Você está visualizando atualmente Dia do Agente de Defesa Ambiental: conheça a profissão

Dia do Agente de Defesa Ambiental: conheça a profissão

214 Views · 

O Dia do Agente de Defesa Ambiental é comemorado em 6 de fevereiro. Essa data é importante para celebrar e reconhecer o papel essencial dos agentes de defesa ambiental, profissionais dedicados a proteger o meio ambiente e promover um futuro sustentável às futuras gerações.

Afinal, você sabe o que faz um Agente de Defesa Ambiental? Sabe o que precisa estudar para se tornar um? Confira tudo sobre a profissão a seguir!

Índice

O que é um Agente de Defesa Ambiental?

A melhor forma de compreender a profissão é saber o que é um Agente de Defesa Ambiental. Esse profissional é responsável pela fiscalização e proteção do meio ambiente em diferentes áreas. Ele também é encarregado por garantir o cumprimento de leis ambientais e o bem-estar da população.

Descubra o que é um Agente de Defesa Ambiental - Imagem de Freepik
O agente fiscaliza e protege o meio ambiente

O que ele faz?

Um Agente de Defesa Ambiental pode exercer diferentes funções. O seu trabalho é fundamental para monitorar as atividades humanas e avaliar os impactos causados na fauna, flora e nos ecossistemas. Entre as principais atividades do profissional, estão a proteção e o monitoramento do meio ambiente, o combate ao desmatamento e outras práticas ilegais.

Descubra o que faz um Agente de Defesa Ambiental - Imagem de Freepik
Os agentes são fundamentais para monitorar as atividades humanas no meio ambiente

Em seu câmbio profissional, cabe ao Agente de Defesa Ambiental estabelecer contato com as autoridades responsáveis pela proteção de áreas de reserva, bem como locais de desmatamento e extração ilegal de recursos naturais. Além disso, saiba que esse profissional também pode atuar no campo educacional, seja promovendo palestras informativas ou eventos sobre conscientização ambiental em escolas e outras instituições de ensino.

Qual é a formação necessária?

Existem diferentes tipos de formação que permitem que o profissional se torne um agente. Isso varia conforme as instituições onde ele deseja trabalhar, seja na esfera pública ou privada. Geralmente, a exigência é ensino médio completo, principalmente para aqueles que desejam trabalhar na esfera pública, já que o ingresso no mercado de trabalho é feito por concurso.

Para se tornar um Agente de Defesa Ambiental, o profissional também pode optar por alguns cursos de graduação, como Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

Faça Engenharia Ambiental na Fundação Santo André!

Agora que você conhece melhor a profissão de Agente de Defesa Ambiental, está esperando o que para se tornar um? Aqui na Fundação Santo André, você encontra cursos de graduação reconhecidos pelo MEC que vão te ajudar em seu futuro profissional. Desde Ciências Biológicas e Engenharia até Psicologia e Direito, o Centro Universitário Fundação Santo André é a melhor escolha para quem deseja ingressar no ensino superior.

E aí, quer fazer uma faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária em 2024? Acesse o vestibular da FSA e matricule-se!

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário