Multek, Applus Idiada, EDAG, Mercedes Benz, Volkswagen. Essas são algumas das experiências profissionais de Giuseppe Carozzo, ex-aluno de Engenharia Mecânica da Fundação Santo André. Atual Engenheiro de Testes de Funções ADAS na Volkswagen, o ex-aluno conta como fez para superar a competitividade do mercado de trabalho e se tornar uma peça fundamental em uma multinacional.
Sonha em estudar Engenharia e trabalhar em uma multinacional como a Volkswagen? Então, confira a seguir tudo o que nosso ex-aluno Giuseppe Carozzo tem a falar sobre o curso de Engenharia Mecânica da Fundação Santo André.
Índice
- Como tudo começou?
- Trajetória profissional
- Como foi a experiência de Giuseppe Carozzo no curso de Engenharia Mecânica?
- O que o engenheiro aprendeu no curso?
- ”A Fundação Santo André tem boa aceitação no mercado de trabalho”
- Como se destacar em um mercado tão competitivo? Escute a voz da experiência!
- Faça como Giuseppe Carozzo e estude Engenharia Mecânica na Fundação Santo André!
Como tudo começou?
Giuseppe Carozzo sempre sonhou em trabalhar com desenvolvimento de projetos, especialmente na área automotiva. Dessa forma, ele ingressou no curso de Engenharia Mecânica da Fundação Santo André em 2014. Na época, ele já era técnico em Mecatrônica e graduado em Tecnologia de Automação Industrial.
Meu avô era mecânico e meu pai engenheiro mecânico, fui inserido no ambiente de engenharia desde muito novo e foi onde minha paixão por essa área começou.
Hoje, Giuseppe Carozzo exerce um papel fundamental na Volkswagen do Brasil, onde é responsável por coordenar e estruturar a implementação de um laboratório de novas tecnologias de testes veiculares. “Sou encarregado do planejamento de investimentos para aquisição de equipamentos para testes de novas tecnologias e da gestão metrológica dos instrumentos de medição do departamento de Safety Assist”, declarou.
- Leia também: Taís Hidalgo: melhor aluna de Engenharia Mecânica de 2017 fala sobre o curso da Fundação Santo André;
Trajetória profissional
A carreira de Giuseppe Carozzo começou cedo, quando ele tinha apenas 16 anos. O engenheiro entrou no mercado de trabalho como estagiário de metrologia na Multek do Brasil. Recusando uma proposta de efetivação devido à distância, ele decidiu começar um estágio mais próximo na Applus IDIADA, atuando em projetos para a GE Oil and Gas.
Após ingressar nessa nova empresa, Giuseppe foi efetivado e passou seis anos trabalhando na área de gás e petróleo. Durante esse período, ele residiu em Macaé, onde colaborou diretamente com a Petrobrás. Após uma crise no setor, o engenheiro decidiu se dedicar à academia, liderando projetos de veículos de competição. Dessa forma, iniciou um estágio na Mercedes-Benz em 2016, no setor de Engenharia de Qualidade.
Giuseppe Carozzo retornou à Applus Idiada para trabalhar no setor de segurança veicular, prestando serviços para a Volkswagen do Brasil. Na função de engenheiro de testes, ele participou da equipe de AEB (Sistema de Frenagem Autônoma) da Volkswagen, sendo o responsável pelas análises de dados e ensaios de impacto para ECU de airbags.
Atualmente, com 33 anos, Giuseppe Carozzo é Engenheiro de Testes de Funções ADAS na Volkswagen. Especializado em testes de segurança veicular conforme os protocolos EURO NCAP e Latin NCAP, o engenheiro é responsável por realizar testes em campo de funções críticas, como:
- AEB (Sistema de Frenagem Autônoma);
- AEB VRU (Sistema de Frenagem Autônoma para Usuários Vulneráveis de Rodovias);
- SAS (Sistemas de Assistência à Velocidade);
- ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo);
- BSD (Sistemas de Detecção de Ponto Cego);
- LSS (Sistemas de Assistência e Suporte à Manutenção de Faixa de Rodagem).
Giuseppe também atua na instrumentação de veículos e execução de testes experimentais das funções ADAS; coleta e análise de dados dos testes através do Python para análise de dados e emissão de relatórios técnicos e gerenciais. “Sou encarregado do planejamento de investimentos para aquisição de equipamentos para testes de novas tecnologias e da gestão metrológica dos instrumentos de medição do departamento de Safety Assist”, completou.
Como foi a experiência de Giuseppe Carozzo no curso de Engenharia Mecânica?
O curso de Engenharia Mecânica da Fundação Santo André ajudou Giuseppe Carozzo em sua carreira profissional. Durante os anos de estudante, o engenheiro teve a oportunidade de desenvolver e construir projetos como o Gravity Car e o Veículo Elétrico. Além disso, ele também participou de competições acadêmicas, o que foi bem visto pelos empregadores em momentos de recolocação profissional.
Durante o curso tive oportunidade de aprender com excelentes professores e mestres, os quais mantenho contato até hoje. Os conteúdos das aulas são sempre atualizados e elas são ministradas trazendo o equilíbrio entre o conteúdo teórico e exemplos de aplicações práticas do mercado de trabalho, o que proporcionava um melhor entendimento de suas aplicações práticas.
- Leia também: Leia também: Como funciona o ciclo básico da Engenharia?;
Enquanto aluno da Fundação Santo André, Giuseppe Carozzo recebeu o direcionamento e fortalecimento do currículo para que pudesse seguir carreira na área de Engenharia de Desenvolvimento na indústria automobilística. Em sua época no centro universitário, o engenheiro passou por quatro grandes empresas do ramo: Applus IDIADA, EDAG, Mercedes Benz e Volkswagen.
O que o engenheiro aprendeu no curso?
O curso de Engenharia Mecânica da Fundação Santo André não aborda apenas o que diz respeito à área de atuação do engenheiro, mas também ensina os alunos questões necessárias e valorizadas pelo mercado de trabalho. Giuseppe Carozzo destacou que o curso o ensinou a enxergar como é a realidade e o dia a dia no mercado de trabalho.
Trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, multidisciplinaridade, comunicação efetiva, enfrentar desafios, lidar com resultados de sucesso, êxito e falhas, desenvolvimento de fornecedores e parcerias, experimentos científicos teórico e práticos… ter tido o contato com essas experiências fizeram e fazem a diferença no meu amadurecimento e desenvolvimento profissional.
- Leia também: 6 motivos para estudar Engenharia;
“A Fundação Santo André tem boa aceitação no mercado de trabalho” – Giuseppe Carozzo
Referência em educação há mais de 60 anos, a Fundação Santo André preza pela empregabilidade de seus alunos. Segundo Giuseppe Carozzo, a instituição é muito bem vista pelo mercado de trabalho. Não é à toa que muitos ex-alunos do centro universitário ocupam posições de relevância em grandes empresas.
- Leia também: Marcelo Godoy: conheça o atual presidente da Volvo Cars Brasil, ex-aluno da Fundação Santo André;
A Fundação Santo André tem boa aceitação no mercado de trabalho, todos os meus colegas de classe estão bem colocados em boas empresas e com bons cargos e sempre em constante evolução profissional. Não consigo lembrar de nenhum que não tenha seguido a carreira de engenharia.
Giuseppe Carozzo costuma receber pedidos de indicação de profissionais com frequência e faz questão de consultar os professores da Fundação Santo André, visando que indiquem alunos de destaque. “Normalmente, esses alunos obtêm sucesso nos processos seletivos aos quais são indicados”, ressaltou.
Como se destacar em um mercado tão competitivo? Escute a voz da experiência!
Existem muitas maneiras de se destacar no mercado de trabalho. Porém, nem sempre é fácil conseguir destaque em um mercado tão competitivo como o da Engenharia Mecânica. Pensando nisso, Giuseppe Carozzo ressalta que os profissionais devem encontrar diferentes caminhos para se destacar, porque não existe uma receita para isso.
No meu caso o que sempre me ajudou foram o comprometimento, a dedicação, a responsabilidade, a comunicação, transparência, coragem e parceria. Saber trabalhar em equipe, estar disposto em primeiro lugar a aprender com os mais experientes e compartilhar o conhecimento e a informação com todos é o que funciona pra mim.
Faça como Giuseppe Carozzo e estude Engenharia Mecânica na Fundação Santo André!
Se você sonha em estudar Engenharia Mecânica e trabalhar no setor automotivo, certifique-se de escolher a melhor instituição de ensino. Aqui na Fundação Santo André, você obtém todo o suporte e experiência de um centro universitário nota máxima no MEC, constituído por um corpo docente altamente qualificado (mestres e doutores) e uma infraestrutura de ponta.
E aí, está esperando o que para fazer como o Giuseppe Cardozo e estudar Engenharia Mecânica na Fundação Santo André? Matricule-se e comece a estudar ainda em 2024!
O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.
Pingback: Taís Hidalgo: melhor aluna de Engenharia Mecânica de 2017 fala sobre o curso da Fundação Santo André - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
Pingback: De vendedor e balconista para líder de planejamento industrial de uma multinacional: conheça a história de Tiago Souza, ex-aluno de Administração da Fundação Santo André - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André