Você está visualizando atualmente Conheça os melhores pontos turísticos de Santo André

Conheça os melhores pontos turísticos de Santo André

  • Categoria do post:Blog
2.506 Views · 

Quer conhecer lugares novos em Santo André, mas não sabe por onde começar? A cidade de Santo André conta com uma série de locais atrativos e pontos turísticos incríveis para quem deseja conhecer lugares novos. Nem todo mundo sabe, mas um dos melhores pontos turísticos de Santo André está localizado na Fundação Santo André.

Conheça os melhores pontos turísticos de Santo André!

Índice

Casa Amarela

Localizada na Fundação Santo André, a Casa Amarela é um dos melhores pontos turísticos de Santo André. Infelizmente, nem todo mundo conhece a história desse monumento que é uma parte tão importante da cidade, que foi tombado como patrimônio público pela prefeitura em novembro de 2010.

Casa Amarela da Fundação Santo André é um dos melhores pontos turísticos da cidade
A Casa Amarela é um dos melhores pontos turísticos de Santo André

Construída entre 1920 e 1930, a Casa Amarela pertenceu à família Murray, de origem escocesa. Antigamente, o que hoje é o campus da Fundação Santo André era conhecido como Sítio Tangará. Charles Murray, empresário e corretor de café, e sua família vinham com frequência aproveitar as férias em Santo André. Eles costumavam se hospedar no centro da cidade, na Vila Mimosa, onde hoje se encontra a sede do clube Primeiro de Maio.

Conforme a cidade de Santo André cresceu, houve a necessidade de espaço para novas moradias. No final da década de 1950, a família Murray tentou lotear uma parte do Sítio Tangará, mas não obteve sucesso. 12 anos depois, a área foi desapropriada para a construção de um parque público, que passou a abrir a Fundação Santo André.

Na época em que foi construída, a Casa Amarela era chamada de “Club House”, porque era um local destinado a pequenas estadias, trocas de roupas e comemorações. O nome Casa Amarela faz referência à cor das paredes externas da edificação. Hoje, a Casa Amarela é utilizada pela reitoria do Centro Universitário Fundação Santo André.

Sabina

A Sabina Escola Parque do Conhecimento, mais conhecida como Sabina, é de longe um dos melhores pontos turísticos de Santo André. Quem estudou ou ainda estuda na região, com certeza já deve ter visitado a Sabina em alguma excursão escolar. Localizada na Vila Eldizia, o parque do conhecimento está anexado ao Parque Central.

Sabina é um dos melhores pontos turísticos de Santo André
Sabina é um dos melhores lugares para quem gosta de ciência, história e astronomia – Reprodução/Sabina

Fundada em fevereiro de 2007, a Sabina é um equipamento da Secretaria de Educação da cidade de Santo André. Com a missão de gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições, a Sabina é o ponto turístico de Santo André ideal para quem deseja vivenciar uma experiência imersiva com a ciência.

Entre as principais atrações e exposições da Sabina, destacam-se o Planetário Johannes Kepler, o NOC (Núcleo de Observação do Céu), a Sala da Vida, a Sala da Terra, o Jardim Sensorial, a Pinacoteca e o espaço destinado à Mobilidade Urbana. Antes de visitar a Sabina, certifique-se de conferir a programação do parque e os horários de visitação.

Planetário

Você sabia que existe um planetário em Santo André? Localizado na Sabina, o Planetário e Cinedome Johannes Kepler é um dos principais pontos turísticos de Santo André. Vale destacar que essa atração da Sabina não é um planetário qualquer, mas sim o mais moderno do Brasil.

Planetário e Cinedome Johannes Kepler é um dos melhores pontos turísticos de Santo André
O planetário da Sabina é o mais moderno do Brasil – Reprodução/Sabina

O Planetário Johannes Kepler está equipado com um sistema de projeção ótico e digital da empresa Carl Zeiss, que está sincronizado para reproduzir cerca de seis mil estrelas pontuais, com cores, brilho e cintilações semelhantes aos de estrelas verdadeiras. Com dois projetores Sony integrados, o planetário é capaz de exibir imagens em 360º com altíssima qualidade.

Se você ama astronomia e adora olhar para o céu à noite, não perca a oportunidade de conhecer o Planetário Johannes Kepler. Confira a programação no site da Sabina.

Parque Celso Daniel e Parque Central

Quem não ama andar no parque em um dia ensolarado, não é mesmo? Em Santo André, existem muitos parques para quem deseja descansar e aproveitar o fim de semana. Entre eles, existem dois parques que se destacam não só como alguns dos melhores pontos turísticos da cidade, mas também por estarem localizados no centro urbano: Parque Celso Daniel e Parque Central.

Parque Prefeito Celso Daniel

Inaugurado em maio de 1974, o Parque Prefeito Celso Daniel possui uma área de mais de 67,5 mil m² e está localizado na Av. Dom Pedro II, 940 – Jardim. Um dos grandes atrativos desse parque é uma Figueira centenária, que foi tombada como patrimônio cultural de Santo André em 1992.

Parque Celso Daniel é um dos melhores parques de Santo André
O Parque Prefeito Celso Daniel é um dos principais pontos turísticos de Santo André – Reprodução/Prefeitura de Santo André

Entre os atrativos do Parque Celso Daniel, destacam-se:

  • Pista de caminhada e de corrida;
  • Playground.
  • Lago;
  • Quadras poliesportivas;
  • Ludoteca;
  • Áreas para alongamento;
  • Lanchonete.

Parque Central

O Parque Deputado José Cicote, conhecido como Parque Central, está localizado na Rua José Bonifácio, – Vila Assunção. Inaugurado em 1992, o parque possui uma área total de pouco mais de 397,5 mil metros quadrados. Em abril de 2005, esse ponto turístico de Santo André passou por uma revitalização, que terminou com a desativação do Núcleo Gamboa.

Parque Central é um dos pontos turísticos de Santo André
Parque Central é um dos melhores parques da região do ABC paulista – Reprodução/Prefeitura de Santo André

Entre os atrativos do Parque Central, destacam-se:

  • Ciclovia;
  • Bicicletário;
  • Pista de caminhada;
  • Campo de futebol;
  • Quadras poliesportivas;
  • Palco para shows;
  • Playground;
  • Lago;
  • Pista de carrinho de controle remoto;
  • Equipamentos para ginástica;
  • Marquise.

Vila de Paranapiacaba

Você sabia que um pedaço da Inglaterra se encontra em Santo André? Localizada a 30 km do centro da cidade, no Alto da Serra do Mar, está a Vila de Paranapiacaba. Construída no século XIX, a vila inglesa abrigava os funcionários da São Paulo Railway durante a concessão da famosa estrada de ferro Santos – Jundiaí. Inclusive, foi a própria São Paulo Railway que construiu a Vila de Paranapiacaba.

Vila de Paranapiacaba é um dos melhores pontos turísticos de Santo André
A Vila de Paranapiacaba é um dos melhores pontos turísticos fora do centro urbano de Santo André – Reprodução/Prefeitura de Santo André

Cercada pela Mata Atlântica, a Paranapiacaba é um dos principais pontos turísticos de Santo André. Oferecendo uma experiência única com trilhas e cachoeiras, a Vila de Paranapiacaba é o local perfeito para quem deseja fugir do caos do centro urbano e explorar a natureza e a biodiversidade da cidade de Santo André.

A Vila de Paranapiacaba oferece uma série de atrações turísticas, como a história ferroviária. Em cada esquina da vila, é possível encontrar um pouco da história do local, como a estação, locomotivas e vagões. O Pátio Ferroviário de Paranapiacaba é a grande atração turística, já que conta com o Relógio da Estação, o Locobreque, o Museu do Funicular, entre outros.

Confira o Mapa da Vila Ferroviária de Paranapiacaba
A Vila de Paranapiacaba é um ponto turístico que carrega um pouco da história de Santo André – Reprodução/Prefeitura de Santo André

Para os apaixonados por Arquitetura e Urbanismo, a Vila de Paranapiacaba se torna um ponto turístico ainda mais atrativo. O local conta com uma série de imóveis preservados, que oferecem aos visitantes uma viagem ao passado. Entre eles, destacam-se a Casa da Família Ferroviária (Casa Fox), Biblioteca Àbia Ferreira Francisco, Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba e o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (CDARQ).

O acesso ao parque da Vila de Paranapiacaba só pode ser feito com o acompanhamento de monitores credenciados pela prefeitura de Santo André. Encontre o seu monitor credenciado aqui.

Parque Natural Municipal do Pedroso

Além dos parques mencionados anteriormente, existe outro parque na cidade que se destaca como um dos melhores pontos turísticos de Santo André: o Parque Natural Municipal do Pedroso. Localizado na Estrada do Pedroso, 3000 – Parque Miami, o Parque do Pedroso é a maior reserva natural do ABC paulista.

Parque Natural Municipal do Pedroso é um dos melhores pontos turísticos de Santo André
Parque Natural Municipal do Pedroso é a maior reserva natural do ABC paulista – Reprodução/Semasa

Com paisagem predominante da Mata Atlântica, o Parque Natural Municipal do Pedroso é o maior espaço protegido de Santo André, perfeito para quem ama a áreas de Ciências Biológicas. Formado por maciço vegetal contínuo da Mata Atlântica, que forma uma barreira entre o espelho d’água da represa Billings e a área urbana de Santo André, o parque faz divisa com São Bernardo do Campo e Mauá.

O Parque do Pedroso tem entrada gratuita e funciona todos os dias, das 7h às 17h.

Está em Santo André? Venha nos conhecer!

Agora que você conhece os melhores pontos turísticos de Santo André, por que não aproveitar para visitar o nosso campus? Localizado próximo a divisa com São Bernardo, o Centro Universitário Fundação Santo André é um dos lugares mais históricos da região. Inclusive, é a instituição de ensino superior mais antiga do ABC paulista.

Para 2024, a Fundação Santo André está com inscrições abertas para muitos cursos de graduação, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Psicologia, Ciências Biológicas, Direito, entre outros. Acesse a página do vestibular FSA e matricule-se hoje mesmo no curso que desejar!

Venha conhecer a Fundação Santo André e um dos melhores pontos turísticos de Santo André: a Casa Amarela
Vista aérea da Fundação Santo André

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário