Se você pensa em ingressar no ensino superior, com certeza já deve ter se deparado com diferentes termos, como faculdade, universidade, centro universitário, entre outros. Antes de escolher uma instituição de ensino superior para estudar, é importante saber diferenciá-las, ou seja, entender o que é um centro universitário, faculdade ou universidade.
Você sabe o que é um Centro Universitário? Sabe quais são as vantagens de estudar em um? Confira a seguir!
O que é um centro universitário?
Um centro universitário é uma instituição de ensino superior pluricurricular, ou seja, que oferece uma ampla variedade de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento. Para que sejam credenciadas como centros universitários, as instituições de ensino devem cumprir as exigências do MEC.
Segundo o Governo Federal, a Instituição de Ensino Superior deve cumprir alguns requisitos para que possa solicitar o credenciamento como centro universitário:
- Estar credenciada em funcionamento regular há, no mínimo, seis anos;
- Possuir, no mínimo, oito cursos de graduação reconhecidos.
Os centros universitários possuem autonomia para organizar, criar e até mesmo extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior. De acordo com definição do Ministério da Educação (MEC), os centros universitários se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.
Quais são os requisitos para credenciamento como centro universitário?
De acordo com o art. 16 do Decreto nº 9.235 do MEC, as instituições de ensino superior privadas podem solicitar o recredenciamento como centro universitário. Para isso, elas devem atender aos seguintes requisitos:
- Ter ⅕ do corpo docente contratado em regime de tempo integral;
- Ter ⅓ do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
- Ter, no mínimo, oito cursos de graduação reconhecidos e com conceito satisfatório em avaliação realizada pelo Inep*;
- Ter programas de extensão institucionalizados nas áreas de conhecimento abrangidas pelos cursos de graduação;
- Ter programa de iniciação científica com projeto orientado por docentes mestres ou doutores, podendo incluir programas de iniciação tecnológica ou pessoal e de iniciação à docência;
- Ter obtido CI (Conceito Institucional) maior ou igual a quatro na avaliação realizada pelo Inep;
- Não ter sido penalizada em decorrência de processos administrativos de supervisão nos últimos dois anos.
*Inep é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Qual a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário?
Faculdade, Universidade e Centro Universitário são tipos diferentes de instituições de ensino superior. De acordo com o Decreto nº 9.235 do MEC, toda instituição de ensino superior (IES) é cadastrada originalmente como faculdade. Logo, faculdade é qualquer instituição de ensino superior que não se classifica como universidade ou centro universitário.
Enquanto isso, o centro universitário é uma instituição de ensino superior que oferece ao menos oito cursos de graduação reconhecidos. Como dito anteriormente, existem outros requisitos que as instituições de ensino devem cumprir para que possam ser credenciadas como centro universitários.
Por fim, a universidade é a instituição de ensino superior caracterizada pela indissociabilidade das atividades de ensino, extensão e pesquisa. De acordo com definição do MEC, as universidades são instituições de ensino pluridisciplinares de formação dos quartos profissionais de nível superior, de extensão, de pesquisa, de domínio e cultivo do saber humano.
De acordo com o Decreto nº 9.235, as instituições de ensino superior privadas podem solicitar o recredenciamento como universidade, desde que cumpram os seguintes requisitos:
- Ter ⅓ do corpo docente contratado em regime de tempo integral;
- Ter ⅓ do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
- Ter, no mínimo, 70% dos cursos de graduação reconhecidos e com conceitos satisfatórios em avaliação realizada pelo Inep;
- Ter programas de extensão institucionalizados nas áreas de conhecimento abrangidas pelos cursos de graduação;
- Ter programas de iniciação científica com projetos orientados por docentes mestres ou doutores, podendo incluir programas de iniciação tecnológica ou pessoal e de iniciação à docência;
- Ter obtido CI (Conceito Institucional) maior ou igual a quatro em avaliação realizada pelo Inep;
- Oferecer, regularmente, quatro cursos de mestrado e dois cursos de doutorado reconhecidos pelo MEC;
- Não ter sido penalizada em decorrência de processos administrativos de supervisão nos últimos dois anos;
Quais são as vantagens de estudar em um centro universitário?
Existem muitas vantagens de estudar em um centro universitário. No caso, saiba que estudar na Fundação Santo André oferece ainda mais vantagens aos alunos. O fato de ser uma instituição de ensino superior nota máxima no MEC faz com que a Fundação Santo André se destaque regionalmente e nacionalmente.
Confira quais são as vantagens de estudar no Centro Universitário Fundação Santo André:
Fundação Santo André é um centro universitário nota máxima no MEC
Uma das principais vantagens de estudar no Centro Universitário Fundação Santo André é o fato da instituição de ensino ter nota máxima no MEC. Para que possa obter a nota máxima (MEC), a instituição de ensino deve cumprir todos os critérios de excelência estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Mais de 25 cursos de graduação
Outra grande vantagem de estudar no Centro Universitário Fundação Santo André é a ampla variedade de cursos de graduação. No caso, saiba que a Fundação Santo André possui mais de 25 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação presenciais e na modalidade de ensino a distância.
Corpo docente altamente qualificado
Como dito anteriormente, a instituição de ensino superior precisa ter ⅓ do corpo docente definido por mestres ou doutores para que possa ser classificada como centro universitário. No caso, saiba que o corpo docente da Fundação Santo André é altamente qualificado, repleto de mestres e doutores, que ingressam na instituição por meio de concurso.
Ser ensinado por mestres e doutores é uma das grandes vantagens que o Centro Universitário Fundação Santo André oferece aos alunos.
Centro Universitário com mais de 60 anos de história
Você sabia que a Fundação Santo André tem mais de 60 anos de história? Essa é outra vantagem da instituição de ensino. Fundada em 1962, a Fundação Santo André possui toda a experiência que um centro universitário de excelência deve ter para oferecer o melhor ensino aos estudantes.
Inclusive, saiba que a FAECO (Faculdade de Administração e Economia) foi a primeira instituição de ensino superior da região do ABC Paulista.
Programa de internacionalização virtual
Já pensou em obter certificações de instituições de ensino do exterior? Com a Fundação Santo André, isso é possível. Uma das grandes vantagens de estudar no centro universitário é o programa de internacionalização virtual, o eMovies. Esse programa de mobilidade acadêmica permite que os estudantes entrem em contato com novas culturas, aprendam novos idiomas e estudem disciplinas internacionais.
Para mais informações, acesse a página de Mobilidade Acadêmica da Fundação Santo André.
Fundação Santo André: o Centro Universitário nota máxima no MEC!
Agora que você sabe o que é um centro universitário e quais as vantagens de estudar em um, está esperando o que para começar a estudar na Fundação Santo André? O Centro Universitário nota máxima no MEC está com inscrições abertas para o vestibular 2024, oferecendo uma ampla variedade de cursos.
E aí, está esperando o que para aproveitar todas as vantagens de estudar na Fundação Santo André? Acesse a página do vestibular FSA e inscreva-se agora mesmo. Venha estudar na Fundação Santo André!
O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.
Pingback: Quais são os cursos de graduação da Fundação Santo André? - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André