Instituições de ensino do Grande ABC debatem ações conjuntas para enfrentamento da pandemia do Covid-19
  • Post category:Notícias
422 Views +

Coordenação de esforços pautou videoconferência entre Universidades da região e contou com a participação do Consórcio ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico

A convite da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituições de ensino superior do Grande ABC se reuniram nesta quinta-feira (9/4), por meio de videoconferência para definir ações conjuntas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e auxiliar diretamente os serviços de Saúde nas sete cidades. O encontro foi realizado por meio do Grupo Técnico Universidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e contou com participação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O objetivo da reunião foi coordenar os esforços da academia, de forma a aproveitar as ações de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidas pelas instituições de ensino da região, por meio da troca de experiências das iniciativas em andamento e das que poderão ser iniciadas.

Durante o encontro, foram apontadas como três principais ações a reunião do conjunto de ações de desenvolvimento e disponibilização de tecnologias para o enfrentamento inicial, como produção de Equipamentos de Proteção Industrial (EPIs), álcool em gel, respiradores e outros; o desdobramento das ações para além da área da saúde, a fim de minimizar o impacto social, como psicológico, consultoria econômica para micro, pequenos e médios empresários, apoio às comunidades vulneráveis; e a reflexão e discussão sobre economia produtiva no pós-pandemia, para entendimento do resultado de decisões sócio-econômicas tomadas ao longo da história e enfrentamento junto aos setores produtivos.

A reunião contou com dirigentes da UFABC, Dácio Matheus e Wagner Carvalho, da Universidade Metodista, Marcio Oliverio, da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS), Marcos Bassi, do Centro Universitário do Instituto Mauá, José Carlos de Souza Júnior, do Centro Universitário FEI, Gustavo Donato, do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), José Turíbio de Oliveira, da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Fernando Fonseca, além de diretores das instituições de ensino.

Representaram o Consórcio ABC o secretário-executivo, Edgard Brandão, e o diretor de Programas e Projetos, Giovanni Rocco. O vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e secretário-geral do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, também participou da videoconferência, além da diretora do Grupo de Vigilância Sanitária da Região (GVS VII), Sônia Muraro, e da coordenadora do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde, Isabel Andrade Morais.

Ao final da reunião, o grupo firmou o compromisso de manter ativa essa articulação entre atores acadêmicos e políticos da região no sentido de dar encaminhamento a todas as possibilidades de ações conjuntas entre as instituições e fortalecer a frente de combate ao Coronavírus do Grande ABC.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, destacou a importância das ações coordenadas para superar os impactos do Covid-19 nas sete cidades. “Diante da situação de pandemia que vivenciamos, estamos reunindo todos os esforços para ampliar as ações em benefício da nossa região. A questão da saúde é fundamental, e a economia vem em paralelo, por isso a troca de experiências de instituições de ensino tão qualificada trará grandes ganhos para o Grande ABC”, afirmou Brandão.