Alunos da Fundação Santo André desenvolvem projeto de aquecedor solar
  • Post category:Notícias
160 Views · 

Seguindo as diretrizes do MEC (Ministério da Educação), o Centro Universitário Fundação Santo André realiza com os alunos, todos os semestres, o projeto integrador. A faculdade de Engenharia desenvolve a atividade com grupos de alunos interessados em diferentes Engenharias, como Engenharia Mecânica, Elétrica, Civil, de Produção e Arquitetura, com o objetivo de criar a experiência de um escritório para o aluno poder ingressar no mercado de trabalho com todas as expertises e habilidades necessárias.

Mario Gonçalves Garcia Junior, Coordenador da Área das Engenharias e Arquitetura e professor dos cursos de Engenharia Eletrônica e Mecânica, aplicou o desafio para os alunos e teve como resultado o projeto “Coletor Solar para Transformação em Energia Térmica” dos estudantes Caio Fabrício Pereira e Nathaly Borges de Andrade.

Para realização do projeto, os universitários desenvolveram aquecedor solar com a proposta de uma casa e levantaram quais as necessidades, dimensões do projeto, especificações e materiais necessários, como tubulação, bomba d’água e captador solar. No final do projeto, os alunos obtém documentação do projeto para implementar nas casas. “O projeto é desafiador já que os estudantes trabalham como Engenheiros dentro da Universidade, com a postura e treinamento de um Engenheiro. Nesses seis meses eles também aprendem como desenvolver um bom projeto”, relata o Coordenador.

Mario Gonçalves diz que nesse primeiro momento a ideia não é gerar custos para o projeto e sim a busca de parceiros. Eles estão em busca de empresas que estejam no ramo de aquecimento solar que possa utilizar o projeto dos alunos, onde as empresas irão realizar a implementação e os alunos o acompanhamento.

Os projetos são apresentados na Semana de Tecnologia e Inovação em parceria com a Prefeitura de Santo André. A Universidade também realiza a Semana das Engenharias e Arquitetura, com palestras, mini cursos e oficinas, com profissionais de todas as regiões e principais empresas da região, para falar sobre mercado de trabalho, inovações, empregabilidade e economia regional. O encontro é gratuito e aberto para o público.

Outros projetos 

Os alunos de Engenharia desenvolvem projetos a partir do segundo ano pela base de conceitos já aprendida. No segundo ano de faculdade o projeto é dirigido para aquecimento de água, no terceiro ano para a área de energia fotovoltaica, e no quarto ano o projeto é de tema livre, que teve resultado como o projeto de automações residências utilizando a Alexa.

Outro projeto desenvolvido por estudantes é o “Laboratório de Internet das Coisas”, que permite através de uma antena de comunicação a integração digital entre celular, casa, carro e serviços públicos.

Victória Castilho – RD Repórter Diário