PROJETOS DE EXTENSÃO 2022

COORDENADOR: PROF. ME. EDSON ANTONIO ABREU

ENGENHARIAS E ARQUITETURA - 8 SEM B

Nomes: 
+ ARTHUR EDUARDO LUNA PULINI
+ CAROLINE SZEKELY IPOLITO 
+ CAROLINE PAIVA LOPES DOS SANTOS
+ JAISSON MARQUES DA SILVA 
+ DENISLAN ALISSON DOS SANTOS
 

Proposta:

O objetivo do projeto é a criação de um painel de sinalização para disponibilizar em pontos estratégicos na FSA à todas as pessoas com deficiência física com o objetivo de solicitar auxílio para locomoção, sanar dúvidas sobre localização ou até mesmo sinalizar alguma situação de emergência, pois, atualmente não existe um suporte eficaz implantado aos arredores, o que dificulta ou até mesmo impossibilita muitas pessoas de se matricularem e estudarem na FSA.

Palavras-chave: Acessibilidade. Sinalização. Inclusão

Link Pôster

Nomes: 
+ ACSA DA SILVA GOMES
+ BRUNA DE SOUZA SIQUEIRA 
+ EDMAR SOUZA DE ALMEIDA PAIVA
+ FELIPE FERNANDES 
+ EDUARDO JOSÉ DA SILVA

+ MIRELA FELIX DA SILVA 
+ LUCAS NATANAEL SAKA HOLANDA 

Proposta:

É sabido que quando se perde um membro em um trauma, o individuo sofre com o impacto da situação, o impacto psicológico, além da dificuldade em readaptação, somando todas as dificuldades enfrentadas, existe o problema de custear uma prótese resistente com valor acessível. Cada trauma afeta o membro de forma distinta, o que dificulta produzir próteses em massa, ou adaptação fácil nas próteses comum. Retomar à vida e atividades diárias, como: dirigir, trabalhar e cuidar da sua casa, são os primeiros pensamentos de um recém amputado. Uma prótese acessível e resistente visa agregar valores as que já são comercializadas. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma prótese com custo acessível. O nosso estudo se baseia em desenvolvimento de prótese a base de Polímeros ou aço carbono. Nosso estudo em andamento visa criar um protótipo resistente e sustentável.

Palavras-chave: Prótese. Reabilitação. Polímeros

Link Pôster

COORDENADORA: PROFA. MA. EDILIANE FERREIRA REIS RODRIGUES E PROF. ME. CARLOS ALBERTO PELLEGRINI

SISTEMA DE INFORMAÇÃO - 8 SEM B

Nomes: 
+ ANA CAROLINA MARTINS PAULO
+ BRUNO DE ALMEIDA ROMANCIUC 
+ CAROLINE HONORATO DIAS
+ GUSTAVO PINHEIRO MARQUES 
+ KEMILY MORELATO RODRIGUES
 

Proposta:

A ansiedade entre os estudantes universitários é caracterizada pelos pensamentos e sensações de impotência, medo, incerteza, desespero e apreensão, que acarretam o mau desempenho em atividades acadêmicas como provas, seminários, trabalhos e estágios. Além disso a falta de tempo para o lazer e a dificuldade da gestão do tempo com a conciliação da vida acadêmica, social, familiar e emocional gera estresse nos estudantes. Sendo assim, é importante que as universidades se preocupem com o estado emocional de sua comunidade acadêmica e disponibilizem programas de apoio aos alunos. Uma solução para a comunidade acadêmica do Centro Universitário Fundação Santo André é prover aos seus estudantes um totem onde os alunos consigam expressar o que estão sentindo emocionalmente no momento e exiba quais são os atuais serviços de apoio disponibilizados pela universidade. Essas emoções coletadas devem ser computadas e analisadas pela universidade a fim de compreender, de forma geral, o estado emocional de seus alunos para definir quais programas de apoio são necessários para ajudá-los, como escuta terapêutica, projeto de promoção da saúde emocional, como oficinas e palestras, tratamentos de auriculoterapia, técnicas de meditação, mentorias para gestão do tempo, entre outras atividades. O processo de desenvolvimento do software foi dividido em criação do protótipo, validação do conteúdo, aprimoramento do design e testes finais da usabilidade. Todos os processos foram realizados utilizando a plataforma online de criação de sites, Wix. Esse apoio demonstrará a preocupação da Fundação Santo André para com sua comunidade acadêmica, além de contribuir com a melhoria do desempenho dos estudantes durante sua jornada acadêmica.

Palavras-chave: Emoção. Ansiedade. Apoio

Link Pôster

Nomes: 
+ ALISSON NEVES MOREIRA DE ANDRADE
+ ALEX MARTINES AIELO 
+ FELIPE DA SILVA BONFIM DOS SANTOS
+ LUCAS HIAGO CARDOSO 
+ VITOR HUGO BOTELHO
 

Proposta:

A alta demanda de atendimento em hospitais públicos e particulares é um problema que assusta a gestão dos hospitais e os pacientes que buscam uma solução ágil para seus sintomas ou diagnósticos. Um dos fatores que acabam gerando filas em hospitais é a necessidade de passar pelo atendimento inicial (secretaria) para realizar agendamentos, sejam eles exames, especialidades ou retornos. Uma das soluções para isso são os atendimentos online, mas nem todos possuem acesso à internet para utilizar dessa forma de atendimento pois, de acordo com pesquisas realizadas em setembro 2022, cerca de 28,2 milhões de brasileiros não possuem acesso à Internet (IBGE, 2022). Devido à desinformação e a falta de acesso à internet, muitas pessoas recorrem ao meio convencional de realizar um agendamento, passando diretamente com o atendimento secretário do hospital que, comumente, é o mesmo que realiza a abertura de fichas para atendimento, resultando em lotação e demora no atendimento. Descumprindo a Lei 2.547/2000 (Lei das Filas, TJDFT, 2020), que prevê o tempo máximo de espera de 30 minutos para atendimento em hospitais públicos e privados, bem como a obrigatoriedade de fixar cartazes ou informações sobre tempo máximo para atendimento e número de telefone do PROCON. Tendo em vista a insatisfação de muitos pacientes, detectamos a possibilidade de desenvolver uma ferramenta que será a responsável por realizar os agendamentos, podendo assim desviar a grande maioria dos pacientes que necessitam desse atendimento.

Palavras-chave: Totem. Saúde. Atendimento

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. me. RÉGIS PASINI

ENGENHARIA MECÂNICA - 8 SEM B

ARQUITETURA E ENGENHARIAS - 8 SEM B

Nomes: 
+ ACSA DA SILVA GOMES
+ BRUNA DE SOUZA SIQUEIRA 
+ MILLENA DE LIMA MONIZ
+ MIRELA FELIX DA SILVA 
+ EDMAR SOUZA DE ALMEIDA PAIVA
+ FELIPE FERNANDES 
+ GABRIEL CRISÓSTOMO DA SILVA
 

Proposta:

Com o apoio da coordenação de projetos da Fundação o nosso projeto está tomando forma. O primeiro obstáculo era a localização da implementação do projeto e foi definido a instalação perto das vans na entrada da Fundação. Nesta primeira fase estamos determinando o escopo de andamento do projeto e quais brinquedos serão adaptados para os nossos pequenos. O objetivo final é um playground inclusivo, assim como o nome diz, trata-se de um espaço dedicado para a inserção de todas as crianças, em especial as com deficiência ou mobilidade reduzida, para que elas consigam ter convívio social e possam se divertir da mesma maneira que os demais.

Palavras-chave: Acessibilidade. Parques infantis. Parques acessíveis

Link Pôster

Nomes: 
+ CAIO LOPES
+ CAIO NILANDER 
+ DANIEL SILVA
+ GABRIELA SANTANA 
+ FELIPPE VIANA
+ PEDRO VIEIRA
 

Proposta:

Após perceber-se que pessoas com deficiências auditivas tinham dificuldade com evacuação de ambientes em situações de emergência, como por exemplo, incêndios, vazamentos de produtos químicos, dentre outros, foi pensado em criar um sistema de desenho universal que, ao mesmo tempo em que ajudaria essas pessoas, também ajudaria o público em geral. Desta maneira, além da segurança, essa sinalização pode ajudar a empresa a se comunicar com os funcionários de uma forma clara e objetiva.

Palavras-chave: Desenho universal. Acessibilidade, Segurança, Alarmes de emergência

Link Pôster

Nomes: 
+ ARTHUR EDUARDO LUNA PULINI
+ CAROLINE PAIVA LOPES DOS SANTOS 
+ CAROLINE SZEKELY IPOLITO
+ JAISSON MARQUES DA SILVA 
+ MILENA DE LIMA MONIZ
+ RENAN SORRENS VALDER
 

Proposta:

A ideia principal, que segue em desenvolvimento, é a criação de painel de sinalização para disponibilizar à todas as pessoas com deficiência física com o objetivo de solicitar auxílio para locomoção, dúvidas sobre localização ou até mesmo sinalizar alguma situação de emergência, pois, atualmente não existe um suporte eficaz já implantado na fundação, o que dificulta ou até mesmo impossibilita muitas pessoas de se matricularem e estudarem na FSA devido à falta de estrutura e divulgação de acessibilidade existente.

Palavras-chave: Mobilidade. Acessibilidade. Sinalização. Infraestrutura

Link Pôster

Nomes: 
+ ALOMA BATISTA DE SOUZA
+ FERNANDO TEIXEIRA OLIVEIRA 
+ FILIPE DOMINGOS ELIAS GOMES
+ JOÃO VICTOR DE LIMA 
+ MATEUS BORGES LORDEIRO DIAS
 

Proposta:

Este projeto tem por finalidade a implementação de melhoria no sistema de incêndio da Fundação Santo André – Prédios FAENG 1 e 2 utilizando um sistema de giroflex com o intuito de que seja mais claro quando o sistema for acionado e a utilização de um mapa e chão guiado para que fique mais prático a locomoção das pessoas. Essa melhoria é importante para que todos tenham um entendimento mais claro quando há algum incêndio e que facilite a locomoção de todos nos prédios da faculdade, pois hoje não se sabe ao certo em qual direção que ficam determinadas salas e/ou saídas. Por isso utilizaremos os critérios especificados na certificação AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é o certificado que atesta que edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação.

Palavras-chave: Sistemas de incêndio. Segurança. Sinalização. Deficientes auditivos e visuais

Link Pôster

Nomes: 
+ CAIO ROSSI
+ JOAO VICTOR ROCHA DOS SANTOS 
+ LIVIA DOS ANJOS LOPES
+ MATHEUS GIBILISCO 
+ MATHEUS RODRIGUES DE FREITAS
 

Proposta:

O projeto consiste em automatizar os leitos hospitalares, ou seja, melhorar a eficiência de diversos hospitais regionais e poder facilitar seu atendimento, atuando com facilidade e organização. Inicialmente, iremos atender o hospital São Luiz em São Caetano, atuando diretamente em seus 117 leitos, que terão diversas utilidades disponíveis tanto ao paciente quanto ao funcionário do hospital, com projeção de expandir o projeto aos demais hospitais da região, sendo assim, podendo atender até 450 pessoas. Além disso, o projeto será algo inclusivo, um aplicativo intuitivo para realizar atendimento de pessoas com deficiência, para que sejam atendidos de uma forma fácil e ágil, principalmente para surdos, cegos e mudos, onde existira a opção de leitura automática de dados para pacientes cegos e linguagens de sinais implantados nos hospitais para atender com excelência qualquer pessoa.

Palavras-chave: Desenho universal. Inclusão. Leito automatizado. Gestão tecnológica

Link Pôster

Nomes: 
+ CAIO HENRIQUE DA SILVA SENA
+ GABRIEL MOREIRA SOUZA 
+ GABRIEL ROBERTO DOS SANTOS
+ RENAN GOMES DA SILVA 
+ RODRIGO YOKOYAMA BARRETO
 
+ VINICIUS ALVES PIRES DOS SANTOS

Proposta:

Segundo o Decreto 5.296, toda edificação deve estar adaptada seguindo o design universal, ou seja, quebrar as barreiras nos espaços físicos a fim de garantir que todas as pessoas tenham mobilidade. A acessibilidade garante a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais, assegurando assim o direito de ir e vir. Este trabalho tem como público-alvo estudantes portadores de deficiência físico-motora e visa o desenvolvimento e implementação de mesas acessíveis no ambiente estudantil da FSA, para que estes alunos tenham um maior aproveitamento das aulas, diminuindo o impacto negativo que possa ser gerado na aprendizagem devido à limitação.

Palavras-chave: Acessibilidade. Deficiência físico-motora. Mesas acessíveis

Link Pôster

Nomes: 
+ DOUGLAS JULIANO FAVA
+ GABRIEL CALAU MARTINS CASTILHO 
+ GABRIEL NEVES PEREIRA
+ KELVYN BONAMIGO SANT’ANA 
+ THIAGO GALINDO MILANEZ

Proposta:

Este projeto tem como iniciativa a inclusão e a acessibilidade para que pessoas com deficiência visual possam utilizar a biblioteca, que é um espaço muito importante, as pessoas podem tanto trazer livros que tenham em casa como pegar livros que já estão disponíveis no espaço da biblioteca, e alguns para adiantar o processo já possa estar escaneados, narrados e armazenados em um HD para facilitar a utilização desse projeto.

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão social. Biblioteca inclusiva

Link Pôster

Nomes: 
+ ASAEL NOGUEIRA MAIA
+ GUILHERME SANTOS REIS 
+ MATHEUS LISBOA GALVÃO
+ MICHELY SILVA FERNANDES 
+ THAYNÁ CASSIN BERTI
+ VINICIUS MOREIRA NASCIMENTO 
+ YAGO BORGES DA SILVA 
+ RUAN CEZARIO DE MARCHI

Proposta:

O grafeno é um material alótrópico produzido a partir do grafite, considerado o material mais fino do mundo. Ele apresenta incríveis propriedades físicas que o tornam um material com diversas aplicações tecnológicas. Por meio de estudos realizados no MIT, foi possível descobrir que o grafeno é capaz de purificar a água contaminada por metais pesados, por meio de um filtro feito com uma espuma especial de óxido de grafeno que funciona como um “ímã” atraindo as impurezas. Sendo assim, serão estudados os sistemas de tratamento de água utilizados nas indústrias atualmente, com o intuito de criar um comparativo de desempenho com o filtro de óxido de grafeno.

Palavras-chave: Óxido de grafeno. Purificação da água. Filtragem da água

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. me. LUIZ CARLOS BARBOSA DE LIMA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA E MARKETING - 4 SEM B

Nomes: 
+ BEATRIZ PIROLLA OLIVEIRA
+ EDUARDO JORGE FEITOSA 
+ ISABELLA SOUZA SANTOS
+ GABRIEL ARAUJO ZANINI 
+ PALOMA ALVES
+ RODRIGO SILVA SOBRAL 
+ ARTHUR NUNES MENDES
 

Proposta:

O presente trabalho resultou na produção de um curta-metragem, incorporando storytelling e utilizando-se de estratégias do audiovisual e marketing, tornando relevante os dados relacionados à saúde acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Casa Helenira Preta, na busca da conscientização e do acolhimento de pessoas crentes, objetivando o cuidado com os aspectos relacionados a saúde física e mental daqueles que procuram a Casa.
Por meio de entrevistas com a Giovana Massafera, coordenadora da Casa Helenira Preta, com o objetivo de levantar as reais necessidades da Casa para a elaboração de um briefing, para a produção do curta-metragem. Foi produzido um curta-metragem exibindo um documentário apresentando a realidade, por meio de relatos com personagens que vivem o dia a dia da Casa. O documentário foi exibido em dois dias, com a presença da coordenação e colaboradores da Casa Helenira Preta e outro momento no XV SAPEX, assim como no Instagram @sankofaocurta, com aproximadamente 684 visitas.

Palavras-chave: Saúde. Desigualdade social. Curta-metragem. Cultura.

Nomes: 
+ IGOR KAWAN LIMA SANTOS
+ ANTHONY MOLINER VIIOTO 
+ ANA JULYA SOUSA REINA DA SILVA
+ EDSON SANTOS ARAUJO 

Proposta:

O projeto “Energy Solution” foi desenvolvido em parceria com a empresa Energy Solution Engenharia, com o objetivo de reduzir de consumo de recursos naturais: água e energia elétrica, a prevenção de ocorrências de incêndios, e produtos em geral que prejudiquem o meio ambiente. Por meio de reuniões com os sócios proprietários e colaboradores, foi manifestado por todos a preocupação com o meio ambiente e em consenso trabalhar em prol a preservação do meio ambiente. Como resultado decidiu-se em economizar 5% ao mês de água e energia elétrica, diminuição da circulação da frota em 30% no centro expandido de São Paulo, Intensificar a reciclagem de papel, pilhas e bateria. Para registro e divulgação da iniciativa, foi elaborado comunicados internos a ser colocados em murais assim como no site da empresa.

Palavras-chave: Energy Solution. Sustentabilidade. Meio Ambiente.

Nomes: 
+ GABRIEL SANCHEZ NASCIMENTO DE SOUZA
+ RAFAEL AGUERO FERREIRA 
+ HENRIQUE FOLKMANN
+ LUCAS REIS DA SILVA MENDES  
+ YAN GIMENES LEAL
+ YURI GABRIEL PONTES DA SILVA 

Proposta:

O presente projeto teve como objetivo a conscientização do descarte adequado de lixo hospitalar, assim como sugerir a inserção de uma disciplina que trate do assunto na grade curricular da faculdade de medicina. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC e a Unidade Básica de saúde Nair Spina. Para verificar melhor as questões foram aplicadas duas pesquisas uma sobre o descarte correto do lixo hospitalar e outra referente disciplina sobre o assunto a ser inserida na grade do curso de medicina. Como resultado das pesquisas foi criada uma campanha para conscientização do descarte correto do lixo hospitalar por meio de cartazes a ser afixados na Unidade básica de Saúde Nair Spina assim como na Faculdade de Medicina do ABC. Quanto a disciplina a ser inserida na grade curricular do curso a pesquisa mostrou que já existe uma similar.

Palavras-chave: Descarte. Lixo hospitalar. Conscientização.

Nomes: 
+ KAIQUE PEREIRA DE SOUZA
+ GUILHERME BARADEL CACEFFO 
+ RAYANE BEATRIZ ALMEIDA PEREIRA
+ P MERLA ALCANTARA DA CONCEIÇÃO  
+ ERICA DIAS PEREIRA
+ LUCAS ANDRADE FISCHER 

Proposta:

O presente projeto tem como objetivo alertar e conscientizar os adolescentes que utilizam os eletrônicos tais como smartphones, computadores e videogame, como meio de trabalho, Hobbie e para relacionamentos interpessoais. O uso excessivo pode acarretar diversos problemas de saúde, problemas visuais, psicológicos, insônia, distúrbios, entre outros. Realizamos uma pesquisa sobre os danos que podem ocasionar com o uso excessivo dos eletrônicos. Com base nisso, criamos um Google Forms com o intuito de conhecer melhor o nosso público e a forma que utilizam os eletrônicos, o tempo utilizado e a mudança causada na rotina. Posteriormente, criamos um perfil no Instagram chamado “Saúde e Tecnologia” para criarmos posts e vídeos interativos para conscientizar os adolescentes. Efetuamos a criação do Instagram para alertarmos os adolescentes de forma interativa e estamos em divulgação dos conteúdos para obter maior interação com o público-alvo. Será organizada uma palestra interativa voltada para os alunos do colégio Fundação Santo André para discussão do tema.

Palavras-chave: Eletrônicos. Adolescentes. Conscientizar. Saúde.

Nomes: 
+ ANNA LUIZA CARDEN SILVA
+ CVAMILA MESA
+ NOHA AZEVEDO LEAL
+ LUCAS RAFEL BUSO TORRO
+ ANA PAULA DE MELO

Proposta:

O presente trabalho teve como objetivo gerar conteúdo informativo e interativo com base na pesquisa feita com estudantes universitários do município de Santo André, referente ao retorno as aulas pós pandemia do COVID-19, criando um meio de comunicação eficaz e com conteúdo relevantes aos problemas emocionais encontrados nos alunos. Por meio de uma pesquisa demográfica possibilitou levantar alguns problemas psicológicos, tais como ansiedade e depressão. Com a utilização das mídias digitais pretendia-se criar uma comunicação educativa com o suporte da área de psicologia do Centro Universitário Fundação Santo André como forma de orientação aos alunos acometidos dos problemas mentais.

Palavras-chave: Pandemia. Alunos. Psicologia. Comunicação.

Nomes: 
+ CAIO VINICIUS SIMIÃO GOMES
+ CAIO BIANCHINI TORRES
+ JULIA VIANA DO NASCIMENTO
+ GIOVANNA SAPPRACONE
+ LARISSA MELO NIETO

Proposta:

Este projeto visa criar uma comunidade/página em plataformas digitais com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso indevido de remédios emagrecedores, também conhecidos como “chás detox”. Por meio de pesquisas bibliográficas em periódicos e entrevistas com nutricionistas, foi criado um informativo orientativo para conscientização dos perigos a saúde ocasionado pelo uso excessivo desses tipos de chás. Para veicular as informações geradas e atingir o maior número de usuários, utilizou-se as mídias sociais dentre elas o Instagram o qual se alcançou um número expressivo de acesso.

Palavras-chave: Chás detox. Saúde. Uso excessivo. Remédios.

COORDENADORA: PROFA. DRA. LILIAN PEREIRA DE MEDEIROS GUIMARÃES

PSICOLOGIA - 6 SEM B

Nomes: 
+ ANA CAROLINA FERREIRA DOS SANTOS
+ BEATRIZ ABADE GISELE XAVIER OCHOA 
+ MARCELLA MARACAÍRA AMAZONAS TIGER
+ THAIS BARBOSA QUEIROGA 

Proposta:

A adolescência é uma etapa de muitas mudanças que exige do jovem habilidades sociais para que seu comportamento atenda as demandas sociais adequadamente, mesmo diante das diversas situações de estresse relacionadas ao sexo, idade, escolhas profissionais e de gênero, a exposição a violência no período da adolescência podem ocasionar traumas que impactaram na sua forma de interagir e se relacionar pelo resto da vida, por isso é muito importante que pilares como a família, a comunidade e as escolas, estejam preparados para apoiar esses adolescentes. Com o retorno das aulas presenciais após um período de um pouco mais de dois anos, estão sendo noticiados muitos casos de brigas, agressões e bullying entre adolescentes nas escolas, acendendo um alerta de que as escolas precisam estar preparadas para ser um apoio e buscar formas de se aproximar desses jovens diminuindo assim a violência entre eles. Partindo dessa premissa, percebemos a necessidade de entender através de pesquisa bibliográfica como a escola pode auxiliar na diminuição da violência na adolescência e como se faz necessário que as informações como: quais as consequências da violência na vida dos adolescentes, como a escola pode agir em uma situação de violência ou ao perceber que alguém foi exposto a uma situação de violência, assim foi elaborado um folder informativo, destacando as consequências da violência na vida dos adolescentes, instruções de como agir em casos de violência e projetos que já foram realizadas em escolas e distribuídos nas escolas que demonstraram interesse.

Palavras-chave: Adolescência. Violência. Escola. Pandemia.

Nomes: 
+ ALESSANDRA NASCIMENTO DOS SANTOS
+ CAMILA TURAZZA RIZZO 
+ EVELYN MOSCATELLI
+ INGRID MATOZINHO HERCULANO 
+ JENNIFER GOMES DE LIMA
+ NATHÁLIA DA CRUZ COELHO
+ ZAINA MARIA DE SOUZA SANTOS
 

Proposta:

Artigos demonstraram uma alta nos casos de violência com crianças e adolescentes dentro das redes sociais atualmente. Assim esta pesquisa objetiva-se compreender como as redes sociais afetam esta faixa etária de forma negativa, tendo como problema principal a violência, sendo elas sexual e cyberbullying. Para aprofundar o tema foram realizadas pesquisas a banco de dados científicos com o intuito de verificar os elementos que influenciam no aumento e quais são as consequências que as violências na internet podem causar e propor ações que ajudem a preservar a saúde mental dos adolescentes. E se utilizou da criação de uma página no Instagram para postagens sobre o cyberbullying e a violência sexual da criança e do adolescente como meio de informar a todos, os perigos que a internet pode ter na vida das pessoas. E abriu-se uma caixinha de perguntas no Instagram para adquirir respostas com relatos de pessoas que já presenciaram ou vivenciaram alguma situação. Sendo as respostas feitas de forma anônima para que não houvesse acesso ao perfil da pessoa que colaborou e que esta não se sentisse exposta ao relatar um caso. Obtivemos 12 participações com relatos tanto de quem já passou pela situação ou soube de alguém próximo que tenha vivenciado. As caixinhas foram postadas no story do Instagram e ficavam lá durante 24 horas, após esse período é apagado, ela foi postada 2 vezes. Por base nos relatos anônimos, foi observado a necessidade de o tema ser mais discutido, pois foi possível verificar após o encerramento das caixas anônimas que alguns adolescentes sofreram porque outras pessoas agiram de má fé com eles, por exemplo os enganando que tinha a mesma idade que eles e na verdade não tinha, ou foram assediados, outras sofreram cyberbulling e com uma o abuso sexual em vias de fato ocorreu. Portanto, sugere-se que no combate a esses crimes é necessário que se façam mais pesquisas a respeito para que as pessoas sejam mais informadas sobre o assunto e o perigo que são expostas e que possam ter mais locais de acolhimento para vítimas. 

Página no Instagram: cyber_crad

Palavras-chave: Violência. Crianças. Adolescentes. Pesquisas. Redes sociais.

Nomes: 
+ BEATRIZ RANEIA SALES
+ ISABELLE CANAVEZI 
+ MARIA LUIZA BELO SANTOS
+ THAUANE FERREIRA DA SILVA 

Proposta:

Em uma sociedade capitalista, o consumismo passa a ser a razão da existência; principalmente na adolescência, período em que se busca identificação e pertencimento. Mediante a vulnerabilidade socioeconômica de muitos jovens brasileiros, buscou-se compreender, através de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa como a ideologia capitalista os leva à ilegalidade, a fim de satisfazer seus desejos de consumo. Foi possível evidenciar a importância dos pares para os adolescentes nesta fase do desenvolvimento, sendo que seus amigos são sinônimo de felicidade. Através de suas amizades eles se sentem pertencentes a um grupo, porém, para entrar neste grupo é necessário ter as mesmas coisas e os mesmos desejos, levando o jovem a consumir determinados produtos para ser incluído. O mercado sagaz a necessidade de pertencimento do jovem, começa a lançar tendências levando os adolescentes a consumir para se satisfazerem, porém é uma satisfação incompleta que nunca sacia totalmente e os leva a um eterno consumismo. 

Palavras-chave: Violência. Consumo. Adolescente. Vulnerabilidade. Ilegalidade.

Nomes: 
+ DENISE FREITAS DE ALMEIDA
+ RAFAELA PINHEIRO DA SILVA 
+ SUIANNY NUNES SILVA
+ THAISLLA BARROS DOS SANTOS 

Proposta:

Neste trabalho pretende-se verificar se há influência da atuação policial e a perspectiva de vida de crianças moradoras na periferia. Crianças que convivem diariamente com a violência, passam a lidar precocemente com o medo e a desesperança, portanto, é de suma importância levantar essa questão para que iniciativas possam ser criadas, no intuito de melhorar e ampliar a perspectiva dessas crianças. Através de uma metodologia baseada em levantamento em base de dados científicos, foi abordado como a cultura e a arte desempenham um papel determinante no desenvolvimento psíquico e também utilizou uma proposta de intervenção de diálogo com crianças, solicitando para que fizessem desenhos expressando seus pensamentos a respeito da violência e da polícia. A amostra foi constituída por crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, de escola pública, de baixa e média renda. Conclui-se que a maior parte dos desenhos vem com o forte objetivo de transparecer a desigualdade racial, mostrando a realidade de muitos negros, pobres que moram na periferia. A violência é ressaltada por jovens e crianças, que veem com os próprios olhos essa infeliz realidade que é tão forte até os dias de hoje. Muitos sofrem na própria pele ou conhecem alguém que foi vítima dessa violência. Apesar das ações dos policiais terem como objetivo a ordem do Estado, muitas vezes está corrompida pelo racismo estrutural. A imagem da polícia vem sendo distorcida com o decorrer do tempo, o que era para ser símbolo de proteção e paz está se tornando precursores de ódio, medo, violência e até mesmo morte. Assim percebe-se a importância de trabalhar este tema tanto com a classe policial quanto com as crianças. 

Palavras-chave: Violência policial. Crianças. Criminalidade. Periferia.

COORDENADOR: PROF. ME. WLADMIR ZYRIANOFF

ENGENHARIA CICLO BÁSICO - 2 SEM A

Nomes: 
+ GUSTAVO FONTALVA DE CASTRO E SILVA
+ PEDRO HENRIQUE LIRA 
+ ENZO ALEJANDRO MUJICA ALVAREZ
+ VINÍCIUS PREMERO ROCHA DE SOUZA
+ PEDRO HENRIQUE MONTEIRO 

Proposta:

Atualmente pode-se observar um crescente envelhecimento da população mundial em virtude do desenvolvimento de tecnologias e da medicina. Juntamente com isso o consumo de medicamentos tem aumentado de forma significativa principalmente entre os idosos que muitas vezes realizam o consumo de remédios sem qualquer prescrição. Por meio de pesquisa à bibliografia especializada e a sites governamentais, foi desenvolvido um projeto de um dispositivo com a capacidade de alertar e fornecer a dosagem correta de medicamentos sólidos para idosos. O projeto tem como finalidade reduzir os riscos relacionados a automedicação indevida promovendo assim maior qualidade de vida para os consumidores. Para captar informações referentes a necessidade e aplicabilidade do projeto foram analisados e estudados artigos e estudos relacionados. Dois formulários foram criados, um dedicado aos idosos para entender mais sobre sua rotina e dificuldades relacionadas ao consumo de suas medicações e outro voltado aos seus cuidadores para compreender e captar sugestões que serviram de direção para o desenvolvimento do dispositivo. Foi constatado que mais de 70% dos idosos cuidados pelos participantes do formulário fazem o uso diário de mais de 4 remédios por dia, a grande quantidade diária de remédios consumidos pode causar confusão entre os idosos e seus cuidadores, tornando muito propício o esquecimento ou o uso repetido, causando diversos efeitos negativos para saúde. Este cenário se agrava quando são observados os remédios mais comumente consumidos. Tendo expostas as constatações anteriores foi percebido que um dispositivo capaz de disponibilizar de forma automática os remédios e na dosagem correta seria de grande ajuda pois anularia ou evitaria de maneira considerável o uso negligente de medicamentos. Além disso, também com a intenção de promover maior independência e autonomia para os idosos foi visto que a implantação de um alarme sonoro e visual seria importante tendo em vista o constante esquecimento no consumo de medicações.

Palavras-chave: Saúde. Bem-estar. Idosos. Inovação. Prevenção.

Link pôster

COORDENADORA: PROFA. DRA. PAMELA PITÁGORAS FREITAS DE LIMA

PSICOLOGIA 1 - SEM B

Nomes: 
+ ANDREZZA OLIVEIRA BOLDO
+ BRENO ALVES CAPELÃO
+ FERNANDA DE SÁ CONTIN
+ GIOVANNA FERREIRA OLIVEIRA
+ GUILHERME RODRIGUES PEREIRA DE SOUZA
+  JEFFERSON PASSARINI VEQUIATO
+  LETÍCIA RODRIGUES CANTEIRO

Proposta:

O projeto busca entender o fenômeno da antivacinação e seus possíveis desdobramentos que culminam em uma forma de violência coletiva. Desta forma, é discorrida implicações nas quais os agentes públicos e sociais possuem diante da situação, isto é, todas as dinâmicas grupais e individuais que compõem o cenário de crise, tratando de maneira epistemológica todo a movimentação contra a vacinação em suas diversas faces: psicológica, social e política. A pesquisa analisará os comentários de usuários de redes sociais em espaços de divulgação de notícias pró e antivacina, a fim de compreender a operação de todos os componentes que configuram a situação de crise sanitária do vírus SARS-CoV-2 e assim traçando futuramente um plano de ação de comunicação com a finalidade de dissolver ideais de antivacinação.


Palavras-chave: Pandemia. Violência. Redes Sociais.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ANA JÚLIA BRAGA LUIZ
+ CAMILE BOSSO DA SILVA
+ CARLOS EDUARDO GONÇALVES DE LIMA
+ GLAUCIA CRISTINA TAVARES MENINO
+ JAQUELINE DA SILVA FERNANDES

Proposta:

Nesta pesquisa serão levantadas questões sobre o comportamento de adolescentes que se automutilam. Podemos notar que a prática já ocorre desde antepassados, como forma de marcar o próprio corpo para distinguir a religião de cada um. Espera-se com essa pesquisa compreender quais os motivos levam estes adolescentes a cometer a automutilação, estudar quais classes sociais são mais afetadas e refletir se estes adolescentes recebem o apoio social, familiar e psicológico que necessitam. Serão apresentadas entrevistas com adolescentes de 11 a 18 anos com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico, cultural e psicológico que possuem. Com isso será possível analisar e interpretar o perfil de cada adolescente que manifesta este comportamento.


Palavras-chave: Violência. Adolescência. Saúde mental.

Link do Guia

Nomes: 
+ EDUARDO SANTIAGO BATISTA
+ GISELA SILVA DOS SANTOS
+ GUSTAVO CARUBA DE ABREU
+ KARINY ALVES DE OLIVEIRA
+ LEANDRO GODOY CORREIA SOARES
+ LIVIA MORALES
+ PEDRO PAULO KANASHIRO WALDER HOLLAND

Proposta:

O presente estudo pretende investigar como o álcool, uma droga supressora do sistema nervoso, afeta e propulsiona a violência doméstica no Brasil a partir do método de análise de dados bibliográficos retirados dos estudos utilizados como escopo para o aprofundamento no tema. Esse assunto tem conquistado maior espaço depois da quarentena que o cenário de pandemia trouxe ao mundo, quando muitas famílias foram obrigadas a passar longos períodos dentro de casa em um ambiente socialmente estressante que colaborou para o surgimento ou agravamento do alcoolismo. Este estudo oferecerá uma discussão sobre as sequelas físicas e/ou psicológicas deixadas nas vítimas, e acerca da asseguração de direitos nos devidos desdobramentos judiciais, assim como um olhar crítico sobre o papel do psicólogo para melhor compreensão dessa conjuntura e aperfeiçoamento da intervenção psicológica e social que se mostra necessária. 


Palavras-chaves: Alcoolismo.  Violência. Quarentena.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ANNA JULIA FRANCISCO FERNANDES DE CARVALHO
+ GIOVANNA CARLOS DE MESQUITA
+ LUISA SANTOS TOASSA
+ MARIA ELIANA SANTOS
+ SABRINA BERTOLINO CAVALCANTE
+ STEPHANI MARTINS DE SOUZA

Proposta:

Os direitos à saúde e proteção, destacados na Constituição Federal de 1988 (CF/1988), estão em evidência nos últimos tempos, tendo em vista o aumento no número de agressões direcionadas à população infanto-juvenil brasileira. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar os índices de violência contra essa população, entender qual é a relação entre a saúde mental e a qualidade de vida das adolescentes, tomando como referência o futuro levantamento de dados que será feito por meio de questionário sobre o assunto.

Utilizando o método quantitativo, buscaremos levantar e explicitar para a sociedade como esse ainda é um problema enviesado e presente na atualidade.


Palavras-chaves: Adolescência. Violência doméstica. Psicologia.

Nomes: 
+ ADRIELY FABRICI DE SOUZA
+ GABRIELY MACIEL LOPES
+ GUSTAVO MUNIZ MOTTA
+ MATHEUS ESTEVES ARAÚJO
+ MELISSA BENTO TIBURCIO
+ RAYSSA MARQUES SANCHES
+ REBECA CARVALHO DA SILVA

Proposta:

Este projeto tem como relevância a produção de conhecimento e educação feminina sobre a violência psicológica aderida no gaslighting em relacionamentos amorosos e a abordagem da histeria como método de compreensão da construção histórica do conceito de loucura feminina. O objetivo é auxiliar e conscientizar mulheres sobre as consequências emocionais e psicológicas do gaslighting e abordar a histeria como plano de fundo do que foi e ainda é retratado, de modo equivocado, como estereótipo feminino em um episódio desse tipo de agressão. As informações presentes serão colhidas a partir de pesquisas de campo qualitativa, realizadas com mulheres com a finalidade de obter dados acerca da violência psicológica que essa problemática nutre e que já foram experienciadas pelas entrevistadas e identificar traços abusivos comuns que são característicos do gaslighting.


Palavras-chave: Violência. Psicologia. Gênero.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ANA PAULA VIANA MOREIRA
+ CINDY ALVES RAIMUNDO
+ GUILHERME BATTISTINI SUNAO
+ JUCILENY ARIANA MADRID LOPES BATELLA
+ KAUAN DA SILVA SANTAL MOREIRA
+ NATHÁLIA DA CRUZ
+ SUELLEN MARIA DE ASSIS GARCIA
+  WILLIAN YAMASHITA ALVES

Proposta:

Em um tempo onde os celulares e a internet estão mais acessíveis do que nunca, a violência virtual é um tema recorrente nos dias atuais, considerando que o anonimato é simples e deixa o agressor impune de tais agressões, fazendo com que este comportamento se torne cotidiano e criando uma corrente onde mais e mais pessoas usam da agressão de forma desenfreada e inconsequente, esse estudo tem como objetivo, entender a mente dos agressores e procurar a razão que leva ao agressor agir de tal forma e refletir sobre tal comportamento dentro das redes sociais.



Palavras-chave: Violência. Cyberbullying. Agressão. Internet.

Link da Cartilha

Nomes: 
+ ALESSANDRO MACIEL MUELLER
+ GIANLUCCA DA SILVA SOUZA
+ GIOVANNI DA SILVA RODRIGUES
+ ISABELLE BURI
+ LUCAS COIMBRA BASSANELO
+ MARIANA CHIOTOLI FERREIRA
+ THALLIS BRUM SILVA ALVES

Proposta:

Os papéis de gênero, predefinem como indivíduos do sexo feminino e masculino devem agir e se portar, mesmo sendo amplamente questionados na atualidade ainda tem grande relevância e são impostos e considerados o “normal” pela sociedade, entretanto, nem todos se encaixam nesses papéis. O projeto busca compreender possíveis prejuízos de ordem mental, causados pela imposição dos papéis de gênero em jovens que se identificam como Homossexuais e como afetam ou afetaram a vivência deles. A partir de artigos disponíveis virtualmente e uma pesquisa que será realizada com jovens do sexo masculino e feminino, entre 18 e 25 anos homossexuais, será apresentado uma discussão mais aprofundada em busca de promover um maior conhecimento em relação aos impactos causados pelos papéis de gênero, com os resultados da pesquisa é esperado entender os efeitos e impactos nos jovens homossexuais, dando voz e tangibilidade para suas próprias histórias e experiências e aprofundar outras pesquisas desenvolvidas em torno do tema, assim auxiliando projetos criados futuramente.  


Palavras-chave: Sexualidade. Gênero.  Violência.  Jovens.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ANA JULIA FRANCISCO FERNANDES DE CARVALHO
+ GEOVANNA APARECIDA XAVIER
+ LUISA SANTOS TOASSA
+ RAQUEL FRANÇA LIMA NICOLAU
+ RONALDO CANHACI
+ STHEFANNY RODRIGUES RAMOS

Proposta:

Este trabalho teve como objetivo mapear o perfil dos frequentadores de diferentes instituições religiosas. Analisando o envolvimento prático e emocional a elas, suas visões de mundo acerca dos temas sobre diversidades, comportamentos e, também, as suas relações e visões sobre as diversas manifestações de crença, incluindo a não crença. E, com esses dados, levantamos informações a respeito da crença nas mais diversas religiões e suas culturas presentes no brasil. Com o intuito de diagnosticar e analisar a intolerância religiosa. É desejável que a realização desta pesquisa, de caráter científico, seja um dos passos para se criar medidas sociais para a diminuição da discriminação, usando a religião como justificativa, pois, por meio do conhecimento, é possível romper as barreiras do preconceito.


Palavras-chave: Religião. Violência. Jovens.

Link do Artigo

Nomes: 
+ LUIZ HENRIQUE MOTTA CORRÊA

Proposta:

O objetivo geral é entender qual a importância das questões étnicas raciais no Brasil para o profissional da psicologia e são objetivos específicos: descrever o que é etnia racial; conhecer a etnia racial no Brasil e discutir qual a importância das questões étnicas raciais no Brasil para o profissional da psicologia.

Palavras-chave: Violência. Questões étnicas e raciais. Psicologia.

COORDENADOR: Prof. Dr. EDNILTON JOSÉ SANTA-ROSA

PSICOLOGIA 3 - SEM C

PSICOLOGIA 3 - SEM D

Nomes: 
+ CLÁUDIA DOS SANTOS ARAÚJO PERES
+ ELIEL ANDRADE GONÇALVES
+ LUANDA HEPP ALVES
+ TALITA ALMEIDA
+ WENDY ELIZABETH PEREIRA ESPÓSITO

Proposta:

Ao abordar o tema violência no trânsito que está no cotidiano das pessoas, sendo elas espectadoras ou vítimas, observamos os impactos sofridos pelas situações de violência, e como estes podem ser levados às relações de trabalho e com isso produzir diferentes conflitos no ambiente profissional. No trânsito encontramos uma diversidade de grupos onde a ausência de cordialidade e empatia nas interações são fatores responsáveis pela agressividade, culminando em altos índices de acidentes e até óbitos. Os acidentes ocorrem de forma crescente e em uma frequência muito alta gerando impactos na saúde psicológica dos cidadãos que presenciam e vivenciam de fato a violência, e de certa forma também a impunidade, e isso reflete tanto no âmbito pessoal das vítimas como no trabalho, podendo ainda gerar baixa produtividade, doenças psicológicas como depressão e ansiedade. Para isso avaliamos como a violência no trânsito durante a locomoção ao local de trabalho aumenta os níveis de estresse do trabalhador. Foi aplicado um questionário sobre a percepção dos colaboradores de uma determinada instituição sobre a violência no trânsito e, junto à pesquisa bibliográfica, foram analisadas as suas percepções acerca da violência no trânsito e seus efeitos no estresse deles no local de trabalho, bem como a elaboração de reflexão e discussão com o grupo posteriormente.

Palavras-chave: Violência. Trânsito. Trajeto. Estresse. Trabalhador.

Nomes: 
+ ADRIANA RODRIGUES DA ROCHA DAL DEGRAN
+ MARIANE PIGNATO LEÃO
+ MARLI ERONICE CARDOZO
+ PATRICIA VERNER RITTER FERREIRA

Proposta:

A partir  da temática abordada no presente trabalho, buscamos dar enfoque aos indicadores que existem nas situações de violência contra mulher em uma relação conjugal. Ao elucidar estes sinais, ainda que sutis, de comportamentos agressivos em cônjuges no cotidiano, a mulher pode se perceber vítima de violência e com isso enfrentar o problema de acordo com sua condição. Espera-se contribuir, com este projeto, para orientação de forma preventiva às mulheres a não aceitarem a violência, buscando o bem-estar e a saúde, igualdade de gênero, redução das desigualdades, a paz e a justiça e instituições eficazes, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Unesco. Como objetivo geral, pretende-se divulgar o combate a agressão contra a mulher e de qual maneira ela pode começar a perceber os primeiros sinais de violência evitando que a agressão ocorra e possibilitar conhecimentos as mulheres para que elas possam identificar o futuro agressor. Para alcançar este objetivo, será realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, aplicação de entrevista estruturada em profissionais que atuam em defesa de mulheres em situação de violência na PROLEG – Promotoras Legais Populares de Santo André e elaboração de folder explicativo sobre os indicadores de violência contra a mulher.

 

Palavras-chave: Violência. Identificação precoce. Mulher.

Nomes: 
+ AGATHA THAIS KACZOROWSKI ALVES
+ ELIANE MACHADO FERREIRA BEZERRA
+ LAÍS LUCIANE OLIVEIRA DE JESUS
+ NATHALIA FERNANDA DA SILVA
+ PRISCILA PASSOS DE MORAES

Proposta:

O tema do trabalho descreve as dificuldades e desafios enfrentados pelos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação inclusiva nas escolas da rede pública do ensino fundamental I, que teve um aumento significativo no número de alunos matriculados nos últimos anos. A falta de maiores informações sobre esse diagnóstico, cria uma enorme lacuna nas relações entre alunos e professores e causa dificuldades na qualidade dessa inserção. Conscientizar os pais e responsáveis a estabelecer vínculo com a instituição ajudará a detectar as necessidades do aluno autista e facilitará o relacionamento para ampliar a desenvoltura e interação no ambiente educacional. O objetivo do trabalho foi apresentar os desafios e preconceitos que os alunos enfrentam na perspectiva de diminuir a discriminação com o intuito de introduzir essa conscientização nas escolas. Foi utilizado como metodologia o estudo bibliográfico de artigos nos sites de pesquisa www.scielo.org, livros e confrontação de dados obtidos através de análises bibliográficas. Como resultado foi elaborado um folder eletrônico para divulgação. 



Palavras-chave: Autismo. Educação inclusiva. Preconceito

Nomes: 
+ AMANDA RIBEIRO
+ GABRIELLE MEDEIROS RAPOSO
+ LARISSA MISTURA BARRETO DE GODOY
+ LUDO ALEXANDER FRANÇA
+ RAFAELA JORDÃO VIANNA

Proposta:

O trabalho tem como tema, a dificuldade ao acesso de direitos básicos à saúde enfrentada pelas pessoas trans. A problemática em questão nos traz as complicações e obstáculos que esta população encontra quando procura um atendimento na área da saúde. Entende- se que com a divulgação de situações de negligência sofridas pela comunidade trans em relação aos atendimentos na área da saúde, possa haver uma contribuição para a garantia de seus direitos. O objetivo foi descrever episódios de omissão e descaso sofridos por essa população quando procura atendimento à saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico do tema, elaborado e aplicado um questionário que permite sondar parte das experiências vivenciadas pelas pessoas trans. Com base nas leituras e análise do questionário foi criado um folder que será utilizado para informar e orientar as unidades de saúde quanto à importância de se otimizar o atendimento, que por vezes é precário quando se trata deste público.


Palavras-chave: Saúde. Transgênero. Políticas públicas.

Nomes: 
+ EMILLY VITÓRIA
+ MARCELA MAIRA

Proposta:

O tema do trabalho é a marginalização da mulher transexual no mercado de trabalho e as violências que elas sofrem nesses meios. São evidentes a discriminação e a marginalização sofridas por mulheres transexuais quando se trata de arrumar um emprego. Elas são vítimas de violência moral, verbal e até mesmo física, o que dificulta muito a inserção e a participação dessas mulheres no mercado de trabalho. Por não ser um assunto debatido com frequência, torna-se um problema decorrente e difícil de ser resolvido. Sendo assim, conhecer e divulgar situações de violência vividas por mulheres transexuais em seus ambientes de trabalho pode contribuir para identificação e enfrentamento desse problema. O objetivo é investigar e divulgar situações de violências sofridas por mulheres transexuais no mercado de trabalho. Para isso, foi feito o levantamento bibliográfico sobre o tema e a elaboração de folder digital com as informações, o qual foi disponibilizado nas instituições que tiveram interesse na divulgação. Com este trabalho, concluímos que, apesar das mulheres estarem ocupando cada vez mais o mercado de trabalho e possuindo qualificação para isso, essas ainda enfrentam casos de importunação e de desconfiança em seu serviço. 



Palavras-chave: Marginalização. Mulher Transexual. Mercado de Trabalho. Violência.

Nomes: 
+ REBECA BRITO COUTINHO
+ SUELI POSTIGO VARGAS
+ RENATA JUSTINO DE MATTOS SOUZA
+ ANDERSON VICTOR DE ALMEIDA
+ NALINE APARECIDA FERREIRA DOS SANTOS

Proposta:

Texto parcial de uma ação de extensão mais ampla, que discute a violência sofrida pelas pessoas surdas em seu cotidiano e os seus direitos, para contribuir com a divulgação dos direitos delas, combatendo a negligência, falta de informação e exclusão social que sofrem e levando informações importantes para ajudar na inclusão do grupo. Será distribuída uma cartilha eletrônica baseada em uma entrevista relevante ao assunto e em um levantamento bibliográfico, sendo esperada a divulgação dos direitos dos surdos na sociedade, bem como a violência por eles sofridas


Palavras-chave: Surdos. Inclusão. Direitos

Nomes: 
+ ANA CAROLINE PACIENCIA DOS SANTOS
+ ANA LUCIA DA SILVA SANTOS
+ ANDREIA APARECIDA TOTI BARCELLO
+ TERESA REY SAIZ

Proposta:

O trabalho tem como tema as formas de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Pretende tornar efetivo os projetos de prevenção à violência contra a criança e o adolescente, considerando as possibilidades de que nem sempre o objetivo traçado inicialmente por um projeto é cumprido, ou seja não chega às pessoas que precisam dessas informações ou auxilio. A pesquisa pretende investigar as condições em que os adolescentes estão expostos à violência, trazendo à luz questões para serem discutidas e, se possível, sugerir ações para auxiliar a comunidade a lidar com o problema. Tendo em vista a quantidade de trabalhos e pesquisas referentes ao assunto nota-se a necessidade de ampliar as ações de prevenção à violência contra crianças e adolescentes. O objetivo geral será divulgar formas de prevenção e enfrentamento desse cenário. A metodologia utilizada foi revisão de trabalhos acadêmicos que discutem a violência contra crianças e adolescentes. Como resultado final foi elaborado um questionário, a ser aplicado em instituições que tratam do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, bem como um pôster para apresentação da problemática. 


Palavras-chave: Violência infantil. Agressões ao adolescente. Abuso infantil. Maus tratos.

Nomes: 
+ CAIQUE FERREIRA
+ GABRIELLA PEREIRA
+ KATIA LOS ANGELES NUNES BEZERRA
+ SABRINA SOUZA SILVA

Proposta:

O trabalho tem como tema a violência psicológica autoprovocada por idosos institucionalizados. Foi realizado com o intuito de entender como as mágoas e reflexões do passado podem violentar a psique do idoso que está institucionalizado e como isto influencia em sua qualidade de vida. Para atingir este intento, foi elaborada pesquisa na literatura científica para melhor compreensão do assunto bem como entrevista semiestruturada a fim de coletar informações para conhecer melhor a situação do cotidiano do idoso que vive em instituições de longa permanência. Realizada esta etapa, deverá ser elaborada uma proposta de intervenção para contribuir com o enfrentamento do sofrimento vivido pelo idoso.


Palavras-chave: Idosos institucionalizados. Casas de repouso. Violência psicológica.

Nomes: 
BEATRIZ CHRISTINY GARCIA DA CRUZ
GEOVANI DA SILVA DOS SANTOS
GLEICIMARE SILVA ARAGÃO
JESSICA DE ARAUJO SALIM
JULIANA GARCIA RODRIGUES
MELISSA GABRIELA SOUZA RIBEIRO
VICTORIA GAMERO VESTRESCHI

Proposta:

O tema do trabalho é o abandono e a evasão escolar na adolescência, cujo objetivo é identificar as principais causas do abandono precoce dos adolescentes da rede pública de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, apontando diversos fatores que impulsionam os adolescentes a abandonarem os estudos antes de concluí-los. Serão proporcionadas informações pontuais de conscientização aos adolescentes, por meio de publicações a serem divulgadas na plataforma Instagram sobre educação, saúde na adolescência e qualidade de ensino. Após a divulgação nas redes sociais, serão acompanhados os números de visualizações e os comentários, com vistas ao aprimoramento e atualização do material.


Palavras-chave: Abandono. Evasão escolar. Adolescência. Conscientização

Nomes: 
ALINE ALMEIDA LIMA
BRENA VIANA VIEIRA
FERNANDA STHEFANY DE CASTRO SILVA
GRAZIELLE GOMES RIBEIRO
KARINA VITORIA MORAIS DA SILVA
SABRINE GOMES
PABLO ARCANGELO APARECIDO ROSA
VITÓRIA BERNARDO

Proposta:

O presente trabalho tem como tema as adversidades de transexuais e travestis no mercado de trabalho, procurando refletir sobre as dificuldades enfrentadas por essas pessoas no local de trabalho. A partir de revisão bibliográfica identificou-se a alta porcentagem de indivíduos transexuais e travestis que optaram por seguir profissões informais por conta da escassez de oportunidade de trabalho formal. Sendo assim, entende-se que existe a necessidade de se intensificar a divulgação das dificuldades sofridas por essa comunidade específica. Logo, o trabalho tem como objetivo divulgar e dar ênfase numérica às dificuldades que pessoas transexuais e travestis enfrentam no mercado de trabalho. Foi realizado um levantamento bibliográfico de periódicos através da plataforma Scielo e a elaboração e aplicação de um questionário por meio da plataforma Google Forms ao público em geral, que demonstrou interesse em contribuir para a pesquisa. A partir dos conteúdos estudados nos periódicos e das respostas obtidas no questionário aplicado, produziu-se uma página na rede social Instagram para divulgar as informações adquiridas e, de alguma forma, ajudar a comunidade. 

 

Palavras-chave:

Transexuais. Travestis. Mercado de trabalho.

Nomes: 
BÁRBARA RODRIGUES TRINDADE DOS SANTOS
DANIELE OLIVEIRA DOS SANTOS
ELIS REGINA DE OLIVEIRA LOREDO
GUILHERME AMARO CESÁRIO
MAYCON GARCIAS ROCHA
MICHELLE DE ALMEIDA MENEZES
TELMA MASSARÃO ANDRADE
THAIS AGUIRRE

Proposta:

O trabalho tem como tema a prevenção à violência doméstica contra adolescente com deficiência. Procurou-se refletir a respeito das possibilidades de se contribuir para a divulgação da prevenção da violência doméstica contra o adolescente. O objetivo é conscientizar sobre a violência contra adolescentes com deficiência no âmbito familiar. Foi realizada uma revisão bibliográfica e notou-se um aumento do número de casos de violência contra crianças e adolescentes e reduzidas as informações acerca de adolescentes com deficiência vítimas de violência doméstica. Dessa forma, considera-se a importância intensificar a divulgação da ocorrência de violência contra esse público específico. A partir dessas informações obtidas foi produzido um infográfico que será disponibilizado em forma de folder.


Palavras-chave: Adolescência. Violência. Deficiência.

Nomes: 
ARTHUR ALVES RAIMUNDO
BRUNA NEVES GOMES 
CAROLINE ALVES DE CASTRO LOPES
EDUARDO AKIRA TANIGUCHI
KARINA BEATRIZ SANTOS DA SILVA
LAURA FERREIRA DAMASIO
VÍTOR AUGUSTO MARTOS

Proposta:

O tema do projeto é a violência contra os participantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Como problema, procurou-se compreender a maneira como os estudantes de curso superior conhecem o MTST, bem como a forma que eles entendem as questões defendidas por esse movimento, tendo em vista a negligência que os participantes sofrem no cotidiano. O conhecimento sobre os propósitos defendidos pelos integrantes do MTST pelo público universitário contribui para se ampliar as reflexões a respeito da necessidade de reconhecer o direito a moradia digna de todos os cidadãos, dessa forma, o objetivo proposto é conscientizar os alunos da FSA – Fundação Santo André, sobre a existência do MTST e a violência contra os membros do movimento. Para o desenvolvimento do trabalho, a revisão bibliográfica a respeito do tema foi feita através de textos de periódicos indexados na plataforma Scielo e outros sites referentes ao movimento e também aplicação de questionário, por meio de plataforma eletrônica Google Forms, aos alunos do Centro Universitário de Santo André. A partir das informações obtidas com a investigação bibliográfica e das respostas do questionário, elaborou-se uma cartilha eletrônica a ser divulgada pelas redes sociais.


Palavras-chave: MTST. Violência. Negligência. Conscientização. Moradia.

Nomes: 
GIOVANNA BENEDUCCI
GIOVANNA FAUSTINO DE PAULA
ISABELLA DE GODOI ALMEIDA BELCHIOR
ISABELLA GUSLINSKI ANACLETO
RENAN GUIMARÃES
SONIA MARIA BAUER DE ASSIS

Proposta:

O trabalho tem como tema os impactos da disseminação de Fake News entre adolescentes. Procura refletir sobre a disseminação dos perigos existentes no consumo e divulgação de notícias falsas. A falta de consciência e cuidado na transmissão de informações podem desencadear sérios problemas psíquicos e sociais. A demanda surge do aumento da interação nas redes sociais e da violência que aparece em diferentes faces nessas redes; somado a isso todas as cargas emocionais que a adolescência traz. Educar os jovens para a vida online se põe como uma tarefa urgente. O objetivo é contribuir na conscientização de adolescentes sobre as consequências da divulgação de Fake News. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e sobre os impactos negativos do uso excessivo das redes sociais; juntamente com a elaboração e aplicação de entrevista não estruturada em professores do ensino médio. A partir dessas informações obtidas com a revisão bibliográfica e o conteúdo das entrevistas, foi apresentada uma proposta para que o corpo docente promova rodas de conversas periódicas com os alunos utilizando materiais de apoio, tais como leitura de livros, filmes, vídeos. Foi proposta também a criação de uma caixa de acrílico, na qual é possível postar sugestões e ocorrências de assédio recebidas por estudantes, visando melhorias na comunicação da escola para com os alunos. Nesta caixa também consta um QR Code para que a postagem se faça de forma virtual. 

 

Palavras-chave:

Fake News. Violência. Adolescentes. Redes sociais.

Nomes: 
ANGELICA KEROLAYNE MENDES DA SILVA
ATHOS MACEDO DE ARAÚJO
EDUARDA RIBEIRO SOUZA MOTTA
EDUARDA VITÓRIA PADOVAN DRUDI
FERNANDA HONORATO NERI
MARCELO MERBACH SANTOS
PALOMA RUIZ 

Proposta:

O poder do abuso e as consequências de uma infância roubada: alguns segredos não devem ser guardados

 

O tema do trabalho é a violência na adolescência e grupos marginalizados. O objetivo é divulgar os impactos da violência na saúde mental e na adolescência de grupos periféricos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Estudos realizados pela OMS apontam que indivíduos expostos a diferentes contextos de violência ao longo de seu desenvolvimento apresentam em sua maioria o surgimento de transtornos psicológicos. Os jovens em sua maioria, diariamente, estão expostos, principalmente na comunidade, onde a exposição de adolescentes é de alta frequência. A partir dessas informações, foi elaborado um folder para que seja compartilhado com a população por meio das redes sociais. A divulgação das informações adquiridas através das pesquisas visa conscientizar a população sobre esses problemas, contribuindo para que haja uma redução nos índices de violência contra os adolescentes que vivem neste contexto.

 

Palavras-chave: Adolescência. Violência. Saúde Mental.

COORDENADOR: Prof. Me. CELSO RAMOS DE OLIVEIRA

PSICOLOGIA 1 - SEM A

PSICOLOGIA 1 - SEM D

Nomes: 
DANIELLY FERREIRA DE SOUZA
EDUARDA PEREIRA FIORAVANTI DA COSTA
GUILHERME HENRIQUE BRANÃO MARTINS FARIAS
JANAINA APARECIDA BRIVILIERI
PATRÍCIA BUSSOLARO EVARISTO
SABRINA ZAN DE ANDRADE

Proposta:

Esse projeto trata-se de reflexão sobre a violência doméstica, com especial enfoque na violência psicológica; esta se desenvolve como um processo silencioso, que progride sem ser identificado, deixando marcas em todos os envolvidos. Iremos apresentar resultados e discussão que advém de um projeto de ACEX, que irá elencar as principais causas que desencadeiam a violência psicológica e verificar os principais prejuízos psíquicos, através do Instagram, e pesquisas de campo visando divulgar informações e conscientizar as pessoas a respeito da violência psicológica no lar, e como evitar comportamentos abusivos e melhorar o empenho psicológico familiar. Lembrando sempre que ao divulgar informações, precisamos recorrer a elas primeiro para nos conscientizar antes de tudo, e assim não só saber mais sobre o assunto debatido como ajudar mais pessoas e dividir nossos conhecimentos como estudantes de psicologia.


Palavras-chave: Psicológico. Violência. Família.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ALINE ENNE CARDIA
+ CLEIDIANE DE OLIVEIRA BARROS
+ JULIANE SOUZA DA SILVA
+ NAYARA CAMPELO DE SOUSA
+ SILVIA CRISTINA SCAVAZZA DE SOUZA
+ VICTOR ALEXANDRE DE MELO

Proposta:

Esse projeto é uma reflexão sobre a violência e discriminação contra os moradores em situação de rua. Para isso, entrevistas foram realizadas com as pessoas em situação de rua a fim de elencar as principais causas que desencadeiam essa violência, o que leva as pessoas a essas condições, que tipo de violência (física, verbal, emocional, discriminação, prejuízos psíquicos, violência de direitos) estão sofrendo ou já sofreram.  A pesquisa foi realizada na ONG “Mãos que Abençoam”, no munícipio de São Caetano do Sul, e nos trouxe importantes informações e uma análise crítica de como podemos trabalhar a reinserção dessas pessoas à sociedade além da redução da violência.


Palavras-chave: Discriminação. Violência. Moradores em situação de rua.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ISABELA RIBEIRO SAMPAIO
+ ISADORA FERNANDES DE ARAUJO
+ JULIANA DANTAS FLORIANO
+ LEIRE MARQUES UBARRECHENA
+ NICOLE SIQUEIRA CARVALHO
+ VICTORIA CRISTINA DE ALMEIDA

Proposta:

Este trabalho apresenta um estudo sobre a violência contra os animais, com intuito de relatar sobre o abandono, os efeitos psicológicos causados neles e a importância da adoção. Foi feito o levantamento de dados detalhados a partir de entrevistas com uma protetora de animais, um questionário online e uma visita a uma ONG de resgate e adoção. Verificou-se que muitos dos animais já presenciaram maus tratos, chegando a passar fome e frio. Alguns, inclusive, eram adotados e depois devolvidos rapidamente ao local. Também há o fato de que muitas pessoas são contra a compra de animais, enquanto outras optam por comprar por sua aparência física, preferindo cachorros de raça ou de pequeno porte. Considera-se que a adoção em ONGs cresce a cada dia, mas que o abandono e maus tratos aos animais ainda é algo recorrente. 


Palavras-chave: Violência. Abandono.  Animais.

Link do Artigo

Nomes: 
+ BEATRIZ AIKO NISHIKAWA
+ BEATRIZ MATHIAS DA SILVA
+ BRENDA STHEFANI MENDONÇA ARAÚJO
+ DÉBORA CRISTINA COELHO BENSI
+ HELENA DE OLIVEIRA GOMES BARRANCO
+ MONIZE SAMARA DA SILVA

Proposta:

Este projeto apresenta uma pesquisa que faz um levantamento das características gerais de famílias e escolas, com ocorrência de violência contra crianças, bem como avaliar os resultados. Apresentaremos os resultados bem como a elaboração de discussões que visam elencar as causas que desencadeiam a violência infantil. A pesquisa foi realizada com escolas da região do ABC Paulista.


Palavras-chave: Violência. Crianças. Causas. Família. Escola.

Link do Artigo

Nomes: 
+ BÁRBARA FONSECA POLO
+ BÁRBARA S. F. LEITE
+ DOMENICA C.  Q. G. DOS REIS
+ LIVIA C. FOGO TURCO
+ MARCIA M. SAITOW PORTAS

Proposta:

O racismo é uma das principais heranças da era colonial, fruto do padrão de poder instituído naquela época, que estabelece, ainda hoje, relações racializadas e hierarquizadoras nas estruturas sociais, institucionais, religiosas, entre outras. Nesse caminho, o processo abolicionista não ocorreu somente pelo fim da escravidão, mas, também pelo início de uma luta pela igualdade e dignidade da pessoa humana, uma vez que a abolição não foi suficiente para garantir esses direitos. A permanência de estereótipos racistas representa um dilema persistente que se perpetuou ao longo do tempo. A discriminação em razão da cor da pele por assim definir como raça, tem colocado a humanidade a se comportar de forma velada e, por vezes, explícita de uma violência coletiva em razão do preconceito racial.


Palavras-chave: Racismo. Desigualdade. Preconceito. Violência.

Link do Artigo

Nomes: 
BEATRIZ SILVA ALVES
GABRIELY TOTI MENDES
GIOVANNA CAMPORESI COPPINI
LARISSA DELMONDES DE OLIVEIRA
LÍDIA LIMA GLATT
RAFAELLA ZANUTTO OLIVEIRA

Proposta:

Este projeto visa explorar e discutir a violência contra a mulher que se constitui como um fenômeno multifacetado e complexo, e é antes de tudo uma violação de direitos humanos. Pode ser compreendida por atos violentos fundamentados em relações de gênero, manifestando-se de diferentes formas, abarcando, dentre outras, as dimensões da violência psicológica, moral, física e sexual. Baseando-se na explicação dos termos “violência física” e “violência psicológica” apresentando resultados e discussão, que advém de um projeto de ACEX, sobre o quanto isto acontece com frequência e, muitas vezes, ao nosso lado. Foram realizadas pesquisas e “entrevistas” anônimas para a elaboração de gráficos e estatísticas a fim de mostrar a realidade de muitas mulheres que sofrem na mão de abusadores. Posteriormente ao levantamento de dados, auxiliaremos as mulheres a, com fundamento na explicação dos termos, identificarem se estão passando pelo mesmo problema ou se têm conhecimento de alguém que esteja e tenha forças para denunciar quando se sentir pronta. O resultado desta ação proporcionará o maior conhecimento das diferentes formas de abuso que a mulher sofre, resultando na conscientização da população e maior identificação por parte das mulheres e futuras denúncias.   

  

Palavras-chave: Mulher. Violência. Abuso. Direitos

Link do Artigo

Nomes: 
+ CLARISSA DA SILVA
+ LARISSA RICHETTO ZEBER
+ LENILDA MIRANDA FONSECA
+ MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA
+ SOPHIA PAIVA RIBEIRO DE BARROS
+ THAMIS AUGUSTA SALLE DO PRADO

Proposta:

Esse projeto visa abordar no contexto atual a violência que permeia nosso corpo social. Diante de tal problemática que vem desde os primórdios da humanidade e tendo em vista que tal pauta ainda seja incompreendida e em alguns casos seja um “tabu” em algumas civilizações, elaboramos essa pesquisa com o objetivo de desvendar as faces da violência e sua culturalidade. Diante dos casos de violência no Brasil, observamos que sempre foram uma questão problemática de estrutura social e cultural. Tais raízes desta violência podem ser encontradas na herança arcaica, que tem formado a identidade brasileira desde nossos primeiros dias. Se olharmos nossa origem e nossa história vamos perceber que somos frutos de tamanha violência praticada pelos colonizadores que em 1500 quando ao entrarem em nossas terras mataram e escravizaram povos indígenas e povos africanos. Atualmente, o Brasil vem assumindo patamares elevados e significativos da violência, sendo seu auge na taxa de homicídios que ocorreu no ano de 2017, quando 65.602 pessoas foram assassinadas no país e ocorrem a partir da utilização de força física ou poder sobre si mesmo, pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano. Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência. Pretendemos assim, através destas informações oportunizar uma ampla visão sobre o quanto a violência, seja ela estrutural ou social vem afetando de forma gradual nosso cotidiano, nosso entorno e nossa sociedade.


Palavras-chave: Violência. Cultura.  Sociedade.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ALLANIS CRISTINY COSTA SILVA
+ AMANDA CANDIDO DE LIMA
+ DÉBORA ABRANTES DA COSTA
+ JORDANA RABELO DE OLIVEIRA
+ MARIANNA ARAUJO PACHECO

Proposta:

Este projeto de Ação Curricular de Extensão (ACEX) visa estabelecer quais as circunstâncias que acarretam uma violência à pessoas com deficiência física (PCD’s), como ocorrem as violências que impactam a mente e a autoestima dessas pessoas. A pesquisa trará experiências individuais de pessoas com deficiência, sugestões de como combater o preconceito e a visão de pessoas sem deficiência sobre o assunto.De modo geral, há muitas maneiras de combater a falta de acessibilidade e o preconceito contra pessoas com deficiência física, cada indivíduo deve se conscientizar e lutar pelos direitos de PCD’s.


Palavras-chave: Saúde. Direitos. Violência psicológica. Violência física. Capacitismo.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ESTHER BRAZILE DA SILVA
+ JULIA DE CARVALHO AMARELLO
+ LUCAS MATHEUS SOUSA DA COSTA
+ PEDRO SILVA DREZETT FERREIRA
+ RAFAEL BUSCARIOLI TRESSINO

Proposta:

Esse projeto visa compreender como as mídias de entretenimento influenciam na violência contra mulheres negras e amarelas. Considerando que esta violência é fomentada pelas mídias de entretenimento à medida em que alimentam o estereótipo e objetificação destas mulheres, a divulgação dos resultados deste projeto proporcionará aos leitores entendimento do quanto, na realidade, isso maximiza os preconceitos que a sociedade já possui há tempos contra estas mulheres de cor e como isso as torna vulneráveis à todas as formas de violência desde cedo.


Palavras-chave: Entretenimento. Violência. Estereótipo. Preconceito. Mulheres Negras. Mulheres Amarelas.

Nomes: 
+ CAROLINE DA SILVA RODRIGUES CASTRO
+ GABRIELA CRISTINA FONSECA
+ KIMBERLY CRISTINA MOURA
+ LARISSA EUGENIO DE SOUZA
+ TATIANE CABRAL SANT’ANA

Proposta:

Este projeto visa verificar o conhecimento já existente das mulheres sobre os tipos de violência doméstica, tanto física como psicológica, seus impactos, bem como auxiliar futuramente na identificação de algumas atitudes características da violência, uma vez que suas consequências podem ser imperceptíveis a curto prazo. Baseando-se nas respostas dadas, através do preenchimento de formulário, objetiva-se identificar se as mulheres possuem conhecimento do que é uma violência doméstica, para além das agressões físicas, e como podem ser manipuladas ou sofrer ameaças para não sair de uma relação abusiva. Pretende-se incentivar a busca de orientação psicológica da vítima, a denúncia do abusador às autoridades públicas, a busca de uma rede de apoio através de profissionais e parentes, assim como acompanhar o crescimento da violência doméstica contra mulheres durante a Pandemia de COVID-19.


Palavras-chave: Violência. Mulher. Psicológico. Pandemia.

Link do Artigo

Nomes: 
+ CAROLINA AUGUSTA VICENTE FONTOURA
+ DAIANE DE JESUS PAULINO
+ DAVI RODRIGUES DE ARAUJO FERRARI
+ GUILHERME REIS MELO
+ MARCOS DA SILVA SILVA

Proposta:

Este trabalho apresenta o resultado de um estudo qualitativo sobre a invisibilidade das pessoas com necessidades especiais atendidas por uma escola pública do estado de São Paulo. Foi feito o levantamento de dados legais e teóricos a partir de documentos pertinentes e realizada entrevista semiestruturada por meio de um questionário aberto com uma profissional da escola que faz atendimento a estudantes com necessidades especiais. Verificou-se que a instituição escolar apresenta muitas dificuldades estruturais, vivência extremamente carente de falta de recursos, falta de acesso das famílias atendidas por outros serviços que de certas especialidades, condições precárias de serviços de saúde, baixa empregabilidade, apontaremos que mesmo diante das limitações estruturais há um atendimento de qualidade realizado pelos profissionais.  Considera-se que a participação do profissional da psicologia é de fundamental importância como campo científico complementar e qualificador do atendimento realizado nas escolas acompanhado de políticas públicas visando uma diminuição nas desigualdades existentes, a fim de se garantir o bem-estar daqueles que são invisibilizados.


Palavras-chave: Invisibilidade.  Educação. Psicologia.

Link do Artigo

Nomes: 
+ GRACIELE SERAFIM ESPANHA
+ IGOR PEGORETTI BALLESTERO
+ KEZIA FERNANDA DIAS DE PAUDA
+ LAURA BEATRIZ DE ALEXANDRIA SANTOS
+ PAMELA SCHIAVO

Proposta:

O presente artigo tem como intuito, cientificar os leitores sobre o encarceramento na infância e consequências causadas por ele. Através de pesquisas realizadas acerca do tema, obteve-se resultados alarmantes ao que se refere exploração, maus tratos, abuso e violência contra a criança e/ou adolescente, e como afeta a vida futura deles, causando a eles medo e bloqueio emocional, dentre outros problemas psíquicos. Portanto, o intuito é alertar sobre a importância de protegê-los, visto que na pesquisa realizada 69,2% convivem com a criança e/ou adolescente que sofrem com o encarceramento na infância e não sabem como proceder diante dessas situações.


Palavras-chave: Violência. Crianças. Adolescentes. Infância

Link do Artigo

Nomes: 
+ DOMINIQUE OLIVEIRA DE ARAÚJO
+ LARISSA DOS SANTOS REGIS
+ MILENA VIMER
+ PIETRO LUCIANO DE CARIA

Proposta:

O objetivo principal do nosso trabalho é recolher dados sobre o impacto da violência LGBTQIA + durante a juventude, e como isso afeta na vida adulta. As formas de violência são muito amplas quando tratamos desse tema, os jovens LGBTs enfrentam ela durante sua infância – seja ela representada pelo preconceito verbal/psicológico de seu núcleo familiar, seja em seus relacionamentos interpessoais, e também na sua vida social, a agressão física e verbal que passam diariamente por conta da sua identidade de gênero e sua orientação sexual.  O jovem LGBT quando se descobre diferente do que é predominantemente considerado normal – infelizmente – pela maior parte da sociedade, que tem um pensamento retrógrado acerca da sexualidade, ele se sente excluído, desamparado e marginalizado em muitos casos. Todos esses pilares desde a infância até a adolescência levam a um caminhar diferente quando o assunto é saúde mental dos jovens adultos. Todas as turbulências passadas na infância e adolescência podem gerar solidão, depressão e/ou ansiedade. A taxa de depressão e índice de suicídio dos jovens LGBTs é muito alto, principalmente no Brasil. “Estima-se que jovens rejeitados por sua família por serem LGBTQIA+ têm 8,4 vezes mais chances de tentarem suicídio”, afirma o fundo do Brasil.


Palavras-chave: Violência LGBT. Juventude. LGBTfobia. Saúde mental. Desenvolvimento.

Link do Artigo

Nomes: 
+ AMANDA TEIXEIRA DA SILVA
+ GYOVANA ANDREZA MOITINHO BRANCATE
+ JOÃO PEDRO SOARES SILVA
+ VINICIUS DE ALMEIDA BRAVO

Proposta:

Esse trabalho apresenta um estudo sobre a violência contra pessoas portadoras de transtornos, com o intuito de se observar o preconceito existente. Foi feito o levantamento de dados detalhados a partir de entrevistas com pessoas que já tiveram ou conhecem alguém que tem algum tipo de transtorno mental, por meio de um formulário online. Verificou-se que as pessoas que responderam esse formulário apresentam casos extremamente difíceis em que elas ou outras pessoas tiveram que lidar com esses transtornos, há um número exacerbado de casos de depressão e ansiedade, além de muitos relatos de violências sofridas por conta desses transtornos. Considera-se que as pessoas que detêm mais informações sobre problemas psicológicos devem investir mais na propagação de informação, a fim de conscientizar as pessoas sobre essa violência existente e quebrar esse ciclo de preconceito que vem sendo construído há anos.


Palavras-chave: Violência. Transtornos mentais. Conscientização.

Link do Artigo

Nomes: 
+ LAÍS SANTOS DE ANDRADE CARREIRA
+ LIZANDRA PERUCCI DE SOUZA

Proposta:

Este trabalho fornece um conhecimento ao tema Maus-tratos dos Animais com o intuito de observar as principais situações emergentes a respeito dos direitos e bem-estar da vida animal, como um todo. Só podemos conhecer o todo se conhecermos as partes que o compõem, para conhecer não podemos isolar uma palavra ou informação, dessa forma, partir dos estudos e conhecimento, ocorreu um levantamento de dados detalhados a partir de documentos pertinentes e realizadas entrevistas com crianças, jovens, adultos e idosos a fim de identificar o conhecimento pertinente a cada um sobre o tema e suas presentes regulamentações, a meio de questionário on-line. Verificou-se que o assunto ainda é pouco debatido e pouco representado a grandes causas, ou seja, ainda é um assunto isolado e com pouco conhecimento a fundo sobre maus-tratos, como: forma de ajudar os animas e denunciar os responsáveis pela violência. Considera-se que o poder público deveria investir mais em movimentos em pró da vida animal e ouvir os representantes e coordenadores de ongs para que houvesse uma diminuição nos problemas explícitos em nossa sociedade a fim de se garantir o bem-estar de todos os animais. 


Palavras-chave: Maus- tratos. ONGS. Causa animal. Políticas públicas. Governo.

Link do Artigo

COORDENADORA: Profa. Dra. JULIANA APARECIDA MARTINI

PSICOLOGIA 6 - SEM B

Nomes: 
+ RAFAELA FERNANDA DE LIMA 
+ CARLA FERREIRA DOS SANTOS

Proposta:

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada. Com base em artigos científicos que referiam aumento de casos de assédio moral em tempos de pandemia construímos e aplicamos um questionário pelo Google Forms para compreender essa realidade junto aos alunos e conhecidos em geral. Os resultados mostraram que 25,04% dos 41 participantes já haviam sofrido assédio moral no trabalho, no qual 12% achavam que era assédio, porém 62,96% acreditavam que não. A partir dos dados foi construído um material que foi compartilhado digitalmente nas mídias da FSA e a todos os participantes. O ambiente de trabalho é muito mais que rentabilidade monetária, é uma fonte de saúde, de desenvolvimento social, intelectual e profissional, muitas vezes geradora de sofrimento emocional, que precisa ser atendido e debatido, outros determinantes justificam a dificuldade de compreensão dessa realidade pelo empregado, porém se faz necessário compartilhar informações e canais de ajuda à essas pessoas.

Palavras-chave: Saúde no trabalho. Assédio Moral. Pandemia.

Link do Depoimento

Nomes: 
+ CAROLINA APARECIDA HIRSCH SILVEIRA
+ RAFAELA CARRARO LOLO 
+ STEFANO KANACE GONÇALVES VASQUES

Proposta:

O tema violência contra a mulher vem ganhando discussões cada vez mais detalhadas e profundas atualmente, observamos a necessidade desse assunto ganhar maior foco e ser abordado com mulheres que estão começando a se relacionar. Entendemos que quando as mulheres começam a ter suas primeiras relações amorosas, a falta de conhecimento faz com que pensem que muitas situações abusivas passem como “normais”, e por isso escolhemos priorizá-las neste estudo. A fim de estudar a violência contra a mulher dentro da faculdade, abordamos o tema usando como base artigos estudados e as respostas obtidas no questionário do Google Forms que produzimos e respondemos sigilosamente. Participaram 77 mulheres entre 17 e 49 anos, que referiram que já tiveram relação sexual sem vontade apenas para agradar o parceiro (64,9%), já tiveram medo do parceiro em discussões (41,6%), já se afastaram de amigos por causa do parceiro (62,3%), e já passaram a senha das redes sociais para ele (59,6%). Podemos concluir que a visão de uma relação saudável vem sendo discutida cada vez mais, e as discussões vêm se ampliando diante das questões relacionadas à violência, mas ainda há muito para se fazer. A partir dos resultados foi construído um folder para ser encaminhado aos participantes e à população em geral por meio das mídias. Entendemos que ao passo que se amplia o debate acerca do tema, se mostra a urgência de novas iniciativas, legislações e saúde pública a respeito da violência contra a mulher.

Palavras-chave: Saúde da Mulher. Violência contra a mulher. Prevenção à Violência.

Link do Depoimento

Nomes: 
+ KAREN VANESSA DE SOUZA TOGNOLI
+ ALINE MILLA
+ DANIELE SOUSA
+ IRACEMA MASSAIOLLI

Proposta:

A pandemia que assola o Brasil e o mundo tem impactado a vida de toda a população, tanto na vida pessoal quanto na coletiva. Neste trabalho abordamos o impacto da pandemia frente aos efeitos na saúde mental dos profissionais da saúde que prestam assistência a toda a população. A sobrecarga e pressão sob esses profissionais resultam em estresse e isso não é sinal de fraqueza ou incompetência profissional, mas um alerta quanto a necessidade de cuidados mentais e físicos. Médicos chineses que cuidavam de vítimas de COVID-19 e tinham melhores indicadores de apoio social foram capazes de manter uma melhor qualidade do sono, maior autoeficácia, menor intensidade de sintomas ansiosos e impacto reduzido de estressores. No presente estudo, a partir da resposta de sete pessoas de maneira sigilosa em formulário online observou-se o impacto na saúde como também a importância da rede de apoio para manutenção da saúde mental dentro do ambiente de trabalho. A maioria dos participantes (57,1%) disse ter se sentido só durante a pandemia e ter grande receio de contagiar os familiares (85,8%), ao mesmo tempo que tinham familiares para os apoiarem quando necessário (85,7%). A resposta psicológica às situações de estresse é individual, com manifestações únicas, influenciadas pelo contexto de vida e trabalho em que estão inseridas. O trabalho em equipe, o não se sentir só, são importantes aspectos da saúde mental de uma equipe, a promoção da saúde mental é essencial, uma vez que geram efeitos clínicos, políticos e sociais. Após os resultados foi construída um banner para compartilhamento com os participantes e população em geral, com práticas promotoras de bem-estar e canais de ajuda. Mesmo que atualmente a pandemia se apresente de maneira mais branda e com maior controle, principalmente após a vacinação da população, é importante nos questionarmos sobre ações que promovam institucionalmente a saúde mental dos profissionais de saúde, entendendo a mesma como direito.

Palavras-chave: COVID-19. Saúde Mental. Profissionais de Saúde.

Link do Depoimento

Nomes: 
+ ANA CAROLINE LINO
+ CAMILA BENTO DOS SANTOS
+ GIOVANNA FERNANDES BEZERRA
+ MARIANA SANTANA DE SOUZA SOARES

Proposta:

A partir do campo da Saúde Coletiva, compreende-se a saúde e a doença como um processo multidimensional, decorrente de fatores históricos, culturais e sociais. Estar saudável ou doente é resultado de um processo amplo que envolve aspectos biológicos, psíquicos, culturais e sociais. Na adolescência entendemos que as emoções e a mudança de papel social podem trazer sofrimento e evidenciar ações que carecem de cuidado, como o comportamento suicida. Este projeto de extensão teve como objetivo geral compreender quais são as crenças e representações sobre saúde, doença e corpo de estudantes do ensino médio de uma região do município de Santo André. A Psicologia se inseriu junto aos demais cursos da Faculdade de Medicina do ABC e realizou uma atividade junto aos alunos do ensino médio a fim de questionar e refletir sobre problemas que não teriam solução imediata. Os resultados demonstraram a onipotência e a resposta imediata que gera angústia e incerteza ao adolescente, o que foi problematizado. Concluímos o quanto se faz necessário o acolhimento e o questionamento da onipotência na resolução de conflitos como ação preventiva ao suicídio.


Palavras-chave: Suicídio. Prevenção. Adolescência. Escola.

Link do Depoimento

Nomes: 
+ BIANCA BARRETO DOS SANTOS
+ ISABELA OLALEYE MOREIRA DE ALMEIDA
+ LUCINÉIA GOMES DE SOUSA
+ MANOELA DE OLIVEIRA DIAS FEITOZA

Proposta:

O termo narcisismo tem sua origem na Grécia, derivando da palavra narke que quer dizer entorpecido, representado a vaidade e a falta de empatia. A libido, a sensibilidade direcionada para o próprio indivíduo faz com que a relação com o outro, principalmente o filho, seja conturbada. Na presente pesquisa abordamos conceitos relevantes a respeito da temática do trabalho, trazendo informações a partir da plataforma do Instagram para que pudessem auxiliar as pessoas na identificação do próprio sofrimento, e com isso proporcionar um caminho para que as pessoas pudessem procurar auxílio e terem melhor qualidade de vida. As informações passadas ao público pelo presente trabalho auxiliaram no compreendimento do tema e levantaram sua discussão, ajudando as pessoas a procurarem ajuda. Apesar da pouca interação pela plataforma Instagram, as informações foram disseminadas e o público-alvo foi atingido. Como esse conteúdo continuará disponível na plataforma, ele ainda poderá atingir mais pessoas levando o aprendizado e ajudando-as a superar o sofrimento causado pelo transtorno.


Palavras-chave: Mães narcisistas. Narcisismo. Violência contra a criança.

Link do Instagram

Link do Depoimento

Nomes: 
+ AMANDA BATISTA FRANCISCO GONÇALVES
+ AMANDA RODRIGUES SILVEIRA
+ LUANA VENÂNCIO WOIDELLA
+ YASMIN FERREIRA OTTATI

Proposta:

A situação de risco ambiental para desastres naturais traz grandes preocupações para os residentes nessas áreas, geralmente famílias atendidas e acompanhadas pelo poder público. A Psicologia das Emergências e Desastres é o estudo do comportamento e do modo como as pessoas reagem a essas situações críticas, que causam perdas materiais, ferimentos e muitas vezes mortes de entes queridos, acarretando consequências psicológicas que podem afetar sua vida. Este estudo objetivou compreender o serviço a essas famílias prestado, antes, durante e após uma situação de desastre, principalmente quanto ao apoio social e emocional. Após estudo foi realizada visita a uma instituição que se estabelece em um desses territórios. Não havia um serviço estruturado de forma contínua e o órgão que agia nesses casos era a Defesa Civil, nesses momentos não havia inserção de psicólogos. O psicólogo pode auxiliar na elaboração de políticas públicas, como também auxiliar na identificação de recursos e acolhimento dessa população. A partir disso, foi encaminhado ao serviço da Defesa Civil as possibilidades de trabalho do psicólogo dentro da área de Emergência e Desastre a fim de ampliar a reflexão sobre recursos a serem disponibilizados às pessoas que vivem em áreas de risco, bem como reforçar o dano emocional que tais situações ocorrem. Compreendemos que esse olhar se faz importante pois é uma situação que prejudica a vida do sujeito integralmente, sua qualidade de vida, sua saúde física e emocional, bem como sua vivência dentro da cidade.

Palavras-chave: Psicologia de Emergência e Desastres. Auxílio Psicossocial. Desastres Naturais.

Link do Depoimento

Nomes: 
+ GIULIA GABRIELLE FERNANDES DE MORAIS
LETICIA ELLEN DE ALMEIDA
NATHALIA MILLER MAGNANI
VITORIA PRUDÊNCIO TERESSAM

Proposta:

O projeto foi pensado e criado devido a violência sexual estar presente no dia-dia das escolas através de brincadeiras e ações que desrespeitam o próximo, mas que é visto como uma forma de entretenimento e brincadeira. É notável o crescimento de crianças e adolescentes que sofrem este tipo de abuso, entre 2017 e 2020 mais de 180 mil adolescentes sofreram violência sexual – uma média de 45 mil pessoas por ano, é o que revela o Panorama da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil. O projeto consiste em conscientizar os alunos de que essas brincadeiras e ações pode ser uma violência sexual dentro do ambiente escolar. A conscientização se dará através do aprofundamento sobre o tema e na melhor consciência corporal, nos limites e respeito com o próprio corpo e o do próximo, agindo assim de maneira preventiva e informativa. A ação foi realizada através das plataformas sociais, criamos um Instagram sobre Violência Sexual para que os adolescentes pudessem se conscientizar e entender mais sobre a violência, até agora temos 51 seguidores e 10 postagens. Com este projeto esperamos conscientizar e fazer outras pessoas entenderem mais sobre os assuntos, e compartilhar as informações que tivemos acesso, a todos que vivenciam essas relações ainda na escola. 


Palavras chaves: Violência sexual. Psicologia escolar. Adolescência.

Link do Instagram

Link do Depoimento

Nomes: 
+ ISIS GOMES DE OLIVEIRA FRANÇA
+ ROSIANI DO AMARAL E SILVA MORAES

Proposta:

O presente estudo teve por objetivo apresentar a técnica da Psicoterapia Breve através da avaliação de dados de artigos científicos já publicados sobre o tema, fazendo considerações do seu uso no acompanhamento psicológico de crianças vítimas de violência. Aprofundamos a compreensão do conteúdo através de depoimentos de profissionais psicólogos atuantes na área. Os resultados parecem apontar que o uso da técnica é positivo e bastante eficiente no atendimento de crianças e adolescentes que sofreram violência, desde que haja a presença de alguns fatores muito relevantes como o domínio da técnica pelo profissional que vai aplicá-la, a realização de um trabalho com uma equipe multiprofissional na assistência dessa criança e, sobretudo a participação da família e da rede de apoio para o êxito do trabalho. A partir dos resultados construímos um vídeo explicativo sobre a técnica da Psicoterapia Breve para psicólogos e estudantes de psicologia. Por fim, concluímos que, os resultados encontrados apontam para a necessidade de um olhar cada vez mais cuidadoso para a questão da violência contra crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Psicoterapia Breve. Violência sexual infantil. Rede de apoio.

Vídeo Explicativo

Link do Depoimento

Nomes: 
+ LETICIA CARVALHO
+ REGIANE MACEDO

Proposta:

As situações de violência na infância geralmente ocorrem no próprio ambiente familiar, atravessadas pela cultura familiar, histórias, crenças, cuidados, passados de geração em geração, e que muitas vezes, agressivos e violentos, acabam prejudicando o desenvolvimento da criança. O presente trabalho consistiu em apresentar Podcast em oito episódios através da rede social Spotify sobre tipos de violência infantil. As fontes que utilizamos foram artigos científicos na Scielo e Google Acadêmico, visando aprofundar e mostrar as diversas formas de violência na infância e os impactos que podem gerar na criança, adolescente, chegando até na vida adulta. Foi observado boa receptividade das informações levando alguns ouvintes a se identificarem com as situações apresentadas. A partir disso pretende-se ampliar a divulgação do tema e promover a redução de situações de violência na infância. 

Palavras-chave: Saúde Mental. Violência. Infância. Família.

Link do Spotify

Link do Depoimento

Nomes: 
+ BEATRIZ RODRIGUES ADÃO
BRUNA CRISTINA LIMA PEREIRA
JÉSSICA IVANA CARVALHO
JOÃO COSTA BEZERRA
KHATARINA RIPAMONTI ZAPPAROLI
LIREGINA CONCEIÇÃO SANTOS
SORAIA DE SOUZA MARQUES

Proposta:

O assédio é uma forma de perseguição, importunação e insistência permanente que tem caráter recorrente e inconveniente para a vítima. O assédio pode ocorrer em diversos ambientes, neste trabalho será abordado o assédio sofrido por mulheres cisgêneras no ambiente corporativo. Primeiramente foram pesquisados artigos sobre o tema e, em sequência e de maneira concomitante, foi divulgado para o público-alvo (mulheres cisgêneras) um questionário a ser respondido através do Google Forms a fim de trazer maior compreensão sobre como essa vivência se faz presente atualmente nos nossos grupos e redes sociais. Foram 103 respondentes, das quais 57,3% relataram já ter sofrido alguma situação de assédio no trabalho, 60,7% estavam na faixa etária entre 18 e 30 anos e 80,5% realizado por homens. Observa-se que as estatísticas mostraram a comum presença da prática de assédio feminino dentro das corporações, bem como delinearam como se dá o quadro (faixa etária, gênero e cargo de quem o pratica etc.), essas situações eram frequentes e trazia como consequências problemas emocionais autorrelatados (ansiedade 55,7%; insegurança 54,1%, medo 44,3%). Os dados recolhidos do formulário, juntamente à pesquisa de artigos já citada acima, serviram de base para construção de uma ação interventiva junto às mulheres em geral, com intuito de que possam identificar tais situações e agentes assediadores e, como resultado, buscar por ajuda nos locais adequados de atendimento. Essa ação foi concretizada como uma cartilha digital explicando os tipos de assédio e como defender-se dele, a qual foi divulgada nas redes sociais. Sendo uma prática comum e, ao mesmo tempo tão devastadora para quem sofre, é necessário que seja disseminada a informação de como reconhecer o assédio no trabalho e como se proteger (ou proteger o outro) por meio de ações e da denúncia.


Palavras-chave: Assédio à mulher. Assédio moral. Assédio no ambiente corporativo.

Link da Cartilha

Link do Depoimento

Nomes: 
+ ENZO SGRIGNOLLI
+ GABRIEL GRADIN MACIEL DA SILVA
+ MARIANA COSSA BRAVO
+ RAFAELA COSSA BRAVO

Proposta:

Este trabalho aborda a violência obstétrica e seus impactos psicológicos nas gestantes. A violência obstétrica é mais uma forma de violência contra a mulher que pode ocorrer em qualquer momento da gestação (pré-natal, parto e puerpério) e que pode causar danos profundos à gestante e ao bebê. Apesar do grande número de casos desse tipo de violência no Brasil, ainda não existe uma lei específica que defina e tipifique especificamente a violência obstétrica, apesar de haver alguns dispositivos legais que protejam as gestantes em nosso país. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo informar a população sobre violência obstétrica e construir um canal de comunicação (blog) com pessoas que vivenciaram essa situação de abuso e maus-tratos a fim de promover a redução da violência contra a mulher antes, durante e depois do parto e tornar a comunidade um lugar mais seguro para as gestantes e seus bebês. Por fim, foi possível observar na prática, por meio dos relatos obtidos através do blog, como a violência obstétrica ocorre e como ela está enraizada em nossa sociedade, e o quanto são necessários espaços de escuta e acolhimento a este sofrimento.


Palavras-chave: Violência obstétrica. Gestante. Psicologia da Saúde.

Link do Blog

Link do Depoimento

Nomes: 
GUILHERME BIANCHI SIMÕES
ÁGATA GABRIELE MAGALHÃES PALHANO
SARA ALMEIDA DE SOUZA
VICTORIA ZANIRATO DOS SANTOS
LETÍCIA PEREIRA SANTOS
BEATRIZ VIEIRA DOMINGUES

Proposta:

Atualmente é crescente o número de professores com medo de alunos e de locais de trabalhos com um alto índice de violência escolar. Através dos levantamentos bibliográficos, escuta ativa, conversa com professores, coleta de dados; construir um projeto com causas, consequências e prevenções referente a violência psicológica em âmbito escolar. Participaram 65 professores, sendo 92,3% da rede pública, 75,4% relataram já ter vivenciado uma situação de violência verbal por alunos, 81,5% estavam dando aula no ensino fundamental I, 96,7% acreditam que os pais transferem a responsabilidade da educação para eles. O assédio moral e as agressões verbais sofridas pelos professores são violências reais, difícil de mensurar, e que causam sérios efeitos na saúde psíquica dos docentes. A integração saudável entre família e escola é o que mais possibilita a diminuição e prevenção da violência, devido ao fato de serem instituições de grande valor para os alunos e para a sociedade.

Palavras-chave: Violência escolar. Docência. Esgotamento profissional.

Link do Depoimento

COORDENADORA: Profa. Dra. Adil Margarete Visentini Kitahara

PSICOLOGIA 6 - SEM A

Nomes: 
+ CAROLINA BARREIROS MARQUES DOS SANTOS
+ MAGALI MENDONÇA DA SILVA GUERINO
+ MÁRCIA DE SOUZA BALBINO
+ MARIA ISABEL RIBEIRO MAGIOLO
+ ROBSON MENDES ALVES
+ SOLANGE TINELLI SANCHES

Proposta:

O objetivo foi compreender como a violência doméstica contra crianças e adolescentes reflete nas escolas, como os estabelecimentos de ensino podem e devem atuar frente ao combate deste tipo violência e as questões culturais e sociais influenciam na atuação de profissionais que atuam diante da constatação, na denúncia e no exercício de suas funções. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem metodológica qualitativa, com questionário semiestruturado com profissionais que atuam diretamente com as vítimas. Os conteúdos obtidos nessas entrevistas foram categorizados e analisados de acordo conforme a percepção e o reflexo que tem na vida dessas crianças e adolescentes. O presente trabalho possibilitou ao grupo verificar a importância da escola como agente de mudança no que tange a quebra do ciclo da violência doméstica e de integração de crianças e adolescentes com uma nova perspectiva em nossa sociedade. A pesquisa dialogou com o trabalho de diversos autores sobre o tema abordado, pesquisa em campo com entrevistas realizadas com os profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes que passam por algum tipo de violência. As experiências vividas na infância e na adolescência são significativas e refletem na constituição emocional, psíquica, física e biológica do indivíduo em sua vida adulta. A recorrência da violência gera profundos danos no desenvolvimento, com isso, enfatiza a necessidade de cuidados e trabalhar essa questão com prevenção, intervenção, assistência e educação, promovendo um sistema de proteção adequado com diferentes funções e ações, mudança social e assistencial para que esse e outros tipos de violências não sejam vistos como fatos e ocorrências comuns e até atribuindo a responsabilidade dos fatos a um suposto comportamento inadequado da vítima. Verificou-se a importância dos serviços existentes, a necessidade de um olhar das autoridades governamentais sobre as políticas públicas que visa suprir as demandas apresentadas para se obter condições melhores de atuação desta equipe. Podemos citar um exemplo que é a falta de mais Conselhos Tutelares na região e com infraestrutura adequada que permita atender todas as demandas da população. Em contrapartida, precisamos de uma sociedade esclarecida a cerca deste assunto para denunciar toda e qualquer forma de violência e conhecer os canais de denúncia e a sua forma de atuação. É de caráter urgente combater a violência sofrida pelas Crianças e Adolescentes e dentro dos espaços educacionais, buscar saídas para a quebra deste ciclo perverso e cultural e que vem deixando marcas na história de cada indivíduo e resultando num ciclo vicioso. Se faz necessário a conscientização para prover mudanças de pensamentos e ações violentas para a quebra deste ciclo de violência e que por vezes mata o indivíduo física e emocionalmente. Espera-se que este trabalho possa contribuir para verificar a importância da escola na integração destas crianças e adolescentes e como agente transformador em nossa sociedade.

Palavras-chave: Violência doméstica. Criança e adolescente.  Integração. Escola. Transformação.

Nomes: 
+ ANDRÉIA MARA DE TRINDADE COSTA
+ LUCAS IAGO DE OLIVEIRA DONEGA
+ MARCELA ALVES

Proposta:

Em tempos de pandemia perceber-se que as pessoas frequentemente ficam em estado de alerta, no qual envolve uma série de sentimentos e sintomas, tais como, estresse, incertezas, nervosismo, preocupação, tristeza, ansiedade e o medo que deriva da falta de controle frente a uma situação que é do imprevisível.  Nesse sentido, um terço das pessoas que fazem parte de determinada população exposta a uma pandemia podem vir a desencadear sintomas psíquicos durante o pico de contágio. O profissional da atenção psicossocial tem um papel fundamental em uma epidemia. A psicologia tem se reinventado para acompanhar esses impactos na subjetividade. O objetivo foi verificar o impacto que a violência doméstica causa em crianças e adolescentes e o seu reflexo nas escolas e na sociedade. Diante do cenário atual, que é a pandemia da violência doméstica, o grupo pretende divulgar os canais que permite exercer os direitos destes cidadãos, assim como a importância do papel da Escola na prevenção e integração das maiores vítimas desta violência. Neste estudo, utilizamos uma pesquisa abrangendo o período pandêmico e todos os pontos dentro da psicologia envolvidos no tema, seja teoria das abordagens, reconhecimento de sintomas, estudos gerais de atendimento. Para prática da construção teoria foi realizado um questionário pelo Google Forms para psicólogos com o objetivo de identificar como se deu os atendimentos psicológicos durante os dois primeiros anos da pandemia. Identificação de aumento ou diminuição da demanda e procura neste período, como funcionava esses atendimentos, o que mais aparecia como queixa, quais as formas de intervenções, relacionando com base em dados estatísticos, além do uso de leitura de artigos selecionados para embasamento teórico. Os artigos selecionados e supervisionados estão diretamente e alguns intrinsicamente relacionado ao tema, ambos relevantes para o contexto. Na pesquisa, foi possível entender que houve um aumento da procura por ajuda, que algumas abordagens foram assertivas no tratamento, e que existe a permanência desses atendimentos, dado que a evolução do paciente depende de uma série de fatores. O sujeito ainda que busque ajuda por um momento de crise, e que tenha autonomia sobre a duração do seu processo, encontra no seu acompanhamento diversos fatores que despertam a consciência da sua história e da forma como lida, florescendo as vezes outras motivações para o acompanhamento. É possível dizer que a pandemia afetou a sociedade, e mediante a todos os resultados, o maior aprendizado está ligado a quanto os estudos deste período podem contribuir para o aperfeiçoamento da prática e da pesquisa em situações de crise, emergência e desastre. 

Palavras-chave: Pandemia. Saúde Mental.  Psicologia.

Nomes: 
+ AMANDA BARBOSA ROMANCINI
+ DANDARA BORGES DE SOUSA
+ BRUNA BÁRBARA DOS SANTOS PICOLI
+ POLIANA CRISTINA DOS SANTOS
+ RAQUEL CAROLINE PASSOS

Proposta:

O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de cesáreas, com uma taxa acima de 55% do total de partos, perdendo apenas para a República Dominicana, com 58%. A cesárea necessita ser vista como uma última opção. No caso, quando a mulher tem alguma complicação ou alguma dificuldade, o Brasil tem um índice de cesárea maior do que é preconizado pela organização mundial da saúde.  Segundo a organização, as cesáreas têm como cenário ideal entre 10 e 15% dos partos. Nos cenários da cesariana no Brasil, o parto é cercado por múltiplas influências sociais, culturais, econômicas, físicas e psicológicas, sendo objeto de estudo de várias ciências, dentre elas a antropologia. Há uma extraordinária riqueza simbólica envolvendo o parto, estando presentes crenças e mitos. Faz-se necessário conhecer as crenças e outros fatores culturais que cercam o período de gestação e podem influenciar na escolha da via de parto pela mulher, bem como a relevância dessas influências, já que a normatização da cesárea se trata de um tema pouco questionado na sociedade, na obstetrícia e entre mulheres. O projeto de lei nº 435/2019, de autoria da deputada estadual Janaina Paschoal, permite que a mãe que optar por ter seu filho por parto normal também tenha a decisão respeitada, a gestante deverá ser informada sobre os benefícios do parto normal e riscos de sucessivas cesarianas. A ideia não é que se façam cesáreas indiscriminadamente, mas que ela seja uma opção. O ideal é que, tanto quanto possível, o parto seja natural, comprovadamente melhor para mãe e o bebê, em 2021.  O Projeto de Lei 768/21 garante à gestante atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o direito de optar pelo parto por cesariana e, em caso de parto normal, de receber anestesia caso não haja impedimentos médicos. O objetivo é levar informação e promover o debate sobre a normatização da cesárea no Brasil e sua influência cultural.  Conclui-se que o fator preponderante é a falta de orientações e de informações a respeito do parto natural. Há uma cultura ainda muito enraizada na sociedade, onde inclui muitos mitos em torno do parto natural, principalmente no que diz respeito a dor, há ainda a problemática do fator socioeconômico, visto que todo o preparo de que a gestante necessita durante a gestação, bem como custos com doula, locais que são preparados para diversos modelos de parto natural como o realizado na água. Esses modelos nem todos os convênios médicos cobrem e nem toda rede de saúde pública dispõe. A falta de informações aliada ao fator socioeconômico, não permite que essa cultura da cesariana seja abandonada, pois, de um lado os médicos que não recebem uma boa remuneração na rede privada e rede pública de saúde para incentivar o parto natural, de outro a gestante com todos os mitos e medos em torno do parto natural. A cesariana é em si, uma mercadoria geradora de muitos recursos, onde os adeptos dela, ainda continuam lucrando, para a grande maioria de fato, não há interesse algum em perder sua fonte de renda. Em contrapartida, remando contra essa torrencial maré, há algumas iniciativas públicas com poucas unidades hospitalares voltadas especialmente para o preparo e orientação de algumas parturientes terem parto natural. Há também em redes privadas locais especiais elaborados para o parto natural. Mesmo em passos largos, caminha-se para que haja a desmitificação em torno do parto natural, isso só é possível por haver cada vez mais adeptos ao parto natural.

Palavras-chave: Humanização da Assistência.  Cesárea. Maternidade. Cultura.

Nomes: 
+ BRUNA MARTINS SILVA
+ DAIANA DAMIANA FERREIRA LOPES
+ EDUARDO CORDEIRO
+ IVA ADRIANA DI LELI DA CUNHA
+ VANESSA RUIZ
+ VITOR RUAN SOARES NUNES

Proposta:

Esperamos através deste projeto dialogar amplamente sobre o que é violência e o conceito de saúde biopsicossocial ao invés de saúde doença, e dentro desta temática objetivamos nos aprofundar na subjetividade de mães de crianças com deficiência para que através deste artigo possamos contribuir para um olhar mais cuidadoso às necessidades destas mães, e conscientizar a sociedade como um todo. A proposta deste projeto reside na necessidade de diálogos com estas mães, considerando que o olhar na maioria das vezes é para com os filhos, passando desapercebido os conteúdos emocionais destas. Este trabalho possui como objetivo geral analisar os desafios, expectativa versus realidades cotidianas de mães de crianças com deficiência no ambiente escolar, levantar as problemáticas atuais e promover uma conscientização coletiva acerca do assunto. O resultado foi bem positivo pois, nós ficamos com receio das mães não quererem se abrir sobre suas angústias e dificuldades, mas as respostas se mostraram muito sinceras e bastante reveladoras quanto as dificuldades que já passaram. No início queríamos que as entrevistas fossem em formato presencial, mas, o formato online se mostrou muito eficaz principalmente com a sinceridade inesperada, que provavelmente seria mais difícil de alcançar no formato presencial. Com a entrevista foi possível traçar conexões muito interessantes com os materiais teóricos.


Palavras-chave: Inclusão.  Deficiência infantil.  Mães. Subjetividade.  Conscientizar.

Link da Apresentação

COORDENADORA: PROFA. DRA. CARMEN BEATRIZ TAIPE LAGOS DA COSTA​

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 4 SEM B

Nomes: 
+ RAFAELA ROTA
+ THIAGO IARTELLI
+ VINÍCIUS SABATINI
+ YASMÍN RODRIGUES

Proposta:

O intuito desse trabalho é conscientizar a comunidade acadêmica acerca dos riscos e impactos da contaminação alimentar e correlacionar com as vivências nos ambientes escolares. Existe pouca informação sobre intervenções preventivas da contaminação alimentar na escola. Esse trabalho resultou numa oficina construída baseada em artigos científicos. A sensibilização foi através de dois vídeos sobre contaminação cruzada e principais patógenos responsáveis pela contaminação alimentar. Abordou-se sobre desafios da falta ou má higiene dos alimentos, higiene pessoal e ambiental em decorrência de doenças infecciosas principalmente por enterobactérias, o papel desses patógenos em contaminações. Destacou-se a higiene no manuseio e conservação dos alimentos. Na avaliação, o público-alvo, ressaltou a pertinência do assunto nas escolas e a conscientização das merendeiras. Considera-se que, na escola, há necessidade de investir na conscientização dos nós críticos da contaminação alimentar e participação ativa da comunidade junto aos agentes especializados para rastreamento e mitigação dos casos na comunidade, bem como nos ambientes escolares.

Palavras-chave: Contaminação. Enterobactérias. Higiene alimentar. Saneamento.

COORDENADORA: PROFA. DRA. LILIAN PEREIRA DE MEDEIROS GUIMARÃES

PSICOLOGIA - 6 SEM B

Nomes: 
+ GRACIELLE GOMES DA SILVA
+ JAQUELINE MARIA DE FRANÇA RABINOWICZ
+ TALITA MARTINEZ DE GOUVEIA 

Proposta:

O feminismo é um assunto amplamente discutido e de relevância social importante para a equidade de direitos entre homens e mulheres. Sabe-se que a violência sofrida pela combinação do machismo e racismo traz à mulher negra um recorte social muito penoso: são elas que representam as maiores porcentagens quando falamos de desemprego, salários baixos e maior responsabilidade financeira em seus lares. Assim, esta pesquisa consiste em um levantamento de dados através de bibliografias científicas, sobre a violência racial contra a mulher negra, analisando os aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, institucionais no Brasil e no mundo e pesquisa de campo, através do desenvolvimento de uma entrevista via Google Forms, a amostra foi composta por 26 mulheres, destas, 88,3% se definem como mulheres negras ou pardas e, portanto, são válidas para a análise. Da amostra válida, 60,9% possuem emprego formal (CLT) enquanto o restante da amostra possui empregos informais, são autônomas ou estão desempregadas, e a maior parte da amostra está entre 1 a 2 salários mínimos (26,1%), 2 a 5 salários mínimos (30,4%) e 5 a 10 salários mínimos (26,1%). A pesquisa mostrou que 50% das nossas entrevistadas disseram ter sofrido discriminação durante processo seletivo. Os relatos sobre a discriminação por características físicas continuam após a contratação: reclamações sobre os cabelos ou ser confundida com posições inferiores são alguns dos casos, além de situações mais graves como a recusa de um cliente de ser atendido por uma mulher negra. 63% das entrevistadas acreditam que poderiam estar em uma posição melhor de acordo com seu repertório profissional e acadêmico, e nos relatos é possível perceber o sentimento de que ao concorrer a uma promoção e aumento, são preteridas por pessoas brancas em diversas situações. Para sensibilizar os estudantes a respeito do tema para trazer discussão aberta sobre as mais tradicionais formas de racismo e as novas formas de preconceito e estimular a comunidade na construção de uma sociedade menos racista, o projeto criou um Instagram com postagens sobre o tema. 

instagram.com/estrelasalemdotempo2022

Palavras-chave: Violência. Racismo. Mulher. Trabalho.

Nomes: 
+ GABRIELA DIAS DE CARVALHO
+ ISABELLA URZI
+ KAUAN SILVEIRA COSTA
+ THÉO HENRIQUE BAGGIO VAITANAN SILVA 

Proposta:

O tema de subemprego é algo discutido fortemente, tendo em vista que a porcentagem de pessoas que possuem subemprego no Brasil é de 29,7% de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em março de 2021. A implementação desse trabalho visou uma maior conscientização em relação ao tema, além de mensurar a gravidade e os danos ao psicológico das mulheres que, por uma questão até mesmo estrutural, são submetidas a esta situação. Para isso utilizou-se de um levantamento bibliográfico e uma pesquisa online com 40 participantes, destas 42,5% responderam ser brancas, 30% parda, 27,5% pretas. Quanto a escolaridade, 58% entre ensino fundamental incompleto e completo, 37,5% possui ensino médio completo e abaixo de 5% tem um ensino superior completo As profissões se distribuíram em atendentes, faxineira, garçonete, jornaleira, lavadora de carro, motogirl, porteira, segurança, vendedora de bala e vigia de carro. Os resultados mostraram que 47,5% relataram sofrer de preconceito em seu trabalho. 

Palavras-chave: Violência. Subemprego. Mulheres. Preconceito e desigualdade.

Nomes: 
+ ARTUR GRIFFO DOS SANTOS
+ GABRIELA DA SILVA
+ GUSTAVO SANTOS GUEDES
+ JOÃO PEDRO SILVA ARAÚJO
+ JULIA SILVA FERREIRA
+ LAIS RODRIGUES FREITAS
+ PAULO EDMUNDO

Proposta:

Atualmente, a violência atrelada ao preconceito para com pessoas transgênero se relaciona diretamente com a baixa porcentagem de tal população inserida no mercado de trabalho. Assim o objetivo deste trabalho foi mostrar a realidade que a população transexual enfrenta em uma sociedade repleta de preconceitos e ódio enraizado, tendo um foco especial para o campo de empregabilidade no âmbito formal, mostrando o cenário assustador que estas pessoas passam ao tentar conseguir uma vaga de emprego, relatando suas dificuldades e a exclusão social que a sociedade faz contra elas, resultando em uma marginalização e, consequentemente, gerando uma vulnerabilidade social e econômica. Além de relatar estas dificuldades, também buscamos informar as pessoas, por meio digital, publicação de artigos científicos, sites informativos e processos seletivos voltados para a população transexual e travesti. A metodologia utilizada foi uma busca bibliográfica e foi criada uma conta na rede social “Instagram” com o objetivo de fornecer informações a respeito das dificuldades que a população transexual e travesti sofrem na busca de emprego formal e em seu ambiente de trabalho, e dar visibilidade sobre a importância de projetos que promovem inclusão e diversidade com foco no público transgênero. A conta criada tem o nome de usuário @incluitrans com o intuito de por meio de postagens indicamos algumas iniciativas que tem foco na capacitação e apoio ao público transgênero na busca por oportunidades de trabalho. A conta no Instagram será atualizada semanalmente fornecendo informações importantes sobre o tema diversidade e inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho. O objetivo é gerar conscientização dos desafios encontrados por este público no âmbito profissional, bem como, apoiá-los na busca por oportunidades de trabalho dando-lhes visibilidade sobre projetos inovadores e inclusivos que estão ativos no momento. 

Palavras-chave: Violência. Mercado de trabalho. Transexuais. Travestis. Preconceito.

COORDENADORA: PROFA. DRA. JULIANA APARECIDA MARTINI

PSICOLOGIA - 6 SEM B

Nomes: 
CIBELE MORAIS DO NASCIMENTO
ELOISE SOARES GOUVEIA DO NASCIMENTO
JHENNIFER DE OLIVEIRA CELSO
VINICIUS EDUARDO MACIEL DE LIMA
LAÍS FERREIRA DUARTE
BEATRIZ CECÍLIO MEDRADO DE MENEZES
THAINÁ GERMANO COSTA 

Proposta:

A maioria da população após os 18 anos tem em algum momento da vida contato com o mercado de trabalho, sabendo que a concorrência é muito grande para se estabelecer em uma empresa que tenha benefícios além do salário como, convênio, assistência médica e odontológica, cesta básica, entre outras, os índices de assédio moral e de multitarefas vem crescendo cada vez mais. Neste trabalho foram coletados relatos de pessoas que sofrem ou sofreram algum tipo de violência no trabalho, o qual desencadeou sintomas psicológicos e até mesmo uma doença psicossomática, levando o indivíduo a procurar tratamento psicológico e/ou psiquiátrico para lidar com esses acontecimentos e continuar trabalhando. A partir disso concluiu-se que a forma do empregador de lidar com o funcionário é como se ele fosse descartável, além da situação econômica atual favorecer esse relacionamento abusivo entre patrão e funcionário. Entende-se que é necessário o conhecimento de leis trabalhistas e a legitimação da denúncia para que o número de ocorrências possa propiciar ações interventivas e diminuir essa ocorrência. Foi apresentado para as pessoas que foram entrevistadas as redes sociais no qual o grupo vem trabalhando e alimentando-a com informações para a diminuição de casos de abusos, divulgando conteúdos que conscientizem não apenas o trabalhador, mas a empresa principalmente pois é deles que vem o assédio moral entre outros problemas destacados neste trabalho. 


Palavras-chave: Assédio Moral. Leis trabalhistas. Saúde Mental do Trabalhador.

Link do Depoimento

Nomes: 
+ GLEYSON MARQUES DE LIMA
+ MARCELA MILITÃO DA SILVA
+ RICARDO SOUTO
+ RODRIGO DOS SANTOS
+ YANINE DE OLIVEIRA REIS DUARTE

Proposta:

Diante do crescente número desempregados e um aumento exponencial de pessoas que tem buscado na informalidade alternativas para subsistência, o presente estudo teve por finalidade compreender, relacionar, identificar e orientar essas pessoas, que por muitas vezes, sofreram ou sofrem, direta ou indiretamente, violência no ambiente de trabalho informal. Após levantamento bibliográfico e visita em um projeto social, foi construída uma ação para que fossem levantadas questões relativas ao tema em um bairro do município de Santo André. O assunto foi abordado de forma concisa e com cautela pois tratava-se de uma comunidade de pessoas em situação de alta vulnerabilidade social, com a presença de dependentes químicos e venda de drogas próximo, ou seja, ambiente insalubre e periculosidade que estão expostos diariamente. Houve mais facilidade em verbalizar os defeitos do que as qualidades deles mesmos, principalmente em relação a sonhos. Outro ponto fundamental que chamou a atenção foi o “tom” de agressividade que alguns apresentaram durante a atividade, seja para ser discutido os anseios quanto o cuidado com as crianças do bairro. Essa roda de conversa, em um primeiro momento, foi elaborada para adultos, porém devido a presença de crianças teve que ser adaptada e paralelamente realizamos atividades de pintura de desenhos e massinha com as crianças. Panfletos foram entregues para orientá-los sobre serviços públicos que poderiam auxiliá-los. Concluímos que a informalidade no trabalho está atrelada a necessidades diversas, como, transtornos mentais, dependência química, insegurança alimentar e habitacional, entretanto, em meio a todas essas questões conhecemos pessoas incríveis, amáveis, acolhedoras e receptivas. O projeto buscou refletir a violência e informalidade no meio social e no ambiente de trabalho e entendemos que mais estudos sobre os diversos determinantes sejam necessários.


Palavras-chave: Violência. Trabalho informal. Saúde mental.

Link do Depoimento

COORDENADORA: PROFA. DRA. ADIL MARGARETE VISENTINI KITAHARA​

PSICOLOGIA - 6 SEM A

Nomes: 
+ ALAN OTÁVIO PEREIRA DA SILVA
+ AMANDA SANTANA PAIVA
+ LEANDRO RUIZ CONSTANTINO

Proposta:

Este trabalho apresenta um estudo, através do levantamento de dados dos assédios vivenciados no ambiente laboral, a fim de identificar impactos destes na sociedade, tendo como diretriz temática da política de extensão (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável/ONU) três (saúde e bem-estar). O objetivo foi, então, identificar os possíveis assédios morais vivenciados no ambiente laboral, seja privado ou público, através de relatos, a fim de garantir os direitos do trabalhador e a contribuição da Psicologia neste campo, por meio da análise de dados publicados referente ao assunto.  Para isso, foi realizada uma pesquisa através da plataforma Google Forms, direcionado a trabalhadores vítimas de assédio e ao profissional de Psicologia, através dos relatos vivenciados nos atendimentos e, também, pesquisa bibliográfica em sites, cartilhas, livros e artigos científicos referente ao tema. Diante dos dados coletados, foi possível identificar que os participantes possuem conhecimento sobre o que é assédio e aproximadamente 76% dos entrevistados, já sofreram ou presenciaram um caso de assédio moral, no qual grande parte estão entre 18 e 35 anos, momento este que, geralmente, é a porta de entrada ao mercado de trabalho, adquirindo experiência em cargos mais operacionais ou de atendimento ao público, por exemplo.  No que se refere ao impacto que essa violência pode acarretar a vida da pessoa, a predominância foi do gênero feminino, evidenciando que, por conta do assédio, suas formas de se comportar e de se vestir mudaram, afirmando, ainda terem sequelas psicológicas, como ansiedade ou comportamentos esquiva, evitando certos caminhos e lugares. Cabe salientar, que o indivíduo assediado ou testemunha do ato possui a permanência média de dois anos na mesma empresa e, em sua maioria, é responsável pelo sustento da sua família. No que concerne aos psicólogos, todos os entrevistados constataram algum caso de assédio moral. De modo geral, os profissionais de Psicologia direcionaram caminhos similares, afirmando que esta é uma problemática recorrente na relação chefe-subordinado, colegas de profissão, gerando insegurança e fragilidade por parte do assediado. Foi elaborado um jornal de caráter informativo e cultural, como produto, com notícias, dicas e possíveis atitudes, que visam reduzir a incidência dos casos de assédio.  


Palavras-chave: Assédio moral. Saúde mental no trabalho. Pandemia.  Trabalhador. Psicologia.

Link do Jornal

COORDENADORA: PROFA. MA. MARIANA BONOME DE SOUZA MARQUES

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE RH - 4 SEM B

Nomes: 
+ GIOVANA CARVALHO DOS SANTOS DA SILVA
+ JULIANA PEREIRA
+ YURI DE SOUSA MARTINS NEGRETTI 

Proposta:

Atender as necessidades e os anseios das empresas do setor varejista da região de Santo André que solicitam profissionais com algum tipo de deficiência física, seguindo a lei de cotas, assim, recrutando os melhores e mais hábitos profissionais, que por algum motivo não tem uma oportunidade no mercado de trabalho, nossa consultoria tem as melhores ferramentas para atender toda a perspectiva dos nossos clientes;
O nosso projeto se baseia no recrutamento e seleção de pessoas com algum tipo de deficiência física e também a igualdade de gênero focando e dando uma atenção maior em relação as mulheres que tem alguma deficiência física conforme a ODS5(Igualdade de Gênero), procuramos selecionar candidatos tendo foco tanto nas competências técnicas como comportamentais, realizando todo o processo de forma eficaz, para colhermos os melhores resultados, oferecemos ao mercado de trabalho profissionais aptos as determinadas funções que cada cliente solicita. 

Palavras-chave: Inclusão. Valorização. Transparência. Recrutamento e seleção. Respeito.

Nomes: 
+ CAROLINA FERREIRA COCENZA
+ GRAZIELLY JACOB ARAUJO
+ GUSTAVO CARDOSO SILVA

Proposta:

O projeto de análise e descrição de cargos e salários, tem a intenção de aperfeiçoar os processos de análise de cargos e salários entre as empresas e colaboradores. A ideia surgiu da necessidade de tornar o processo mais prático, assertivo e equalitário quanto a utilizar a capacitação de cada candidato em relação a área/vaga que houver disponibilidade. Esse procedimento corresponde tanto quanto positivo e possível, ao valor do trabalho. Importante ressaltar que cargos e salários nunca saem de pauta. O público-alvo são pequenas e médias empresas interessadas a melhorar a descrição dos cargos e garantir uma equipe mais comprometida e com competências adequadas para atingir os resultados da empresa.

Palavras-chave: Aperfeiçoar. Igualdade. Capacitação. Cargos e salários. Resultados.

Link pôster

Nomes: 
+ BARBARA MEIRELLES CHAGAS
+ BRENO TRINDADE
+ LUIZ FERNANDO UGULINO SANTOS
+ RYAN PEDRO FERREIRA ANDRADE
+ WASHINGTON PEREIRA DA SILVA

Proposta:

Este projeto consiste na criação de um sistema personalizado de baixo custo, tendo como ferramenta principal de gestão, o Excel, para empresas de pequeno porte. O projeto tem por objetivo a solução de problemas que empresas de pequeno porte enfrentam, na gestão de seus recursos financeiros, agenda com datas e previsão de pagamento de tributos, fluxo de caixa e outras atividades realizadas no cotidiano destas. As soluções propostas são de acordo com a necessidade da empresa contratante. A partir do contato da empresa contratante, um técnico iria até a empresa e coletaria dados para a formulação do sistema de gestão, dados como a entrada e saída de recursos, acompanhamento de fluxo de caixa, pagamentos de financiamentos/empréstimos, pagamentos de funcionários e outras funções. Seriam feitos treinamentos com os empregados responsáveis pelas atividades administrativas, para demonstrar o funcionamento do sistema e prepará-los para possíveis erros no uso deste, como digitação incorreta, dados apagados acidentalmente, problemas com fórmulas etc. E por fim, seriam realizados acompanhamentos semanais e posteriormente mensais, até que os funcionários da empresa contratante estejam aptos a manipular o sistema, sanar os problemas e gerenciar o negócio de forma mais organizada.

Palavras-chave: Financeiro. Fluxo de Caixa. Inovação. Tributos.

Link pôster

Nomes: 
+ FLÁVIA DA CUNHA GARCIA
+ LUCAS SANTOS DE OLIVEIRA
+ THALITTA THEODORO
+ THAMIRES FERREIRA DOS SANTOS

Proposta:

O trabalho foi desenvolvido com base no Objetivo na Inovação infraestrutura (ODS) número 9, com intuito de inovar dentro das empresas de médio porte, com a meta de moldar os colaboradores a estarem satisfeitos e bem cuidados dentro da empresa em que atuam. O trabalhador é a peça fundamental para que qualquer negócio tenha sucesso, então anda mais justo que criar metodologias que agreguem satisfação aos colaboradores. Hoje em dia, ainda não é uma realidade práticas de incentivo e cuidados para com os colaboradores no mercado de trabalho, senão são todas as empresas que colocam como objetivo e meta atender e dar atenção devida aos seus funcionários e com essa realidade, decidimos trabalhar em cima de práticas efetivas para que as empresas olhem esse lado do colaborador, estamos desenvolvendo um manual de práticas do Endormaketing (MAPE), com intuito de implantação em empresas de médio porte, com este manual, as empresas terão o caminho certo para terem sucesso em seus negócios. Neste manual, informamos qual a maneira correta de olhar para as suas peças na empresa, as dicas e “dinâmicas” as serem aplicadas nos colaboradores para andarem junto com o objetivo da empresa.

Palavras-chave: Endomarketing. Colaboradores. Empresa.

Link pôster

Nomes: 
+ ISABELLY VIEIRA SILVA
+ REBECA MARIA DE JESUS SANTOS
+ ROSANA DOMINGOS VIEIRA
+ VICTORIA ZACARIAS DE SOUZA

Proposta:

Este projeto trata-se da criação de uma consultoria em Recrutamento e Seleção com experiência personalizada para o cliente e candidato. A consultoria foi criada com o intuito de ter essa ação estratégica para as empresas de pequeno e médio porte, que estão entrando no mercado. São negócios que não possuem o departamento de RH como foco estratégico, e personalizam essa experiência com a contratação da consultoria. Os processos de RH apesar de não serem o objetivo principal dessas novas empresas, ainda é reconhecido como estratégico e necessário para o desenvolvimento de qualquer organização. Por isso, a procura de uma consultoria que atenda essa demanda.  Além disso, novas empresas buscam estar competitivas dentro do mercado, que hoje traz um cenário de valorização dos colaboradores. O nosso projeto tem como objetivo promover o trabalho com igualdade de gêneros nas empresas e equidade salarial, contribuindo com o objetivo de desenvolvimento sustentável 5: Igualdade de Gênero.  As empresas buscam o serviço de uma empresa que tenha esse olhar de igualdade, por isso, nosso projeto foca em seleção e nas análises envolvidas com a igualdade e equidade entre os gêneros. Por isso, oferecemos o serviço de análise e desenvolvimento voltado para o tema de Equidade salarial e igualdade de gênero nas companhias que atendemos, além de todo o processo de Recrutamento e a experiência pós admissão do candidato.

Palavras-chave: Recrutamento e seleção. Igualdade de gênero. Equidade salarial. Experiência personalizada.

Link pôster

Nomes: 
+ THAINÁ DA SILVA BAZILIO BARBOSA
+ THAYANE CRISTINA DISSORDI
+ VICTOR GABRIEL DIAS DE OLIVEIRA
+ VIVIAN RODRIGUES OLIVEIRA

Proposta:

Este projeto atende a proposta do ODS 5 referente a desigualdade de gênero, visando criar um suporte para empresas de médio porte no seguimento de produção, onde vamos avaliar o quadro de funcionários e seus superiores, desta forma, iremos analisar os procedimentos e como são aplicadas as normas, formas de agir sobre alguns temas (faltas, afastamentos, licença maternidade, desigualdade de salário, desvio de função etc.).

Palavras-chave: Desigualdade. Turnover. Gênero.

Link pôster

COORDENADOR: PROF. Me. Josemar dos Santos

ENGENHARIAS - Turma: 2º D

ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 7 – Energia limpa e acessível

Nomes: 
+ Bruno Rafael Ferreira Mangini
+ Carolina Ferreira Cocenza
+ Mariana Correia Bardela
+ Sabrina Riquena
+ Victor de lima Ribeiro 

COORDENADORA: PROFA. DRA. LILIAN PEREIRA DE MEDEIROS GUIMARÃES

PSICOLOGIA - 6 SEM B

Nomes: 
+ ALINE PEDRÃO DE CARVALHO
+ ISLAINE DA ROCHA LIBÓRIO
+ NATHÁLIA LUCENA CORDEIRO
+ VICTOR HENRIQUE REIS OLIVEIRA
+ VITOR DE MELO BAIA

Proposta:

A banalização pela luta contra a violência institucional em pretos e pardos se torna cada dia mais evidente, uma vez que, em diversas matérias, notícias e escândalos se reverberam rotineiramente em fontes de mídia e canais de informações a exposição desta pauta. Este problema que temos no nosso país motiva a pesquisa e intensifica a busca pela promoção do respeito às diferenças, e por todos os que passam ou já passaram por algum tipo de violência institucional, ocasionando comoções sociopolíticas. Os autores deste trabalho creem que ao debater sobre este tema, a ignorância e o preconceito podem ser reduzidos – se não anulados – para que haja mudança neste estereótipo. Com isso buscamos contribuir de maneira eficiente e assertiva no combate à violência institucional e a descriminalização da população preta/parda no Brasil. Com o intuito de informar a população por meio de rede social (Instagram: @vimfalarsobreracismo) com postagens acerca dos maus preceitos estabelecidos na sociedade que prejudicam a visão instituída dos negros, fazendo com que o julgamento prévio seja feito de forma criminosa, ocasionando assim o preconceito, o racismo contra os mesmos e informatizar os meios de denúncia. Proporcionou-nos a aprofundar o conhecimento através de referência bibliográfica sobre a violência aos negros, contextualizar a problemática atual da violência aos negros a partir de referenciais históricos, rever as circunstâncias nas quais os negros são, geralmente, associados e contribuiu para um olhar diferenciado para essa etnia.

Palavras-chave: Racismo. Negro. Violência. Institucionalização.

Nomes: 
+ GABRIELA CAMPOS DOS SANTOS
+ ISABELLA PRADO AREIAS
+ NICOLE ALBERTO
+ THALITA CRISTINA BORGES SILVA
+ RAUL RODRIGUES MARTINS
+ VINICIUS ANDRADE SILVA

Proposta:

A população trans existe há muito tempo em meio a sociedade e nunca foi completamente aceita, o tratamento hostil sempre foi presente. Nos dias atuais, infelizmente não podemos dizer que essa situação ficou no passado, rotineiramente presenciamos alguma notícia que afirma mais ainda que continuamos a permitir os diversos tipos de violência com a população trans. No ano de 2020 a ANTRA (Associação nacional de travestis e transexuais) divulgou um dossiê apresentando um aumento dos homicídios contra pessoas trans, sendo pelo menos 140 de mulheres trans e travestis e 5 de homens trans, tendo uma média final de 175, realizando uma comparação com o ano de 2008, foi constatado um aumento de 141%. A questão do preconceito contra a população é um tema social político que precisa ser discutido por estar cada vez mais tomando uma proporção extremamente retrógrada em relação a conscientização a respeito da violência, conforme os anos se passam os assassinatos apenas aumentam ao invés de serem reduzidos e é crucial que tomemos uma atitude quanto a essa questão incluindo mais integrantes desse público em cargos que possam criar uma barreira contra esse tipo de violência. Assim esta pesquisa objetivou apresentar uma visão ampliada sobre a violência contra pessoas transexuais, dando enfoque na metodologia de entrevista estruturada, para expressar de forma direta, um espaço livre que possibilite coletar relatos sobre as vivências, descobertas, agressões físicas e psicológicas que acometem pessoas transgênero, antes, durante e/ou após suas transições a coleta de dado foi realizado via forms e utilizou-se as redes sociais para facilitar o acesso das pessoas ao formulário, visando a privacidade de cada um, as perguntas tiveram um enfoque na sociedade e nos danos causados, e sobre preconceito, apoio social, pautas ouvidas, e como encarar determinadas situações. Pode-se observar nos resultados das entrevistas a violência sutil como neste relato: “Mais básica e frequente é a falta de respeito pelo pronome escolhido pela pessoa, daí já parte pra determinar onde a pessoa deve ou não frequentar como por exemplo banheiro, que é algo necessário do cotidiano, mas um grande problema, pois é onde acontece grande parte das violências, podendo afetar consequentemente a saúde da pessoa por ficar evitando ir ao banheiro”. Este trabalho mostra a importância de incentivar novos estudos acerca deste tema para expandir exponencialmente a conscientização na população, pois a violência apenas aumenta e algo deve ser feito para reduzir ou preferencialmente, extinguir esse problema.

Palavras-chave: Violência. Transfobia. Transexual.

COORDENADORA: PROFA. DRA. PRISCILA REINA SILIANO DA SILVA

PSICOLOGIA - SEM D

Nomes: 
+ GUILHERME PAULA DOS PASSOS
+ JOÃO VICTOR MARCACIO DE CAMPOS
+ JÚLIA ZAMPAR DRAGO
+ LARISSA GODÊ DA SILVA
+ MARINA GRADIN
+ GABRIELA DRAGO

Proposta:

No presente estudo foi abordado a violência e seus impactos nas pessoas trans, trazendo os diferentes tipos de agressão e suas consequências. Foram feitos questionários e folders para os alunos de Psicologia do Centro Universitário Fundação Santo André com intuito de compreender o quão estão atentos em relação ao tema, proporcionando engajamento e interesse sobre essa população marginalizada, já que eventualmente é uma demanda que pode futuramente atravessá-los.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Violência. Pessoas Trans.

Nomes: 
+ ANA CLARA DE OLIVEIRA TEIXEIRA

Proposta:

Segundo um levantamento feito pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), 22 mil menores estavam em regime de internação no Brasil após terem cometido algum tipo de infração à lei, além de jovens em regime de semiliberdade e liberdade assistida. Considerável a parte desses casos em que a infração cometida foi grave: tráfico de drogas, homicídio, furto, assim como outros crimes contra a vida. Este trabalho teve como objetivo a pesquisa metodológica acerca do tema, compreendendo suas múltiplas facetas: social, cultural e psicológica, destacando pontos importantes sobre essa realidade e a importância da discussão e informação e a confecção final de artigo sobre o assunto.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Violência. Criminalidade infantil.

Nomes: 
+ GABRIELA VALENTIN DA SILVA
+ SAMANTA BATISTA DE JESUS

Proposta:

Este trabalho teve como objetivo mostrar como é a realidade sofrida por muitas mulheres, as quais são as grandes vítimas da violência doméstica, que vem se arrastando por anos, mudando apenas o modo de ser exposto para o mundo. Sabe-se que as maiores vítimas dessa violência sofrida são as mulheres mães que acabam se submetendo a este tipo de tratamento por medo, muitas das vezes, de tirar o conforto de seus filhos. Ao longo dos anos, são comuns de serem presenciados abusos psicológicos que acabam, muitas vezes, fazendo com que a vítima acredite que mereça este tipo de tratamento. A maioria das agressões acabam grande parte partindo de pessoas próximas como maridos, pai e irmãos. Temos como objetivo informar as mulheres que elas não têm que aceitar esse tipo de tratamento e ajudá-las a entender também o que é uma violência, a qual não se restringe à física, mas também a psicológica, levar a informação que muitas vezes não é passada e mostrar lugares seguros que possam ajudar a passar por isso, que elas não estão sozinhas e que as coisas vão melhorar, através de um folder informativo sobre o tema.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Violência doméstica. Mulheres.

Nomes: 
+ ADRIANO DE ARAÚJO CAVALCANTI
+ BRUNO RIBEIRO
+ DENISE MARTA FELIX
+ RICARDO RODRIGUES
+ VANESSA DE MEDEIROS SILVA
+ LARISSA FRADA
+ NAYARA AMARAL
+ STEPHANY DOS SANTOS

Proposta:

Este Projeto teve por objetivo entender os impactos da violência emocional no ambiente de trabalho da saúde, tendo como foco o periodo de pandemia do Covid-19. Foi possivel verificar através deste estudo as dificuldades de atuar na área da saúde quando tanto física quando mental destes profissionais em seu cotidiado, o que tem apliando negativamente aspectos vinculados à violência moral/emocional além de diversos outros, tornando ainda mais difícil o cotidiano destes profissionais, principalmente aqueles que estão na linha de frente do combate a pandemia. Através do desenvolvimento deste projeto, foi possível verificar que além de o profissional da saúde já em tempos “normais” tenha que lidar com todas as dificuldades relacionadas a suas atividades e com a violência tanto física quanto emocional, o advento da Covid-19 e suas consequências vieram ampliar estas dificuldades, pois além dos desafios que já fazem parte de seu dia a dia, agora precisam também se preocupar com a exposição direta e constante ao vírus (correndo risco de vida), além do colapso do sistema de saúde de forma geral que torna este ambiente de trabalho ainda mais hostil. Para o desenvolvimento deste projeto utilizamos bibliografia relacionada ao tema assim como dados disponíveis nas diversas mídias.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Violência emocional. Ambientes hospitalar. Trabalho.

Nomes: 
+ ANA BEATRIZ TELES DA SILVA
+ EDUARDO DO NASCIMENTO DE SOUZA
+ LETICIA SANCHEZ FRANCELINO
+ GIOVANNA SIGNORINI

Proposta:

Após pesquisas através de artigos e materiais científicos, ficou evidente que a violência contra crianças nas creches do Brasil é um assunto que sempre teve relevância independente da época, fica claro que esse tipo de agressão sendo ela física ou psicológica, causa obstáculos agravantes no desenvolvimento infantil, além de acarretar problemas psicológicos no futuro dessas crianças. Em vista disso, o projeto apresentado tem como objetivo expor para a população esse tipo de violência, através da distribuição de folders em creches, a fim de conscientizar sobre a gravidade dos problemas que causam essa ameaça na vida das crianças, e sem dúvidas mobilizar a instituição escolar e os pais visando o controle da violência.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Violência. Creches. Escola.

Nomes: 
+ DAVI TEIXEIRA BARRETO FERREIRA
+ GIULIA ALESSANDRA VIANA ZANETI
+ NÁGILA RIBEIRO FEITOSA
+ PRISCILA RAMOS ANDRADE

Proposta:

Ao decorrer dos anos o número de casos registrados de violência contra mulheres gestantes no Brasil teve um aumento significativo, situações de violência obstétrica têm tido cada vez mais notoriedade, casos em que a mulher sendo vulnerável acaba se tornando a vítima em situações de possível risco para a saúde de sua gestação. Este trabalho teve como objetivo informar e conscientizar sobre os diferentes tipos de violência obstétrica que possam empregadas durante o tratamento da gravidez e seu parto, e quais precauções e cuidados podem ser tomadas procurando evitar qualquer tipo de situação onde a mulher possa ter seus direitos violados visando uma humanização da assistência no tratamento, através da confecção de uma cartilha instrutiva.

Palavras-chave: Violência contra a mulher. Parto. Humanização da assistência. Violência obstétrica.

Nomes: 
+ ALEXANDRE PEGGION DE SOUZA
+ ANA LUIZA DOMINGUES
+ GIOVANNA MARQUES TELES DE ARAUJO
+ THAMYRES DOS SANTOS ARAUJO

Proposta:

O presente trabalho busca como objetivo principal voltar a atenção para a conscientização sobre a violência moral no trabalho, apontando os malefícios que podem causar no indivíduo, psicológicos e até mesmo físicos. Mediante ao tema, com base nas pesquisas realizadas e os questionários levantados, o projeto tem também como finalidade mostrar como a psicologia atua nessa área e como pode se fazer o uso da mesma para combater e evitar esse tipo de violência. Buscando abranger o assunto para a população e levar ao público o conhecimento desse tipo de violência, de como acontece e como evitar, foi criado um canal no YouTube para servir de fonte de informação sobre tal assunto, pontuando os tipos de violência e repressões para que assim o trabalhador consiga evitar possíveis desconfortos e que tome conhecimento dos seus direitos no ambiente de trabalho, garantindo um bem estar pessoal para o indivíduo e também para os demais, tudo isso em um formato muito simples e de fácil entendimento, para que o assunto seja acessível de conhecimento para qualquer pessoa, por mais leiga que seja.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Violência moral. Trabalho.

Nomes: 
+ EDUARDO HENRIQUE NOGUEIRA
+ GABRIEL HENRIQUE SILVA DE OLIVEIRA
+ JULIA GOZZI
+ MELISSA PORTO
+ SHEILA AUXILIADORA

Proposta:

A violência silenciosa é uma forma de violência dentro das famílias na qual os filhos abusam verbal, emocional, econômica e fisicamente dos pais ou tutores para assumir o controle. Segundo um estudo feito recentemente pela União Europeia, estima-se que nos Estados Unidos e na Espanha – dois países observados pela pesquisa – 10% das famílias sofrem com este tipo de agressão, que não diferencia nível socioeconômico e muito menos modelo familiar. Os principais agressores, no entanto, costumam ser os adolescentes e as vítimas, as mães. Essa pesquisa tem como objetivo, informar e conscientizar as pessoas sobre a violência de filhos contra seus pais, mostrando que ela pode estar mais próxima do que imaginamos. Foi realizado um estudo sobre a violência silenciosa no qual tivemos meios de fundamentação teórica em diversos sites e em artigos que abordam este tema. Também utilizamos de dados que foram obtidos através de pesquisas relacionadas ao assunto, para confecção de um artigo sobre o assunto.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Violência silenciosa. Filhos. Pais.

COORDENADORA: PROFA. DRA. FÁBIA CECÍLIA DA SILVA AMANN

PSICOLOGIA 1 - SEM C

Nomes: 
+ MIRELLA CESTARI
+ GIOVANA DIAS
+ SILVIA OLIVEIRA
+ STEFANY PASTRE
+ DAYRA CORREA
+ MARA CERSOSIMO

Proposta:

A complexidade na luta pela floresta amazônica, que passa por interesses agrários, reservas florestais, comunidades ribeirinhas e terras indígenas, nos leva a entender o ativismo ambiental como forma de sobrevivência e continuidade da história de povos distintos. Buscamos compreender, através da pesquisa bibliográfica, os líderes dos diferentes grupos que são assassinados anualmente, e por se tratar de interesses diversos, sejam eles tribos indígenas, assentamentos do Movimento Sem Terra, líderes sindicais e religiosos, o legado dessas lutas ficam dentro das comunidades, muitas vezes sem solução. As razões pelas quais esse ciclo de violência cria mártires e se utiliza das imagens dessas vítimas para justificar suas ações, desde o caso de Chico Mendes na década de 80, passando pela Irmã Dorothy Stang, além de inúmeros outros casos desconhecidos pela população em geral. Discutir a ética do assentamento e do extrativismo deve ser o ponto de partida para a preservação do meio ambiente e a exploração das terras na busca de um desenvolvimento sustentável e equilibrado. Os interesses econômicos e políticos, são em sua maioria os discutidos pelo poder público, deixando toda essa população que pertence e vive da Amazônia sem a proteção do estado, e sem a discussão de novas políticas públicas para a preservação do meio ambiente e seus povos originários.

 

Palavras-chave: Violência. Amazônia. Conflito agrário. Assassinato. Ativismo ambiental

Link do Artigo

Nomes: 
+ MARINA WHITE DE CASTRO SILVA
+ PAOLA BARBOM MENDES
+ MARIA ISABELLY PEREZ MATIAS SANTOS
+ GABRIELA SANTIN MALIN

Proposta:

O trabalho procura apresentar a questão da violência e preconceito contra imigrantes acolhidos no Brasil. Abordando também, as suas dificuldades de se encaixarem no meio social e burocrático do país.

 

Palavras-chave: imigração. Xenofobia. Conflitos.  Violência.  Atualidade.

Link do Artigo

Nomes: 
+ DEBORA VITORIA SANTOS RAITZ
+ IRIS TAVARES FERNANDES
+ JÚLIA RODRIGUES
+ LARISSA FERREIRA
+ MARIA FERNANDA DE ASSIS VIEIRA
+  PEDRO HENRIQUE DE SOUZA ASPERTI

Proposta:

O trabalho evidência que com o surgimento da COVID-19 no Brasil, as medidas tomadas para lidar com a situação foi o isolamento social mundial. Em decorrência disso houve um grande aumento da violência contra as mulheres durante esse período. Assim, o projeto tem como objetivo apontar o aumento da violência contra as mulheres antes/durante o período pandêmico, a fim de trazer a conscientização e o alerta com relação ao tema abordado. Portanto, para o desenvolvimento do trabalho, a fim de mostrar o aumento exacerbado dos casos de violência contra a mulher nesse período, foram utilizadas fontes de pesquisa variadas, como artigos científicos, revistas e matérias de jornais. Ademais, por conta de ser uma primeira experiencia com esse tipo de pesquisa, tivemos muita dificuldade para executá-lo. Entretanto, podemos usufruir variados de aprendizados ao decorrer do trabalho.

Palavras-chave: COVID-19. Mulheres.  Violência.  pandemia

Link do Artigo

Nomes: 
+ BEATRIZ RODRIGUES SILVA
+ FELIPE OLIVEIRA LIMA
+ GABRIELA KUNSAGI DE PAULA E SILVA
+ JÚLIA FEITOSA RODRIGUES DA SILVA
+ PEDRO AMADEU FELIPPE DA SILVA
+ THAISE OLIVEIRA DOS SANTOS

Proposta:

O trabalho descreve uma pesquisa bibliográfica sobre o que são as religiões afro-brasileiras, a intolerância religiosa sofrida pelos praticantes dessas religiões, as leis de combate à essa intolerância e alguns casos recentes. A pesquisa também dialoga com o racismo empregnado na cultura brasileira desde o período colonial, para compreender a raiz das ações dos sujeitos e suas intolerâncias.

 

Palavras-chave: intolerância.  Umbanda.  Candomblé. Religião. Racismo.

Link do Artigo

Nomes: 
+ LARA GABRIELA VIEIRA CLAUZEN
+ LUCAS FINATO ONDICIATI
+ HELOISA LIMA MOURA
+ PEDRO VINÍCIUS DE ASSIS OLIVEIRA
+ VANESSA CRISTINA NARDUCCI CEDRO

Proposta:

Este trabalho visa divulgar dados sobre casos de violência contra os idosos e as questões culturais que fazem alguém a tomar essa atitude. a proposta visa aumentar a visibilidade dos casos de agressão aos idoso a fim de alertar as pessoas para que possam estar mais cientes e atentas.

 

Palavras-chave: idosos. Violência. Cultura.

Link do Artigo

Nomes: 
+ FREDERICO CAMARGO BRASILEIRO DE OLIVEIRA
+ GEOVANA FERREIRA DE MORAES FRANCISCO
+ INGRID PEREIRA DOS SANTOS
+ MATHEUS HENRIQUE LOURENÇO FERNANDO
+ SABRINA SANTOS SOUSA

Proposta:

Esse artigo se propõe a verificar um caso de filicídio, descrevendo e analisando-o em conjunto do uso de artigos científicos, para assim tentar identificar a razão pela pratica da violência com crianças continuar a ser utilizada até os dias de hoje, com a finalidade de incentivar a descontinuação dessas práticas.

 

Palavras-chave: Criança. Violência. Domiciliar.  Filicídio. Agressão.

Link do Artigo

Nomes: 
+ ALBINA APARECIDA MARIUCI DE SOUZA
+ ANGELA MARIA TOLENTINO MARQUES DE CAMPOS
+ ARTHUR GIMENES DA SILVA
+ BEATRIZ OLIVEIRA RAMOS
+ ISADORA XAVIER BENEDETTI
+ VITÓRIA NASCIMENTO SILVEIRA

Proposta:

Este projeto visa realizar uma pesquisa com o objetivo de evidenciar, compreender e refletir a violência sofrida por imigrantes e refugiados no Brasil. Entendendo melhor os motivos para escolha do país como refúgio, mostrando os preconceitos que sofrem aqui, as dificuldades encontradas, as adaptações que são necessárias para se encaixarem na sociedade, no mercado de trabalho, na cultura e apresentando algumas políticas públicas e instituições que auxiliam estes indivíduos. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica com artigos científicos obtidos no processo de revisão de literatura, uma visita técnica com o funcionário da Cruz vermelha, onde transcrevemos e digitalizamos os dados obtidos nesta visita. Além disso realizamos uma nova revisão de literatura junto ao formulário da nuvem de palavras e por fim fizemos a conclusão. Portanto, o trabalho de extensão foi um projeto onde obtivemos muitos conhecimentos novos, criando um olhar para estes refugiados e imigrantes.

 

Palavras-chave: Refugiados. Imigrantes. Violência. Sofrimento. Brasil.

Link do Artigo

Nomes: 
+ AMANDA SILVA BATALHA
+ FELIPE HIROYUKI TAMAOKI RODRIGUEZ
+ MARIA CLARA MOREIRA SOUZA
+ MATHEUS FERREIRA PASTORELI BATISTA
+ VANESSA MARTINE

Proposta:

Revisão bibliográfica de artigos indexados nas bases de dados do SciELO e Google Academy sobre a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/travestis, queer, intersexuais, assexuais/arromânticas/agênero, pan/polisexuais, não-binárias e mais (LGBTQIAPN+) que sempre foi presente na sociedade brasileira, prejudicando o desenvolvimento desta até os dias atuais. Com isso busca-se a desconstrução do preconceito culturalmente enraizado, apoiando a prevenção da violência e promovendo uma cultura de paz.

 

Palavras-chave: Violência. LGBTQIAPN+. Desconstruir. Sociedade. Cultura.

Link do Artigo

COORDENADORA: PROFA. DRA. JULIANA APARECIDA MARTINI

PSICOLOGIA 6 - SEM B

Nomes: 
+ BRUNA DE ARAÚJO BARROS
+ YASMIN THAINARA MARTINS ÂNGELO

Proposta:

O sistema prisional tem como intuito ao apenado reeducá-lo, reinseri-lo ao convívio social e consequentemente, tornar esse indivíduo mais consciente de seus deveres em relação a sociedade. Entretanto, é evidente que nem sempre o sistema penal cumpre esse papel para com o detento. Notoriamente, o sistema prisional brasileiro sofre com o estado de precariedade em que se encontram, sem qualquer expectação de melhoria. Este trabalho procuro através da pesquisa narrativa se aproximar da realidade vivencial do sistema penitencio e pós detenção. Como resultados observamos o medo que aflige o detento quando adentra o espaço carcerário, as condições precárias de cuidado, esse medo permanece após a soltura na vivência cotidiana e na dificuldade de empregabilidade. O fator social é o principal motivo desta dificuldade, visto que a sociedade impõe uma desconfiança a sujeitos que passaram pelo sistema prisional. É necessário e urgente que estudos sejam ampliados, assim como políticas inclusivas sejam efetivadas, bem como ações que levem a sociedade a falar e refletir sobre o tema.


Palavras-chave: Sistema penitenciário. Violência. Ex-detento. Ressocialização.

Link do Depoimento

Nomes: 
+ ELÍSIO O. MENEZES JUNIOR

Proposta:

Pesquisas têm sido direcionadas nas últimas décadas a fim de explanar, investigar os fenômenos ligados ao tema preconceito e estigma, nos diversos setores da vida humana. Nos últimos dois anos, o mundo adentrou de forma mais intensa a um momento de apreensão, temor e insegurança. A pandemia trouxe à tona o que poderia haver de melhor e pior na sociedade. Entre os extremos da solidariedade e a perseguição, vimos o desenrolar de eventos que chocaram a sociedade, independentes de cultura, classe social e situação econômica. Durante estes dois anos de pandemia, preconceito e a violência se mostraram presentes a cada dia, noticiados, flagrados, em vários canais informativos. A partir desta observação, é importante neste momento olharmos mais atentos para este fenômeno chamado preconceito, suas bases, seus construtos, e seus resultados, em níveis coletivo e social. E ao final de todo este cenário, podemos perguntar: Mas o que está por traz desde processo de comportamento do homem? De onde surge este impulso de ação contra, de ataque, de não aceitação, de perseguição e combate a outras pessoas? Quando este mal, chega as ruas, lares, universidades, hospitais, centros médicos é sinal de que preciso é, olhar mais de perto, ficar atento, e investigar. Haveria uma proposta fosse operacional, fosse pedagógica, onde se pudesse formular na prática, um modo de atenuar ou mesmo extirpar a violência e o preconceito? A partir desses questionamentos foi realizado uma ação reflexiva junto a funcionários de uma empresa para que pudessem falar sobre o tema vivenciado por eles. As soluções ou possíveis intervenções compartilhadas pelas pessoas participantes da pesquisa foram pontuais: esclarecimento e instrução social por meios de ações práticas na melhoria de conhecimentos importantes com parcerias das áreas de educação, saúde e com participação imprescindível do poder público, contendo e punindo os excessos, dentre outras possibilidades de intervenção.

Palavras-chave: Pandemia. Violência. Sociedade.

Link do Depoimento

COORDENADORA: PROFA. DRA. ADIL MARGARETE VISENTINI KITAHARA

PSICOLOGIA 6 - SEM A

Nomes: 
+ LAURA MONTEALTO CARNEIRO E SILVA
+ MARIA LUIZA AFONSO

Proposta:

Pessoas privadas de liberdade, independente do crime cometido, não abdicam da condição de seres humanos de direitos e deveres, sendo assim o Sistema Prisional Brasileiro necessita rever sua política de execução penal, com vistas a garantir a preservação da dignidade humana dos sujeitos que se encontram privados de liberdade. Entendendo que se destinam a todos os seres humanos, independente de classe social, orientação sexual, etnia, credo religioso, a materialização desses direitos é condição fundamental para a efetivação da cidadania, nesse contexto, se faz importante realizar um paralelo entre direitos humanos e Sistema Prisional Brasileiro. Para refletir sobre esse conflito, o objetivo foi apresentar a história e problemática do sistema prisional no Brasil e as bases ideológicas do encarceramento de uma população marginalizada. O presente projeto aborda e reflete relatos de toda uma comunidade que vive as violências do sistema penal diretamente e junto com o encarcerado: sua rede de apoio constituída de família e amigos. Esse tema foi escolhido porque é cada vez mais perceptível e quase incontrolável os problemas causados pelas superlotações nos presídios brasileiros. Conseguimos entender um pouco melhor o sistema prisional no Brasil e encontrar soluções para o problema de superlotação, prisões injustas e o preconceito que o detento e a família passam. A maioria dos direitos fundamentais é tutelada pela lei penal, em que o Estado perseguirá o agressor. Os princípios básicos dos direitos do consumidor, do meio ambiente, do trabalho, de proteção do idoso, da criança e adolescente e da mulher são proteções aos direitos humanos. Todas as leis do país devem seguir princípios de proteção aos direitos humanos. Os direitos humanos não são para bandidos. São para todo mundo, sem exceção. Então deveríamos defender a manutenção desses direitos como a nossa vida. Temos que parar de atacar as instituições de defesa aos direitos humanos, pois direito é fruto de lutas. Se lutarmos contra os direitos humanos o mais provável é conquistar a perda desses direitos. Se está ruim com tantos direitos humanos garantidos na nossa ordem jurídica, imagine o quão terrível seria nossa vida sem eles?

Palavras-chave: Direitos Humanos, Pessoa Privada de Liberdade, Sistema Prisional

Link da Apresentação

COORDENADORA: PROFA. MA. MARIANA BONOME DE SOUZA MARQUES

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE RH - 4 SEM B

Nomes: 
+ GABRIELA DE LIMA TAVARESS
+ KAUÃ DE OLIVEIRA CARVALHO
+ VAGNER HENRIQUE DOS SANTOS

Proposta:

O projeto consiste em uma consultoria de Treinamento e Desenvolvimento focada em capacitar as organizações e pessoas, tendo como um dos focos melhorar o desempenho do profissional e suas habilidades independente de seu gênero, abordando a reciclagem profissional, combatendo a falta de oportunidade para crescimento profissional do público feminino, programas de incentivo para lideranças femininas, assim como outros itens relacionados ao assunto.

Palavras-chave: Treinamento. Organização. Desempenho. Habilidade. RH.

Link pôster

COORDENADORA: PROFA. DRA. EDITH MARIE MALATEAUX DE SOUZA

ENGENHARIAS / ARQUITETURA E URBANISMO - 8 SE M B

Nomes: 
+ ANDRÉ EDUARDO DE SOUZA JÚNIOR
+ FERNANDO BRITO 
+ RAPHAEL RODRIGUES
+ WESLLEY BRUNO
+ LUCAS MARTINS SOARES
+ LUAN LUCIO OLIVEIRA DE ALMEIDA
+ GABRIEL MOREIRA
+ ALOMA BATISTA DE SOUZA 

Proposta:

Este projeto visa aproveitar a necessidade de diminuição do consumo hídrico na faculdade para aumentar a economia e diminuir os danos do meio ambiente. Através de uma oportunidade de adaptação do sistema de tubulação do prédio da FAENG I, projetando um sistema de armazenamento de água para fins iniciais de limpeza, uso em banheiros e para alimentação de uma horta sustentável, que futuramente será fonte de alimentos para o refeitório, para se possível, baratear as refeições, uma vez que as despesas diminuiriam. O sistema de armazenamento será feito de forma automatizada, através de um sistema de captação, armazenagem, viabilização e canalização para auxiliar nos consumos do complexo. O processo de disponibilização da água armazenada será separado em suas estações, onde a primeira será ligada de maneira intermitente com a utilização atual da água via canais de esgoto. Para que possamos controlar e reduzir os gastos desnecessários e, mesmo os necessários com as despesas dos banheiros, seja com descargas ou pias. Já na segunda estação, o objetivo seria voltado à uma canalização ergonômica, mantendo a horta, implementada por outro processo, para manter a horta viva e sadia, também por meio do controle programável.

Palavras-chave: Economia de recursos. Meio Ambiente. Tubulações. Armazenamento de água

Link Pôste

Nomes: 
+ MILENA BELEM DE JESUS
+ DENISE OLIVEIRA 
+ IANGRA VALESKA
+ LUCAS NATHAN
+ IGOR BORGES
+ SUSAN BETORET
+ RENAN PINHEIRO
+ CAROLINA GUTIERREZ 

Proposta:

O EcoPiso é um piso que gera energia elétrica pelo movimento em sua superfície. O mecanismo de geração de energia é parecido com o da EcoPista, porém o seu conceito e modo de utilização são diferentes. O EcoPiso tem baixo consumo de energia, pois tem pouca iluminação, aumentando assim sua eficiência. Pode ser utilizado sob quaisquer condições climáticas, sendo capaz de resistir à chuva, sol e a cargas excessivas, como ônibus e outros veículos de grande porte. O EcoPiso baseia-se no conceito de energia regenerativa, onde podemos transformar a energia desperdiçada do nosso movimento em eletricidade para uso próprio. Em lugares de grande movimentação de pessoas muita energia é desperdiçada, aproveitar esses pequenos impulsos de energia é um grande passo para descentralizar a demanda de energia elétrica.

Palavras-chave: Ecopiso. Energia. População. Tecnologia. Sustentabilidade

Link Pôste

Nomes: 
+ FERNANDA DE OLIVEIRA
+ GUSTAVO PIANCO VAILLANT 
+ JOÃO VITOR MARTINS DE SOUZA
+ MARIA ALICE FROES
+ JENNIFER JÉSSICA
+ GABRIEL CRISÓSTOMO DA SILVA
+ MARÍLIA GABRIELA DE OLIVEIRA 

Proposta:

Este projeto propõe a elaboração de um sistema de captação de resíduos em águas fluviais, através de um equipamento composto de materiais reciclados de estrutura flutuante instalado em pontos estratégicos ao longo da margem dos rios afluentes, para reduzir a poluição antes do deságue nos rios principais recolhendo o lixo flutuante que vem pelo córrego afim de reduzir os problemas no sistema de drenagem e enchentes. Os resíduos retidos no local serão recolhidos diariamente, e direcionados ao descarte adequado. Verificamos a melhoria de funcionamento e redução de consumo de energia; Especificação de tipo da Bomba d’água utilizada no sistema e método para remoção.

Palavras-chave: Tratamento de rios. Saneamento. Água limpa

Link Pôste

COORDENADOR: PROF. ME. RÉGIS PASINI

ARQUITETURA E ENGENHARIAS - 8 SEM B

Nomes: 
+ ALINE BALDON BERTOLDO
+ BEATRIZ LIMA GINO DE CARVALHO 
+ ERIC SANTOS CORDEIRO
+ GUILHERME BORTOLOTTO TOSETTO
+ LUIZ CARLOS CICONI JÚNIOR
+ LETICIA CAIXETA 

Proposta:

Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. O sistema de produção têxtil tem grande importância, visto que é difícil imaginar o mundo sem os produtos têxteis. Em nosso dia a dia estamos diretamente em contato, seja com a roupa que vestimos ou com a toalha que usamos, por exemplo. Algodão é a fibra natural que representa 90% de todas as fibras naturais usadas na indústria da moda para se criar 1 quilo de algodão, são necessários cerca de 30.000 litros de água! E 1 camisa de algodão usa aproximadamente 2.700 litros de água! Isso sem contar a utilização de defensivos agrícolas, já que o cultivo de algodão responde por 24% de todo o consumo de inseticidas e 11% dos pesticidas utilizados na agricultura mundial. Desta forma, você pode imaginar os tipos de impactos resultantes do cultivo desta fibra natural. São impactos ambientais e sociais preocupantes como a degradação do solo, lençóis freáticos e rios por conta do uso de defensivos; problemas de saúde causados pelo manuseio e contato com inseticidas e pesticidas, e também pela ingestão de água que esteja contaminada por essas substâncias. Além destes, também é necessário ressaltar a geração dos resíduos têxteis, que no Brasil representam 175.000 toneladas/ano, onde somente 36.000 toneladas são reaproveitadas. Diante disso, trazer modelos de fabricação e consumo sustentáveis contribuem para o crescimento da economia circular. Com este projeto buscamos atuar dentro dos conceitos de reciclagem e circularidade com a diminuição do reflexo negativo ao meio ambiente, através da redução, reutilização e recuperação de materiais.

Palavras-chave: Circularidade. Economia Circular. Indústria têxtil

Link Pôster

Nomes: 
+ EDUARDA DE MARTIN
+ GIOVANNI GIULIANI 
+ LETÍCIA NUNES
+ RAQUEL SANTOS
+ RODRIGO CORREIA DUARTE
+ RODRIGO YOKOYAMA BARRETO
+ RENAN GOMES DA SILVA 

Proposta:

Hoje em dia, muitas pessoas prezam pelo corpo saudável ou estética, e, por isso, buscam academias, centros de cross fit, ginásios equipados etc. A energia produzida por essas pessoas enquanto malham poderia ajudar muito desenvolvendo um sistema de geração de energia limpa pela energia cinética gerada em esteiras e bicicletas ergométricas por exemplo. A proposta a ser desenvolvida nesse projeto visa gerar energia limpa por esse sistema. Nossa ideia é desenvolver um sistema de captação de energia cinética nas academias, geradas principalmente pelos equipamentos esteira, bicicleta ergométrica, simulador de escada e elíptico que são usados diariamente e que poderiam gerar energia para não apenas a academia ter energia 100% limpa, como os prédios e casas nas imediações. De acordo com pesquisas, 30 minutos de corrida na esteira produzem 120 Watts de energia, suficiente para manter uma lâmpada fluorescente acesa por 5 horas, carregar 12 celulares e manter uma dockstation por 1 hora.

Palavras-chave: Energia limpa. Sustentabilidade. Academias sustentáveis

Link Pôster

Nomes: 
+ CAMILA DE FÁTIMA
+ FELIPPE DE SOUZA VIANA 
+ GABRIELA SANTANA GIOVANIN
+ LAÍS SILVA LUCATELLI
+ VINICIUS BALBINO EIRAS
+ MATHEUS GIBILISCO
+ TIAGO GALINDO MILANEZ 

Proposta:

Qual o destino daquela peça de roupa velha no fundo do armário? E as sobras da produção da indústria têxtil? Destino de milhões de toneladas de restos de tecido são um problema para o meio ambiente. Quando você compra roupa, invariavelmente vai se desfazer dela. O destino dela é o que será tratado nesse trabalho. Assim, este projeto tem por objetivo ao mesmo tempo que propõe uma destinação adequada para tecidos e roupas doadas, ajudar a população necessitada, através da transformação de roupas e tecidos doados por pessoas e indústrias e com isso melhorando o dia a dia dessas pessoas, tanto como o clima e financeiramente e assim consequentemente ajudando o meio ambiente, com menos descarte de tecidos.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Economia circular. Auxílio a vulneráveis

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. ME. LUIZ CARLOS BARBOSA DE LIMA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA E MARKETING - 4 SEM B

Nomes: 
+ ARTHUR EIRAS
+ GUSTAVO BUENO GIRALDINI 
+ GUSTAVO SOARES DOS REIS
+ ISABELLE RUBORTONE
+ JOICE BARALDI 

Proposta:

O presente trabalho apresenta um estudo feito no Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Fundação Santo André, por se tratar de uma atividade que demanda do uso considerável de papel. Após a análise do estudo implementar práticas conscientes no uso do papel. Por meio de visitas ao Núcleo identificou-se que existem arquivos para armazenamento dos documentos gerados pelo Núcleo, contudo algumas iniciativas já foram tomadas quanto a geração de documentos em papel, armazenando-os em arquivo digitais no GOOGLE DRIVE da instituição. Como resultado, além das iniciativas existentes quanto ao consumo e armazenamento de documentos é ministrar um treinamento aos alunos que trabalham no Núcleo de Práticas Jurídicas, além da criação de uma apostila orientativa para os novos alunos.

Palavras-chave: Consumo. Papel. Conscientização. Núcleo de Práticas Jurídicas.

COORDENADOR: PROF. ME. WLADMIR ZYRIANOFF

ENGENHARIA CICLO BÁSICO - 2 SEM A

Nomes: 
+ LEONARDO CORRÊA
+ RENAN DE MORAIS VIEIRA 
+ GABRIEL KENJI Z. IWASAKI
+ LEONARDO MARRAH
+ GUILHERME BELOTE
+ PEDRO LUIZ 

Proposta:

Nos dias de hoje o consumo de energia elétrica e crescente, praticamente tudo que utilizamos no dia a dia é relacionado a energia, a alta taxa de consumo de energia elétrica faz com que pensemos em novas formas de gerar energia de forma mais efetiva e limpa possível. Com esse problema visamos propor um projeto, que seria o desenvolvimento de energia elétrica a partir de piezos elétricos. Estes piezos são componentes elétricos capazes de gerar energia elétrica através de energia cinética, com isso em mente realizamos um projeto para aproveitar o uso dessa tecnologia em quadras esportivas, locais esses que se encaixam perfeitamente no uso dessa tecnologia. Por exemplo: implementar esse método para gerar energia em quadras poliesportivas de escolas ou comunidades em que há necessidade de energia. Os materiais a serem usados seriam os piezos elétricos ligados à uma bateria que fornecerá a energia quando for necessário. Conclui-se que a tecnologia pode ser utilizada em quadras, ela é renovável e nos locais certos pode ser muito bem utilizada, porém o seu custo de implantação acaba sendo alto devido a necessidade de se promover uma reforma na quadra de forma a se fazer a instalação do sistema requerendo tempo e investimento maior do que o previsto inicialmente.

Palavras-chave: Inovação. Sustentabilidade. Energia Limpa.

Link pôster

COORDENADORA: PROFA. DRA. CARMEN BEATRIZ TAIPE LAGOS DA COSTA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 4 SEM B

Nomes: 
+ CARLOS EDUARDO TEIXEIRA PESSEGATTI
+ ERICK FABRICIO MACIEL 
+ RAFAEL DE SOUZA MONI BIDIN
+ VICTORIA FERNANDES DE ASSISA 

Proposta:

Trata-se de um estudo sobre a ocorrência de mosquitos no Campus da Fundação Santo André, com o intuito de levar à comunidade acadêmica a conhecerem mais sobre esses insetos, bem como sensibilizar e desmistificar algumas práticas comuns relacionadas à proliferação, cuidados e táticas de prevenção contra eles. Após a identificação dos locais do Campus do CUFSA, com maior ocorrência de mosquitos. Os alunos foram questionados sobre esses animais; o seu modo de vida, problemas aos quais eles estão associados e informações que eles tinham sobre métodos de prevenção. Baseado nas respostas obtidas e a partir de artigos científicos consultados sobre o assunto, foi gravado um vídeo informativo interativo abordando a prevenção e controle dessas pragas. O feedback do público-alvo após a apresentação do produto na Semana de Biologia, ressaltou o vídeo como efetivamente útil e positivo pois, contribui com a conscientização da comunidade sobre o assunto. Propõe-se a realização de mutirões periódicos para identificação e remoção de criadouros bem como a limpeza e monitorização das áreas verdes no Campus, o que contribuirá com o controle da infestação desses insetos e evitando incômodos, tanto à Comunidade acadêmica como os visitantes do Campus.

Palavras-chave: Degradação. Desmistificação. Controle. Mosquitos. Pragas urbanas.

Link vídeo

Nomes: 
+ BRUNA ZANIN FARIA
+ GIOVANNA ARANTES MONTEZANO 
+ KARINE OLIVEIRA DE MATOS SILVA
+ MARINA CUCCURULLO SANTOS 

Proposta:

Acompanha-se em noticiários, catástrofes relacionadas com variações climáticas, e estas são divulgadas diariamente através da meteorologia. Além disso, também são de conhecimento as características sazonais, visto ser um ciclo de grande importância para a biodiversidade e para nosso cotidiano. Todavia, as mudanças climáticas estão transformando, a longo prazo, esses padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais. Entretanto, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador desses impactos, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis. Objetivando divulgar informações e conscientizar os alunos do CUFSA e internautas sobre o assunto, foi desenvolvida uma plataforma digital de fácil acesso e didática. Baseado em artigos científicos, contendo informações gerais sobre as mudanças climáticas, e como contribuir para minimizar o problema. Após acesso à plataforma, os participantes responderam à um questionário que permitiu avaliar a efetividade das informações contidas na plataforma. Verifica-se que, a média das respostas corretas dos alunos esteve em torno de 95% dos participantes, enquanto dos internautas em torno de 73%. É importante salientar a importância da divulgação científica visando o conhecimento sobre o tema e às intervenções práticas da comunidade na preservação da vida no planeta. Ressalta-se que, a solução da crise climática depende de mudanças transformativas profundas, tanto no modelo de desenvolvimento global quanto nos padrões de consumo de nossa espécie.

Palavras-chave: Mudanças climáticas. Divulgação científica. Sustentabilidade. Sazonalidade. Biodiversidade.

Link site Climatizando

Link questionário

Nomes: 
+ BRIGITE VALÉRIO PEREIRA
+ GLEYSE MYLLENA GOMES 
+ THIAGO BARBOSA SILVA
+ JÚLIO EDUARDO GHIRELLI 

Proposta:

Este trabalho consiste no desenvolvimento  e exposição de um acervo fotográfico dos anfíbios anuros do acervo do CUFSA, com o intuito de sensibilizar a Comunidade acadêmica bem como aos internautas, sobre a importância desses animais, motivando aos estudantes interessados no seu estudo. O projeto foi desenvolvido através de três fases, a primeira através dos registros das fotos dos espécimes identificados no acervo do Laboratório de Zoologia do CUFSA. A segunda fase foi a montagem do blog abrangendo informações tanto da anatomia como da biologia e ecologia dos espécimes e por último uma palestra na Semana de Biologia, onde foi divulgada o produto e coletado também dados por meio de um questionário on-line , junto ao público alvo. De acordo com os resultados, conclui-se que, os alunos concordaram que, o aprendizado com imagens e ilustrações torna-se bem mais atrativo. A totalidade dos questionados afirmaram a importância da necessidade de preservar os anfíbios tendo em vista o seu papel no equilíbrio ecológico.

Palavras-chave: Anfíbios. Extinção. Equilíbrio ecológico.

Link Blog

 

Nomes: 
+ BRUNO IAGALLO SILVEIRAS
+ GABRIELLE BERNARDES REGO 
+ ROSÁLIA ALMEIDA
+ VINICIUS VIELMI 

Proposta:

O intuito desse trabalho é conscientizar à Comunidade Acadêmica sobre as causas e efeitos da contaminação no ecossistema aquático e impactos na fauna. De acordo com a literatura, verificou-se que, a contaminação da água é a introdução de substâncias que alteram negativamente as características do ambiente aquático, prejudicando seu uso. Junto com o assoreamento e a eutrofização, a contaminação compõe as três principais formas de contaminação da água. A contaminação tem relação com a capacidade de decomposição natural da natureza, porque o sistema de esgotamento sanitário é projetado levando em conta a capacidade do corpo d’água ou do solo de decompor resíduo. Este, por sua vez, pode ser um subproduto da atividade industrial ou provir do esgoto doméstico. O trabalho resultou na construção de um folder digital e impresso, sensibilizando ao público-alvo com imagens sobre as causas e efeitos dessa contaminação; mortalidade e extinção das espécies; lançamento de esgoto nos corpos de água, o descarte incorreto dos resíduos e substâncias no ecossistema aquático. A contaminação da água ocorre quando a entrada de efluentes no corpo d’água excede sua capacidade de depuração natural. A intervenção ressalta a necessidade da educação ambiental, minimizando os riscos para o ambiente e saúde pública. A avaliação deste produto junto à comunidade do CUFSA, foi através de um questionário simples com questões fechadas. O público-alvo, identificou os principais nós críticos da contaminação das águas e destacaram a necessidade da gestão dos resíduos e esgoto na preservação da fauna aquática.

Palavras-chave: Contaminação. Ecossistema aquático. Esgotamento. Saneamento.

Link Folder I

Link Folder II

COORDENADORA: PROFA. MA. MARIANA BONOME DE SOUZA MARQUES

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE RH - 4 SEM B

Nomes: 
+ GABRIELA SAMPAIO CARVALHO
+ GEOVANA DUARTE DOS SANTOS 
+ GUSTAVO BARBOSA E SILVA
+ JULIANA CAMARGO 

Proposta:

O projeto Wasty consiste em coletar e reintegrar restos alimentícios que foram desperdiçados no decorrer da cadeia produtiva de restaurantes próximos à Fundação Santo André. O objetivo é ser a ponte entre o público-alvo (restaurantes), empresas coletoras de lixo e hortas comunitárias localizadas no Grande ABC através de um site que otimize esse contato. A proposta foi desenvolvida para atender as necessidades do ODS 9 – Inovação e Infraestrutura através de uma abordagem simples, porém inovadora, que poderá ser implementada em empresas de pequeno e médio porte.

Palavras-chave: Coleta. Desperdício. Inovação.

Link pôster

Nomes: 
+ KETHILYN PAES DE MENEZES MARADINI
+ LUCAS GABRIEL PRADO DA SILVA 
+ MATHEUS DA SILVA OLIVEIRA 

Proposta:

O descarte incorreto do óleo de cozinha, geralmente realizado na pia, pode gerar inúmeros problemas para o meio ambiente, como a impermeabilização e contaminação do solo, já que nem todo o óleo consegue ser retirado dos rios. Esse resíduo também pode acarretar problemas na tubulação onde foi descartado, como o entupimento das tubulações e impedimento da passagem da água. Estamos realizando o projeto para conscientizar e dar um fim adequado ao óleo de cozinha utilizados nas padarias, sem que este prejudique o meio ambiente. O projeto consiste na realização do descarte correto do óleo de cozinha das padarias localizada no município de Santo André, visando contribuir com a ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Palavras-chave: Inovação. Meio ambiente. Sustentabilidade. Coleta de óleo. Reciclagem.

Link pôster

 

COORDENADOR: PROF. Me. Josemar dos Santos

ENGENHARIAS - Turma: 2º D

ODS: 6 – Água potável e Saneamento

Nomes: 
+ Bianca Alessandra de Sousa
+ Carlos Henrique Brito Araújo
+ Felipe Torres de Souza
+ Giovana Ytiroko
+ Guilherme Vieira Rocha
+ João Vitor de Alencar Fonseca

ODS: 15  – Vida Terrestre

Nomes: 
+ Ana Carolina D’Agostini Grandchamp
+ Carlos Daniel Copcescki Alcarria
+ Giovana Campos Mansani
+ Kaique do Nascimento Ayala
+ Ludimilla Pereira Novaes
+ Luiz Fernando Kitano Barros
+ Mayra Sacomani de Freitas

ODS: 07 – Energia Limpa 
ODS: 11 – Cidades Limpas

Nomes: 
+ Antonio Marques dos Santos Filho
+ Elisa Barati Gomes
+ Isabela Oliveira de Faveri
+ Leticia de Castro Marsili
+ Luciane Guimarães Marques
+ Mariane Luis Varelo
+ Paulo Victor Borghetti Prince

ODS: 07 – Energia Limpa 
ODS: 11 – Cidades Limpas

Nomes: 
+ Bruno Teles Lima
+ Fabio dos Santos Vieira
+ Laura Raggio Tomaz
+ Marina Pimentel Neves
+ Nicole Araújo Nunes
+ Pedro Henrique Costa Toniete

ODS: 07 – Energia Limpa 
ODS: 11 – Cidades Limpas

Nomes: 
+ Enrico Stivanello Baradelli
+ Guilherme Cecconi Novaes
+ Henry Martins de Camargo
+ Letícia Vieira de Melo
+ Marcelo Henrique Hurtado Peres
+ Ramón Monezi Garcia
+ Raphael Passetti Gameiro

COORDENADOR: PROF. DR. TASSO ALEXANDRE RICHETTI PIRES CIPRIANO

DIREITO - 8 SEM B & 10 SEM B

Proposta:

Os trabalhos de extensão do oitavo ano e do décimo ano do curso de direito do Centro Universitário da Fundação Santo André (CUFSA) consistiram na elaboração de materiais – em formato de vídeos e cartilhas – sobre diferentes temas do direito ambiental com a finalidade de reunir materiais que formassem um curso sobre a disciplina, em linguagem acessível ao público universitário, inclusive do CUFSA, de outros cursos não jurídicos. Os materiais foram elaborados a partir de pesquisa à literatura jurídica especializada (doutrina) e a casos judiciais (jurisprudência) para cada um dos 14 (catorze) temas selecionados.

Palavras-chave: Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)L. Direito ambiental. Curso on-line.

Nomes: 
+ LARISSA DE OLIVEIRA RIBEIRO
+ GIOVANNA ALVES, BRUNA CRISTINA
+ VIVIANNY SIPRIANO
+ GABRIELLA BONETTI
 

Link cartilha

Link pôster

Nomes: 
+ JULIANA MENDES
+ PAULO RODRIGUES
+ FABIANA MELO
+ RENATA VIEIRA
 

Link cartilha

Link pôster

Nomes: 
+ ALAN SANTOS DE OLIVEIRA
+ ALEX SANDRO DE SOUZA LOZANO
+ REGINA MARIA BERTOLDO
+ ROS NGELA BERTOLD
O
+ SIMONE DE FREITAS
+ WILLIAM MORAES DE ALMEIDA 

Link pôster

Nomes: 
+ ÁGAPE ASSUMPÇÃO
+ CAROLINA CUNHA
+ FELIPE LORENZETI HENRIQUE
+ GABRIELA LEITE SANTOS

+ GIOVANA CORADI DE MORAIS
+ LETICIA DE MIRANDA
+ MILENA MARIA OLIVEIRA SANTANA 

Nomes: 
+ MAYSA ESTEVES DOS SANTOS
+ ALESSANDRA CARRASCO BENATTI
+ ANA BEATRIZ SANTOS SOUZA
+ RÔMULO FERNANDES BEZERR

Link pôster

Nomes: 
+ LUMA PENATTI MACHADO
+ VITÓRIA GONÇALVES VEIGA DA SILVA
+ MARIA BEATRIZ LOIOLA E SILVA
+ SAICA BERTRAND

+ MARIANA ROCHA 

Link cartilha

Nomes: 
+ GABRIELA RAMOS NOBREGA
+ LÍRIA DE SOUZA CINTRA
+ MÁRCIA LOUZA RODRIGUES
+ GISELE PEREIRA MATTO
S
+ MARCELO DE ARAUJO CONTRA
+ DIOGO ROBERTO SOARES BONONI 

Link cartilha

Link pôster

Nomes: 
+ IVAN RODRIGUES
+ SÉRGIO MARCOS
+ VIVIANE NIKAIDO
 

Link cartilha

Link pôster

Nomes: 
+ ANNA CAROLINA FERREIRA ROSSI
+ EVELLYN LETICIA DE LIMA
+ LARISSA GAVINELLI DA SILVA
+ MATHEUS HENRIQUE GONÇALVES DOS SANTOS
+ PEDRO GUIMARÃES ROMERO
 

Link pôster

Nomes: 
+ ALMIR CORREI DE ARAÚJO
+ ARTHUR DIRCEU DA SILVA CARRARA
+ GEORGE JABRA JUNIOR

+ GIOVANNA MOUTINHO CAVALCANTI
+ GUILHERME GONÇALVES DE LIMA
+ JAQUELINE TELES DA SILVA 

Link cartilha

Link pôster

Nomes: 
+ TIAGO MIGUEL SEOANE
+ GABRIEL GONÇALVES DA SILVA
+ RENATA BEZERRA DA SILVEIRA

+ KATYLEEN DE ALBUQUERQUE 

Nomes: 
+ ANA CAROLINE DA S. DE OLIVEIRA
+ GABRIELLA BOTARO GAMEIRO
+ NATALICIA MARIA DE MOURA

+ NEUSA S. SANT’ANNA DE CAMPOS
+ VICTOR GUSTAVO DA SILVA MACEDO 

Link cartilha

Link pôster

Nomes: 
+ CARLOS MATHEUS MOREIRA RODRIGUES
+ MARIA FERNANDA DA SILVA FREALDO
+ NICOLE DA SILVA MARTINS

+ WILLIAN SANTOS SOUZA 

Link cartilha

Link pôster

Nomes: 
+ FELIPE DE SOUZA ORILHANA
+ ILSA DE FÁTIMA DA SILVA
+ ISABELA MENEGALDO

+ IVONETE THOMAZ DA SILVA CASSONI
+ JÉSSICA RIBEIRO  

 

COORDENADOR: PROF. ME. LUIZ ANDRÉ ALVES

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 4 SEM B

Nomes: 
+ MATHEUS FELIPE DE SOUZA
+ NICOLY DE JESUS SANTANA
+ ANGEL MARCELA TOMAZ DE BRITO
+ MARCOS VINICIUS SANTOS FERREIRA
+ TAIS TAVARES LIMA
+ PEDRO PINHEIRO MELIM
+ ALLAN PATRICIO DE SALES

+ ADRIANO CONDE 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de um boletim informativo e um vídeo disponibilizado na plataforma do youtube, cujo objetivo foi o de apresentar os principais desafios para elaboração da ECF – Escrituração Contábil Fiscal. Através da correta escrituração contábil junto do conhecimento sobre o advento do SPED, a empresa poderá analisar seu desempenho, lucratividade e retorno do capital investido. Essa análise também deve ser utilizada como fonte para tomada de decisões pelas empresas. Ajudam em tomadas de decisões e a mostrar a situação patrimonial da empresa, permitindo a ela que sejam conhecidos o seu passado, o seu presente e o seu futuro.

Palavras-chave: Sistema público de escrituração digital. Tributos. Escrituração contábil.

Nomes: 
+ ARTHUR FOGGI DOS SANTOS
+ EDUARDO LUCIANO OLIVEIRA
+ GIOVANNA CRUZ DE MELO
+ HENRIQUE FREIRE
+ LARA SOUZA MOLINA
+ LUCAS DA SILVA GAZITO
+ TIFANY RIBEIRO DANTAS
 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de um boletim informativo e um vídeo disponibilizado na plataforma do youtube, cujo objetivo foi o de apresentar os principais desafios para abertura de empresa enquadrada como MEI – Microempreendedor individual. Atualmente, cerca de 99% dos negócios formais são compostos por microempreendedores. Isso significa que grande parte da economia brasileira é movida e levantada por esses pequenos empreendedores. Os dados apontam que esses trabalhadores geram cerca de 60% dos empregos, o que significa 600 milhões de novos empregos em 15 anos e 40% do PIB. Só no Brasil são 9,5 milhões de microempresas em sua totalidade.

Palavras-chave: Abertura de empresas. Enquadramento Tributário. Empreendedorismo.

Nomes: 
+ BRUNA RODRIGUES FERREIRA
+ FERNANDA AZARIAS DE CENA
+ JÉSSICA KAROLINE DE ALMEIDA SANTOS
+ LETÍCIA OLIVEIRA DOS SANTOS
+ LIZANDRA SILVA JUSTINO
+ MARCOS RIBEIRO
+ SAMARA AZARIAS OLIVEIRA SANTOS

+ WESLEY PAIVA FERREIRA

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de um boletim informativo e um vídeo disponibilizado na plataforma do youtube, cujo objetivo foi o de apresentar os benefícios para as pessoas diagnosticadas com determinadas deficiências em relação à redução/isenção dos tributos IPI e IOF para aquisição de bens. Atualmente a isenção do benefício deverá ser reconhecida pela Secretaria da Receita Federal, pelo delegado da Delegacia da Receita Federal ou delegado da Delegacia da Receita Federal de Administração Tributária da jurisdição do domicílio do interessado.

Palavras-chave: Isenção tributária. IOF e IPI. Deficiências.

Nomes: 
+ EVANDRO FINA RAMOS
+ GABRIEL WILLIAM SANTOS DIAS DE SOUZA
+ MARCELO OLIVEIRA DE ALMEIDA
+ MILENA ZANONI EVARISTO
+ PAMELA SAMPAIO BARROSO
+ THAIANE VITORIA DE MELO

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de um boletim informativo e um vídeo disponibilizado na plataforma do youtube, cujo objetivo foi o de apresentar os benefícios e limitações em relação à escolha do regime tributário pelo qual a empresa será enquadrada. Atualmente a empresa pode optar pelos regimes do simples, lucro presumido e lucro real. Tudo irá depender de seu faturamento e porte empresarial, sendo que tal decisão pode impactar nos resultados financeiros da empresa, reduzindo custos e aumentando a performance em seus objetivos.

Palavras-chave: Regime tributário. Performance organizacional. Resultados financeiros.

COORDENADORA: PROFA. DRA. PRISCILA REINA SILIANO DA SILVA

PSICOLOGIA - SEM D

Nomes: 
+ GABRIEL MARIANO DA SILVA 

Proposta:

O transtorno do espectro autista (TEA) vem sendo muito estudado nos últimos anos, sendo um transtorno multifatorial com acompanhamento psicológico constante. Este trabalho teve como objetivo informar como as autoridades e entidades governamentais apoiam projetos ligado ao TEA. Esta metodologia foi aplicada nos ambulatórios em que o Curso de Psicologia do Centro Universitário Fundação Santo André está inserido, através de pesquisa com os pais e cuidadores dos pacientes com TEA.

Palavras-chave: Psicologia. Extensão. Autismo.

COORDENADORA: PROFA. DRA. MARLI VIZIM

PEDAGOGIA - 6 SEM B

Nomes: 
+ CAMILA MEL SILVA COELHO
+ GIOVANNA SILVA BASTAZINI 

Proposta:

Na disciplina de Ação Curricular de Extensão (ACEX) focamos o trabalho nas causas e consequência do trabalho infantil. Para o desenvolvimento das atividades o projeto ficou centrado em escola pública ou autarquia, ambas na cidade de Santo André. Com o objetivo geral de promover novos conhecimentos sobre o mundo do trabalho e as causas e consequências do trabalho infantil. Os objetivos específicos é analisar as causas e consequências do trabalho infantil, destacar os direitos das crianças e adolescentes em relação ao processo de desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho infantil é uma realidade brasileira e desta forma oferecer informações relevantes para os jovens como forma de auxiliar o ensino e complementar a formação desse estudante em áreas diferenciadas, pode ser uma estratégia significativa no sentido de sensibilizar e gradativamente conscientizar o olhar crítico e de justiça dessa criança e desse jovem. Assim, sabemos que o trabalho infantil traz diversos prejuízos na formação acadêmica desse aluno, no qual as crianças deixam de frequentar o ambiente escolar, deixam de brincar com seus colegas e de ter uma infância saudável e respeitada para trabalhar em comércios e em ruas para contribuírem na renda de casa. A nossa metodologia teve como seu maior objetivo desenvolver atividades e mostrar seus direitos e deveres para essas crianças e adolescente. A partir das orientações propostas foi elaborado um material de orientação a ser avaliado pelos alunos das escolas como forma de ser um instrumento de divulgação para outros estudantes. A avaliação dos alunos permitiu verificar que a cartilha produzida mostrasse a importância de ser criança e lutar pelos direitos de ser e agir como uma criança.

Palavras-chave: Trabalho infantil. Criança. Infância. Violência. Jovens.

Nomes: 
+ CARMEM SILVA DANTAS
+ LUCINEIDE SIMPLÍCIO DA SILVA
+ IVANILI VICENTE DA SILVA 

Proposta:

Esse projeto tem como objetivo demonstrar a importância de estimular os cincos sentidos nas crianças, enriquecendo o processo de desenvolvimento e aprendizagem durante a educação infantil e o ensino fundamental. Possivelmente, entre as diversas atividades realizadas na educação infantil essa possa ser mais uma ferramenta para detectar algum tipo de deficiência ou atraso na aprendizagem. Este trabalho tem como interlocutores teóricos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (1996) e a Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) (2009), Maria Montessori (1988), entre outros. A metodologia qualitativa permitiu a execução de atividades práticas feitas com alunos da educação infantil, com idade de 4 a 6 anos e do ensino fundamental com idade de 7 a 11 anos, em sala de aula. Foram atividades de jogos e brincadeiras, com a intenção de estimular os cinco sentidos, contribuindo com a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Todas as atividades que foram feitas, permitiram as crianças vivenciassem experiências sensoriais, desenvolvendo a percepção de si e do meio em que ela vive. Ao estimular a percepção sensorial com sabores, sons, cheiros e texturas nas atividades feitas, favorecendo o desenvolvimento da criatividade e do cognitivo da criança, estimulando a coordenação motora e seus movimentos, ajudando-os a realizarem simples tarefas, que antes pareciam difíceis. As atividades sensoriais possibilitaram e enriqueceram o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, na devolutiva dos professores que receberam uma cartilha como produto final.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Aprendizagem. Cinco sentidos. Crianças.

Nomes: 
+ HENRIQUE MATHEUS CRIZZA
+ MANOELA CONTI DO NASCIMENTO 

Proposta:

A proposta deste projeto é discutir o tema educação sexual na educação infantil de forma a construir um material didático que possa ser utilizado nas escolas. O projeto tem por objetivo geral identificar e analisar a importância do estudo sobre a educação sexual na educação infantil. Com objetivos específicos de: levantar e analisar a ocorrência do abuso sexual no público infantil, identificar e analisar elementos sobre a educação sexual no currículo da educação infantil e de que maneira esse assunto pode ser tratado em sala de aula. O público-alvo são crianças da educação infantil, podendo inclusive ser partilhado com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental I. Para fundamentar nosso projeto, lemos artigos Ribeiro, M.; Reis, W (2020), Furlani, Jimena. (2011), um livro chamado Sexualidade que foi montado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, pela Superintendência da Educação, pelo Departamento da Diversidade e pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (2009), entre outros. A nossa metodologia foi voltada a um questionário direcionado aos profissionais que atuam dentro da área da educação, independentemente de seu cargo. Foram feitas questões objetivas e dissertativas, do tipo: quando foi perguntado o porquê da educação sexual ser importante. Das respostas obtidas constatou-se que o tema é “extremamente importante”, porque no momento que esse tema é abordado, crianças são conscientizadas e pode evitar muitos abusos. De forma geral as respostas indicaram a relevância com a temática, contudo na prática há ainda dificuldades para o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, há uma preocupação com a autoproteção das crianças e busca-se por meio de histórias das orientações sobre os riscos existentes.

Palavras-chave: Educação sexual. Abuso. Prevenção. Educação infantil.

Nomes: 
+ EMILLY VITÓRIA NOVAES DUARTE CORRADI
+ SIMONE APARECIDA ALVES 

Proposta:

O presente projeto realizará a contação de histórias, uma atividade lúdica, que desperta a curiosidade e o interesse da criança e do adulto pelo livro. Por meio dos contos, a criança viaja pela imaginação para mundos encantados, para culturas diversas e vive diversas experiências encantadoras. O objetivo geral deste trabalho é: propor, desenvolver e analisar as ações que estimulam o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social tendo como princípio o direito a leitura e a literatura. Quanto aos objetivos específicos temos: realizar contação de histórias de forma lúdica e estimular a leitura de livros infantis; propor brincadeiras, jogos, danças para estimular as áreas de desenvolvimento integral da criança e criar uma caixa de contação de histórias, com personagens em E.V.A Neste trabalho abordamos alguns teóricos como: Abramovich, (1989), Rancière, (2002), Silva, (2020), entre outros. Nosso público-alvo são crianças frequentadoras do espaço da Biblioteca Viva do Jardim dos Eucaliptos, no município de Santo André. Para a realização da contação, atuaremos com as crianças uma vez por mês. Nosso projeto vai ser instituído no modelo original, que é de levar a leitura para as crianças das comunidades. Assim permitindo a participação de crianças e adultos na leitura e incentivando o hábito de ler. Após a aplicação das atividades de leitura, jogos e brincadeiras na Biblioteca do Jardim dos Eucaliptos observamos que as crianças gostam dos livros, e das atividades como um todo. A literatura é onde as crianças viajam por mundos desconhecidos, e descobrem que elas podem criar o que quiserem no mundo do faz de conta, incentivando assim a criatividade de cada pessoa.

Palavras-chave: Contação de Histórias. Biblioteca Viva. Jogos. Brincadeiras.

Nomes: 
+ DIONÍSIA VALÉRIA ANDRADE
+ RENATA VICTORIA RAGANHAM DA SILVA 

Proposta:

O tema deste projeto de extensão tem por objetivo abordar o impacto – positivos e negativos – que a internet tem sobre os estudantes da educação infantil e fundamental I, tendo em vista o aumento exponencial de crianças com acesso a celulares e redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok. O objetivo geral deste projeto é de levantar e analisar os impactos da internet no desenvolvimento das crianças do Ensino Fundamental I. Os objetivos específicos são: realizar a seleção de temas sobre o uso da internet, redes sociais e seus impactos no Ensino Fundamental I e divulgar os conteúdos selecionados, sobre o uso da internet, redes sociais e seus impactos no Ensino Fundamental I. O projeto tem como interlocutores teóricos Young, Kimberly S; Souza, Ludmilla; Teixeira, Ana Carolina Brochado. A metodologia de pesquisa qualitativa com base na aplicação de um questionário para professores, alunos e pais. O resultado obtido demonstra que apesar dos pais não acharem que as crianças devam usar celular, a maioria deles permite que as crianças fiquem no mesmo, e que mesmo com essa opinião seus pais não monitoram os celulares dos filhos.

Palavras-chave: Redes sociais. Educação infantil. Ensino fundamental. Pandemia. Impactos.

Nomes: 
+ LUANA FERREIRA
+ VICTÓRIA MERIGHI DE VASCONCELOS 

Proposta:

O presente trabalho tem como objetivos gerais: trabalhar a educação ambiental com ênfase na sustentabilidade e promover ação no sentido de ensinar na prática como cada indivíduo pode contribuir para a preservação do planeta. A proposta é trabalhar com alunos da educação infantil e do ensino fundamental I. Abordar esse tema nos anos iniciais, permite sua melhor disseminação futura. Na educação, pode-se encontrar apoio para melhoria da relação homem-natureza-homem, pois é conscientizando o indivíduo que o convívio entre as pessoas e o meio ambiente pode melhorar. Entre os interlocutores teóricos estão Meneguelli (2016), Sintema (2018), documentos oficiais da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (1998), Base Nacional Comum Curricular (2018), entre outros. A metodologia do projeto se deu por meio de atividade pedagógica em rodas de conversa. Diante disso, cabe dizer que a educação tem a capacidade de promover valores, não sendo somente um meio de transmitir informações, trata-se de um processo que envolve transformações no sujeito que aprende e incide sobre sua identidade e posturas diante do mundo. Pois, é desde pequeno que se aprende a preservar; os adultos que apresentam maior dificuldade para absorver novos hábitos mais saudáveis, porque estão acostumados com os costumes antigos. Logo, a execução da pauta resíduos orgânicos e orientações para uma vida mais saudável fora concluída e nossos objetivos foram alcançados. Conclui-se que a educação ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta Terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental.

Palavras-chave: Educação. Educação Ambiental. Hábitos.

Nomes: 
+ DANILO MORGADO LIMA 

Proposta:

Este projeto de extensão da disciplina de ACEX tem como objetivo geral levantar e analisar os riscos que as crianças e adolescentes podem correr on-line e como objetivos específicos: Identificar alguns sinais de possíveis situações de abuso sexual; alertar os educadores da relevância dos perigos do uso descontrolado e sem supervisão da internet e redes sociais. É necessário levar ao conhecimento da comunidade os riscos que as crianças e adolescentes enfrentam com relação ao abuso infantil presente nas diversas redes sociais que hoje estão disponíveis a todos. Tendo como base pesquisas realizadas por grupos que monitoram o uso da internet e das redes sociais por crianças e adolescentes no Brasil e com relatórios do Fundo de Emergência Internacional para Infância das Nações Unidas (UNICEF), além de órgãos nacionais que combatem o abuso infantil, este projeto visa oferecer alguns elementos que promovam a conscientização de pais, professores e da sociedade como um todo a respeito do abuso infantil. Para alcançar tal objetivo, uma roda de conversa com alunos do 5º ano de uma escola particular de São Caetano do Sul e distribuição de “Semáforo do Toque” foram realizados, encontros em sala de aula tendo em vista que todos estão sujeitos a serem vítimas deste tipo de crime. Com base neste projeto, pode-se observar que as crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados às redes sociais, mas nem todos com supervisão dos pais ou responsáveis e, dessa forma, estando um pouco mais vulneráveis a contatos de pessoas desconhecidas, o que reforça a necessidade de tratar o assunto nas escolas, em especial de forma preventiva.

Palavras-chave: Abuso infantil. Combate. Redes sociais. Prevenção. Cuidado.

Nomes: 
+ EVILLYN FIALHO
+ GABRIELA PAIVA 
+ GISELE MACEDO ARAÚJO 

Proposta:

Este projeto de extensão tem como tema memórias dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo é identificar, analisar e elaborar um caderno para transmitir as memórias dos alunos da EJA. Juntamente com os seguintes objetivos específicos, levantar histórias de vida sobre os motivos do retorno aos estudos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); identificar a continuidade ou não na conclusão do EJA; e identificar as dificuldades que impossibilitaram os estudos dos alunos da EJA. O projeto elaborado por três estudantes do 6º semestre de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André, cuja pergunta busca evidenciar quais os motivos que levam os alunos da EJA retornarem os estudos? E quais as dificuldades que levaram os alunos da EJA pararem seus estudos? O trabalho consiste em um questionário com 4 perguntas abertas de caráter pessoal. Para a realização do projeto as perguntas foram realizadas para os estudantes da escola: Centro Profissional de Formação (CPFF) Valdemar Mattei, de faixa etária diversa. A análise dessas memórias depois de catalogadas resultou em um material o qual foi entregue para os protagonistas deste projeto. Para este projeto os interlocutores teóricos Salete Luciana,2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além dos alunos da EJA, os quais contribuem com o tema principal voltado para as suas lembranças e o que elas podem revelar. Grande parte dos entrevistados eram de cor negra e pardos, nascidos no Nordeste, e que tiveram de largar os estudos para ajudar a família, ou porque passaram por situações precárias, se viram na necessidade de começarem a trabalhar logo cedo, o que os impediram de estudar. A dificuldade de locomoção até a escola foi outro empecilho que apareceu na entrevista. Todos os entrevistados em algum momento da entrevista contaram uma memória que os marcaram muito, como a de fazerem brinquedos usando materiais que tinham acesso ou sobre sua primeira menstruação, revelaram perdas e conquistas que tiveram durante suas vidas. Três dos quatro entrevistados relataram ser o sonho deles aprenderem a ler e a escrever. No final foi montado um material das memórias dos alunos que também foi distribuído na apresentação do SAPEX.

Palavras-chave: Memórias. Alunos. EJA.

Nomes: 
+ INGRID AMORIM FERNANDES DA LUZ
+ LUANA FERREIRA DE ALBUQUERQUE 
+ TAIENE PIMENTA DE OLIVEIRA 

Proposta:

O propósito deste projeto de extensão é destacar a importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem na educação infantil. Este projeto é um aprofundamento de estudos visto que no ano de 2021 fizemos um projeto focado na musicalização. Neste ano, observando o retorno das crianças após o período pandêmico e suas dificuldades em frequentar a escola, decidimos mudar o tema para Psicomotricidade no sentido de destacar sua relevância no processo de aprendizagem, avaliando as lacunas produzidas neste período. No Brasil, a Psicomotricidade desenvolve-se pela vertente da educação física até os anos 1980. Além disso, na escola apenas os problemas e as dificuldades ligadas às estruturas psicomotoras são focadas de forma geral. Alguns dos interlocutores teóricos Fonseca (2018, 2010, 2009, 2004), Freire (1987), entre outros. O objetivo geral deste projeto é levantar e analisar conhecimento sobre a importância da Psicomotricidade, destinada para profissionais da Educação Infantil. Os objetivos específicos são abordar aspectos do desenvolvimento psicomotor na educação infantil; fornecer algumas orientações e atividades no campo da psicomotricidade para o processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil. A metodologia qualitativa com base em um roteiro de entrevista e observação pretendeu levantar e analisar algumas orientações, com base em brincadeiras lúdicas a serem fornecidas por meio de vídeos no Instagram (https://instagram.com/psicomotricidadepeda) e um questionário ao final das postagem para saber o que o nosso público adquiriu de conhecimento com o nosso projeto. O perfil atingiu visualizações de mais ou menos cem (100) pessoas, as quais avaliaram positivamente o conhecimento e a importância da psicomotricidade. Ganhamos cerca de 91 seguidores na plataforma, com 9 publicações disponíveis, seja uma delas um vídeo ilustrando uma brincadeira que desenvolve a (coordenação motora), para ensinar e explicar o que de fato é psicomotricidade. Conclui-se que as brincadeiras propostas foram valiosas, bem como o interesse sobre a temática permite refletir a necessidade de aprofundamento de estudos nesta área.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento infantil. Psicomotricidade. Educação Infantil.

Nomes: 
+ LUCIANA RAMOS GIMENEZ
+ TEREZA MIRELA BORGES GERALDES 
+ STÉPHANIE NASCIMENTO DA CUNHA 
+ KAROLINE OLIVEIRA FERREIRA DA SILVA 

Proposta:

Este projeto tem como objetivo geral possibilitar momentos de discussão e reflexão sobre a temática da educação sexual no contexto escolar, proporcionando momentos de formação e trocas de experiência sobre alguns casos. Quanto aos objetivos específicos temos: Abordar pontos de vista através de uma pesquisa do Google formulário sobre educação sexual; Elaborar uma cartilha com atividades e informações sobre a educação sexual. A educação sexual na escola deve oferecer informações científicas que permitam ajudar os alunos preventivamente. Também ensiná-los sobre as partes de seu corpo que podem ser tocadas de formas carinhosas. A pesquisa feita pelo google forms atingiu quarenta e um (41) participantes, cujo resultado apontou para a relevância do tema na educação infantil, com possibilidade de prevenção contra o abuso sexual. A finalização do trabalho resultou em uma atividade estruturada na forma de uma cartilha que foi entregue para professores e alunos. A sexualidade infantil é totalmente diferente da percepção da sexualidade adulta, pois a liberação de hormônios sexuais ocorre na puberdade, sendo assim, através desse projeto visamos defender a inclusão da educação sexual nas escolas.

Palavras-chave: Educação sexual. Abusos. Sexualidade. Prevenção.

COORDENADORA: PROFA. DRA. CARMEN BEATRIZ TAIPE LAGOS DA COSTA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 4 SEM B

Nomes: 
+ BEATRIZ MARTINS GHERA
+ GIOVANNA MARQUES 
+ BRUNO F. MORAES DE MELLO
RAINER SILVA SANTANA
+ GIOVANNA TEIXEIRA 

Proposta:

Objetivando sensibilizar aos educadores sobre a importância do acolhimento na educação sexual dos alunos, foi desenvolvida uma oficina cujo foco inovador consiste no conhecimento e reconhecimento do corpo humano. Diversos autores relatam o aumento de problemas em todos os âmbitos da vida sexual, tais como; a gravidez precoce, IST’s, abalos emocionais e desequilíbrio psicológicos. Através de análise dos fatores relacionados com o aumento desses problemas, foi desenvolvido alternativas de sensibilização dos educadores. Além disso, algumas alternativas de metodologias e posturas na sala de aula foram também assinaladas. A prática dessa iniciativa, vem sensibilizando os educadores, de maneira que eles possam aplicar de maneira sensível e respeitosa o tema na sala de aula, não importando de fato qual abordagem o professor escolha; uma roda de conversa, debate, texto ou dinâmica, Não entanto, a existência de um acolhimento emocional nesta interação é indispensável. O produto foi uma oficina e abordou pontos importantes da criação de uma estrutura mais saudável frente a sexualidade e posteriormente, apresentado um vídeo referente ao conhecimento sensível do corpo. Após a apresentação, e avaliação da estratégia, notou-se que, o público-alvo conseguiu se identificar com o vídeo de modo que atingiu um trabalho emocional frente a temática abordada. Deste modo, concluiu-se que a construção de uma vida sexual vai muito além de um olhar clínico anatômico, existindo um grande déficit de uma educação sexual mais sensível de tal forma que as crianças e adolescente possam estabelecer uma relação mais saudável tanto com o próprio corpo quanto ao se relacionar com o outro.

Palavras-chave: Sensibilização. Educação. Sexualidade. Autoconhecimento.

Link vídeo

Nomes: 
+ ANA CLAUDIA FRANÇA DE ASSIS RODRIGUES PEREIRA
+ SAMUEL GOMES DOS SANTOS 
+ AMANDA AVELLAR
+ LEONARDO DE OLIVEIRA 

Proposta:

Tendo em vista a importância da educação sexual, visando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis bem como, o autocuidado e consentimentos. Muitos desses problemas relacionados a falta da educação sexual, passam despercebidos devido aos tabus, o que interfere no crescimento saudável do adolescente. Esse estudo tem o objetivo de sensibilizar e fornecer informações científicas sobre a educação sexual na prevenção de doenças e outros agravos à saúde. Através de uma oficina de intervenção educativa, apresenta-se informações e orientações sobre o impacto da falta da educação sexual na escola na ocorrência de diversos casos de conflitos psicológicos e violência sexual. A sensibilização foi através de reportagens sobre o assunto, um quiz de 10 perguntas pessoais que levariam a um resultado de uma das quatro séries juvenis que abordam o tema de educação sexual. Após o resultado, o aluno ganha um marca-página da série. Também abrangeu as séries para abordar o tema de conflitos psicológicos e DST.  Após a apresentação, o público-alvo, avaliou a estratégia, tendo acesso ao QR Code que, encaminhava para um formulário com perguntas objetivas sobre a eficácia da oficina e se ela gerou algum interesse maior pelo assunto em questão. Os resultados foram a favor dos conteúdos abordados e a maioria entendeu que a Secretaria da Educação deveria incluir no currículo escolar esse tema, diminuindo o impacto negativo nos futuros adultos do nosso país.

Palavras-chave: Educação. Prevenção. Escolar. Sociedade. Tabus.

Nomes: 
+ BEATRIZ DE FREITAS ALVES
+ VIVIAN IRIANE BARRAL RODRIGUES 
+ ISADORA DONIANI HITTO
+ IZZAH LEMOS KANADA E SILVA 

Proposta:

O produto desse trabalho resultou numa oficina, apresentada no Colégio Estadual “Gran Leone”, em Ribeirão Pires, objetivando conhecer a percepção ambiental de crianças da faixa etária dos 6 aos 11 anos; como enxergam a flora juntamente com a fauna e a importância dela. Pesquisas em artigos científicos, salientam que, a cegueira botânica vem desde a idade precoce podendo influenciar nos maus cuidados com a natureza, como o desmatamento que vem se agravando nos últimos anos. Houve uma apresentação didática sobre a importância das árvores para o planeta, com a cena do filme “Rio 2” e posteriormente a montagem de terrários junto aos alunos, para sensibilizá-los e estimulá-los a perceberem a dinâmica das plantas com o ecossistema terrestre. Após as apresentações, foi realizada a avaliação da estratégia utilizada. Verificou-se que, as crianças apresentam bastante criatividade e interesse com a flora podendo contribuir com mudanças para o futuro do meio ambiente. Apontaram várias soluções para as causas e consequências do desmatamento. Considera-se que o poder público deveria investir mais na educação ambiental para crianças desde a pré-escola a fim de propiciar mudanças de atitudes sobre a degradação da flora mundial.

Palavras-chave: Cegueira Botânica. Desmatamento. Terrário. Escola. Crianças.

 

COORDENADORA: PROFA. DRA. EDITH MARIE MALATEAUX DE SOUZA

ENGENHARIAS / ARQUITETURA E URBANISMO - 8 SEM B

Nomes: 
+ CAIO HENRIQUE PAIVA CINTRA
+ SÁVIO TININ SOBRINHO VEIGA 
+ CAIO ROSSI
+ GABRIEL CALAU MARTINS CASTILHO
+ LEANDRO TRAJANO ANDRELINO
+ DOUGLAS JULIANO FAVA 

Proposta:

Este projeto visa avaliar o posicionamento do circuito elétrico e dínamo para geração de energia elétrica, através de energia cinética do movimento dos veículos, para isso pretende avaliar custos e diminuir o tamanho do motor atual para colocar mais baterias, viabilizando a utilização de veículos totalmente elétricos em linhas públicas. O Projeto é proposto para o transporte público, especificamente linhas de ônibus, melhorando ainda mais o ônibus elétrico com o uso do dínamo, Dínamo é um aparelho que utiliza energia cinética para gerar energia elétrica por meio de um processo chamado indução eletromagnética. No nosso trabalho nos iriamos remover o motor do ônibus, e iriamos colocar um motor elétrico, com várias baterias como fonte de alimento, o dínamo entraria nisso para prolongar a vida da bateria, fazendo durar 1 dia a mais de uso antes de ter que abastecer as baterias e além de ser uma energia mais limpa.

Palavras-chave: Mobilidade pública. Dínamo. Meio ambiente. Poluição atmosférica

Link Pôster

Nomes: 
+ JOÃO VICTOR DA ROCHA SANTOS
+ GABRIEL FISCHER SIQUEIRA 
+ MATHEUS RODRIGUES DE FREITAS 

Proposta:

O projeto consiste em melhorar a vida da população de baixa renda que não possui acesso a luz diretamente, sendo necessário a utilização de outros meios para obtenção de energia, como por exemplo, o projeto mencionado aqui, onde será feita a captação de energia solar e será convertida em luz, sendo possível a manufatura por qualquer pessoa, utilizando materiais simples para sua captação, como: cano de PVC e garrafa PET, tendo como forma de energia, a energia solar precisamente. De início, é pensado em incluir essa facilidade em moradias irregulares (em açudes, rios, lagos e outros lugares onde a energia em si não consegue chegar), nesse primeiro momento, o maior incentivo são as moradias populares onde não existe o acesso de energia, facilitando a vida dos moradores e consequentemente deixando-os mais animados e ajudando em diversos fatores, como: O estudo, inscrições em processos seletivos para conseguir um emprego, participação em reuniões de comunidade.

Palavras-chave: Acessibilidade. Energia Elétrica. Sustentabilidade. Comunidade

Nomes: 
+ FERNANDO TEIXEIRA DE OLIVEIRA
+ FILIPE DOMINGOS ELIAS GOMES 
+ LIVIA DOS ANJOS LOPE
+ MILENA TARDOQUE SARAM 
+ PEDRO HENRIQUE PEREIRA FERNANDES 
+ PEDRO ROGÉRIO DE JESUS VIEIRA 
+ SILMARA MIKELI LOUREIRO 
+ RALNIR ELIAS 

Proposta:

Este projeto tem a finalidade de procurar e analisar a implementação de um sistema fotovoltaico no prédio da FAENG I, com o intuito de se reduzir os custos gerados pelo consumo de energia elétrica da faculdade local através do fornecimento de energia proveniente de uma fonte alternativa e sustentável. A procura por sistemas de geração de energia elétrica vem crescendo na medida em que o preço da energia gerada aumenta a cada ano. Assim, os consumidores estão buscando formas de baratear o custo da energia consumida através de fontes que, além de serem renováveis, se mostram cada vez mais viáveis. Dado este cenário, projetou-se um sistema fotovoltaico dentro da faculdade conectado. Além do projeto de instalação, realizou-se a análise de desempenho e viabilidade econômica desse sistema, a fim de verificar sua efetividade. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas algumas ferramentas como AutoCAD e o pacote Office.

Palavras-chave: Sistema fotovoltaico. Análise de desempenho. Viabilidade econômica

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. ME. EDIR BRANZONI LEAL

ENGENHARIA CICLO BÁSICO - 2 SEM E

ENGENHARIA CICLO BÁSICO - 2 SEM F

Nomes: 
+ ANA LAURA DE BARROS VIEIRA
+ BRUNA ARAUJO GIOVANINI 
+ DEBORAH FERREIRA PINTO
+ FELIPE GALIATTO DEL VALE
+ GIOVANNI GOTARDI DE LIMA
+ LAURA LARANGEIRA 

Proposta:

Baseando-se no fato que hoje, no Brasil, cerca de 18,6% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência visual e com dificuldade de acesso a locomoção, foi desenvolvido o protótipo de bengala sensorial inteligente com sensor vibratório para auxiliar também aos que sofrem de alguma deficiência auditiva para o dia-a-dia nas ruas. Visa-se fazer um protótipo que combata a falta de sensores táteis na rua e outras dificuldades de acessibilidade para essa minoria.
Projeto realizado com intuito de ser acessível em questão de valores e atingir as camadas mais pobres da sociedade, auxiliando para a criação de uma sociedade mais justa para todos.

Palavras-chave: Bengala sensorial. Deficiente visual. Locomoção

Link Pôster

Nomes: 
+ GUSTAVO DUARTE PAGIATO
+ MIGUEL VITTOR DE QUEIROZ LOPES 
+ MURILLO ZAMBOLIN
+ VINICIUS CARRASSARI ARAÚJO
+ THIAGO HIROSHI HARTHMAN KITA 

Proposta:

A falta de moradia é algo recorrente em todo o Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2020 havia aproximadamente 221.869 pessoas em situação de rua no território brasileiro. As condições precárias dessa população e a omissão do estado nessa questão só aumentam a incerteza e marginalização dessa população. Por não possuir local fixo ou abrigo, essas pessoas ficam expostas a tudo, principalmente a mudanças de clima e tempo, podendo ocasionar diversos problemas de saúde, até mesmo fatalidades.

Palavras-chave: Abrigo Térmico. Morador de rua. Cápsula térmica

Link Pôster

Nomes: 
+ FERNANDO GIANZANTI
+ GUILHERME FALCONI 
+ JOÃO PEDRO
+ JUAN FERNANDEZ 

Proposta:

Você carrega o seu celular todo dia? O carregador solar pode ser a solução para quem não tem sempre aquela tomada por perto e precisa manter o seu dispositivo carregado. Além de ajudar por não precisar utilizar eletricidade, o carregador solar também vai reduzir suas contas de luz e é sustentável, ajudando o planeta, tudo isso por um preço amigável.

Palavras-chave: Carregador solar. Energia limpa. Energia portátil

Link Pôster

Nomes: 
+ DANIELLY ISIDORO SANTOS
+ MARIA EDUARDA SAMPAIO 
+ LUAN CASTRO
+ LEONARDO MARTINS
+ MURILO RIBEIRO DE FREITAS
+ PRISCILA PIRES DE CARVALHO 

Proposta:

A muito tempo o mundo pet é um símbolo de união, família e proteção, todos os nossos cachorros, gatos, coelhos ou por mais exótico que sejam, tem um lugar especial em nossos corações e fazem parte de nossas vidas. Se você realmente for um amante de pet, já se viu na situação de abrir a porta para receber uma encomenda ou atender uma visita e lá estava seu pet, pronto para sair em disparada para o lado de fora, sem contar os momentos que teve que correr atrás dele, momentos desafiadores para papais e mamães dos nossos animaizinhos. Pensando nisso, nosso grupo se propôs a desenvolver uma solução prática, eficiente e automatizada, que impeçam que eles fujam, mantendo-os seguros em casa, uma tela de proteção retrátil que pode ser instalada em nossas portas de modo fácil e pratico.

Palavras-chave: Tela de proteção. Segurança Pet. Automatização Pet

Link Pôster

Nomes: 
+ LAIZA BARBOSA ANTUNES
+ LUIZ GUILHERME BARCELOS 
+ MARCIO JOSÉ SILVA
+ RAFAEL MACEDO ROSA
+ SABRINA MANTOVANI DOS SANTOS 

Proposta:

O sistema motorizado para escadas, tem um foco voltado principalmente para a área de manutenção. Porém, sua instalação e manuseia será de fácil compreensão, possibilitando seu uso para outras áreas. Proporcionar ao usuário facilidade, agilidade e segurança. Podendo ser utilizados em diversos modelos de escadas.

Palavras-chave: Escada motorizada. Automatização. Segurança

Link Pôster

Nomes: 
+ MARCOS ALEJANDRO PUIG CANCANON
+ FABIO FERNANDES 
+ DANIELA GONGORA KATO
+ THAIS SILVA AKIYOSHI
+ ARTHUR ALVES PENEDO 

Proposta:

A medição de níveis de líquidos em reservatórios garante a possibilidade de monitorar o volume utilizado para um melhor aproveitamento. Porém, para realizar essa medição é necessário um sistema sensorial automatizado que permita determinar, através de sons ou sinais luminosos, o nível do líquido dentro do reservatório. Devido a dita necessidade de mensurar nível em ambientes distintos e para diferentes líquidos, sólidos, granulados ou pó, vários tipos de sensores têm sido desenvolvidos, por exemplo, o sensor capacitivo, infravermelho, hidrostático, ultrassônico, radar, laser, óptico, deslocador, dentre outros.

Palavras-chave: Controle nível de água. Automação de nível. Nível de líquido

Link Pôster

Nomes: 
+ GUSTAVO SCHIMPF LOUREIRO
+ ÍTALO ALBANEZ DURANTE 
+ RONALD A. RIGHETTI 

Proposta:

Esse projeto tem a intenção de auxiliar pessoas com dificuldades de mobilidade. Por meio de equipamentos instalados dentro de suas residências para facilitar a realização de movimentos básicos, que para elas podem não ser tão simples, e com o avanço da idade surgem algumas dificuldades que antes não existiam, como a de movimentar-se livremente. Nosso projeto visa facilitar ao máximo a movimentação de pessoas com dificuldades no âmbito doméstico, assim evitando esforços desnecessários e acidentes que poderiam ser facilmente evitados.

Palavras-chave: Locomoção aéreo. Deficiente físico. Mobilidade

Link Pôster

Nomes: 
+ THALES HENRIQUE SILVA
+ VINICIUS SANTOS BARBOZA 
+ GABRIEL AUGUSTO BASTOS 

Proposta:

Sabemos que no Brasil e no mundo inteiro muitas pessoa e famílias não possuem condições de ter e usufruírem da energia em suas casas, o projeto de fazer uma mini bobina de tesla recarregável com luz solar busca ajudar muitas destas pessoas e ás possibilitarem de ter luz. Por ser possível recarregar com energia solar, possibilita que seja armazenada energia ao decorrer do dia captando a luz do sol e ao anoitecer seja utilizada para que não fiquem sem luz em casa, e por ser um protótipo de pequeno porte é possível que seja levado para onde quiser com bastante facilidade. É um projeto com baixo custo que possibilita que o publico necessitado tenha condições de adquirir.

Palavras-chave: Geração de energia. Bobina Tesla. Energia solar

Link Pôster

Nomes: 
+ LUCAS OLIVEIRA GALHARDO
+ MARCOS ROBERTO GARCIA 
+ PEDRO SANCHES LEITE 

Proposta:

A pesquisa mostra uma opção capaz de minimizar o problema da falta de energia elétrica, para moradores que residem em propriedades rurais distantes das redes de distribuição elétrica ou não possuem condições financeiras para custear a ligação de uma rede de energia. Por meio de uma turbina hidráulica de baixo custo, movida por recursos naturais, construída a partir de materiais elétricos de fácil acesso e objetos recicláveis é possível desfrutar dos benefícios gerados pela energia elétrica. Este projeto utilizou como referência uma turbina Pelton ligada a um gerador de um tanquinho usado, inventada pelo americano Lester Allen Pelton na década de 1870, geralmente utilizada para produzir eletricidade em usinas hidrelétricas, onde o tanque de água está localizado acima da turbina.

Palavras-chave: Turbina Pelton. Geração de energia. Sustentabilidade energética

Link Pôster

Nomes: 
+ PIERRE AMEDURI
+ VAGNER ANTIQUEIRA 
+ DIOGO BROGIO 
+ JOÃO PEDRO CAETANO 
+ YAGO ELOI 

Proposta:

No Brasil, mais de 7 milhões de pessoas apresentam alguma deficiência visual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, cerca de 580 mil são completamente cegas e mais de 6,5 milhões apresentam baixa visão, seja por consequências congênitas ou adquiridas ao longo da vida. A rotina dessas pessoas é repleta de desafios, principalmente com relação à mobilidade: barreiras de acessibilidade presentes nos espaços urbanos, com as difíceis condições de locomoção pelas calçadas cheias de desníveis e buracos. Os óculos guia são um protótipo de baixo custo voltado aos Deficientes Visuais, tendo como objetivo auxiliar na acessibilidade e segurança de locomoção destas pessoas. Criaremos um dispositivo capaz de identificar obstáculos aéreos que podem causar acidentes pela restrição visual.

Palavras-chave: Óculos guia. Deficiente visual. Locomoção

Link Pôster

Nomes: 
+ BRENO DE SOUZA VILELA
+ LUCAS ALVES DE ARAUJO 
+ MARCOS ROBERTO DOS SANTOS JUNIOR 
+ MARIANA PERINOTTI PINTO 
+ SANDRA MARTINS ISIDIO 
+ YASMIM HARIAD DE FREITAS 

Proposta:

O presente trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade de implementação de um sistema de sensor de detecção contra incêndios na biblioteca comunitária do Centro Universitário da Fundação Santo André, a fim de zelar pela integridade física e preservação do acervo histórico e cultural que a instituição detém. A biblioteca da FSA abastece a comunidade com vasta gama de conteúdo acadêmico, incluindo livros, revistas, jornais diários, publicações seriadas, mapas, banco de teses, videoteca, dvdteca, gibiteca e acesso a base de dados em CD- Rom, de livre acesso, além de alocar 2 máquinas eletrônicas de consulta online e 3 computadores para uso estudantil. Com isso, subentende-se que todo, ou quase todo, o patrimônio é constituído por materiais orgânicos, inflamáveis e/ou de alto risco de combustão.
Assim, neste viés, a implementação de uma relação de segurança, na biblioteca do Centro Universitário da Fundação Santo André, em face de sua necessidade, se mantém dentro de uma necessidade de reforço de sua segurança tendo em vista a organização interna da biblioteca.

Palavras-chave: Sensor de Incêndio. Biblioteca FSA. Sistema de detecção de incêndio

Link Pôster

Nomes: 
+ BEATRIZ VICTÓRIA SANTOS DONADONI
+ GABRIEL MÜLLER SOUZA E SILVA 
+ GUSTAVO MORAES GALBERCE 
+ HIAGO BAKUNINE DE OLIVEIRA 
+ LAURA DE ANDRADE MARIA 
+ RAFAEL SEGURASSO MEDEIROS VIEIRA 
+ RENATHA DA SILVA DOMINGOS 

Proposta:

Tendo em vista que a física é uma área de estudo presente em todas as engenharias e que muitas vezes é tida como algo complexo por não ser possível materializar o que é estudado, foi decidido fazer um protótipo de uma Bobina de Tesla para materializar aquilo que é estudado em eletromagnetismo, um dos tópicos da física onde os alunos encontram grande complexidade e posteriormente dificuldade de compreensão, sendo assim, será replicado uma invenção de Nikola Tesla, que foi um importantíssimo inventor, engenheiro eletrotécnico e engenheiro mecânico sérvio, o qual ficou muito conhecido por suas contribuições ao projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada.

Palavras-chave: Geração de energia. Bobina Tesla. Iluminação

Link Pôster

Nomes: 
+ DENIS ARAUJO DA CUNHAI
+ MARCOS DE PAULA MOSER 
+ MATHEUS JOSE PACÍFICO BRITO 
+ NATANIEL RIGUEIRA DOS SANTOS 
+ OTÁVIO LUÍS SILVA DE JESUS 

Proposta:

A taxa de endividados no Brasil vem aumentando em cada ano, segundo estudos do SPC Brasil, oito em cada dez brasileiros não sabem administrar seu dinheiro.
O consumidor médio brasileiro gasta mais do que ganha, não guarda dinheiro e tampouco planeja o próprio futuro, tanto que oito em cada dez entrevistados (81%) têm pouco ou nenhum conhecimento sobre como fazer o controle das despesas pessoais. As conclusões são da mais recente pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo foi realizado em todas as capitais brasileiras com o objetivo de identificar como os consumidores enxergam a própria relação com o dinheiro, como agem e o conhecimento que têm das questões financeiras. De acordo com os resultados do levantamento, somente 18% dos entrevistados têm conhecimento total sobre o fluxo de receitas e despesas no orçamento pessoal. A maioria (71%) tem apenas conhecimento parcial de suas finanças e outros 10% têm baixo ou nenhum conhecimento. O objetivo deste trabalho é desenvolver um site de controle de gastos e rendimentos diminuindo a taxa de endividados no Brasil e ensinar nossos usuários a administrar melhor o seu dinheiro.

Palavras-chave: Allfin. Controle financeiro. App de controle de rendimentos e gastos

Link Pôster

Nomes: 
+ MURILLO CAMARGO CAMPOS
+ RAFAEL GONÇALVES DE LIMA 
+ SAYMON CANU BATISTA 

Proposta:

Sair de casa por poucas horas para quem mora no ABC é motivo de muita preocupação principalmente para quem já foi vítima de furto em casa ou que vê esse tipo de crime aumentando na vizinhança. Segundo a polícia o furto cresceu 36,8% comparando os meses de janeiro a julho deste ano com o mesmo período do ano passado. Os sensores tendo como o objetivo de detectar a presença de invasores de residências e outros locais, com o grande índice de criminalidade a segurança através destes dispositivos é indispensável. Diversos casos são registrados de furtos contra residências na ausência de seus proprietários, com o alarme gerado pelo sensor e possível tomar uma medida protetiva contra o ladrão. Levando em conta experiências passadas de pessoas conhecidas, observamos a imensa falta de segurança que existe na região do ABCD, muitos moradores tem medo de sair e deixar suas residências vazias, com medo de invasão e roubo de sua propriedade, foi com base nisso que pensamos em uma maneira mais acessível de você monitorar sua casa, nosso objetivo é, ampliar a tecnologia em prol da segurança, para isso utilizaremos um sensor com energia renovável (painel solar), que ira alertar sempre que seu portão tiver movimentos suspeitos, com uma notificação no seu aparelho celular.

Palavras-chave: Sensor inteligente. Automatização. Energia solar

Link Pôster

Nomes: 
+ PEDRO HENRIQUE DA SILVA CAMPOS
+ RENAN SOLIZETTO ESCUDEIRO 
+ VITOR GROSSI TEIXEIRA LEITE 

Proposta:

Observando um cenário de praia, é difícil visualizar deficientes físicos adentrando no mar; muito se discute a importância da acessibilidade nos lugares de lazer. Por volta de 2009 as cadeiras anfíbias chegaram nos litorais de São Paulo, um modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de deficientes físicos a praias, piscinas e até ambientes mais complicados de se chegar, como trilhas e cachoeiras. O problema encontrado no produto localiza-se no altíssimo custo em torno de R$2700,00 a R$4900,00, devido ao uso de alumínio aeronáutico na estrutura da cadeira anfíbia. O objetivo é substituir o material do produto já existente, com o objetivo de reduzir o custo. Contudo, facilitar o acesso da cadeira anfíbia ao público-alvo.

Palavras-chave: Cadeira anfíbia. Mobilidade de deficientes. Cadeira de poliéster

Link Pôster

Nomes: 
+ ANDRÉ COSSA
+ BRUNO VIEIRA GARCIA 
+ GUSTAVO ANTONIO PEREIR
+ KEVIN SOUZA DA SILVA 
+ MIKAEL DE SOUSA NASCIMENTO 
+ RAFAEL AUGUSTO DOS SANTOS 

Proposta:

O projeto teve como ideia principal, a sinalização adequada por diferentes locais e regiões, onde identificassem os lugares onde tenham acesso a rampa para pessoas com cadeira de rodas em especial. O objetivo do projeto é criar um sistema de identificação através de placas para avisar motoristas, pedestres e cadeirantes.

Palavras-chave: Locomoção cadeirantes. Deficiente físico. Mobilidade

Link Pôster

Nomes: 
+ JHONATAN DE OLIVEIRA CAMPOS
+ JONATHAN NICOLAU BARBOSA DOS SANTOS 
+ LEANDRO ANDALAFT DOS SANTOS JUNIOR 
+ LEONARDO PENON DO NASCIMENTO 
+ PEDRO LUCAS DA SILVA DIAS 

Proposta:

As “Container House” são módulos genéricos de habitação que podem ser implantados em diferentes regiões e terrenos, com um custo abaixo de convencional, proporcionando a utilização da tecnologia auxiliar no auxílio das tarefas exercidas no dia a dia do morador, contando com sistemas renováveis de energia que possibilitam autonomia total da residência, facilitando a implementação em regiões isoladas e de difícil acesso para realização de obras. Visando uma forma econômica e tecnológica de moradia pensamos na casa container automatizada, com intuito de ajudar pessoas desabrigadas por conta de desastres naturais. Esta nova casa será um próximo passo do desenvolvimento sustentável e da moradia automatizada, onde serão usados os conceitos de energia solar, automação residencial e utilização de containers de carga como estrutura.

Palavras-chave: Casa container. Moradia baixo custo. Domótica

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. ANDREI WELLINGTON LEÃO DOMINGUES

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 4 SEM B

Nomes: 
+ ARTHUR MISAEL SANTOS
+ RAFAEL SIGNER ZOTARELI 
+ JUAN PABLO MICHELI
+ THIAGO HENRIQUE ARAUJO
+ GABRIELA FARIA MUSTO 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de uma consultoria para auxiliar empresas na melhoria de seus processos de TI com foco em otimização de serviços e redução de custos. – ERP inteligente; Transformação Digital; Serviços Gerenciados como Service Desk, Field Service; Infraestrutura para TI e Soluções por vertical.
Busca garantir a implantação de estruturas de criptografia para garantir a segurança da informação; aprimoramento das modelagens de dados; treinamento com a equipe, para sanar possíveis lacunas existentes; estruturação da infraestrutura bem como a instalação de software como antivírus e firewall, otimização dos processos e digitalização do negócio, economia nos investimentos e expertise que faz a diferença.

Palavras-chave: ERP. Transformação Digital. Field Service

Link Pôster

Nomes: 
+ DANILO CIOLA MOTA
+ ÉRICA NAOMI MAKIYA 
+ GABRIEL ANTONY FIORRETI
+ JORDY FELIPE OLIVEIRA
+ VINICIUS MATTIOLLI SANTOS 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de uma consultoria para desenvolver um aplicativo Mobile para controle de peso de RSS, utilizando sistema de interface entre balanças eletrônicas e o aplicativo Trash-Control que vai auxiliar na pesagem de resíduos infectantes com maior agilidade e precisão, gerar indicadores de consumo (peso, custo, local etc.) e garantir que haja rastreabilidade dos resíduos produzidos.
A área da saúde é uma grande geradora de resíduos infectantes, principalmente hospitais, clínicas e laboratórios, que podem gerar mais de 20 Kg por dia por CNPJ. Diante deste cenário, os grandes centros médicos e hospitalares precisam gerenciar seus RSS de modo apropriado seguindo normas da Anvisa / Conama e outras que se adequarem às normas de sustentabilidade para garantirem o manuseio e abrigo adequado pelos colaboradores a fim de não se contaminarem e não contaminarem o meio ambiente, o controle de pesagem e rastreabilidade desses materiais contaminantes e por fim seu transporte até o local adequado e seguro para descarte e descontaminação.

Palavras-chave: Resíduos sólidos de Saúde. PGRSS. Controle de RSS

Link Pôster

Nomes: 
+ GABRIEL FERREIRA SOARES
+ GABRIEL SIGNORETTI 
+ LUAN GOMES GALVÃO
+ PALOMA SOARES SILVA 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de uma fábrica de software com o objetivo de utilizar ferramentas eletrônicas e técnicas da tecnologia da informação como forma de automação de processos industriais, visando aumentar a produtividade e diminuir o tempo de produção eliminando em paralelo gastos considerados desnecessários para o processo de fabricação. Através da utilização de microcontroladores específicos e a linguagem de programação C, é possível realizar a melhora do processo responsável pela produção fabricação de uma fábrica de geleias.

Palavras-chave: Fábrica de Software. Automação. Microcontroladores

Link Pôster

Nomes: 
+ MICHAEL GOMES SILVA
+ LUCAS RICARDO BARBOSA 
+ BRUNO GABRIEL PIROLLA OLIVEIRA
+ KAUAN DUARTE RICCI 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de uma consultoria com o objetivo de desenvolver softwares inteligentes fornecendo soluções tecnológicas de produtividade por meio da criatividade e inovação visando o foco do cliente. Alcançar em 5 anos a excelência em desenvolvimento tecnológico, sendo reconhecida sua qualidade, foco do cliente, Produtividade, Inovação, Segurança e Integridade.

Palavras-chave: Consultoria. Desenvolvimento. Plataformas digitais

Link Pôster

Nomes: 
+ BRUNO BUENO CUNHA
+ FELIPE FEMINA 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de uma empresa de tecnologia que presta suporte e serviços de TI para garantir que a tecnologia trabalhe como forte aliada na conquista de resultados e se reflita de forma direta na produtividade e no crescimento dos clientes de todas as áreas da indústria, comércio ou serviço. Para isso, são implementadas boas práticas visando controlar os riscos e evitar qualquer tipo de ameaça à integridade, à confidencialidade, à disponibilidade e à autenticidade desses dados. Ou seja, a segurança da informação tem como objetivo blindar os dados de uma empresa contra acessos não autorizados, alterações indesejadas, vazamentos, invasões aos sistemas e perdas de dados e informações sensíveis e valiosas.

Palavras-chave: Consultoria; Segurança; Vulnerabilidades

Link Pôster

Nomes: 
+ DAVID FELIX BRASILEIRO
+ JONATHAN ALVES SOUZA
+ LUCAS SASSO PINTO
+ YAGO HENRIQUE SILVA 

Proposta:

A proposta apresentada é destinada ao setor educacional das escolas estaduais, visando uma nova maneira de aprender e adquirir conhecimentos em sala de aula, através da tecnologia tendo em vista que o aprendizado é extremamente defasado nas escolas estaduais. Através dessa proposta será possível notar a transformação sociocultural em relação ao que é apresentado e executado dentro da sala de aula, com metodologias e dinâmicas interativas e criativas. Com essa proposta o impacto de transformação que pode ser aplicado fora da universidade é de que terá mudanças no ensino base de escolas para o desenvolvimento do aluno, enquanto o impacto interno na universidade é de poder adotar estes sistemas também para o aprendizado universitário independentemente do curso em questão.

Palavras-chave: Educação. Qualidade de Ensino. Sistema Inteligente

Link Pôster

Nomes: 
+ ALYNE THAISA LEONARDO NASCIMENTO
+ LARISSA SANTANA CANDIDO NASCIMENTO
+ LETICIA KRONIG PALMERI
+ MARIA EDUARDA PERUCCI 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de uma consultoria oferecendo soluções de software de altíssima qualidade e com o melhor custo-benefício, a fim de ajudar seus clientes a alcançarem suas conquistas, metas e objetivos, pois, o crescimento dela se faz também do crescimento alcançado por eles. O presente trabalho resultou na criação de uma consultoria oferecendo soluções de software de altíssima qualidade e com o melhor custo-benefício, a fim de ajudar seus clientes a alcançarem suas conquistas, metas e objetivos, pois, o crescimento dela se faz também do crescimento alcançado por eles.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Software. Customização

Link Pôster

Nomes: 
+ DANILO CIOLA MOTA
+ ÉRICA NAOMI MAKIYA
+ GABRIEL ANTONY FIORRETI
+ JORDY FELIPE OLIVEIRA
+ VINICIUS MATTIOLLI SANTOS 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação da consultoria Innovatis que é uma prestadora de serviço de software de gestão com foco em CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Tem por finalidade projetar ações, estratégias e metas com foco na alta produtividade e crescimento de seus clientes, com o objetivo de trazer uma melhoria contínua. Portanto, a consultoria Innovatis está centrada no cliente.

Palavras-chave: Consultoria. Fábrica de Software. ERP

Link Pôster

Nomes: 
+ LIEDSON COSTA REIS
+ CAUÃ MENDES SERGIO
+ ALEX MÜLLER ANDRADE
+ GABRIEL SILVA DE AZEVEDO 

Proposta:

O presente trabalho resultou na criação de uma consultoria que se baseia em tecnologia e discernimento de informações geradas pelos dados brutos formados pela empresa. Atuaremos no mercado B2B onde nossos clientes serão empresas de pequeno e médio porte, visando a melhoria contínua de informações e KPI´s para que nossos clientes tenham melhores resultados dentro de seus respectivos negócios. Faremos isso utilizando o Business Intelligence (BI) e com o auxílio da ferramenta Microsoft Power BI.

Palavras-chave: Power BI. Consultoria. Business inteligency

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. ME. EDSON ANTONIO ABREU

ENGENHARIAS E ARQUITETURA - 8 SEM B

ENGENHARIAS E AQRQUITETURA - 4 SEM B

Nomes: 
+ CÉSAR ARRABAL FILHO
+ DANTE LOPES COSTA 
+ LUCAS SILVEIRA ANTONIASSI
+ SARA FREITAS CUNHA MARQUES 

Proposta:

Este projeto tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas a Fundação Santo André, integrando os projetos de acessibilidade que já existem e que estão em desenvolvimento na instituição, atendendo as normas da NBR 9050, e criar um sistema inteligente de identificação, registro e controle de acesso de pessoas. A catraca terá dimensões e funções que atendam ao desenho universal, ou seja, acessível a todas as pessoas, portadoras ou não de qualquer restrição ou condição e necessidades especiais (pessoas com deficiências, física, auditiva, visual ou intelectual), promovendo uma maior facilidade de acesso e integração da sociedade como um todo. Será implementado ao analisar materiais disponíveis, pesquisas feitas com pessoas dentro e fora da FSA visando a aquisição de ideias que atendam a população de modo universal. A natureza do protótipo tem caráter virtual, sendo desenvolvido em softwares que permitam modelagem 3D e também efetuar testes relativos à programação necessária. O projeto pode ser considerado um sucesso, sua programação se encontra funcional, embora que ainda há a necessidade de realização de mais testes para se certificar da funcionalidade e segurança do projeto.

Palavras-chave: Acessibilidade. Catraca inteligente. Controle de acesso

Link Pôster

Nomes: 
+ CAIO HENRIQUE PEIXOTO LOPES
+ CAIO NILANDER 
+ DANIEL LIMA DA SILVA
+ RENAN SORRENS VALDE
+ GABRIEL BATISTA ALVES
+ GUILHERME MACEDO ARAUJO 

Proposta:

Este projeto tem como objetivo transformar os resíduos plásticos descartados das tampas das garrafas PET. Depois de passar por um processo para triturar, a tampinha fica em uma forma granular, permitindo a entrada do material para extrusão. O material passa por uma “Fieira”, permitindo infinitas possibilidades de confirmações.
Foi preparado um documentário com a poluição ambiental gerada por plásticos. Um vídeo de conscientização e reciclagem foi reproduzido na bancada de exposição. Foi montado um prótotipo funcional de uma mini extrusora de plásticos.

Palavras-chave: Extrusora. Plásticos PP. Reciclagem

Link Pôster

Nomes: 
+ ANDRE MATHEUS GOMES DE OLIVEIRA
+ CAMILA DE LIMA ALVES 
+ FABIANA SILVA
+ RAFAELA PRADO RIBEIRO 
+ THASILA GABRIELLE RODRIGUES LEAL 

Proposta:

Este trabalho apresentará informações sobre a matéria prima usada, em destaque o PVB que é um polímero muito utilizado na fabricação de para-brisas. O objetivo principal deste trabalho visa proporcionar a apresentação de um impermeabilizante tendo o PVB residual e o álcool 99% como matéria prima principal. Este produto visa a preservação de um material sem agredi-lo de forma notável, evitando rasgos, manchas, queima e demais problemas que podem trazer prejuízos ao usuário do produto. Com base em pesquisas realizadas através de artigos e sites na internet, percebeu-se propriedades do Polivinil butiral muito importantes para a realização do projeto, como a propriedade desse material ser solúvel em solventes, assim foi pensado em desenvolver esse projeto com a resina em si, e o álcool 99%.

Palavras-chave: Impermeabilizante. PVB. Polímero

Link Pôster

Nomes: 
+ CAROLINE OLIVEIRA DE SOUZA
+ EDGLEUDO BATISTA S. JUNIOR 
+ LEONARDO DE ANDRADE SOUZA
+ MARCONE SILVA COELHO 
+ RENATO LUIS A. MOREIRA 
+ RODRIGO DOS SANTOS LEITE  

Proposta:

Para se obter um melhor acesso aos Campus FAENG, localizado no Centro Universitário Fundação Santo André, temos como objetivo criar um Qr Code, onde, novos alunos ou visitantes se localizem de forma mais objetiva, prática e chegarem ao seu destino final. O objetivo é Facilitar acesso de Alunos, Professores e Visitantes a FSA. Foi observada uma carência na acessibilidade pelo Centro Universitário. Com isso, criamos o projeto com intuito de melhorar o acesso, com resultados positivos em nossas pesquisas. Ao chegarmos ao final desse trabalho, consideramos que ele apresenta uma tentativa de melhor comunicação para a instituição, além de ter como principal atribuição, contribuir com a melhoria de sinalização para melhor acesso tanto de visitantes, como funcionários e alunos, através de totens, aplicativos que seja de fácil encontro e acesso de todos.

Palavras-chave: Acessibilidade. Sinalização. Inclusão

Link Pôster

Nomes: 
+ DAMARIS RAFFA
+ IGOR MATHEUS PEDRO 
+ LAERCIO CORTES
+ SILAS HENRIQUE SILVA 
+ LUCAS LOURO SILLOS 
+ VITOR HENRIQUE ALBUQUERQUE ZAPAROLLI  

Proposta:

Com a ajuda de projetos já existentes e conceitos do desenho universal esse projeto visa a construção de um ponto de ônibus acessível a todos, facilitando não somente o embarque e desembarque, mas também com funcionalidades que possam ajudar a pessoa a se localizar naquela área. Para o ponto de ônibus ser elaborado o grupo optou por estudar os pontos acessíveis já existentes, como os de Curitiba e de São Bernardo, e aplicar também os estudos sobre os totens interativos para que eles possam ser utilizados com esses pontos.

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão. Locomoção

Link Pôster

Nomes: 
+ JORDANA OLIVEIRA BORGUETTI
+ LAIS DAMETO MELO 
+ MARCOS VINICIUS MARTINS SANTOS
+ MILLENA DE LIMA MONIZ 
+ NATALIA PORTO DOS SANTOS 
+ YASMIM MINGARELLI BORGUETTI JERONIMO  

Proposta:

A ideia do projeto é utilizar a tecnologia para facilitar alunos e professores dentro da sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas e mais desenvolvidas. O objetivo é uma lousa totalmente interativa que dispense o uso de lousas e telões nas salas de aula. Foi realizado uma pesquisa de campo no Centro Universitário Fundação Santo André, SP, para verificação de melhorias na estrutura para aplicação do equipamento, listagem de valores a serem investidos para desenvolver o projeto e o interesse comum da universidade e dos estudantes Com base nessas informações, é notável que o projeto tem um ótimo custo e benefício, além de melhorar a qualidade das aulas, trará novos alunos interessados no sistema de aprendizagem.

Palavras-chave: Aulas interativas. Aprendizado. Lousa Interativa

Link Pôster

Nomes: 
+ ANA CAROLINA MOREIRA ROSADO
+ BRUNA PARISE 
+ BRUNA TORRES
+ BRUNO RIBEIRO MORATAS
+ DIOGO JOSE PEREIRA
+ ERIVAN ROCHA
+ FERNANDO VIEIRA ITONAGA 
+ GABRIELA BONILHA IRPELLI
+ GIOVANI A. NARDI
+ GUSTAVO SENNA
+ JOÃO PAULO
+ JULIANA LAMBERT 
+ KELVEN VILELA SEREJO
+ LAURA NOVI
+ LUIZ GUSTAVO DE SOUZA RIBAS
+ MARCOS PAULO REIS
+ MARIA EDUARDA PAIXÃO 
+ ROBERTO REIS
+ TAÍS SANTANA
+ VERONICA JANE DA SILVA OLIVEIRA
+ VITORIA FARIA 

Proposta:

Motivada pela crise do petróleo, surgiram no Brasil, em meados do século 20 o sistema de aquecimento solar residencial Esse sistema, além de trazer uma economia a longo prazo para o utilizador, é uma energia 100 renovável e limpa, sendo ótima para o meio ambiente. O aquecimento solar de residências tem como objetivo utilizar uma energia limpa para aquecer a água utilizada nos banhos, lavatórios, pias entre outros locais da Para realizar a construção desse projeto será necessário a junção de 6 sistemas Cada sistema é responsável por uma parte indispensável do aquecimento solar Entre eles estão Sistema de reservatório de água, aquecimento através da energia solar, tubulação e bombeamento, Boiler de água, monitoramento de operação e Integração de todos os sistemas e desenvolvimento visual do projeto Comparando com empresas especializadas no ramo, o custo total do projeto foi 6 mil reais abaixo do comercializado.

Palavras-chave: Aquecimento solar. Economia de energia. Sustentabilidade

Link Pôster

Nomes: 
+ ALOMA BATISTA
+ CAIO ALBUQUERQUE 
+ CAIO FERREIRA
+ EDUARDO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
+ FELIPE PRIMOLINI
+ FLÁVIO FARIAS DO NASCIMENTO
+ GABRIEL BATISTA SÁ 
+ JOÃO GABRIEL
+ LAIS ESTEVEZ
+ LEONARDO MASETTO
+ LEONARDO SANTANA SILVA
+ LUCAS RIBEIRO 
+ MARIA EDUARDA VALÉRIO
+ MATEUS CAMARGO VIRGÍNIO E SILVA
+ MATHEUS CARDINALE
+ MATHEUS DE OLIVEIRA LEMOS
+ MATHEUS ROCHA SILVA 
+ PABLO SARA ROSA BASSOTE
+ RAUL DE SOUZA SILVA
+ VICTOR DE JESUS SANTOS
+ VICTORIA HELENA
+ VITOR GIMENES 

Proposta:

Desenvolvimento de um projeto de aquecimento solar, com todos os componentes para o seu perfeito funcionamento. O sistema de aquecimento solar com boiler, tem um aproveitamento da luz solar próximo de 100%, pois o calor do sol é usado para aquecer a água diretamente, fazendo com que a conta de energia da residência diminua drasticamente. O projeto possui 6 sistemas sendo o sistema 1 é responsável pelos reservatórios de água limpa, o sistema 2 fica responsável pelo aquecimento via raios solares, o sistema 3 consiste no sistema de condução de agua de baixo custo, o sistema 4 é responsável pelo boiler (reservatório de agua quente), o sistema 5 desenvolveu o controle e monitoramento das condições da agua, e o sistema 6 determinou as posições de cada elemento do projeto.

Palavras-chave: Aquecimento solar. Economia de energia. Sustentabilidade

Link Pôster

COORDENADORA: PROFA. MA. EDILIANE FERREIRA REIS RODRIGUES E PROF. ME. CARLOS ALBERTO PELLEGRINI

ENGENHARIAS E AQRQUITETURA - 4 SEM B

Nomes: 
+ GUILHERME OSÓRIO DE FREITAS
+ JOÃO PEDRO FERRAZ 
+ LUCAS SILVA SANTOS
+ RAFAEL PERES NASCIMENTO
+ VINÍCIUS SOUZA DE ARAÚJO
+ VINICIUS MARTINS SALUSTIANO 

Proposta:

A Fundação Santo André atualmente conta com um campus grande com diversos prédios e salas de aula e todos os anos aumentam o número de estudantes na faculdade, que podem acabar perdidos em seus primeiros meses na faculdade sem saber aonde ir para assistir as suas aulas. Este projeto propõe um Totem que irá auxiliar na mobilidade interna do campus afim de reduzir demandas da secretária, filas, atrasos nas salas de aulas, guiando alunos e visitantes aos seus destinos finais. Com o mapeamento do campus e dos prédios da fundação, alinhado as melhores práticas de experiência e interface de usuário, seguindo as heurísticas de Nielsen e teoria de Scarpin & Bastien, será desenvolvido um totem guia prático, interativo e intuitivo para auxiliar nas demandas de localidades da fundação.

Palavras-chave: Totem. Mobilidade. Campus universitário

Nomes: 
+ FELIPE TOTI RADAEL
+ JULIO CÉZAR FELIPE FERREIRA ALVES 
+ LEONARDO VITOR
+ THAINA SILVA 

Proposta:

Atualmente empresas enfrentam problemas para passar informações corretas, objetivas e eficazes aos consumidores. A necessidade de melhora no atendimento nesses espaços parte da hipótese de que tanto se investe na satisfação dos clientes em potencial, quanto se otimiza o trabalho de recepcionistas e seguranças, que não se sobrecarregam com dúvidas quanto à localização e à circulação em diferentes ambientes de grandes centros comerciais. Nesse sentido, deve-se contar com informações facilitadas sobre os principais acessos dos prédios, tais como: elevador, saída de emergência e saída/entrada. Pensando-se nisso, indica-se a iniciativa de criação de um totem informativo para que de maneira rápida e visual o consumidor consiga ter fácil acesso aos locais aos quais deseja ir direcionando-se sem problemas.

Palavras-chave: Totem. Centro comercial. Facilidades

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. ME. RÉGIS PASINI

ENGENHARIA CIVIL E MECÂNICA - 10 SEM B

ARQUITETURA E ENGENHARIAS - 8 SEM B

Nomes: 
+ ALEXANDRE CARVALHO PEREIRA
+ MARCELO LUIDI CUELHO 
+ MARCELO PEREIRA DOS SANTOS
+ MICHEL LACERDA DE ALMEIDA
+ OTHAVIO FINGOLO
+ RENAN CASAGRANDE DE MELLO 

Proposta:

Este projeto visa criar um protótipo para aplicação nas indústrias, com o intuito de amenizar ou até mesmo sessar os acidentes que ocorrem diariamente. A proposta permite aos estudantes desenvolver uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores nas indústrias, em especial pessoas com necessidades especiais (PNE), utilizando a mecatrônica como base para o seu desenvolvimento. O protótipo foi realizado com base em normas ISO e outras NR.

Palavras-chave: Acidentes de trabalho. Desenho universal. Acessibilidade.

Nomes: 
+ ARTHUR PEREIRA MACHADO
+ GIULIA BUONFIGLIO FINCO 
+ GUILHERME ALGARVE
+ KELVYN BONAMIGO SANT’ANA
+ RAÍ FIGUERÊDO DOS SANTOS
+ VICTORIA NATALYE 

Proposta:

Existe um padrão nos projetos e nas construções de pontos de ônibus, onde eles são feitos de formas em que, possam providenciar uma mínima utilidade para as pessoas que a utilizam, fazendo com que muitas vezes poucos tenham a chance de se acomodarem e sofram com uma possível situação causada pelo clima, onde ela será vítima de chuva e o próprio excesso de calor ou temperaturas muito alta, que ocorrem certas épocas do ano. Essas situações já são difíceis para pessoas que tenham uma boa saúde, e para idosos e deficientes acaba ocorrendo dificuldades ainda maiores, dificuldade essas que, podem ser resolvidas com um planejamento melhor de pontos de ônibus, onde não só o conforto seria elaborado para todas as pessoas, mas a acessibilidade e viabilidade de forma universal e igualitária, como também poderia ser implementado uma forma de informações e notícias para aqueles que o utilizam. A ideia base desse projeto, foi implementar o ponto de ônibus no bairro da Mooca, zona leste de são Paulo, visando a remediar a dificuldade de locomoção de pessoas, além de pessoas idosas que frequentam esse bairro, o local escolhido tem várias clínicas e hospitais, sendo assim, um local bem movimentado. De início esse projeto seria implantado com objetivo de estudar esse local para futuramente ser expandido em toda a região metropolitana.

Palavras-chave: Acessibilidade. Ponto de ônibus acessível. Desenho universal

Link Pôster

COORDENADOR: PROF. ME. Josemar dos Santos

ENGENHARIAS - Turma: 2º D

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+ Aldemir Da Silva Ferreira
+ Danilo Oliveira Tavares Da Silva
+ Fernando Borali
+ Guilherme Masson
+ João Vitor Soares Da Costa
+ Gabriel Valverde Araldi

 

Nomes: 
+ Bruno Garcia Siviero
+ Heitor Domingues Costa
+ Marya Antonia Landim Berger
+ Naiane Mendes dos Reis Sérgio
+ Vyctor Ribeiro Lozano

ENGENHARIAS - Turma: 4B Turma 3

ODS: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Nomes: 
+ Fernanda Bonfim
+ Lorena Rossi David
+ Yoseph Soares Rosa
+ Richard Cesar Caetano
+ Maria Eduarda Ferreira Ramos 

ODS: 3 – Saúde e Bem Estar 
ODS: 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Nomes: 
+ Caio Goes de Meneses
+ Enzo Alejandro
+ Gustavo Fontalva de Castro Silva
+ Jamile Ferreira
+ Murilo de Freitas
+ Pedro Luiz Lima

ODS: 4 – Educação de Qualidade

Nomes: 
+ Marcos Roberto Dos Santos Junior
+ Mariana Perinotti Pinto
+ Mikael de Sousa Nascimento
+ Pierre Elie Ameduri
+ Rafael Gonçalves de Lima
+ Yasmim Hariad de Freitas

Nomes: 
+ Ana Beatriz Jardim
+ Celso Kenzo Kakazu
+ João Pedro Pereira Correia
+ Jones Aparecido Pereira
+ Luan de Castro
+ Vinícius Cerri da Silva
+ Vinnicyus Mutti

COORDENADOR: PROF. ME. CARLOS ALBERTO PELLEGRINI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 4 SEM B

Nomes: 
+ ANDRÉ LUIZ BENETTI DA SILVA
+ GIOVANNI FÁVERO FERREIRA 
+ GUILHERME FLORENCIO BATTISTIN
+ GUSTAVO LOPES SIMIÃO
+ HERMYS FERNANDES PEREIRA
+ PIETRO LANZONI LIMA BEZERRA
+ JOÃO VÍTOR FREIRE GIMENEZ 

Proposta:

O nosso aplicativo “Quem posso ajudar hoje?” se trata de um serviço de informação e localização de diversos eventos e áreas de ONGs beneficentes. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática.
Como resultado é propiciar as ONGs a divulgação de eventos.

Palavras-chave: ONG. Eventos. Divulgação. Aplicativo.

Nomes: 
+ BEATRIZ BARBOSA DOS REIS
+ DANILO ZAMPIERI CANGUSSÚ 
+ ISABELA DO NASCIMENTO AGUIAR
+ RAFAELA MOREIRA PESSOA DE LIMA
+ VINICIUS COSTA BORGES
+ VITOR HUGO MARIANO GASPAR 

Proposta:

Com o desenvolvimento do nosso aplicativo, visamos ajudar aqueles que necessitam de uma atenção maior, como indicação dos devidos remédios para certas doenças, agilidade na hora da entrega dos produtos farmacêuticos e por fim, o fácil uso do nosso sistema. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é propiciar as pessoas obterem medicamentos de forma rápida e confiável.

Palavras-chave: Produtos farmacêuticos. Serviços. Aplicativo.

Nomes: 
+ DOUGLAS SILVA ALENCAR
+ EDUARDO OLIVEIRA DE CARVALHO 
+ NICCOLAS VINICIOS CENTI DE OLIVEIRA
+ VINICIOS TANAKA 

Proposta:

Desenvolver um site para cadastrar instituições privadas sem fim lucrativo ou entidade publica, assim que eles se cadastrarem eles anunciam as vagas de voluntário disponíveis; O candidato também deve fazer um cadastro no site e assim poder ver todas as vagas disponíveis no momento. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é auxiliar as instituições privadas sem fins lucrativos – ONGs a encontrar pessoas voluntárias para desenvolver trabalhos diversos juntos a estas ONGs.

Palavras-chave: ONG. Vagas. Voluntários. Aplicativo.

Nomes: 
+ ANDRÉ ADASME
+ BRUNO KENZO UEKITA 
+ CAIO RIOTTO
+ GABRIEL LIMA 
+ RODRIGO ARAUJO VITAL DOS SANTOS
+ YURI MOURA
 

Proposta:

Disponibilizar um Gerador de senhas, onde pode-se armazenar, deletar e propriamente gerar senhas, podendo assim ficar de fácil acesso para todo tipo de consumidor, para que fique de forma tangível e próxima para que seja usado por todos. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada linguagem de programação PHP / JAVA que propicia altos níveis de recursos de segurança em termos de código. Como resultado é propiciar uma melhor gestão no processo de atribuição de senhas e com segurança.

Palavras-chave: Gerador de senhas. Segurança. Aplicativo.

Nomes: 
+ LEONARDO ROCHA PERES
+ MATHEUS RANZANI MACEDO 

Proposta:

O objetivo principal é fazer com que psicólogos voluntários possam ajudar alunos em escolas estaduais e públicas nossa escola escolhida é a Olegário José Godoy ao lado da comunidade do Montanhão (São Pedro). Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é obter ajuda de psicólogos voluntários que possam ajudar alunos em escolas estaduais e publicas – a Olegário José Godoy ao lado da comunidade do Montanhão (São Pedro).

Palavras-chave: Psicólogo. Voluntário. Aplicativo.

Nomes: 
+ GABRIEL FELICE
+ JULIA MATTOS
+ MATHEUS PASQUALINI
+ THALLYS RIBEIRO
+ RAPHAEL TERRA

Proposta:

No nosso projeto como foi direcionado para servir a comunidade decidimos escolher um nicho que percebemos que não há ainda tanta proliferação de aplicações, no ramo da perfumaria, nos baseamos na parte do dono da perfumaria ter mais uma forma de divulgar o seu serviço através de uma plataforma onde ele irá subir os produtos que deseja vender e da mesma forma o cliente conseguirá enxergar os produtos e adquirir, por fim fará a contabilização e você poderá retirar de duas formas buscar na perfumaria ou no formato delivery. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é facilitar a localização de produtos do segmento de perfumaria assim como os serviços que poderão ser prestados por este segmento de mercado.

Palavras-chave: Perfumarias. Delivery. Aplicativo.

Nomes: 
+ RAFAEL FERNANDES VARGAS PEREIRA
+ ELIEL MICHELMANN GASPAR
+ MATHEUS CUCOLICCHIO
+ CAMILA SOUZA

Proposta:

Propiciar a localização de professores voluntários, para atuarem em ONG’s. A plataforma permitira o cadastramento de oportunidades por parte das ONGs). Assim o objetivo é realizar a criação de uma plataforma de recrutamento de professores voluntários, onde as ONG’s se cadastram e criem oportunidades de trabalhos voluntários. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado e propiciar as ONGs a encontrarem Professores voluntários.

Palavras-chave: ONG. Professor. Voluntário. Aplicativo.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 4 SEM B

Nomes: 
+ ANDRÉ LUIZ BENETTI DA SILVA
+ GIOVANNI FÁVERO FERREIRA 
+ GUILHERME FLORENCIO BATTISTIN
+ GUSTAVO LOPES SIMIÃO
+ HERMYS FERNANDES PEREIRA
+ PIETRO LANZONI LIMA BEZERRA
+ JOÃO VÍTOR FREIRE GIMENEZ 

Proposta:

O nosso aplicativo “Quem posso ajudar hoje?” se trata de um serviço de informação e localização de diversos eventos e áreas de ONGs beneficentes. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática.
Como resultado é propiciar as ONGs a divulgação de eventos.

Palavras-chave: ONG. Eventos. Divulgação. Aplicativo.

Nomes: 
+ BEATRIZ BARBOSA DOS REIS
+ DANILO ZAMPIERI CANGUSSÚ 
+ ISABELA DO NASCIMENTO AGUIAR
+ RAFAELA MOREIRA PESSOA DE LIMA
+ VINICIUS COSTA BORGES
+ VITOR HUGO MARIANO GASPAR 

Proposta:

Com o desenvolvimento do nosso aplicativo, visamos ajudar aqueles que necessitam de uma atenção maior, como indicação dos devidos remédios para certas doenças, agilidade na hora da entrega dos produtos farmacêuticos e por fim, o fácil uso do nosso sistema. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é propiciar as pessoas obterem medicamentos de forma rápida e confiável.

Palavras-chave: Produtos farmacêuticos. Serviços. Aplicativo.

Nomes: 
+ DOUGLAS SILVA ALENCAR
+ EDUARDO OLIVEIRA DE CARVALHO 
+ NICCOLAS VINICIOS CENTI DE OLIVEIRA
+ VINICIOS TANAKA 

Proposta:

Desenvolver um site para cadastrar instituições privadas sem fim lucrativo ou entidade publica, assim que eles se cadastrarem eles anunciam as vagas de voluntário disponíveis; O candidato também deve fazer um cadastro no site e assim poder ver todas as vagas disponíveis no momento. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é auxiliar as instituições privadas sem fins lucrativos – ONGs a encontrar pessoas voluntárias para desenvolver trabalhos diversos juntos a estas ONGs.

Palavras-chave: ONG. Vagas. Voluntários. Aplicativo.

Nomes: 
+ ANDRÉ ADASME
+ BRUNO KENZO UEKITA 
+ CAIO RIOTTO
+ GABRIEL LIMA 
+ RODRIGO ARAUJO VITAL DOS SANTOS
+ YURI MOURA
 

Proposta:

Disponibilizar um Gerador de senhas, onde pode-se armazenar, deletar e propriamente gerar senhas, podendo assim ficar de fácil acesso para todo tipo de consumidor, para que fique de forma tangível e próxima para que seja usado por todos. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada linguagem de programação PHP / JAVA que propicia altos níveis de recursos de segurança em termos de código. Como resultado é propiciar uma melhor gestão no processo de atribuição de senhas e com segurança.

Palavras-chave: Gerador de senhas. Segurança. Aplicativo.

Nomes: 
+ LEONARDO ROCHA PERES
+ MATHEUS RANZANI MACEDO 

Proposta:

O objetivo principal é fazer com que psicólogos voluntários possam ajudar alunos em escolas estaduais e públicas nossa escola escolhida é a Olegário José Godoy ao lado da comunidade do Montanhão (São Pedro). Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é obter ajuda de psicólogos voluntários que possam ajudar alunos em escolas estaduais e publicas – a Olegário José Godoy ao lado da comunidade do Montanhão (São Pedro).

Palavras-chave: Psicólogo. Voluntário. Aplicativo.

Nomes: 
+ GABRIEL FELICE
+ JULIA MATTOS
+ MATHEUS PASQUALINI
+ THALLYS RIBEIRO
+ RAPHAEL TERRA

Proposta:

No nosso projeto como foi direcionado para servir a comunidade decidimos escolher um nicho que percebemos que não há ainda tanta proliferação de aplicações, no ramo da perfumaria, nos baseamos na parte do dono da perfumaria ter mais uma forma de divulgar o seu serviço através de uma plataforma onde ele irá subir os produtos que deseja vender e da mesma forma o cliente conseguirá enxergar os produtos e adquirir, por fim fará a contabilização e você poderá retirar de duas formas buscar na perfumaria ou no formato delivery. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado é facilitar a localização de produtos do segmento de perfumaria assim como os serviços que poderão ser prestados por este segmento de mercado.

Palavras-chave: Perfumarias. Delivery. Aplicativo.

Nomes: 
+ RAFAEL FERNANDES VARGAS PEREIRA
+ ELIEL MICHELMANN GASPAR
+ MATHEUS CUCOLICCHIO
+ CAMILA SOUZA

Proposta:

Propiciar a localização de professores voluntários, para atuarem em ONG’s. A plataforma permitira o cadastramento de oportunidades por parte das ONGs). Assim o objetivo é realizar a criação de uma plataforma de recrutamento de professores voluntários, onde as ONG’s se cadastram e criem oportunidades de trabalhos voluntários. Para construção foi utilizada a metodologia da Engenharia de Software e para construção foi utilizada a plataforma WIX que propicia a construção e geração de um código de forma automática. Como resultado e propiciar as ONGs a encontrarem Professores voluntários.

Palavras-chave: ONG. Professor. Voluntário. Aplicativo.

COORDENADOR: PROF. ME. WLADMIR ZYRIANOFF

ENGENHARIA CICLO BÁSICO - 2 SEM A

Nomes: 
+ GABRIELA SALVADOR ARAUJO
+ JAMILE DE SOUZA FERREIRA 
+ JÚLIA LARISSA DE OLIVEIRA MENDES
+ LETÍCIA HIROMI TOMA
+ YASMIN ALVES GREGÓRIO
+ GUSTAVO HENRIQUE CORDEIRO 

Proposta:

É certo que a era moderna trouxe aspectos positivos, mas, por outro lado, esse modernismo provocou na população o sedentarismo. A rotina frenética, especialmente, em cidades grandes urbanizadas, trouxe um caminho preocupante de índices de inativos fisicamente entre a sociedade. Nessa vertente, e buscando a oportunidade de gerar energia mediante a interação entre o ser humano e a prática de atividade física. Dessa forma a intensão foi de projetar um produto tecnológico para interação do indivíduo com a prática de exercício que, a partir do deslocamento da pessoa no ambiente, poderá efetuar o carregamento de um aparelho (por exemplo o smartfone) que gerará esta energia a partir do movimento de membros superiores e inferiores corpo humano (dependendo onde se instalar o dispositivo gerador e armazenador de energia). Este dispositivo visa contribuir na geração de energia alternativa, além do que, a energia gerada a partir do movimento acaba por contribuir para a saúde e um ambiente sustentável e favorável. Uma análise da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o número médio de passos que alguém dá por dia é de 4.961.(fonte: bbc.com).Com o novo dispositivo (powerbank), estima-se que será possível o indivíduo chegar a média de 10 mil passos por dia (10 mil passos equivalem a aproximadamente oito quilômetros). Reduzindo as chances de certas condições maléficas à saúde aparecerem, como pressão alta e doenças cardíacas. A transformação de energia ocorre, onde a energia cinética atua no funcionamento do aparelho, pois, há movimento dos corpos. Além disso, essa energia cinética pode se transformar ao decorrer do trajeto, como subir uma rampa e acarretar energia potencial. Sendo assim, a partir da mobilidade dos membros superiores e inferiores torna-se possível a geração de energia para o carregamento do aparelho através do deslocamento.

Palavras-chave: Powerbank. Eletroimã. Saúde. Movimento.

Link pôster

Nomes: 
+ VINÍCIUS CERRI DA SILVA
+ FREDERICO GARAVATI FIORETTI 
+ LEONARDO LACERDA PEREIRA
+ CELSO KENZO KAKAZU
+ GUSTAVO BRAZ DE CRISTO SOUZA
+ PEDRO GONÇALVES PEREIRA FILHO 

Proposta:

O projeto “Aplicação do sistema Kers em trilhos” objetivou reaproveitar a energia cinética que seria dissipada tanto na movimentação quanto na frenagem do veículo. Assim este projeto tem como objetivo descrever uma possível aplicação do Sistema KERS em trilhos, visando à economia de energia e gastos. Para tanto, o projeto foi divido em 4 etapas: desenho (treinamento e elaboração das peças), desenvolvimento do volante de rotação (impressão do compartimento e do volante), desenvolvimento da transmissão através de uma série de engrenagens planetárias (impressão das engrenagens e introdução do conversor de torque) e desenvolvimento do circuito controlado por microcontrolador (controle de transmissão). Isto feito, e com o Sistema KERS montado e implementado nos trilhos, será reaproveitada a energia cinética perdida nos trilhos dos metrôs e trens, tornando mais eficiente, em termos energéticos, os processos de movimentação e frenagem, além de possibilitar a redução de gastos financeiros, possibilitando, assim reformas na área ou até uma redução no ticket da passagem. Os resultados alcançados com esse projeto vieram de pesquisas e estudos acadêmicos, os quais nos possibilitaram que chegássemos a diversas ideias de aplicação, mas, com o aprofundamento no assunto, optamos por implementá-lo em trilhos, por considerarmos uma melhor opção em questão de segurança, por estar em um ambiente mais seguro e confiável, tornando sua viabilidade maior. Para tal, foi-se necessário iniciar cursos de desenho 3D, para alcançarmos o protótipo físico, a fim de tornar o projeto mais fácil de ser ilustrado e compreendido pelos demais. Posteriormente a finalização do projeto, ele poderá ser recriado com materiais adequados para armazenar a energia da frenagem e aceleração tanto dos metrôs quanto dos trens.

Palavras-chave: Sistema Kers. Economia. Movimentação. Frenagem. Eficiência.

Link pôster

Nomes: 
+ CAIO GOES DE MENESES
+ GABRIEL LATANZA RANHA 
+ LEONARDO HIROSHI TAMASHIRO
+ MARCELO OLIVEIRA DE LIMA
+ PEDRO LUCAS DA SILVA
+ WLADIMIR MARIO LORENZI GUERRA NETTO 

Proposta:

O presente trabalho resultou num projeto que tem como objetivo reduzir gastos em bibliotecas públicas, com a implementação de totens de autoatendimento que servirão para substituir o cargo de bibliotecário, reduzindo contato humano e agilizando no processo de empréstimo e devolução de livros.
O desenvolvimento do trabalho foi direcionado principalmente a produção do totem e de seu código e a questão de sua viabilidade.
Conclui-se que o projeto é viável se comparado a outros projetos similares, porém devido ao período demandado para desenvolvimento do projeto, os objetivos não foram alcançados na sua totalidade.

Palavras-chave: Biblioteca. Automação. Acessibilidade. Livros.

Link pôster

Nomes: 
+ BERNARDO LUZ BORGES MARTINS
+ LARISSA ABADE SILVA 
+ GABRIEL SOUZA CASTRO
+ CAROLINE RIGHI RAMALHO
+ ANA BEATRIZ JARDIM RIBEIRO
+ JONES APARECIDO PEREIRA DE MELO NETTO 

Proposta:

O projeto “Sistema de alarme contra vazamento de água” objetivou apresentar a criação de um sistema que bloqueie a entrada de mais água na caixa d’água mediante vazamento das tubulações. A proposta permite a identificação de vazamentos, pontos de distribuição abertos, sinalizando o proprietário, bloqueando a entrada de água na caixa d’água até a sua liberação, para que seja evitado o desperdício e possíveis danos a residência. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas à bibliografia especializada, foram recolhidos dados à partir de relatos brasileiros pela Organização das Nações Unidas e através da Sabesp, e, mediante artigos de pesquisas. Para a instalação de produtos que auxiliam a prevenção do vazamento de água, para isso foram utilizados alguns tipos de equipamentos, sendo os principais: Módulo Wi-Fi; Válvula solenoide elétrica; Sensor de fluxo; Arduíno uno SMD; Disjuntores. Após a instalação dos equipamentos no encanamento da residência, a família deverá instalar um aplicativo para celular que auxiliará na verificação de vazamento de água, onde mediante a respostas de perguntas pessoais para o cadastramento e logo após conectar-se ao Wi-Fi, o aplicativo mostrará o atual consumo da residência e se o consumo ultrapassar a vazão estipulada, irá acionar a válvula e bloqueara a saída. Este projeto teve como objetivo criar um sistema que elimine vazamento de água em residências, porém com desenvolvimento do projeto do protótipo do equipamento, concluiu-se que o sistema não capta pequenos vazamentos.

Palavras-chave: Vazamento. Válvula. Sensor. Caixa d’água. Aplicativo.

Link pôster

COORDENADORA: PROFA. MA. MARIANA BONOME DE SOUZA MARQUES

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE RH - 4 SEM B

Nomes: 
+ KAMILA CANDIDA DE OLIVEIRA
+ KAMILLA PEREIRA DIAS DUTRA 
+ KATHELEEN BEATRIZ VASCO CAMARGO
+ LÍVIA OLIVEIRA FERNANDES 

Proposta:

O CRM apoia a cultura de colocar o cliente e suas necessidades e abordagens que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma e trazendo uma melhor infraestrutura para empresa priorizando o bem-estar dos clientes composta por qualidade, confiança e resiliência, através disso criaremos um sistema para colher dados dos beneficiários para desta forma conseguirmos entender o que o mesmo demanda e precisa para aumento de lucratividade e fidelização de clientes. Sendo assim, nossa plataforma será baseada em entender os dados das empresas contratantes para compreendermos qual seu público-alvo, qual produto mesmo precisam focar suas vendas, focando em pequenas empresas digitais do ramo de maquiagem.

Palavras-chave: CRM. Prospecção. Fidelização. Plataforma digital.

Link pôster

Nomes: 
+ CASSANDRA SILVA MENDES
+ GIOVANNA BARBOSA DE PAULA 
+ JULIA TREVISAN GOMES
+ MAYARA QUEIROZ DE ANDRADE
+ RAFAELA OLIVEIRA 

Proposta:

Nosso projeto visa diagnosticar departamentos administrativos e ajudar na evolução desses, isso será dividido em duas etapas: a primeira é a compreensão e identificação de problemas recorrentes a serem desenvolvidos e melhorados dentro de uma empresa, mas especificamente do departamento pessoal e/ou recursos humanos, temos como objetivos fazer essa descoberta por meio de um questionário pré-determinado e selecionado pela empresa.

Palavras-chave: Consultoria. RH. Empresas. Diagnóstico. Identificação.

Link pôster

Nomes: 
+ BRUNA CARDOSO ANGELILLO
+ CARLOS NORIO ICHIMURA CANOSO 
+ EDUARDO DE SOUZA MARTINS
+ GABRIELA ARAUJO DE MELO
+ GIOVANNA LELLIS VALVERDE 

Proposta:

O trabalho em questão tem como objetivo principal efetuar um estudo com base no tema: Indústria, inovação e infraestrutura, e, a partir deste tema, gerar conteúdo o qual soluciona problemas enfrentados na atualidade referentes a tal premissa. A constante inovação tecnológica e industrial que ocorre nos tempos atuais vem sendo além de acelerada, caótica. É notável de que um dos grandes problemas do século é a gestão em todas suas formas, por isso, foi decidido que será desenvolvido um projeto de forma a minimizar os problemas encontrados em gestão, em especial a gestão de estoque.

Palavras-chave: Gestão. Inovação. Tecnologia. Indústria. Melhoria de Processos.

Link pôster

Nomes: 
+ BEATRIZ CARVALHO MOREIRA
+ BRUNA DE OLIVEIRA 
+ DAVI NAPOLEON OLIVEIRA SANCHES
+ ISABELLA AMARAL DOS SANTOS 

Proposta:

Este trabalho tem como objetivo realizar a implementação da ferramenta Fluxo de caixa na empresa GRAMAQ e auxiliá-la em todas as questões necessárias sobre a planilha. Em suma, o Fluxo de Caixa pode ser de grande auxílio para diversas empresas e o grupo irá demonstrar de forma prática com a implementação. 

Através dos resultados obtidos, as conclusões serão feitas e o resultado final será exibido ao fim do Projeto apresentado à Instituição.

Palavras-chave: Fluxo de caixa. Implementação. Prestação. Administração.

Link pôster

Nomes: 
+ ANDRE LIMA LEÃO
+ GABRIEL HENRIQUE MACHADO 
+ GABRIEL JACOMO DE OLIVEIRA
+ KAIQUE DE OLIVEIRA MINETO
+ PAULO ANTONIO LOPES DOS SANTOS
+ VINICIUS BOVI FERNANDES 

Proposta:

Este trabalho consiste na criação de um sistema personalizado de baixo custo, tendo como ferramenta principal o controle de estoque, para empresas de pequeno porte. O projeto tem por objetivo solucionar problemas da Folhados & Cia no fluxo de estoque, sendo assim reduzindo gastos e obtendo resultados positivos. As conclusões serão feitas e o resultado final será exibido ao fim do Projeto apresentado à Instituição.

Palavras-chave: Controle. Estoque. Baixo custo. Empresas.

Link pôster

COORDENADOR: Prof. ME. RÉGIS PASINI

ENGENHARIA CIVIL E MECÂNICA - 10 SEM B

Nomes: 
+ AFONSO CAETANO
+ ALEX SILVA DE SOUSA 
+ ANDERSON FERNANDES DIAS
+ EDUARDO MANGABEIRA DE ALMEIDA
+ FELIPE SILVA LOZANO
+ HENRIQUE MARINO MOREIRA
 

Proposta:

O desenho universal, ou projeto universal, se trata de um conceito de criar um projeto (pode ser produtos, arquiteturas, design etc.) que seja acessível para todos independente de suas características pessoais, idade, ou habilidades, onde qualquer ambiente ou produto poderá ser alcançado, manipulado e usado. Assim, foi criado um perfil no Instagram para realizar posts nas redes sociais sobre o que é, as aplicações e a importância do desenho universal (universal design) aplicados em produtos, serviços ou ambiente presente nas nossas vidas, abordando os sete princípios de desenho universal: igualitário, adaptável, óbvio, conhecido, seguro, sem esforço e abrangente, destacando seus benefícios em acessibilidade e visando a conscientização e estimular interesse sobre o tema, além de incluir exemplos e aplicações no nosso dia a dia em que os benefícios são ajudar as todas as pessoas, independentemente de sua idade, tamanho, habilidade ou deficiência.

Instagram, disponível em: @manuteinsta

Palavras-chave: Desenho universal. Acessibilidade. Redes sociais.

Link pôster

Nomes: 
+ BEATRIZ MORAES DE FREITAS ESTEVES MANZANO
+ GABRIEL SIQUEIRA FIRMINO DA SILVA 
+ JOYCE CAROLINE DA SILVA
+ KELLY CRISTHINA BARRAL
+ SIDNEY ROBERTO FLOR DA CRUZ
 

Proposta:

A maior parte das calçadas do município de Santo André não atendem a legislação vigente municipal, federal e norma de acessibilidade; sendo assim os proprietários são notificados pela prefeitura, para construção, reconstrução ou reformas das calçadas dos seus respectivos imóveis. Foi identificada que a mão de obra contratada para este serviço geralmente não tem o conhecimento de como construir uma calçada de acordo com as leis e norma específica. Sendo assim, foi elaborado um manual para proporcionar conhecimento técnico aos profissionais, que consequentemente construirão calçadas acessíveis no município.

Palavras-chave: Construção de calçadas. Legislação para construção de calçadas.

Link pôster

Nomes: 
+ BRENNO HENRIQUE NAGAO
+ CAIO CÉSAR PARRUCA 
+ ERIC LUIZ FRANCO
+ PEDRO BIAGIO DE OLIVEIRA BECHELLI 

Proposta:

Foi criado um perfil na rede social Instagram, com o objetivo de explanar e discutir sobre acessibilidade para pessoas com necessidades especiais para que ele faça parte da metodologia de projeto e concepção de novas estruturas, conscientizando professores, estudantes e profissionais de engenharia e arquitetura para que seus projetos atendam o maior número de pessoas e suas necessidades especiais.

Instagram, disponível em: @acessibilidade_fsa

Palavras-chave: Desenho universal. Acessibilidade. Necessidades especiais.

Link pôster

COORDENADORA: PROFA. DRA. EDITH MARIE MALATEAUX DE SOUZA

ENGENHARIAS / ARQUITETURA E URBANISMO - 8 SEM B

Nomes: 
+ MATHEUS BROTTI MARINUCCI
+ GILMAR FERNANDES FILHO
+ GABRIEL LEBRE DEQUEKER MARTIN
+ GABRIEL NEVES PEREIRA
+ PATRÍCIA FONSECA
+ GIOVANA COSTA
+ JOÃO VITOR DE LIMA

Proposta:

O objetivo deste projeto é apresentar um local de qualidade para apresentações culturais na cidade de santo André, utilizando conceitos ambientalmente amigáveis. O local será pavimentado com revestimento de concreto permeável por conta de aclive acentuado e para facilitar o tráfego dos cidadãos. Os eventos serão realizados na concha acústica localizada no Parque Central de Santo André, onde será instalado frontalmente a concha acústica acentos para os cidadãos. Será priorizado juntamente com o parque melhorias na luminotécnica instalada atualmente, para valorizar o ambiente e os eventos. O local terá capacidade para aproximadamente 300 pessoas sentadas ou 1.000 em pé. O equipamento contará também com uma área de apoio com camarins e banheiros.

Palavras-chave: Cultura. Teatro. Eventos. Lazer. Educação.

Link pôster

© 2024 | Fundação Santo André