente na área da Psicologia.
Pedagogo
Pedagogo é o profissional portador de licenciatura que trata da educação dos jovens, estudando problemas relacionados com o seu desenvolvimento em geral. Ele pode atuar como docente, trabalhar em projetos educativos e na gestão de instituições públicas e privadas, tanto da educação formal quanto da não formal. Além disso, pode atuar na coordenação de sistemas escolares.
Disciplinas da Pós-Graduação em Psicopedagogia
Com uma Especialização em Psicopedagogia, o profissional se torna mais valioso para o mercado de trabalho, que necessita de professores e gestores bem formados, qualificados e que conheçam as metodologias específicas para o atendimento das crianças na educação infantil, bem como na primeira fase do ensino fundamental.
Bases da psicopedagogia clínica e institucional
- Carga horária: 40h;
- Professor(a): Dra. Marli Vizim (Lattes);
Disciplina dedicada à compreensão do histórico, dos campos de atuação, da identidade e ética psicopedagógica. Fracasso escolar, o fracasso da aprendizagem e obstáculos na aprendizagem. Matrizes de aprendizagem.
Aspectos neuropsicológicos da aprendizagem
- Carga horária: 40h;
- Professor(a): Ma. Inda Lages Nascimento (Lattes);
Estudo sobre os aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
Desenvolvimento afetivo, família e aprendizagem
- Carga horária: 40h;
- Professor(a): Ma. Ana Paula Ribeiro Hirakawa (Lattes);
Disciplina destinada para a compreensão do desenvolvimento humano nos vértices afetivo-emocional e das modalidades de aprendizagem que possibilitem uma organização adequada do psiquismo frente às exigências sociais e escolares. Referenciais teóricos psicossocial e psicanalítico na tentativa de compreensão dos estados emocionais e vinculares relacionando-os aos fenômenos psicopatológicos que causam sintomas e inibições no desenvolvimento cognitivo. Concepções. Contextos familiares e cultura social no século XXI. A organização e a estrutura relacional. A comunicação familiar. Estilos familiares. Diversidades familiares. O sofrimento relacional na família. A criança e o adolescente sintomático. Principais disfunções familiares.
Metodologia da pesquisa
- Carga horária: 40h;
- Professor(a): Dra. Emillyn Rosa (Lattes);
Entender os aspectos éticos da pesquisa e apresentar estratégias de pesquisas adequadas para a elaboração e execução de projeto de pesquisa e de intervenção.
Conhecimento lógico matemático: desenvolvimento e intervenção
- Carga horária: 40h;
Atividades destinadas à compreensão da natureza e importância da competência matemática, bem como a forma de abordar a solução de problemas matemáticos e formas de intervenção.
Linguagens, tecnologia e intervenção psicopedagógica
- Carga horária: 40h;
- Professor(a): Me. Ana Paula Ribeiro Hirakawa (Lattes);
Disciplina destinada para entender as dificuldades da linguagem tanto na expressão como na compreensão em suas várias formas e propor métodos alternativos de desenvolvimento como a arte e a expressão corporal e novas tecnologias.
Intervenção psicopedagógica na leitura e na escrita
- Carga horária: 40h;
- Professor(a): Me. Rafael Ferreira de Melo Brito da Silva (Lattes);
Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos distúrbios afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades.
Avaliação psicopedagógica clínica e institucional
- Carga horária: 40h;
Entender a avaliação psicopedagógica em dimensões psicológicas, pedagógicas e sociais e compreender os possíveis elementos da avaliação bem como sua função tanto na clínica como nas instituições.
Intervenção psicopedagógica: estudo de caso
- Carga horária: 40h;
- Professor(a): Me. Ezequiel Marcos de Carvalho (Lattes);
Estudo sobre a avaliação e intervenção psicopedagógica clínica e institucional, bem como propor o modelo de intervenção psicoeducativa e elaboração de estratégias de intervenção.
Deseja ser um psicopedagogo? Faça uma Pós-Graduação em Psicopedagogia na Fundação Santo André!
Se você deseja se especializar em psicopedagogia, seja para atuar no campo terapêutico ou no campo preventivo, saiba que a Fundação Santo André está aqui para te ajudar a alcançar seus objetivos. O curso de pós-graduação em psicopedagogia é a melhor porta de entrada para profissionais que desejam trabalhar com a aprendizagem humana.
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Boa noite, já sou formada em psicopedagogia e em pedagogia e gostaria muito de trabalhar em minha área mais não consegui ainda uma instituição para deselve meu trabalho, ando muito triste pois tenho os meus diploma mais não consegui um trabalho, hoje trabalho em uma área que não é a minha, que estudei tanto pra nada. Obrigada desculpa o desabafo 😞