Esta é a equipe que trabalha no Colégio FSA

Direção, funcionários e corpo docente

DIRETORA

Elenir Sarro

Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Pós-Graduada em Gestão Escolar pela FALC. Licenciada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

A Gestão Escolar representa a escola em todas as atribuições educacionais. 

A direção escolar assume frentes de trabalhos, como a pedagógica, a administrativa, a da comunidade escolar, em um ambiente democrático e participativo. 

Assim, na área pedagógica, o gestor supervisiona, acompanha e orienta a equipe pedagógica e a docência para um objetivo comum – o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Além de ofertar formação continuada ao seu time de profissionais para atualização de metodologias, constrói com o grupo, o Projeto Político Pedagógico, a Proposta Pedagógica, elabora o Plano Escolar, o Estatuto de Normas Internas. Convoca, presidi reuniões de pais e professores, de Conselho de Escola, exerce poder disciplinar, oriundo das prerrogativas do cargo, participa de reuniões pedagógicas e de Conselho de Classe. Busca inovação da tecnologia educacional para a Instituição, a fim de proporcionar à comunidade escolar ferramentas que ajudam no desenvolvimento cognitivo do aprendiz. Coordena o processo de avaliação interna aos alunos e também aos exames externos.

Na gestão administrativa, o papel do gestor é aprovar normas sobre a organização e funcionamento da secretaria e superintender o funcionamento de seus serviços, responsabilizar-se pelo patrimônio e pela administração dos recursos financeiros destinados à unidade, bem como a execução da documentação escolar, materiais pedagógicos e a infraestrutura do colégio. Aplica avaliação institucional com o intuito de mapear informações sobre o Colégio num todo. Promove parcerias com empresas do ramo educacional para melhorias do ensino.

No âmbito da comunidade escolar, a função do diretor é estabelecer um bom vínculo interpessoal entre alunos, professores, funcionários e família. Para isso, ouvir, motivar, agir com transparência e direcionar os colaboradores geram bons resultados para a escola. A participação de todos e os laços sociais criados são sempre um ganho para o Colégio. 

auxiliar administrativo

Heloisa da Cruz

Trabalho diretamente no atendimento ao público na secretaria unificada da FSA visando dar maior agilidade e eficiência às demandas.

Docentes do ensino médio

história

Mônica Savieto

Sou professora de História do Colégio da Fundação Santo André e do curso de Bacharelado e Licenciatura em História do Centro Universitário Fundação Santo André. Sou graduada, Especialista e Mestre em História Social pela PUC-SP.

A disciplina de História dialoga principalmente com o tempo presente. Vários tempos são chamados para discutir problemas do nosso tempo. Desta forma, nós nos vemos atuantes e responsáveis pela nossa História. Nas aulas, entramos em contato com várias linguagens e fontes: charges políticas, pinturas, fotografias, filmes, músicas, obras literárias, além dos próprios textos historiográficos. Eles nos fazem “viajar no tempo”.

Geografia

Karen Fonseca

Licenciada em Geografia (UNAR) e em Ciências Sociais (FSA), Mestre em Ensino e Doutora em Ciências Humanas e Sociais (UFABC).

A disciplina de Geografia tem como objetivo o estudo da interação do ser humano e da sociedade com o ambiente, a partir das transformações da paisagem, em seus aspectos físicos, políticos e sociais. As aulas são dinâmicas, contam com recursos digitais e metodologias inovadoras para se vivenciar a teoria na prática. Desta forma, contribui para que o educando compreenda não apenas o conteúdo de Geografia, mas também os processos em que está inserido nas diversas fases da vida, preparando-os para os desafios do cotidiano.

Matemática

Raphael Crotti

Mestre em Matemática pela UFABC e Licenciado em Matemática pela FSA. Professor do Colégio FSA desde 2015.

A matemática deve ser ensinada e aprendida em suas diversas aplicações estimulando o senso crítico do aluno, de sorte que para além do foco no ENEM e nos principais vestibulares, ela deve capacitar os estudantes para os diversos desafios das áreas acadêmica e profissional.

física

Rodrigo Gomes

Licenciado em Física pelo IFSP, trabalha no colégio desde 2015 e acredita que a Física do ensino médio dirige-se a jovens que não serão físicos ao completar as três séries dessa escolaridade, mas que têm direito a ter acesso aos conhecimentos de Física, além daqueles das demais disciplinas, acumulados culturalmente pela humanidade. A física, em particular, fornece as bases conceituais a muitas outras ciências: química, astronomia, geofísica e também às relativas aos fenômenos da vida, como a bioquímica e biofísica

artes

Petra Guarinon

Licenciada em Formação em Desenho e Plástica, História das Artes e Desenho Geométrico pela FEBASP.
A disciplina de Arte procura desenvolver o pensamento crítico, artístico e a percepção estética em que o aluno obtenha uma visão e dê sentido à experiência com outras obras de arte, com outras culturas e com formas artísticas criadas por si próprio, características de sensibilidade e percepção. Dessa forma, o conhecimento da arte proporciona um olhar diferenciado nas esferas artísticas e poéticas, as quais libertam o individuo de um mundo fechado para se tornar um sujeito mais conectado com a imaginação e com formas de enxergar um universo amplo de possibilidades e realidades.

sociologia

Valter Borges

Bacharel em Teologia (UMESP), Licenciado em Ciências Sociais (UEMSP), Licenciado em História (Claretiano), Especializado em Serviço Social – Gestão de Projetos Sociais, Especializado em Educação – Gestão Escolar, Mestrado em Ciências das Religiões (Cultura, Religião e Sociedade)
O professor Valter Borges faz pesquisas em Sociabilidades, Direitos Humanos, Política e Religião

Os objetivos da disciplina de Sociologia no Ensino Médio contribuem para a formação ética, desenvolvimento da sua autonomia cognitiva e do pensamento crítico do aluno. Durante as aulas, os alunos são preparados para uma cidadania ativa, importante numa sociedade democrática. Os princípios norteadores são o desenvolvimento do olhar sociológico, a partir dos processos conceituais da desnaturalização e o estranhamento. Esses princípios promovem no aluno uma postura metodológica na qual ele poderá identificar e recusar os argumentos que “naturalizam”, ou, veem como naturais, ações e relações sociais, que de outra forma o impede de percebê-las como produtos da ação humana na história, portanto, passível de mudança para uma sociedade melhor.

QUÍMICA

Renato Santos

Professor licenciado em química e bacharel em ciência e tecnologia (UFABC) e mestre em ensino e aprendizagem de química com foco em atividades metacognitivas (UFABC).

A disciplina de química no Colégio da Fundação Santo André é abordada segundo uma metodologia contextualizada mobilizando os conhecimentos químicos para explicar fenômenos do cotidiano, auxiliando os estudantes na aplicação desses saberes em situações diversas.

A partir da mescla de abordagens históricas, matemáticas, crítica e analítica entre outras, espera-se tornar os alunos fluentes e preparados para manusear e extrapolar os conhecimentos químicos. Em nossas aulas de química, são realizadas atividades práticas periódicas colocando os estudantes em contato com conhecimentos técnicos, permitindo a interpretação de fenômenos presentes em nosso cotidiano.

LÍNGUA PORTUGUESA

Gabriela Felipus

Licenciada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André. 

A Língua Portuguesa é nossa fonte de comunicação e expressão, tanto oral quanto escrita. Assim, a disciplina de Língua Portuguesa tem como objetivo garantir que os educandos aprendam a se expressar da melhor forma possível, dentro de todas as realidades e possibilidades da vida.

A disciplina trabalha com pelo menos três frentes: redação, gramática e literatura, cada uma com sua funcionalidade.

  • Redação tem por finalidade apresentar os diversos gêneros textuais aos alunos. 
  • Gramática abrange os conceitos e regras da Língua Portuguesa, para que os educandos aprendam a utilizar fala e escrita de forma adequada para os diversos ambientes em que se encontram. 
  • Literatura aprende a avaliar, sentir e interpretar textos que fizeram e fazem parte da sociedade, dos tempos mais antigos até a contemporaneidade.
LÍNGUA INGLESA

Ingrid Herrmann

Especialista em Educação e Tecnologias (UFSCar), Mestra e Doutora em Letras – Língua Inglesa (USP), professora de inglês desde 2002.
No ensino de língua inglesa no Colégio, contextualizamos gramática, vocabulário e uso da língua, respondendo às necessidades atuais de interação escrita e oral e preparando nossos estudantes para utilizar a língua para a continuidade acadêmica, o mercado de trabalho e sua formação como cidadãos.

FILOSOFIA

Renato Santos

Bacharel em Ciências e Humanidades, Licenciado e Mestre em Filosofia (UFABC). Especialista em Ensino de Filosofia (UNOESTE).
A Filosofia é uma disciplina que estuda o pensamento de forma conceitual, sistemática e crítica. Nesse sentido, a Filosofia nos ajuda a refletir sobre coisas que, no senso comum, seriam tomadas como dadas, a organizar as ideias, a se posicionar, a ouvir outras posições respeitosamente e a argumentar.

Educação física

Rodrigo Valverde

Graduado em Educação Física, bacharel e licenciado pela Universidade do Grande ABC, Pós-graduado em Educação Física escolar, Pós-graduado em Práticas de Ensino para alunos com necessidades especiais e formado em Judô, graduado em faixa preta primeiro Dan.

A Educação Física do Colégio da Fundação Santo André proporciona aulas voltadas à melhoria e à manutenção da qualidade de vida e saúde, com atividades diversificadas e adaptadas buscando a formação integral do aluno. No Colégio da FSA, valorizamos as suas potencialidades, respeitando a individualidade, a integridade, promovendo empatia e liberdade de escolha para todos.

MATÉRIA

Biologia

A disciplina de Biologia propicia ao aluno a habilidade de compreensão da vida humana, das plantas e dos animais. Preocupa-se em desenvolver no aluno a investigação sobre organismos vivos e seus mecanismos biológicos, a biodiversidade, a genética e a hereditariedade para entender a Vida.

Colégio Fundação Santo André © All rights reserved | ITThrvie - Capacitação e Desenvolvimento em TI