Organização
Coordenação Geral de Extensão
Marcia Zorello Laporta

Biblioteca
Eliana Aparecida Rodrigues Alves
Gilles Henrique Tavares de Azevedo

Suporte Técnico
Ivan Kazuo Nagamatsu Kubota

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

LEMBRETES IMPORTANTES

DEFINIÇÃO

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

RELATÓRIOS PARCIAIS E RELATÓRIOS FINAIS

RELATÓRIO PARCIAL

TIPOS DE RELATÓRIOS PARCIAIS

RELATÓRIO FINAL

TIPOS DE RELATÓRIOS FINAIS

ESTRUTURA

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

ESTRUTURA

RELATÓRIO PARCIAL

ESTRUTURA

RELATÓRIO FINAL

ESTRUTURA

FOMATAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS  
DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RECURSOS
CRONOGRAMA
PLANO DE EXECUÇÃO

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO

RELATÓRIO PARCIAL

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS 
DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS PARCIAIS E DISCUSSÃO
PRÓXIMAS ETAPAS
CRONOGRAMA

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO

RELATÓRIO FINAL

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA
FOLHA DE ROSTO
FICHA CATALOGRÁFICA
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
LISTA DE SÍMBOLOS
SUMÁRIO

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO

DIRETRIZES PARA OS TRABALHOS ACADÊMICOS

APRESENTAÇÃO

MARGEM
ESPAÇAMENTO
TAMANHO DA FONTE
TÍTULOS E NUMERAÇÃO DAS SEÇÕES E SUBSEÇÕES
NOTAS DE RODAPÉ
PAGINAÇÃO

PROJETOS
RELATÓRIOS PARCIAIS
RELATÓRIOS FINAIS

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
ABREVIATURAS E SIGLAS
EQUAÇÕES E FÓRMULAS
ILUSTRAÇÕES
QUADROS
TABELAS

CITAÇÃO E REFERÊNCIA

CITAÇÃO

DEFINIÇÃO
TIPOS DE CITAÇÃO

REFERÊNCIAS

DEFINIÇÃO
INFORMAÇÕES GERAIS

CITAÇÃO E REFERÊNCIA: COMO FAZER

PARA CADA TIPO DE RESPONSABILIDADE

UM AUTOR
ATÉ TRÊS AUTORES
A PARTIR DE QUATRO AUTORES
AUTOR ENTIDADE
ORGANIZADOR/EDITOR/COORDENADOR
SOBRENOMES IGUAIS
VÁRIAS PUBLICAÇÕES DO MESMO AUTOR
AUTORIA DESCONHECIDA
SEM DADOS DA PUBLICAÇÃO

PARA CADA TIPO DE MATERIAL

LIVRO
CAPÍTULO DE LIVRO
ARTIGO
EVENTO OU DOCUMENTO DE EVENTO
LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS JURÍDICOS
TRABALHO ACADÊMICO
ENTREVISTA
VÍDEO/FILME
MÚSICA, PODCAST E OUTRAS PRODUÇÕES SONORAS
INFORMAÇÃO VERBAL
RECURSOS VIRTUAIS
FOTOGRAFIA E POSTAIS

FONTES CONSULTADAS

FORMATAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO​

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
São elementos que antecedem o texto principal do projeto ou do trabalho acadêmico e auxiliam sua identificação e utilização.

CAPA
Elemento opcional no projeto de pesquisa e/ou de extensão. Deve conter as seguintes informações, em fonte 16: nome da instituição; nome do autor; título; subtítulo (se houver, precedido de dois pontos); local (cidade) da instituição; ano de entrega do trabalho.

FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatório no projeto de pesquisa ou de extensão. Deve conter os seguintes elementos:
em fonte 16:
      • nome do autor; título principal do trabalho; subtítulo (se houver, relacionado ao título principal e precedido de dois pontos).
em fonte 12:
      • natureza: tipo do trabalho (projeto de pesquisa ou de extensão); objetivo do trabalho (obtenção de grau – no caso de TCC; encaminhamento para concorrer à bolsa – no caso dos Programas PIIC e PIEX); nome da instituição; área de concentração (curso, programa); nome do orientador. Veja como deve ficar esse texto nos diferentes tipos de projetos. 

Projeto de pesquisa para elaboração do TCC

Projeto vinculado ao Programa de Incentivo à Iniciação Científica – PIIC

Projeto vinculado ao Programa de Incentivo à Extensão – PIEX

em fonte 16:
      • local (cidade) da instituição; ano de entrega do trabalho.

FOLHA DE APROVAÇÃO
Elemento obrigatório no projeto elaborado para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Deve conter os seguintes elementos, em fonte 12: nome do autor, título do trabalho, natureza (tipo de trabalho, objetivo, instituição, área de concentração), data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituição a que pertencem (veja o modelo de Folha de Aprovação: é o mesmo tanto para o projeto quanto para o TCC).

ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO
No caso de projeto elaborado para a produção do Relatório Final PIEX (Programa de Incentivo à Extensão) ou Relatório Final ACEx (Atividades Curriculares de Extensão), deve ser indicada a principal Área Temática da Extensão contemplada pela proposta.

As áreas temáticas da extensão são: Comunicação; Cultura; Direitos humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção e Trabalho.

ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável)
No caso de projeto elaborado para a produção do Relatório Final PIEX (Programa de Incentivo à Extensão) ou Relatório Final ACEx (Atividades Curriculares de Extensão), deve ser indicado o principal Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS contemplado pela proposta.

A Organização das Nações Unidas – ONU definiu 17 ODS com vistas a atingir a Agenda 2030. Os ODS podem ser consultados em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

PÚBLICO PARTICIPANTE
No caso de projeto elaborado para a produção do Relatório Final PIEX (Programa de Incentivo à Extensão) ou Relatório Final ACEx (Atividades Curriculares de Extensão), deve ser indicado o público participante, ou seja, a quem se destina a ação de extensão. É importante caracterizar esse público participante, ou seja a comunidade, preferencialmente externa à instituição, envolvido e/ou atendido pela ação de extensão. 

Exemplo de público participante:
Público participante: 48 alunos do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola municipal do município de Ribeirão Pires.

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Resumo
É escrito em um único parágrafo, com extensão entre 150 e 500 palavras, em fonte 12 e espaçamento 1,5. Deve apresentar, de forma clara e concisa, os pontos relevantes do projeto e deve incluir uma breve introdução sobre o assunto a ser estudado, os objetivos visados e os procedimentos metodológicos que serão adotados. Veja o exemplo a seguir.

Palavras-chave
Também conhecidas como descritores, são termos que indicam os assuntos essenciais abordados no trabalho. Podem ser formadas por uma única palavra ou mais (ex.: saúde; saúde pública; materiais de construção).
As palavras-chave facilitam a localização do trabalho, quando se faz uma consulta nas bases de dados.
O número de palavras-chave deve ficar entre três e cinco. Devem vir logo após o resumo, em fonte 12 e espaçamento 1,5, separadas entre si e finalizadas também por ponto e vírgula. As letras iniciais das palavras-chave devem ser escritas em minúsculo. Veja o exemplo a seguir.

IMPORTANTE
O resumo não pode incluir citações, siglas, abreviações, fórmulas, equações.

Exemplo de resumo:

RESUMO
A contaminação de alimentos é uma questão preocupante dentro da saúde pública, e que pode ocorrer devido a diversos fatores, como produção, armazenamento e transporte inadequados e também pela má higiene por parte dos manipuladores, podendo levar a problemas de saúde, sendo os produtos de origem avícola os de maior incidência de surtos de doenças transmitidas por alimentos. Levando em consideração a importância das análises microbiológicas para avaliar a qualidade desses produtos e os riscos à saúde, o presente trabalho visa a analisar amostras de peitos de frango cru comercializados em feira livre de São Paulo, por meio da quantificação de Escherichia coli e microrganismos mesófilos totais, além da pesquisa de Salmonella typhimurium.

Palavras-chave: Escherichia coli; Salmonella typhimurium; microrganismos mesófilos; contaminação de alimentos.

SUMÁRIO
O sumário é uma listagem de todas as partes (seções) do trabalho, com a indicação das páginas em que essas seções são encontradas no trabalho. A mesma ordem e grafia utilizadas no sumário devem ser mantidas ao longo do trabalho. Veja o exemplo a seguir.

Exemplo de Sumário de projetos de pesquisa ou de extensão:

IMPORTANTE

  • Observe o alinhamento: palavras devem vir alinhadas com palavras; os números são alinhados com o primeiro número que indica uma determinada seção.
  • Observe que as seções indicadas por um numeral (numeração primária, por exemplo: 1) vêm escritas em letra maiúscula (por exemplo: 6 CRONOGRAMA).
  • Observe que as seções indicadas por um numeral (numeração primária, por exemplo: 4 MATERIAL E MÉTODOS) ou dois numerais (numeração secundária, por exemplo: 3.1 Objetivo geral) vêm escritas em negrito.
  • Observe que as seções indicadas por três números (numeração terciária, por exemplo: 4.2.1 Isolamento de E. coli) não vêm escritas em negrito. A partir da numeração terciária, a seção não vem escrita em negrito.
  • Observe que a ordem em que as seções aparecem no sumário e a grafia utilizada (todas as letras maiúsculas ou não, com negrito ou sem negrito) devem ser mantidas ao longo do texto.

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
Parte inicial do texto na qual devem ser descritos o tema do projeto, o problema, a(s) hipótese(s), o(s) objetivo(s), a(s) justificativas(s) e o referencial teórico que embasa o projeto de pesquisa.
A Introdução deve responder à pergunta “o quê”, ou seja, descrever o estado atual do tema, o que pressupõe ampla e criteriosa revisão da literatura pertinente. Geralmente, ao se redigir a Introdução, inicia-se por aspectos mais gerais do tema, confluindo para os aspectos mais específicos e diretamente relacionados ao objeto de estudo. À medida que forem descritos os dados da literatura, é necessário identificar as fontes dessas informações por meio de citações contendo o nome dos autores e o ano de publicação.
A Justificativa deve identificar o “porquê” da realização da pesquisa, sua importância e relevância.

IMPORTANTE

  • Projeto de pesquisa que envolve o estudo de seres humanos ou de animais deverá, previamente a sua realização, ser submetido a um comitê de ética.
  • A FSA tem a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA. As normas para o envio de projetos a essa comissão estão disponíveis em: https://www.fsa.br/home/ → Serviços → CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais (ou acesse: https://www.fsa.br/ceua/).
  • Projeto de pesquisa que envolva o estudo de seres humanos deve ser cadastrado na Plataforma Brasil (https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf). Para isso, o pesquisador responsável pelo projeto deverá, inicialmente, se cadastrar na plataforma e, a seguir, registrar os dados de seu projeto.

OBJETIVOS
Os objetivos devem ser coerentes com a justificativa e ser redigidos de forma a responder “para quê” a pesquisa será realizada, sintetizando o que se pretende alcançar, qual a contribuição advinda da pesquisa. O Objetivo geral é uma síntese do que se pretende obter e os Objetivos específicos apresentam detalhes do objetivo geral. O enunciado dos objetivos deve iniciar com um verbo no infinitivo que indique uma ação passível de mensuração, como demonstrar, aplicar, explicar, descrever, analisar, comparar etc.

DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA
Metodologia é a descrição clara e precisa dos procedimentos, materiais e equipamentos a serem utilizados. Deve responder às perguntas “com o quê” e “como” será feita a pesquisa ou a proposta de extensão.

A pergunta “com o quê” refere-se ao material a ser utilizado. Para respondê-la, deve-se explicitar o material a ser utilizado; se a opção for por um modelo experimental com seres humanos, deve haver, nessa parte, o motivo para isso. 

Deve-se explicitar a população a ser estudada, onde serão recrutados os indivíduos e quais serão os critérios de inclusão ou exclusão que prevalecerão para cada grupo.

Caso sejam analisados banco de dados, prontuários, arquivos de material biológico, artigos científicos, livros, teses etc. devem ser claramente informadas as fontes desse material, bem como se os dados serão obtidos no desenvolvimento do projeto ou se já estão disponíveis, sendo feita apenas a análise desses dados no projeto.

A pergunta “como” refere-se ao método a ser empregado, ou seja, os procedimentos a que o material será submetido, os quais devem ser descritos de forma clara e objetiva, na sequência de sua utilização ao longo do desenvolvimento do projeto.

A Metodologia deve incluir (de acordo com o que se propõe fazer):

  • a descrição e a(s) justificativa(s) do(s) procedimento(s) a ser utilizado(s); 
  • a população a ser estudada (ou o público participante, no caso de projetos de extensão); 
  • a amostra e o processo de amostragem; 
  • a forma e a estratégia a ser utilizadas para a coleta de dados e informações; 
  • as atividades a ser realizadas antes da coleta de dados; 
  • as técnicas estatísticas a ser utilizadas para a análise dos dados.

INTERAÇÃO DIALÓGICA
Interação dialógica refere-se à troca de saberes entre a universidade e sociedade (o público participante). A interação dialógica é requisito essencial da extensão: corresponde à contribuição dos atores externos à universidade (público participante) na produção e difusão do conhecimento a ser gerado pela ação. Ou seja, o público participante é coparticipante. Assim, nos projetos de extensão, as atividades previstas devem ser dirigidas a um público participante. O ideal é utilizar metodologias com caráter interventivo, de investigação participativa, pesquisa-ação, pesquisa colaborativa. As atividades voltadas ao público participante podem ser DIRETAS (quando o público participante interage diretamente com os responsáveis pelo projeto) ou INDIRETAS (quando são produzidos vídeos, cartilhas, manuais etc.). Nesse item, devem ser descritas com detalhes como será a interação dialógica com o público participante, as atividades que serão realizadas com e/ou para o público participante.

RECURSOS
Recursos é a descrição detalhada dos recursos materiais, humanos e financeiros, caso sejam necessários ao desenvolvimento do projeto.

CRONOGRAMA
Cronograma é uma representação, geralmente na forma de uma tabela, das atividades a ser realizadas em um período estimado.

PLANO DE EXECUÇÃO
Plano de execução consiste de uma listagem das atividades a serem realizadas, de acordo com o cronograma estabelecido.

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
Consulte no menu: CITAÇÃO E REFERÊNCIAS

APÊNDICE
Folha com documento que complementa o tema a ser tratado no projeto de pesquisa ou que foi tratado no trabalho acadêmico, elaborado pelo próprio autor. Pode ser formado por questionários, roteiros de entrevistas, representações gráficas etc. É identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos, em minúscula.

APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos 4 dias de evolução

APÊNDICE B – Avaliação das células musculares presentes nas caudas em regeneração

ANEXO
Folha com documento que complementa o tema a ser tratado no projeto de pesquisa ou que foi tratado no trabalho acadêmico, elaborado por outros autores. Pode ser formado por questionários a serem respondidos (projeto de pesquisa) ou respondidos (trabalho acadêmico), roteiros de entrevistas, representações gráficas etc. Deve ser citada a fonte. É indicado por letras maiúsculas consecutivas, travessão, seguido pelo respectivo título, em minúscula.

ANEXO A – Modelo de questionário para pesquisa

RELATÓRIO PARCIAL

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA
Elemento opcional. É idêntica à que foi colocada no projeto.  

FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatório para os relatórios parciais TCC, PIIC e PIEX. É idêntica à que foi colocada no projeto, com exceção do texto referente ao tipo de trabalho:

TCC

Relatório parcial apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de __________________________ em __________________, à Faculdade ________________ do Centro Universitário Fundação Santo André.

PIIC/PIEX

Relatório parcial apresentado ao Programa de Incentivo à Iniciação Científica – PIIC do Centro Universitário Fundação Santo André.

Relatório parcial apresentado ao Programa de Incentivo à Extensão – PIEX do Centro Universitário Fundação Santo André.

FOLHA DE APROVAÇÃO
Elemento obrigatório no Relatório parcial do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. É idêntica à que foi colocada no projeto.

ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
Elementos obrigatórios no Relatório Parcial PIEX e ACEX. São idênticos aos que foram colocados no projeto.

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Resumo
É similar ao do projeto: deve conter o tema abordado na proposta, problema, justificativa, o objetivo, a metodologia. Mas deve apresentar, também, os RESULTADOS PARCIAIS e as PRÓXIMAS ETAPAS. Veja o exemplo.

Palavras-chave: podem ser as mesmas que foram colocadas no projeto.

Exemplo de resumo para o Relatório Parcial

SUMÁRIO
É similar ao que foi colocado no projeto, acrescido dos seguintes itens: RESULTADOS PARCIAIS; PRÓXIMAS ETAPAS.  O item RECURSOS é excluído.

Exemplo de Sumário de relatórios parciais:

ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUÇÃO
Similar à que foi colocada no projeto. Pode ser ampliada a partir de informações coletadas em publicações analisadas ao longo do trabalho.

OBJETIVOS
Similar ao que foi colocado no projeto.

DESENVOLVIMENTO
• METODOLOGIA
Deve descrever detalhadamente o que foi feito até o momento, as dificuldades encontradas e se alguma mudança foi necessária para a realização da proposta. 

• INTERAÇÃO DIALÓGICA
Deve descrever com detalhes como está sendo realizada a interação dialógica com o público participante, as atividades que foram ou estão sendo realizadas com e/ou para o público participante.

• CRONOGRAMA
Listar, em uma tabela, as atividades a serem realizadas. 

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
• REFERÊNCIAS
Consulte no menu: CITAÇÃO E REFERÊNCIAS, e veja as informações a respeito. Inserir novas referências, se for o caso.

• APÊNDICE
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto, se for o caso.

• ANEXO
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto, se for o caso.

RELATÓRIO FINAL

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
São elementos que antecedem o texto principal do projeto ou do trabalho acadêmico e auxiliam sua identificação e utilização.

CAPA
Elemento opcional. É idêntica à que foi colocada no projeto.

FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatório para os relatórios finais TCC, PIIC e PIEX. É idêntica à que foi colocada no projeto, com exceção do texto referente ao tipo de trabalho:

TCC

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de ____________________ em ______________________, à Faculdade __________________ do Centro Universitário Fundação Santo André.

PIIC/PIEX

Relatório final apresentado ao Programa de Incentivo à Iniciação Científica – PIIC do Centro Universitário Fundação Santo André.

Relatório final apresentado ao Programa de Incentivo à  Extensão – PIEX do Centro Universitário Fundação Santo André.

FICHA CATALOGRÁFICA
Elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). 

A ficha catalográfica apresenta a descrição bibliográfica de uma obra, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano – 2a edição – AACR2.  Deve ser colocada após a folha de rosto e elaborada, considerando:  

  • um formato de 7,5cm x 12,5cm (aproximadamente); 
  • margem esquerda padronizada, com parágrafos preestabelecidos ou totalmente alinhada; 
  • margem direita livre;
  • padrão adotado na Biblioteca Comunitária Jacob Daghlian com relação aos termos utilizados para descrever os assuntos principais da obra.

A Biblioteca disponibiliza vários modelos de Ficha Catalográfica. Para elaborar a ficha catalográfica do seu trabalho, acesse os endereços a seguir, escolha o modelo de ficha catalográfica, de acordo com o tipo de trabalho, e preencha-o com seus dados: 

https://www.fsa.br/biblioteca/ → Guias e Normas para trabalhos Acadêmicos → Ficha catalográfica

Ou acesse: https://www.fsa.br/ficha-catalografica/

Veja o modelo de Ficha Catalográfica – TCC 1 autor:

Veja a ficha preenchida com os dados do aluno:

FOLHA DE APROVAÇÃO
Elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). É idêntica à que foi colocada no projeto.

ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
Elementos obrigatórios no Relatório final PIEX e ACEX. São idênticos aos que foram colocados no projeto.

DEDICATÓRIA
Elemento opcional no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Contém homenagens feitas pelo autor em seu trabalho a outras pessoas. Não é colocado título nesse item.

AGRADECIMENTOS
Elemento opcional no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Contém os agradecimentos, feitos pelo autor, a quem contribuiu na elaboração do seu trabalho. Nesse item, é colocado o título. 

EPÍGRAFE 
Elemento opcional no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma citação com indicação de autoria, relacionada com o tema tratado no trabalho. Não é colocado título nesse item.

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Resumo
É similar ao do projeto: deve conter o tema abordado na proposta, problema, justificativa, o objetivo, a metodologia. Mas deve apresentar, também, os RESULTADOS e as CONSIDERAÇÕES FINAIS. Veja o exemplo.

Palavras-chave: podem ser as mesmas que foram colocadas no projeto.

Exemplo de resumo para o Relatório Final

LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista das ilustrações apresentadas no trabalho, com cada item designado por seu nome específico (fotografias, gráficos, quadros, mapas e outros) ou designado pelo nome geral de Figura, de acordo com a ordem em que aparecem no texto e com o respectivo número da página. Veja o modelo a seguir.  Obs.: a abreviação Fig. não deve ser utilizada.

Modelo de lista de ilustrações

Modelo de lista de ilustrações

LISTA DE QUADROS E TABELAS
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista dos quadros e tabelas apresentadas no trabalho, de acordo com a ordem em que aparecem no texto e com o respectivo número da página. Veja o modelo.

Modelo de lista de quadros e tabelas

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista, em ordem alfabética, de abreviaturas e siglas utilizadas no trabalho e seus significados. Veja o modelo.

Modelo de lista de abreviaturas e siglas

LISTA DE SÍMBOLOS
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista de símbolos e seus significados, de acordo com a ordem apresentada no trabalho. Veja o modelo.

Modelo de lista de símbolos

SUMÁRIO
É similar ao que foi colocado no projeto, acrescido dos seguintes itens: RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONSIDERAÇÕES FINAIS.  Os itens CRONOGRAMA e PLANO DE EXECUÇÃO são excluídos. Veja o exemplo.

Exemplo de Sumário de relatórios finais

ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUÇÃO
Similar à que foi colocada no projeto. Pode ser ampliada a partir de informações coletadas em publicações analisadas ao longo do trabalho.

 

OBJETIVOS
Similar ao que foi colocado no projeto.

 

DESENVOLVIMENTO
• METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)
Deve descrever detalhadamente todas as atividades realizadas para a finalização da proposta.

 

• INTERAÇÃO DIALÓGICA
Elemento obrigatório no relatório final PIEX e ACEX. Deve descrever com detalhes como foi realizada a interação dialógica com o público participante, as atividades que foram realizadas com e/ou para o público participante. Deve explicitar se as ações voltadas ao público participante foram diretas (o público participante interagiu diretamente com os representantes do projeto) ou indiretas (foram elaborados vídeos, blogs, manuais, cartilhas, e-books etc., dirigidos ao público participante). Também deve ser explicitada a quantidade de pessoas que a proposta conseguiu atender.

 

• RESULTADOS E DISCUSSÃO
Deve apresentar todos os dados obtidos ao longo do desenvolvimento da proposta, de forma clara e objetiva, frequentemente utilizando tabelas, gráficos, fotografias e outras representações visuais para auxiliar na compreensão.

Na discussão, devem ser explicadas as relações entre os fatos observados e o que significam os resultados obtidos. A discussão fornece, também, elementos para as considerações finais. Geralmente, a discussão apresenta uma análise dos resultados frente àqueles publicados em outros trabalhos (livros, artigos, dissertações, teses) pertinentes ao tema estudado. Podem ser abordadas as limitações do estudo e apresentadas sugestões para futuros trabalhos.

No caso de Relatório Final PIEX ou ACEX, é importante, na discussão, descrever claramente o impacto da ação de extensão sobre o público participante, e também seu impacto sobre a formação acadêmica e profissional da equipe de alunos que desenvolveu a proposta.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Correspondem a uma síntese do assunto abordado, dos resultados encontrados, e de sua relação com os objetivos propostos. Devem ser escritas de forma clara e concisa. Devem apresentar resumidamente os principais achados da pesquisa, destacando os resultados mais significativos, como eles se relacionam com os objetivos do estudo, como contribuem para a compreensão do problema de pesquisa e como podem ser aplicados em contextos práticos ou teóricos. Pode, apresentar, resumidamente, sugestões para futuras pesquisas.

No caso de Relatório Final PIEX ou ACEX, é importante destacar, resumidamente, o impacto da ação sobre o público participante e sobre os responsáveis pela proposta.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
• REFERÊNCIAS
Consulte no menu: CITAÇÃO E REFERÊNCIAS, e veja as informações a respeito. Inserir novas referências, se for o caso.

• APÊNDICE
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto ou no relatório parcial, se for o caso.

• ANEXO
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto ou no relatório parcial, se for o caso.

DIRETRIZES PARA OS TRABALHOS ACADÊMICOS – APRESENTAÇÃO

Apresentação

  • As diretrizes estabelecidas neste item são exclusivas para os projetos e relatórios para elaboração do TCC e projetos e relatórios vinculados aos Programas de Incentivo à Iniciação Científica – PIIC e de Incentivo à Extensão – PIEX, apresentados na FSA.
  • No caso dos projetos e relatórios ACEx, eles são elaborados em planilha própria – Planilha Registro da Proposta, disponibilizada pelo professor coordenador da disciplina.

Margem
As margens devem ser de 2,5 cm (direita, esquerda, superior e inferior).

Espaçamento
O texto deve ser digitado com espaço 1,5 cm.
O espaço simples deve ser utilizado para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas de ilustrações e tabelas, natureza do trabalho (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição e área de concentração).
No caso das referências, elas devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por um espaço simples.
Os títulos das seções e subseções do trabalho devem ser separados entre si e do texto com espaço de 1,5 cm.

Tamanho da fonte
Utilizar tamanho 12 para todo o trabalho. Na folha de rosto, usar o tamanho 12 somente para o texto referente à natureza do trabalho (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição e área de concentração).
Utilizar tamanho 10 para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes de ilustrações e tabelas.

Títulos e numeração das seções e subseções
As seções e subseções do trabalho devem ser alinhadas à esquerda e numeradas em ordem crescente. A numeração precede o título. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.
Os títulos das seções primárias (aquelas indicadas por um numeral) devem ser em maiúscula e com destaque em negrito; os títulos das seções secundárias (aquelas indicadas por dois números) devem ter a primeira letra em maiúscula. As demais seções devem ter título em letras minúsculas e sem destaque. Observe o exemplo a seguir.

IMPORTANTE
• Observe o alinhamento dos títulos e dos números dos títulos: palavras devem vir alinhadas com palavras; os números são alinhados com o primeiro número que indica uma determinada seção.
• As seções indicadas por um numeral (numeração primária, por exemplo:  4) vêm escritas em letra maiúscula (por exemplo: 4 MATERIAIS E MÉTODOS).
• As seções indicadas por um numeral (numeração primária, por exemplo: 4 MATERIAL E MÉTODOS) ou dois numerais (numeração secundária, por exemplo: 4.1 Local de estudo) vêm escritas em negrito.
• As seções indicadas por três números (numeração terciária, por exemplo: 4.2.1 Tábua de marés) não vêm escritas em negrito. A partir da numeração terciária, o título não vem escrito em negrito.
• A numeração das seções não deve ultrapassar a divisão quinaria, que é formada por cinco numerais (por exemplo, 4.2.1.3.1).
• Colocar ponto apenas entre números, não colocar ponto entre o número e o título (por exemplo, 1.2 Objetivos específicos, e não 1.2. Objetivos específicos).
• A ordem e a grafia utilizada (todas as letras maiúsculas ou não, com negrito ou sem negrito) para as seções ao longo do texto devem ser iguais às do sumário.
• Há seções que recebem títulos mas eles não são indicados por numerais: agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, lista de tabelas, sumário, resumo, referências. Nesses casos, o título é centralizado.
• Há seções que recebem títulos mas eles são indicados por letras maiúsculas: apêndice(s) e anexo(s). Nesses casos, o título é centralizado.

Notas de rodapé
São indicações, observações, esclarecimentos ou informações adicionais ao texto. Podem indicar fontes consultadas, comentários pessoais do autor, indicação de concessão de bolsa ou auxílio financeiro àquele trabalho, dados relativos à comunicação pessoal, entre outras informações.

IMPORTANTE
• As notas de rodapé são indicadas no texto, no final da frase, após o ponto final, por algarismos arábicos, sequenciais, em sobrescrito.
• A informação referente à nota de rodapé é digitada no final da página, em espaço simples e com fonte tamanho 10 e deve ser separada do texto por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda.
• As notas de rodapé devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente.

Veja o exemplo a seguir:

Paginação
A paginação inicia-se na folha de rosto. As folhas que antecedem a Introdução são contadas, mas não numeradas. A numeração deve ser colocada no canto superior direito. Existindo apêndices e anexos, as folhas devem ser paginadas de maneira contínua, dando seguimento à do texto principal.

Veja os exemplos 1 a 9 a seguir:

PROJETOS

RELATÓRIOS PARCIAIS

RELATÓRIOS FINAIS

Numeração progressiva
É utilizada para demonstrar a organização do conteúdo do trabalho. Na numeração progressiva são utilizados os algarismos arábicos.
Se necessário, uma seção pode ser subdividida em alíneas ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas, seguidas de parênteses. O texto anterior às alíneas termina em dois pontos. A matéria da alínea começa por letra minúscula e termina em ponto-e-vírgula. Somente a última alínea termina em ponto.

Veja os exemplos a seguir:

Os indicativos de seção podem ser citados no texto, caso necessário.

Veja os exemplos a seguir:

Abreviaturas e siglas
Se, ao longo do texto, houver menção de várias abreviaturas e siglas, é importante elaborar uma lista (veja LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS) para facilitar a compreensão do assunto.
Deve-se colocar o nome por extenso, seguido da abreviatura ou da sigla entre parênteses, somente na primeira vez em que aparecer no texto.

Veja os exemplos a seguir:

Equações e fórmulas
Devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. No texto, é permitido o uso de um espaço maior (entrelinhas) que comporte os elementos das equações e fórmulas (expoentes, índices, entre outros).

Veja os exemplos a seguir:

Ilustrações
São elementos utilizados para facilitar a compreensão do texto. Devem ser mencionados no texto e colocados o mais próximo possível da parte do texto onde ocorre a menção. Não devem ser colocados como apêndices ou anexos.

São designados genericamente por figura (não utilizar a abreviação Fig.), ou por seu nome específico (quadro, planta, fotografia, gráfico, organograma, desenho, esquemas, fluxograma, mapa e outros).

Devem ser identificadas na parte superior, por seu nome específico, seguido de seu número na ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão e do respectivo título, breve e claro.
Se a ilustração foi extraída de um documento, deve-se mencionar a fonte consultada, na parte inferior (esse elemento é obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) e, se necessário, legendas, notas e outras informações pertinentes.

Veja os exemplos a seguir:

IMPORTANTE
• Observe que o título da ilustração é escrito em tamanho 10, assim como as informações sobre a fonte da ilustração, ambos em espaçamento simples.
• No exemplo 1, a fonte da ilustração traz todos os dados do trabalho onde foi colocada, isso significa que nesse trabalho não consta das REFERÊNCIAS.
• No exemplo 2, a fonte da ilustração traz apenas os dados de seus autores, isso significa que o trabalho no qual ela se encontra consta das REFERÊNCIAS.
• No exemplo 3, como a ilustração foi feita pelos próprios autores do trabalho no qual ela se encontra, foi feita a menção na fonte: Elaborada pelos autores (poderia ser: Elaborado pelo autor, Elaborada pelas autoras, se for o caso).

Quadros
Os quadros apresentam informações textuais agrupadas em colunas.

Diretrizes adotadas na FSA para a construção dos quadros:
• Os quadros devem ser citados no texto e inseridos o mais próximo possível do trecho a que referem.
• São numerados, sequencialmente, por algarismos arábicos.
• São escritos em fonte de tamanho 12.
• O título é colocado na parte superior, precedido da palavra Quadro, seguido do número e de travessão. É escrito em tamanho 10, com espaçamento simples.
• As legendas devem vir na parte inferior do quadro e podem indicar a fonte de dados e/ou apresentar explicações acerca do conteúdo. São escritas em tamanho 10, com espaçamento simples.
• Usar traço duplo horizontal limitando a moldura.
• Usar traço simples vertical para separar as colunas.
• Não fechar lateralmente o quadro.

Veja o exemplo a seguir:

Tabelas
As tabelas são formas não discursivas de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central.
Podem apresentar informações tratadas estatisticamente. Informam resultados numéricos e valores comparativos.
As diretrizes adotadas para a construção das tabelas baseiam-se nas Normas de apresentação tabular, publicadas em 1993, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

• As tabelas devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que referem.
• São numeradas sequencialmente por algarismos arábicos.
• São escritos em tamanho 12.
• O título é colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela, seguida do número. É escrito em tamanho 10, com espaçamento simples.
• As legendas devem vir na parte inferior da tabela. Podem indicar a fonte de dados e/ou apresentar explicações a respeito do conteúdo, inclusive dos símbolos ou das fórmulas utilizadas. São escritas em tamanho 10, com espaçamento simples.
• Usar traço duplo limitando a moldura.
• Não usar traços verticais para separar colunas.
• Não usar traços horizontais para separar os dados numéricos.
• Quando uma linha representar uma soma ou total, deve ser destacada tipograficamente (sugestão: colocar em negrito).
• Não fechar a tabela lateralmente.
• Alinhar as colunas numéricas à direita.
• Se tabela ultrapassar uma página, deve ter sua identificação e seu cabeçalho repetidos na(s) página(s) seguinte(s), com as indicações de “continua”, “continuação” e “conclusão” (Veja o exemplo 3).

Veja os exemplos a seguir:

Observe que a tabela aqui não está fechada, pois ainda não foi concluída.

MENU

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

LEMBRETES IMPORTANTES

DEFINIÇÃO

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

RELATÓRIOS PARCIAIS E RELATÓRIOS FINAIS

RELATÓRIO PARCIAL

TIPOS DE RELATÓRIOS PARCIAIS

RELATÓRIO FINAL

TIPOS DE RELATÓRIOS FINAIS

ESTRUTURA

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

ESTRUTURA

RELATÓRIO PARCIAL

ESTRUTURA

RELATÓRIO FINAL

ESTRUTURA

FOMATAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS  
DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RECURSOS
CRONOGRAMA
PLANO DE EXECUÇÃO

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO

RELATÓRIO PARCIAL

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS 
DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS PARCIAIS E DISCUSSÃO
PRÓXIMAS ETAPAS
CRONOGRAMA

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO

RELATÓRIO FINAL

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA
FOLHA DE ROSTO
FICHA CATALOGRÁFICA
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
LISTA DE SÍMBOLOS
SUMÁRIO

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO

DIRETRIZES PARA OS TRABALHOS ACADÊMICOS

APRESENTAÇÃO

MARGEM
ESPAÇAMENTO
TAMANHO DA FONTE
TÍTULOS E NUMERAÇÃO DAS SEÇÕES E SUBSEÇÕES
NOTAS DE RODAPÉ
PAGINAÇÃO

PROJETOS
RELATÓRIOS PARCIAIS
RELATÓRIOS FINAIS

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
ABREVIATURAS E SIGLAS
EQUAÇÕES E FÓRMULAS
ILUSTRAÇÕES
QUADROS
TABELAS

CITAÇÃO E REFERÊNCIA

CITAÇÃO

DEFINIÇÃO
TIPOS DE CITAÇÃO

REFERÊNCIAS

DEFINIÇÃO
INFORMAÇÕES GERAIS

CITAÇÃO E REFERÊNCIA: COMO FAZER

PARA CADA TIPO DE RESPONSABILIDADE

UM AUTOR
ATÉ TRÊS AUTORES
A PARTIR DE QUATRO AUTORES
AUTOR ENTIDADE
ORGANIZADOR/EDITOR/COORDENADOR
SOBRENOMES IGUAIS
VÁRIAS PUBLICAÇÕES DO MESMO AUTOR
AUTORIA DESCONHECIDA
SEM DADOS DA PUBLICAÇÃO

PARA CADA TIPO DE MATERIAL

LIVRO
CAPÍTULO DE LIVRO
ARTIGO
EVENTO OU DOCUMENTO DE EVENTO
LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS JURÍDICOS
TRABALHO ACADÊMICO
ENTREVISTA
VÍDEO/FILME
MÚSICA, PODCAST E OUTRAS PRODUÇÕES SONORAS
INFORMAÇÃO VERBAL
RECURSOS VIRTUAIS
FOTOGRAFIA E POSTAIS

FONTES CONSULTADAS

  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba

© 2025 | Fundação Santo André